O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Rafael.Jorge 17/09/2021

Grande clássico.
Um dos melhores que li esse ano, muito divertido, personagens cativantes e momentos inesquecíveis. Recomendo a todos!

Gabriel Dummer 01/05/2023

Engenhoso...
Um engenhoso fidalgo que acha que é cavalheiro. Um humilde fazendeiro que pensa ser escudeiro. Uma história icônica repleta de desventuras e loucuras, magos imaginários, desafios incoerentes e pegadinhas insolentes. Entre contos e aventuras, nos apegamos aos personagens, principalmente ao digno Sancho Pança, que em sua humilde posição se torna governador de nossa atenção, em sua sabedoria por vezes profana e seus ditados que nos enrolam a razão. Um livro que também trata de si mesmo, entre falsos Quixotes pitorescos. Em aventuras promissoras nos rendemos ao cavalheiro da triste figura, ou ao cavalheiro dos leões, corajoso e fiel aos seus propósitos e a formosa Dulcinéia del Toboso. E afirmo, para além da imaginação, que Dom Quixote é um verdadeiro cavalheiro, Rocinante seu belo alazão e Sancho Pança seu fiel escudeiro para sempre, pois vivem no coração de todos os leitores que adentram suas aventuras, vendo gigantes em moinhos, castelos em tabernas e feiticeiros bons e maus a cada trilha. Pois a vida é isso, a magia de viver segundo um princípio, honrando e engrandecendo cada jornada como uma aventura única que pode ser emoldurada na figura de um cavalheiro corajoso chamado Dom Quixote de la Mancha.

Gabriel 26/01/2022

Saí muito satisfeito dessa experiência. Um livro que fala de livros e leitores. Uma história que diverte e ao mesmo tempo é crítica. Metaficção da melhor qualidade! Uma aventura de dar muitas risadas assim como também debate o fazer literário. Gostei muito dessa edição da Penguin-Companhia. A leitura tem uma fluidez e é prazerosa de se fazer.

Nise 11/05/2020

O herói "gente como a gente"
Todos que vivem aqui na terra e têm o mínimo de informação já ouviram falar em Dom Quixote.
Essa edição do livro traz a possibilidade de conhecer essa história sem tirar sua essência, isso me chamou muita atenção.
Dom Quixote de La Mancha o herói que na época não representava as novelas de cavalaria, mas sim o povo que vivia em situação diferente daquelas contadas nos romances épicos, era gente como a gente, mas queria ser mais que isso. O enredo é super divertido e o riso é garantido com as aventuras que esse herói viveu para ser reconhecido.
Lana 11/05/2020minha estante
Esse livro é clássico!

Leonardy.Negrini 02/02/2023

Aos Moinhos, Sancho !!!
Miguel de Cervantes Saavedra (1547, Alcalá de Henares, 1616, Madrid) foi um dramaturgo, romancista e poeta castelhano, autor de Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno e um clássico da Literatura Ocidental.
Esta obra, composta de duas partes, foi escrita entre 1605 e 1615. Vale ressaltar um fato curiosíssimo, na Segunda Parte, Cervantes inclui como personagem a "obra pirata" publicada por Alonso Hernández de Avellaneda. Dom Quixote sente-se ofendido pela pirataria (penso que o autor também) e chega a repreendê-la em seu testamento, quando do seu leito de morte.
A obra é extensa, mas ao mesmo tempo prazerosa e inspiradora. Faz com que percebamos muito como a loucura e os desvarios são tratados entre os sentimentos de piedade e de desvalor. Há quem enalteça Dom Quixote em seus propósitos e seus amores platônicos, há quem se divirta e aproveite o ensejo para se divertir às custas de Dom Quixote e Sancho Pança, criando encenações, roubando, destratando, entre outras situações.
Penso que todos nós mereceríamos ter, em nossas vidas, alguém que se comporte como um Sancho Pança, um amigo e fiel escudeiro pra toda hora ou, que pudéssemos exercer este papel para algum Dom Quixote. É o que mais me emociona na obra toda. A amizade e a fidelidade entre eles é absurdamente espiritual.
Livro obrigatório como clássico e como referência, bem mais prazeroso do que "Os Lusíadas" de Camões e muitíssimo reflexivo e inspirador.
Aos moinhos como gigantes Sancho !!!! E que venham os nigromantes !!! A ti Dulcinéia del Toboso !!!!
#lerévida #leitura #migueldecervantes #domquixotedelamancha #1001livrosparalerantesdemorrer #número03doano

Kau 05/08/2020

um lindo clássico
Dom Quixote de La Mancha,acabou conquistando o meu coração,com certeza um clássico explêndido ,adorei a linguagem,as imagens que esse livro contém,fiquei muito presa nessa história,porém,o final não me agradou tanto,entretanto,é uma leitura boa e enriquece o seu vocabulário.
caio.lobo. 05/08/2020minha estante
O final nestas histórias mais antigas são o menos importante. O importante era apreciar o meio.

Amo o Dom Quixote, um dos meus clássicos favoritos?

Julia.Miquelini 24/07/2020

Como não li isso antes??
Esse livro sempre esteve a minha disposição e nunca li! Das coisas boas da quarentena! Adorei! Clássico e incrível!

Fee 11/09/2021

Clássico
Ouvi o audiobook e me diverti sozinha com as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro.
Clássico que merece ser lido/escutado pelo menos uma vez na vida.

Babi 07/05/2021

"O cabeça oca que adornou a Mancha..."
Agora eu entendo o porquê do sucesso de Dom Quixote. Um clássico que tem de tudo: humor (dei muitas risadas kkk), romances, traições, poemas, aventuras... O sonhador Dom Quixote e o seu fiel escudeiro Sancho Pança são os personagens que dão o toque final para essa história impecável!!

duda 19/06/2022

Fora do comum
É beeeem diferente do que eu imaginava. Eu não fazia ideia desse caráter cômico da obra. Esperava uma história com um cavaleiro bonitão e destemido que salva a princesa, mas é o exato oposto disso, e é isso que torna esse clássico tão único. Me surpreendeu positivamente!

Jorge.Raitz 12/09/2022

A leitura é um pouco maçante, mas é bem interessante, vale a pena, porém é legal buscar uma versão menos complexa!

Nuno Mazer 22/04/2021

Excessivo e repetitivo
Diria que o primeiro livro é muito bom, mas ele mesmo já me cansou em diversos momentos.

A estrutura de Mini contos repetidamente contados no livro, e frequentemente sobre o mesmo tema, acaba tirando o interesse por diversas vezes.

Sendo justo, a história central e parte da barriga que se concentra em D. Quixote e Sancho é realmente divertida e por vários momentos encantadora. Porém, poderia ter sido contada com 1/3 só livro.

Para orientar a quem ler esta resenha, amo longos livros, acima de 1000 páginas e clássicos sempre me atraíram.

rafael.rocha 27/02/2022

Em suas páginas, a novela traz o relato das aventuras e infortúnios de Dom Quixote, que era um homem de meia-idade e um amante das novelas de cavalaria.

Assim, tornou-se um cavaleiro andante, munido de uma armadura enferrujada e de um cavalo, o Rocinante. Nesse processo, ele recrutou Sancho Pança como seu fiel escudeiro. Além disso, como qualquer cavaleiro, ele tinha uma amada cujo nome é Dulcineia.

Em seu mundo de aventura e fantasias, o que era banal no cotidiano acabava se tornando uma aventura extraordinária.

Por exemplo, moinhos de vento se transformavam em gigantes, que os heróis da história tiveram que enfrentar.