Turma da Mônica Jovem #33

Turma da Mônica Jovem #33 Maurício de Sousa

Resenhas - Turma da Monica Jovem - Nº 33

1 | 2 | 3 | 4

Jess_ 07/06/2021

Trata de assuntos tão necessários.
O bullying, a distorção de imagem,a dificuldade de aceitação,a importância que certas coisas tem e precisam der seguidas para não piorar nada.
Recomendo ?
joão braz 07/06/2021minha estante
simm, li quando era menor e juro foi incrível, Maurício fez minha infância mais feliz e consiente

Jess_ 07/06/2021minha estante
Não é mesmo?! Estou relendo tudo novamente pra matar a saudade kkkkkk pelo menos aprendemos coisas boas ?

Elfa 02/11/2020

A chagada da nova colega deixa tudo agitado.

Cida Zientarski 12/04/2022

Turma da Mônica Jovem #33, de Maurício de Sousa
A edição 33 do gibi Turma da Mônica Jovem, traz uma história completa denominada “O peso de um problema”. Uma nova personagem, Isa, passa a fazer parte da versão adolescente da turminha e a trama gira em torno do fato dela ser obesa.

Não é fácil escrever para os jovens, especialmente quando queremos abordar temas complexos. Há um enorme risco da história ser muito chata ou superficial. Exatamente por isso fiquei com dúvidas sobre como a questão da obesidade e da anorexia seria tratada na revista.

Contudo, conseguem trazer uma adolescente gorda que não é estereotipada nem inverossímil. É simplesmente uma adolescente normal e perfeitamente real. E também falar sobre mensagens importantes que podem ser passadas de forma criativa, respeitando a inteligência dos leitores e, mais importante, trazendo personagens com os quais todos conseguem se identificar exatamente por não serem “unidimensionais”.

site: https://www.papodegordo.com.br/2011/05/09/resenha-turma-da-monica-jovem-33-o-peso-de-um-problema/

Maria, lua do Lucy 28/10/2022

Assunto complicado de abordar que a revista o fez bem.
Um assunto muito necessário!
Pra uma revista na época terem coragem de abordar esses temas pra adolescentes, era pra ter subido a classificação faz tempo.
O Luca, ficou no meu coração o tempo todo na leitura, falando umas verdades muito necessários pra turma.
A Maria Mello pode ter bulimia, com certeza tem! Pra ficar se comparando tempo todo com uma personagem acima do peso, e que se comer UM BISCOITO vai engordar.
A personagem Isa, muito fofa e maravilhosa. DEVE APARECER MAIS VEZES!!
Me ensinou com uma frase "aparência é uma coisa! Saúde é outra!".
Não tem como! Mostra o quanto a sociedade e a nós mesmos, fazemos comparações com a nossa própria imagem com a dos outros e que colocamos apelidos, só pra diminuir o outro ou FORÇAMOS o outro ter uma rotina de saúde, falando que é pro bem dela. Eu particularmente, detesto, gente que me força a ter que comer tudo saudável. Me deixa comer do jeito que eu quiser! Se quiser emagrecer, vai e faça!
Regis 29/10/2022minha estante
Temas fortes e importantes nessa história em quadrinhos.

etoiletitia 18/06/2021

Da anorexia à Gordofobia.
Fiquei tão incomodada com eles sendo gordofóbicos, fazendo piadas desnecessárias e rindo de tudo que a Isa fazia, muito sem noção. A Isa é uma personagem magnífica que tem sempre um sorriso no rosto e leva tudo na brincadeira, ela é meiga e fofa e provavelmente vai ser esquecida daqui pra frente já que são as mesmas características da magali por isso não vão precisar mais dela.
Dá uma boa lição nos engraçadinhos de plantão que acham que ser magra é o que torna alguém bonito, mas sinceramente, ninguém mudou os pensamentos da noite pro dia sobre a Isa e as piadas vão continuar.

AndrA65 27/06/2023

Comer demais ou comer de menos?
Essa hq fala de um assunto muito importante como o excesso de peso e a desnutrição principalmente por ser uma revista que tem um público grande, e ela explora muito bem esses temas como eles são importantes e estão no nosso dia a dia.

Liviy 19/11/2023

TMJ Te amo
Eu quero dizer q essa é uma das melhores histórias da TMJ e como SIMPLESMENTE conseguem falar sobre problemas sérios como gordofobia e bullying sem ser algo infantil, a Maria Melo é uma pessoa doente e acredita fielmente q para ser bonita ´precisa ser magra e não comer e é extremamente frustrada consigo mesma, enquanto possui raiva da Isa por ser gorda, gostar de comer e acima de tudo gostar de si mesma
Mesmo com pouco destaque nas próximas edições, ela consegue ser uma personagem incrível e cheia de camadas e acaba mostrando q não é pq é gorda q quer dizer q ela não pode ser saudável( mesmo com doença/condição q ela tem) e pode amar a si mesma
essa história é muito boa, recomendo leitura e para quem quiser usar em redação tbm vale super a pena

Evilyn 02/08/2022

Esse gibi aborda um assunto tão importante cara
Amei como trataram ele com uma certa leveza?
O próximo...?

Dani 12/06/2021

O Peso de um Problema
Releitura TMJ - 33

Essa edição trata de dois assuntos bem sérios, gordofobia e transtorno alimentar.
A personagem nova, a Isa é maravilhosa e vive bem com o seu corpo, ao contrário da Maria Mello, que não consegue enxergar o que ela faz consigo mesma.
Incomoda muito ver grande parte dos personagens zoando a Isa e glorificando a Maria, mas tudo fica melhor quando eles quebram a cara porque descobrem que não tem problema você ser gordo, e que a Maria, magra, tem vários problemas de saúde sério.
Ser magro não significa ser saudável e ser gordo não significa que não é saudável.

Ceci.lia 24/04/2021

O tema de gordofobia é algo importante a ser discutido. Me incomodou muito as piadas que fizeram com a Isa, mas achei importante eles salientarem que nem sempre o sobrepeso está ligado a saúde. O Luca foi um fofo e amei a personagem na Isa.

Carolina 15/02/2021

O peso é um problema?
Primeira leitura foi ano passado 13/10/20 acabei de reler! É realmente uma das histórias mais lindas é importante da turma
Fique com a sementinha que o livro planta na sua cabeça

Amanda Souza 10/01/2022

Com certeza, essa histórias foi uma das mais importantes que foi abordadas! Foi interessante terem abordado esse tema, um assunto que tem sido muito atual e presente na nossa sociedade, principalmente entre adolescentes, e jovens..

maria rita 12/08/2022

? | Isa.
Foi um gibi que eu me identifiquei, tanto pela Maria quanto pela Isa, pensei sobre algumas coisas em relação a isso, fiquei tristinha e ri bastante, foi bom.

Hanns 11/04/2020

Saúde e Cuidado
É interessante por quê traz um tema atual e presente na sociedade jovem adulta, desperta interesse devido a complexidade dos personagens nesse tipo de assunto.

ca¡ 01/03/2021

"Aparência é uma coisa, saúde é outra"
Não dei uma avaliação melhor, porque ao longo da história tem várias coisas que são gatilhos ou que são afirmações erradas. Luca foi um ótimo personagem, não ignorou o que a galera tava fazendo com a Isa, e que abordou outras vertentes dentro da história. Sem dúvida, uma das histórias mais importantes abordadas, falando que nem sempre a magreza é sinal de saúde e a obesidade falta dela.
Leitorah 20/04/2021minha estante
concordo com tudo q você falou.

1 | 2 | 3 | 4