A Libélula No Âmbar

A Libélula No Âmbar Diana Gabaldon

Resenhas - A Libélula no Âmbar

Bruna Britti 08/02/2015

***

A Libélula no Âmbar foi, certamente, uma das maiores decepções literárias que tive nos últimos anos. Com expectativas condizentes com o sucesso da autora, e, principalmente, com o alcance mundial da série de TV, a continuação de “A Viajante do Tempo” não só deveria fazer jus a reputação do primeiro livro, como também deveria seguir a linha entre um romance intenso mesclado à cenas históricas em meio a um cenário de lutas e de conspirações instigantes. Infelizmente, não é o que encontramos neste segundo volume.

Após um salto de vinte anos no tempo, Claire está de volta e decide contar para sua filha, Brianna, a história de seu verdadeiro pai. Na França, Jamie e Claire se estabelecem e passam a trabalhar no ramo de bebidas alcóolicas, mas possuem outros planos em mente. Os dois seguem meses oferecendo jantares a companheiros jacobitas, contudo, as coisas começam a dar errado em uma sucessão de acontecimentos que vão desde uma tentativa de estupro misteriosa até ao aparecimento de um antigo inimigo dos dois.

A Libélula no Âmbar é uma compilação de cenas arrastadas e de diálogos prolixos que dão voltas e mais voltas em um cenário corriqueiro. Diana Gabaldon enfrenta a difícil tarefa de passar todo o seu conhecimento ao leitor sem entendiá-lo com uma longa e cansativa aula de história. Entretanto, é justamente isto que acontece. Em vários momentos, a autora se perde no ritmo, e sua trama é deixada de lado para nos dar o vislumbre de páginas e mais páginas detalhadas - e enfadonhas - dos costumes ou das situações políticas da época.

O romance, tão comumente apontado como um dos mais apaixonantes entre os fãs do gênero, dificilmente poderia ser considerado como tal. Claire e Jamie passam boa parte da história envoltos em picuinhas bobas, reclamações a torto e a direito e em discussões políticas-sociais. Uma difícil situação os afasta por um período, e mesmo a reconciliação não consegue ser convincente, sumindo com a química apresentada no primeiro volume. Claire se comporta como uma velha matrona, e Jamie, em discussões sobre piolhos na região íntima do corpo, falta de banho, arrotos e comportamentos grosseiros, está longe de ser um rapaz de arrebatar corações.

Em alguns momentos a autora atiça o leitor, mas logo volta ao texto morno e apático. Ao terminar o livro, fica a sensação de termos enfrentado uma leitura difícil, longe deste termo trazer algum significado que enalteça a obra. O fundo histórico certamente é promissor, tanto que engole os personagens fictícios e tudo mais que diz a respeito a eles. O que sobra? Quase mil páginas de pura enrolação, um contraste gritante entre a o primeiro e o segundo volume. Fica a questão pessoal do porquê de tanto sucesso ao ponto de virar uma série de TV, se não exclusivamente pela história apresentada em “A Viajante do Tempo”.

site: http://supremeromance.blogspot.com.br/2015/02/a-libelula-no-ambar-diana-gabaldon.html
anna v. 18/02/2015minha estante
Faço minhas as suas palavras. Fui arrebatada pelo primeiro volume, me envolvi totalmente no romance entre Claire e Jami, e no entanto não consegui nem chegar à metade deste segundo, exatamente pelos motivos que te incomodaram. O rame-rame sem fim da vida de casados me deu nos nervos. Depois de muitas horas dedicada ao livro, quando percebi que ainda não tinha alcançado nem mesmo 1/3 da leitura, me enchi e desisti.

Bruna Britti 02/05/2015minha estante
Oi Anna, obrigada pelo comentário! Pois é, amei o primeiro volume e fiquei doida pelo segundo. Que decepção, detestei! Eu ainda me obriguei a ler até o final pq foi leitura de parceria, mas, no final, já estava pulando páginas. Li 500 livros em seis anos mais ou menos, e não lembro de nenhuma leitura ter sido um martírio tão grande quanto esse livro. Peguei trauma dessa autora kkk

Rita Neta 22/09/2015minha estante
Ainda me pergunto como a autora conseguiu essa enorme queda na qualidade da obra do primeiro livro para o segundo. Esse é o grande problema dos autores que mexem com romances históricos: sentem-se tentados a mostrarem o quanto pesquisaram para criar suas obras, jogando um monte de informações desconectadas do todo do texto, e sem contar o quanto são desnecessárias naquela cena. E as discussões entre Jamie e Claire são de dar vergonha alheia.

Thais645 07/10/2017minha estante
undefined

Leilla Mitchell 14/10/2017minha estante
Concordo plenamente com você. Se não aguentaram com esse livro, nem queiram ler o 3 que cheio de doideiras. Sinto que a autora saiu completamente do foco do enredo, e viajou na maionese legal, isso além deu ter encontrado vários furos no enredo onde resultou, nesse livro, um monte de estupidez feita pelo casal protagonista. Uma estória rica em enredo mas que decepciona a cada volume. Por isso não gosto de ler muitos livros de uma estória só porque acaba ficando muito fora de sentido. Estou acompanhando a série opela TV, e só vou esperar até amanhã que vai ser o encontro da Claire com o Jamie, depois disso é bye bye Outlander. Outra coisa, sem querer dar spoiler, o livro 3 mais parece uma aventura ao redor da Terra, cheio de absurdos, principalmente por parte de Jamie, coisas que pra mim, chego ao cúmulo do absurdo, e no 4, coitada da filha da Claire. Não sei porque a Diana tem essa obsessão por violência, detesto isso nos livros dela. Pra mim essa série deu o que tinha que dá e cansou nosso tempo e dinheiro. A verdade é que a autora está se enriquecendo e levando fama as nossas custas de uma única criatividade que teve na vida, e as apaixonadas seguem no embalo da platéia. Adorei seu comentário. Uma trilogia que li e queria ver na TV foi o Cavaleiro de Bronze. Essa eu iria querer que virasse uma série.

Maria.Alice 16/07/2019minha estante
Oii, vc tem o livro da foto? Gostaria de vendê-lo ?

Maria.Alice 16/07/2019minha estante
Estou desesperada a procura dessa edição

Jaqueline.Marcondes 08/09/2020

A jornada de Claire e Jamie continua na França, mas será que eles serão capazes de mudar a história e salvar aqueles que mais amam, ou o destino já está escrito?
Nesse segundo livro o relacionamento de Claire e Jamie se desenvolve muito mais, porém, logo no inicio já temos uma informação chocante, e mais uma vez podemos pensar se o amor entre os dois será mais forte que o tempo.

Gabrielle.Oliveira 25/02/2022

A escrita descritiva de Diana Gabaldon, muita das vezes chega a ser cansativo quando ela descreve tudo em muita batalha.
Fiquei pasma com a diferença entre a Bree relatada no livro é muito diferente da série. Gostei muito da Bree.
O amor de Jamie e Claire, não preciso nem comentar.
Esse livro foi muito mais emocionante que o primeiro.
Recomendo a leitura.

Nivea Ceroni 20/07/2020

A Libélula no Âmbar
Eu sou suspeita em falar dessa série, realmente sou apaixonada pela história, e depois de assistir decidi começar as leituras dos livros.
O que achei do livro 2: senti o impacto de ter assistido primeiro e lido depois, apesar de muitas coisas diferentes, alguns detalhes que tem no livro não tem na série e vice versa, mas senti que se tivesse lido antes e assistido depois seria muito mais surpreendida, em várias passagens do livro, por esse motivo achei que esse livro foi mais cansativo que o outro, e não porque esse tem mais páginas mas em alguns momentos, além de saber o que iria acontecer, senti que muitos parágrafos e páginas poderiam não ter ali.
Uma coisa que não mudou minha impressão foi o sentimento de "que menina sem noção essa Brianna", senti isso quando assisti e de novo agora lendo, sério que menina chata. A mãe conta a história da vida dela, abre o coração, é o mais detalhista possível e a filha, que já é uma adulta tem uma atitude tão... egoísta, mesquinha e mal-criada com a situação que me irritou muito.
Agora iniciar a leitura do 3° e esperar que a Brianna, mude porque esse é um livro que ela participará bastante.

Malu 22/11/2020

Admito que o segundo livro de outlander foi um pouquinho mais exaustivo que o primeiro! O primeiro fluiu muuuito bem, com quase 1000 páginas eu li em cerca de uma/duas semanas. Já o segundo, com tanta coisa histórica envolvida pra dar sentido à narrativa, acaba ficando mais difícil acompanhar a leitura. Mesmo assim, foi um livro incrível, eu amei tanto quanto o primeiro, fiquei impressionada com o final e já to ansiosa pra ler o terceiro livro hahahah Não se enganem, ok? Outlander #2 é muuuuuito bom apesar da parte histórica que mencionei.

Samira.Coba 28/05/2020

É um livro que não é rápido de ser lido. A autora leva a serio os acontecimentos e segue muito de perto a história real dos lugares em que e passa o livro.
Muito bem escrito e elaborado. Uma ótima leitura.

Lili 02/02/2023

Intenso
Se a série é boa o livro é melhor ainda,é um livro muito bom uma leitura muito rica tem parte na série meio sem sentido,mas no livro se encaixa tudo.

skuser02844 02/02/2022

"O poder e o perigo da magia residem nas pessoas que acreditam nela."
A sequência de "A Viajante do Tempo" é dividido no futuro, no qual Claire, em 1968, conta sua história de magia e amor com Jamie Fraser para sua filha de 20 anos, Brianna, e no passado, em 1745, onde contém continuidade de sua história com seu amado.
Jamie e Claire acabam indo para Paris, para retomar suas vidas longe da Escócia, e aproveitam a oportunidade de conhecer e persuadir o príncipe Charles Stuart de não ir em frente com a revolução jacobita, onde ocorreria então a guerra de Culloden, a qual Claire, pela História, já sabe que quem a vence são os ingleses.

Vanessinha:) 18/01/2021

Uma aventura emocionante
A Libélula no Âmbar nos entrega uma história de reviravoltas, guerras travadas e acordos pecaminosos, trazendo nesse segundo volume de Outlander mais uma aventura arrebatadora.
Um livro que apesar de ter somente 900 paginas parecia uma 2000.
Nesse segundo livro a história se passa anos depois dos acontecimentos do primeiro.
A história é tão estensa quanto cativante.
Um livro que eu não queria largar.
A escrita da Diana é maravilhosa, quero continuar a leitura dessa série.

"Passei mais de vinte anos buscando respostas,..., e só posso lhe dizer uma coisa não há respostas apenas escolhas."

Clarie não é nenhuma princesa é sabemos disso desde o primeiro livro, porém ela se mostrou uma negociadora muito hábil e fascinante.

Andréa Petinice 23/01/2022

Tiro, porrada e bomba.
O que não acontece nesse livro? Difícil responder.
No começo do livro a narrativa é lenta e logo começam tramas políticas o que dificultava um pouco o ritmo de leitura, entretanto alguns acontecimentos foram me prendendo cada vez mais.
Eu assisti a série antes, é um livro muito mais rico (apesar de ter amado a série). Mesmo sabendo dos principais acontecimentos fiquei inteiramente envolvida e emocionada com o livro.

Ciça 11/07/2023

E o felizes para sempre???
Seguiu os padrões mas quebrou as expectativas (num bom sentido). Eu terminei de ler e tive que meditar pra saber se eu tinha gostado ou não de como desenrolou porque foi um tiro no peito. Resumidamente, fiquei brava por não ter sido o clichê felizes para sempre com tramas históricas que eu tava esperando, mas, me surpreendi por ficar igualmente tão bom. Essa história tem a dose certa de romance épico com tramoias, desilusões e angústia. Esse casal é tudo e a maturidade e química que o relacionamento exala (apesar dos momentos que eu fui obrigada a virar a cara) é surreal. Esse livro em questão me pegou já nos primeiros capítulos porque começa quebrando absolutamente todas as expectativas que ficaram com o primeiro mas ai você vai lendo e notando como no final tudo encaixa mesmo sendo dolorido de ler. Não da pra ter tudo né? (escreveendo com litros de lágrimas pois queria que tivessem tudo sim). Recomendo a leitura, essa saga promete muito e eu to ansiosa pra ver a série.

Daniela Dadalt 01/09/2020

Amo essa série de livros!
Nunca assisti a série da TV, estamos lendo a série de livros no meu clube do livro, confesso que esse teve algumas partes mais arrastadas, afinal são quase mil páginas. Mas você já termina querendo pegar o próximo!

Michele Rayane 28/08/2023

Eu demorei bastante para ler o livro
Como todos os livros de Outlander, esse livro também é grande e as vezes se torna um pouco cansativo.

Teve umas partes que eu só queria pular logo e ir para os confrontos, muitos meses se passam nesses capítulos.

Mas depois de 70% a leitura deslanchou para mim, a parte da guerra é agoniante (mesmo tendo assistido a série)

Claire e Jaime são almas gêmeas e nada mais importa! O amor deles é lindo demais

Eu posso ter demorado para ler o livro mas o final valeu a pena e estou ansiosa para começar o terceiro.