O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Alipio 22/07/2020

Dom Quixote " e outras histórias"
Comentei em postagem anterior sobre o desejo de ler a obra integral de Dom Quixote, apesar de ter lido a obra resumida há anos atrás.
Na minha humilde opinião, a Obra deveria ter o título: " Dom Quixote e outras histórias". Tinha ciência que alguns contos foram inseridos na obra para atender à um público que prezavam por leituras de romances. ( mas não imaginava que seriam tantos). Nessa edição o tradudor afirma que alguns contos com frágeis vinculos com a história principal foram adicionados, evoluindo a obra de conto para romance.
Bom, vamos às impressões sobre a história principal do primeiro volume.

Muitos críticos e teóricos interpretam a obra de Cervantes um tanto diferente da que pretendida pelo autor e procuram fazer análises mais formal da obra com alegorias de um contexto social e religioso: " Concilio de Tentro, moralidade do clero, reforma protestante, contra reforma, inquisição representada pela a queima de livros, construção social do individuo, etc.
Acredito que toda obra literária transmite ensinamentos que são absorvidos pelo leitor. A obra de Cervantes não foge dessas características, porém o maior objetivo da história sobre o cavaleiro sonhador, " Dom Quixote de La Mancha", é fazer com que o leitor se divirta com a narrativa desse sensacional romance.
Dom Quixote é uma leitura divertida e prazerosa.
Miguel de Cervantes em sua clássica obra "  Dom Quixote de La Mancha " torna-se o pioneiro do romancismo moderno. A obra tem a capacidade de atrair o leitor da mais tenra idade até os mais idosos pela forma de sua narrativa.
O primeiro volume foi publicado em 1605 e o segundo em 1615.
O protagonista da obra, Dom Quixote, é um leitor voraz de romances de cavalaria que desfaz de parte de seus bens para comprar livros desse gênero. Essas leituras vão influenciá -lo tanto, ao ponto de assumir o personagem de Cavaleiro andante, libertador dos oprimidos. Depois de se paramentar com uma armadura enferrujada, fazer algumas adaptações no elmo, escolher um nome pomposo para seu pangaré, afinal Alexandre O Grande teve o seu Bucéfulo.
Batizando o pangaré por nome de Rocinante e autodenominando " Dom Quixote", sai para cumprir no que acredita ser a sua missão: ajudar as pessoas, corrigindo injustiças que lhes eram imposta.
Com imaginário em transformar moinhos de vento em gigantes , estalagem em castelo, rebanhos de ovelhas em poderosos exércitos, ele cria também a sua amada e venerada donzela, Dulcineia del Toboso.
No primeiro contato com estranhos, em uma estalagem (bordel) que a vê como um castelo, prostitutas como princesa, o leitor já começa a ter seus primeiros momentos de risos pela forma que se porta o " nosso herói " diantes de certas situações.
Na estalagen ( seu castelo imaginário), instiga o estalajadeiro ( castelão)a realizar a cerimônia que o torna cavaleiro com a presença das duas prostitutas vistas por ele, na sua fantasia, como damas de cerimônia.
Mas ainda faltava-lhe algo. Um cavaleiro que se preze, precisa de um escudeiro. Com a promessa de ser bem recompensado , Sancho Pança o segue para seu mundo de aventura e desventuras para combater inimigos imaginários, forças ocultas que são contrárias à sua nobre missão de reparador de afrontas e injustiças
Após ser surrado diversas vezes, ter os dentes quebrados e se meter em muitas confusões por causa de suas imaginações, seus amigos arquitetam um plano para levá-lo de volta à sua aldeia.
Um momento da narrativa que não poderia deixar passar batido aqui em minhas impressões, é a seleção de livros que é feita pelo padre e o barbeiro e que seriam queimados, por serem os que " enfeitiçaram" o sr. Quixana com as suas histórias profanas. Ao decidirem deixar os livros de poesias intactos, a sobrimha questiona: " se o meu tio se curar do feitiço de cavalaria e ler esses livros, pode ser que queira fazer pastor e andar pelos campos tocando e cantando ou se fazer poeta, e seria pior. É melhor que se queime todos"
Em outra situação, poderíamos ficar indignados com a queima de livros, mas a forma que é feita narrativa é tão divertida que é impossível o leitor não cair em grande gargalha.

O teor da obra é transmitir ao leitor a necessidade de se ter empatia e a busca de uma sociedade livre de injustiças
" ...Tudo bem, seja o que for
Seja por amor às causas perdidas.." ( Engenheiros do Havaí)
.'
Uma coisa é certa. Dom Quixote não viveria as aventuras que viveu se não fosse pela construção de seu mundo de fantasia.
Resumo dos personagens adicionados à história principal:

- Lotário, Alselmo e Camila ( o curioso impertinente) um romance trágico
- Cardênio, Lucinda, Dorotéia e Dom Fernando. um romance conturbado, porém com um final feliz
- Capitão Viedma ( cativo cristão) e Zoraida ( moura) uma narrativa das aventuras de um capitão, cativo e o seu amor por uma moura que se converte ao cristinianismo.
- O ouvidor e sua filha Clara Viedma com outra narrativa romântica de Dom Luis e o do ouvido com seu irmão ( Capitão Viedma) na estalajem , onde todos os personagens das histórias se convergem, inclusive Dom Quixote, que com suas alucinações, conseguem envolver a todos em uma confusão generalizada.
Depois de se envolver em outra confusão com peregrinos de uma procissão, Dom Quixote é levado de volta pra Casa

A obra é boa, as histórias complementares inseridas pelo autor são boas e interessantes. São histórias de amores de donzelas humildes por rapazes nobres, alguns correspondidos outros negados, a pricípio frustados, depois remediados e um outro com final trágico. Se o leitor tiver "apenas" o interesse nas aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança, e não estiver disposto a encarar esse calhamaço, uma boa edição resumida da obra é o suficente para conhecer e se divertir com as aventuras do " cavaleiro da triste figura ", Dom Quixote de La Mancha e seu companheiro Sancho Pança

Marcelo H S Picoli 21/08/2020

Me perdi
Embora reconheça a importância desse clássico da literatura espanhola e mundial, acabei me perdendo na narrativa. Senti a obra arrastada em alguns momentos, deixando os protagonistas em segundo plano. Talvez entrei na leitura com uma expectativa diferente, baseado nos conceitos e opiniões que tinha até então.

amandacfr 20/01/2021

Loucura ou sabedoria?
A liberdade é um dos maiores dons que os céus deram aos homens! Venturoso é aquele a quem o céu deu um pedaço de pão sem que fique obrigado a agradecê-lo a alguém!"

As aventuras de Dom Quixote e Sacho Pança estão eternizadas na literatura e não é por acaso, a obra é atemporal. A obra tem uma leitura árdua e várias intervenções, porém, essa pequena adaptação de fácil linguagem e leitura fluida me permitiu uma pequena experiência pela obra de Cervantes, mas, já digo de passagem que pretendo ler a obra mais extensa algum dia.

Além de falar que é um livro muito divertido com persongens marcantes, vemos que Dom Quixote é dito como louco, que queria viver aventuras lidas por ele nos seus livros de cavalaria, e se viu como tal, se armou cavaleiro e saiu em busca daquilo que acreditava; todos temos um pouco de Dom Quixote dentro de nós, ou pelo menos podemos aprender com ele.

Acho que nem preciso dizer como recomendo a leitura, mesmo que seja uma pequena adaptação como a minha. ;)

Georgeton.Leal 12/03/2023

O louco mais sensato da literatura
Antigamente eu pensava que "Dom Quixote" seria apenas uma sátira às novelas de cavalaria e nada mais, porém descobri nessa leitura elementos que se sobressaem acima disso. Cervantes estava à frente de seu tempo e não há como duvidar de sua maestria nesta obra, a qual já trabalhava elementos que mais tarde fariam parte do romance moderno. Os diálogos do cavaleiro andante com seu escudeiro abordam questões universais que permeiam a humanidade há séculos e não é de se admirar que mesmo após mais de 400 anos, Dom Quixote ainda seja uma obra tão fundamental no cânone literário.
Tanto o contexto da história como os personagens cativam pelo tom tragicômico e pelas diversas reviravoltas. Em sua loucura, Quixote inventa adversários e situações imaginárias, sempre relacionadas às aventuras de cavalaria. Sancho, mesmo vendo o delírio de seu amo, acaba sendo conivente com tudo e por fim se mete nas mais constrangedoras confusões juntamente com seu mestre. Apesar da notória falta de juízo de Quixote, vemos que suas motivações são nobres e muitas vezes até ingênuas. Ao moldar a realidade à sua própria maneira de enxergar o mundo, o Cavaleiro da Triste Figura vive um ideal que se distancia da letárgica existência que antes tinha. Cada episódio de sua jornada se torna um acontecimento ímpar na "comprovação de seu valoroso ofício", onde tudo pode acontecer sob os argumentos mais absurdos possíveis.
Uma das coisas que mais me surpreenderam nesse romance foram as histórias paralelas (que eu nem sabia que existiam), como as de Cardênio, Doroteia e a do capitão Viedma com a moura Zoraida. Tais narrativas poderiam facilmente funcionar como contos independentes em qualquer antologia, mas na saga de Quixote, elas se entrelaçam com a sina do cavaleiro andante, enriquecendo sobremaneira os capítulos da trama.
Simplesmente esse foi um dos melhores romances que já tive o prazer de ler e não tenho receio em afirmar que "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é uma obra atemporal que permanecerá sendo lembrada enquanto existir pessoas que prezem pela boa literatura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/03/o-louco-mais-sensato-da-literatura.html

José 28/05/2021

Muita expectativa e pouca satisfação
Sempre ouvi falar muito em Dom Quixote até que aos 34 anos de idade resolvi ler este livro que muitos diziam ser " uma das maiores Revoluções Literárias de Todos os Tempos".
Talvez tenha sido tudo isso na época em que foi escrito, por que não encontrei nada emocionante ou incrível neste livro.

rafael.rocha 27/02/2022

Em suas páginas, a novela traz o relato das aventuras e infortúnios de Dom Quixote, que era um homem de meia-idade e um amante das novelas de cavalaria.

Assim, tornou-se um cavaleiro andante, munido de uma armadura enferrujada e de um cavalo, o Rocinante. Nesse processo, ele recrutou Sancho Pança como seu fiel escudeiro. Além disso, como qualquer cavaleiro, ele tinha uma amada cujo nome é Dulcineia.

Em seu mundo de aventura e fantasias, o que era banal no cotidiano acabava se tornando uma aventura extraordinária.

Por exemplo, moinhos de vento se transformavam em gigantes, que os heróis da história tiveram que enfrentar.

Daienne.Cardoso 21/07/2021

Dom Quixote é um livro muito divertido de se ler. Leve, bem humorado e de fácil compreensão. Adorei! ?

Kau 05/08/2020

um lindo clássico
Dom Quixote de La Mancha,acabou conquistando o meu coração,com certeza um clássico explêndido ,adorei a linguagem,as imagens que esse livro contém,fiquei muito presa nessa história,porém,o final não me agradou tanto,entretanto,é uma leitura boa e enriquece o seu vocabulário.
caio.lobo. 05/08/2020minha estante
O final nestas histórias mais antigas são o menos importante. O importante era apreciar o meio.

Amo o Dom Quixote, um dos meus clássicos favoritos?

Vitoria Leopoldina 16/01/2021

DOM QUIXOTE - A maior aventura de todos os tempos!
A maior aventura de todos os tempos está na mente de Dom Quixote. Seu cavalo não passa de uma animal velho e cansado; seu escudeiro, um gorducho com sonho de riqueza , e ele mesmo, um velho sonhador em busca de aventuras tentando dar rumo a sua história enquanto enfrenta as loucas mudanças do mundo.
Por mais maluco que seja, Dom Quixote conseguiu achar um rumo a si próprio, realizando seus sonhos de cavalaria e lutando batalhas épicas mesmo que em sua cabeça.

Hebert 08/08/2020

Dom Quixote
No início, achei a leitura mais fluída e atrativa. Porém, a medida que vão surgindo as várias desventuras, senti que ficou um pouco massante.

Um grande clássico do espanhol Cervantes (em importância e tamanho) com dois protagonistas carismáticos e um final que não imaginava.

Soraia 10/07/2021

Olha lá o castelo!
Um livro para fazer com que a imaginação nos leve pelas aventuras do nosso cavaleiro andante!
Não gostei de algumas adaptações feitas pelo José Angeli, como por exemplo usar "reais" para se referir a moeda!

Leonardy.Negrini 02/02/2023

Aos Moinhos, Sancho !!!
Miguel de Cervantes Saavedra (1547, Alcalá de Henares, 1616, Madrid) foi um dramaturgo, romancista e poeta castelhano, autor de Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno e um clássico da Literatura Ocidental.
Esta obra, composta de duas partes, foi escrita entre 1605 e 1615. Vale ressaltar um fato curiosíssimo, na Segunda Parte, Cervantes inclui como personagem a "obra pirata" publicada por Alonso Hernández de Avellaneda. Dom Quixote sente-se ofendido pela pirataria (penso que o autor também) e chega a repreendê-la em seu testamento, quando do seu leito de morte.
A obra é extensa, mas ao mesmo tempo prazerosa e inspiradora. Faz com que percebamos muito como a loucura e os desvarios são tratados entre os sentimentos de piedade e de desvalor. Há quem enalteça Dom Quixote em seus propósitos e seus amores platônicos, há quem se divirta e aproveite o ensejo para se divertir às custas de Dom Quixote e Sancho Pança, criando encenações, roubando, destratando, entre outras situações.
Penso que todos nós mereceríamos ter, em nossas vidas, alguém que se comporte como um Sancho Pança, um amigo e fiel escudeiro pra toda hora ou, que pudéssemos exercer este papel para algum Dom Quixote. É o que mais me emociona na obra toda. A amizade e a fidelidade entre eles é absurdamente espiritual.
Livro obrigatório como clássico e como referência, bem mais prazeroso do que "Os Lusíadas" de Camões e muitíssimo reflexivo e inspirador.
Aos moinhos como gigantes Sancho !!!! E que venham os nigromantes !!! A ti Dulcinéia del Toboso !!!!
#lerévida #leitura #migueldecervantes #domquixotedelamancha #1001livrosparalerantesdemorrer #número03doano

Gabriel Dummer 01/05/2023

Engenhoso...
Um engenhoso fidalgo que acha que é cavalheiro. Um humilde fazendeiro que pensa ser escudeiro. Uma história icônica repleta de desventuras e loucuras, magos imaginários, desafios incoerentes e pegadinhas insolentes. Entre contos e aventuras, nos apegamos aos personagens, principalmente ao digno Sancho Pança, que em sua humilde posição se torna governador de nossa atenção, em sua sabedoria por vezes profana e seus ditados que nos enrolam a razão. Um livro que também trata de si mesmo, entre falsos Quixotes pitorescos. Em aventuras promissoras nos rendemos ao cavalheiro da triste figura, ou ao cavalheiro dos leões, corajoso e fiel aos seus propósitos e a formosa Dulcinéia del Toboso. E afirmo, para além da imaginação, que Dom Quixote é um verdadeiro cavalheiro, Rocinante seu belo alazão e Sancho Pança seu fiel escudeiro para sempre, pois vivem no coração de todos os leitores que adentram suas aventuras, vendo gigantes em moinhos, castelos em tabernas e feiticeiros bons e maus a cada trilha. Pois a vida é isso, a magia de viver segundo um princípio, honrando e engrandecendo cada jornada como uma aventura única que pode ser emoldurada na figura de um cavalheiro corajoso chamado Dom Quixote de la Mancha.