Turma da Mônica Jovem #33

Resenhas - Turma da Monica Jovem - Nº 33

1 | 2 | 3 | 4

Camilly 15/01/2023

Relendo meus gibis
Quando li o título, achei que a história iria finalmente mostrar como é errado esse preconceito com corpos não magros, mas não foi exatamente o que aconteceu!

A maior parte do gibi são os personagens tirando sarro da garota nova, por ela não ser magrinha, e mesmo sem a zoação os personagens fazem de tudo pra Isa perder peso e se decepcionam quando veem que não está dando certo.

O único personagem da história inteira que defendia ela e não tem esse preconceito com o peso foi o Luca.

Mesmo as garotas querendo ajudar contra a zoação, no final elas estavam mais preocupadas em diminuir o peso da outra. E a moral da história sobre, "corpos são corpos, todos são diferentes e é errado zoa-los", não foi muito bem mostrada.

Fora que ainda teve uma parte do Titi falando novamente sobre como a Aninha devia se vestir, mesmo eles não estando mais juntos (boy lixo).

ca¡ 01/03/2021

"Aparência é uma coisa, saúde é outra"
Não dei uma avaliação melhor, porque ao longo da história tem várias coisas que são gatilhos ou que são afirmações erradas. Luca foi um ótimo personagem, não ignorou o que a galera tava fazendo com a Isa, e que abordou outras vertentes dentro da história. Sem dúvida, uma das histórias mais importantes abordadas, falando que nem sempre a magreza é sinal de saúde e a obesidade falta dela.
Leitorah 20/04/2021minha estante
concordo com tudo q você falou.

maria rita 12/08/2022

? | Isa.
Foi um gibi que eu me identifiquei, tanto pela Maria quanto pela Isa, pensei sobre algumas coisas em relação a isso, fiquei tristinha e ri bastante, foi bom.

Hanns 11/04/2020

Saúde e Cuidado
É interessante por quê traz um tema atual e presente na sociedade jovem adulta, desperta interesse devido a complexidade dos personagens nesse tipo de assunto.

bibioslivrosecia 15/10/2022

Isso aqui é a elite
É uma história extremamente necessária, já que aborda temas importantíssimos como gordofobia, distúrbios alimentares, bullying, distorção de imagem, dificuldade de aceitação, etc. e esses temas não estão lá por estar, pelo contrário, foram muito bem desenvolvidos ao longo dessa narrativa. Devo elogiar essa HQ por ser absolutamente verossímil: em nenhum momento ela quis maquiar a realidade ou querer transformar todo mundo em bonzinho, na realidade, a história mostra como as coisas de fato acontecem na cotidiano de pessoas gordas. Tudo começa quando Isa, uma adolescente gorda que é absolutamente feliz consigo mesma, chega ao Colégio Limoeiro, onde encontra gente de todo tipo: pessoas como Maria Mello, que por ter bulimia e não se aceitar como é ficam tentando projetar suas inseguranças em Isa; pessoas que zombam gratuitamente da aparência dela; amigos por interesse (que gostam dela só porque ela cozinha bem) e claro, amigos de verdade também. No decorrer dos acontecimentos, Isa ensina a todos uma importante lição "Aparência é uma coisa, saúde é outra". É claro que, como é uma história verossímil, os personagens que zombam de Isa não param com suas atitudes de uma hora para outra, mas ficam ao menos mais conscientes, e Maria Mello continua apegada às suas convicções preconceituosas, mas tudo isso serve no final para ensinar o leitor e conscientizá-lo, principalmente sobre autoestima e os tópicos que mencionei no começo, mas também sobre como a sociedade realmente é: às vezes, por mais esforço que você faça, não vai conseguir mudar a cabeça de todo mundo. Definitivamente essa é uma história que não é apenas para o público infantojuvenil, recomendo a todos que leiam essa importante HQ!

Melry.Carla 20/12/2022

O peso de um problema
De todos que li até agora esse foi o que mais gostei. Retrata algo que também compartilho com a personagem. No início as piadas e as "brincadeiras" são bem pesadas, mas depois é tudo esclarecido e o melhor de tudo, a personagem consegue passar uma baita mensagem para os outros colegas.

Amei esse quadrinho!

Camila 04/03/2024

Um crime esse gibi existir
Gente que show de horrores
Péssimo!!
Se fosse lançado hoje seria tão cancelado, pena que gordofobia não era um assunto tão comentado como hoje em dia

Esther36 02/02/2023

muito bom
Essa edição trás pautas muito importantes, e eu gosto quando tem isso. Mas fiquei meio triste o decorrer da história, pq uma boa parte eram eles zoando a Isa, mas felizmente tudo melhora depois. E logo que comecei a ler essa edição, lembrei do livro "Espelho Maldito" trazem os mesmos assuntos, e e muito bom o livro. Indico lerem essa HQ de TMJ se você ainda não leu, e ler espelho maltido também. :)

Gatona 09/12/2022

bom!!!
fazia mto tempo que eu não lia um
gibi, e esse surgiu com um assunto tão importante e atual que não pude deixar de ler. Os temas tratados são muitos comuns em meu cotidiano e não sabia que uma revistinha infanto-juvenil podia abordá-los de forma leve.

Julmarsi 15/01/2022

Isa rainha
Isa perfeita, sem defeitos. Luca perfeitinho. E alguém ajuda a Maria por favor, tenho dó dela gente. Achei a Isa necessária e deveria aparecer mais vezes.

marrdduda 22/08/2023

Relendo TMJ
Assuntos muito importantes são abordados nessa revistinha: gordofobia, bullying, distorção de imagem, a busca por corpos "perfeitos"... no final, houve a finalização mostrando o óbvio, o certo, o moral, porém acho que todos os assuntos citados poderiam, sim, ter sido melhor tratados. não gostei da zoação para com a lsa só pelo formato de seu corpo, do Titi sendo boy lixo (como sempre), e etc, etc...
por fim, primeiro, gostaria de ressaltar um dos melhores personagens dessa bagaça: Luca! esse menino é simplesmente um diamante, um amor, um sonho. agora, por último, gostaria de falar sobre como a Isa é forte, gentil, linda e muitas outras coisas, adorei a personagem e gostaria que ela continuasse aparecendo!

Gabi | Write Up 15/10/2023

Jurava q ia ser ruimm (outubro da hq 4)
Meu maior medo aqui er essa hq ser gordofóbica do começo ao fim. De novo, sem militar em cima de uma edição de 2011.

obvio, houveram comentário horríveis e queriam pq queriam resolver o "problema" da isa, quando na verdade tampavam os olhos pra maria mello... AHÁ! Mas ai que vem o plot twist! No final, deu tudo certo, de uma forma melhor do que eu tava esperando! Ainda assim, o Luca foi o único sensato da edição ?

essa tmj foi a última a ser lida no Outubro da HQ, um projeto do meu insta @/writte.up pra ler quadrinhos nesse mês ? agora bora pros próximos, apesar de eu já estar com saudades de ler tmj ?

Alice692 14/05/2018

Agora uma história fofa: Me lembro de quando li essa HQ pela primeira vez em 2016, e eu estava com a autoestima terrivelmente baixa. E eu sei que parece exagero, mas quando ninguém me disse uma palavra amigável quando eu estava cada vez me sentindo pior, essa "HQzinha boba" fez eu me sentir um pouco melhor, e por isso tenho tanto carinho pela história.

1 | 2 | 3 | 4