Paixão

Paixão Lauren Kate

Resenhas - Paixão

NatAlia 12/01/2023

"Há coisas na vida além de uma paixonite adolescente (...)"
Bom, me aproveitando (e adaptando) da frase de um personagem bastante caricato e "excêntrico", a princípio, intitulo essa resenha pra sintetizar um pouco as coisas.
Retomei a leitura da série Fallen agora durante a pandemia, já com meus 19-20 anos, depois de uns 6 sem ler algo do tipo. Sempre parava nesse terceiro. Não que fosse ruim, mas o ritmo e algumas temáticas diferiram bastante do que eu esperava.

Como já era de se imaginar, agora aos 23 eu estranhei bastante muito do que parece *especialmente determinista* na história de Luce e Daniel. Esse romantismo eu tenho uma certa facilidade em problematizar agora, e uma grande dificuldade em me identificar também. Talvez o ponto não seja identificação, afinal. Mas, ironicamente, até mesmo com personagens de outras obras com alguma similaridade, como Crepúsculo, eu consegui ter um "apego" maior nesse sentido.

No geral, gostei da leitura. Achei que agregou bastante à história romântica que guia tudo, porque mostrou faces do passado até então apenas imagináveis pelos leitores. Apesar disso, particularmente, achei um pouco repetitivo.

Pretendo terminar a série ainda este ano, mas acho que vou escolher uma "vibe" mais realista pra próxima leitura. Valeu demais =)

LidosdaCris 08/01/2023

Li esse livro numa época que os livros de anjos se tornaram um febre. São 4 livros, um spin-off e um livro de contos.

A autora trouxe para a história a expulsão de Lúcifer do céu, principalmente no terceiro livro.

A Luce é uma personagem muito confusa e volúvel demais. Daniel é um personagem com muitas camadas e complexo. Outro ponto negativo é excesso de descrições que faz de lugares e características dos personagens.

camila1758 07/01/2023

Paixão
Eu gostei smajkajaba n sei dizer mais q isso.
O plot n me agradou pois já imaginava mais tudo bem?..

Clara 07/01/2023

O pior da saga!
Eu gosto muito da pegada de voltar no tempo, eu não vou reclamar disso porque pra mim realmente foi legal. Mas tem outras coisas...

? Nos dois livros anteriores o amor deles parece extremamente forte, em algumas poucas partes desse até que vai. Mas não tinha uma explicação coerente, um porquê: era sempre "apenas é". Quando Satã pede para Luce definir o amor deles, no final do livro, tudo se torna ainda mais claro. Parece que é só um ciclo e que estão fadados à repetição até o fim dos tempos.

? Desde o começo se percebe que a autora usa como pano de fundo as histórias da Bíblia. E não via problema algum, até chegar nos últimos capítulos e ela distorcer completamente a imagem de Deus. Nas histórias dela, Deus não é misericordioso, não perdoa e trata os anjos pior que o próprio Satã.

? Eu AMEI a proposta da Lauren de fazer aquela vibe de a mocinha se salva sozinha. Mas não foi isso que aconteceu. No começo do livro Luce estava determinada a resolver e acabar com a maldição, descobrir tudo. Mas ela fica tão concentrada em encontrar Daniel, beijá-lo, passar a mão nos seus cabelos loiros, fitar seus olhos violetas e se aninhar nas suas belas e angelicais asas, que acaba se esquecendo de todo seu heroísmo. No final ela nem sabe o porquê dessa vida ser diferente. Fiquei decepcionada com o final clássico: o príncipe chega para pegá-la enquanto o monstro solta ela do alto. Ah vai te catar, com todo o respeito.

twilighter_ 05/01/2023

Não confiem em Bill, a gárgula simpática.
Se eu tinha dúvidas e mais dúvidas devido aos dois primeiros livros, esse conseguiu se superar. Muitas informações despejadas como se uma torneira fosse aberta.
Acompanhamos Luce conhecendo suas vidas passadas, após entrar em um anunciador no final de "Tormenta, pois a gata, cansada de não conseguir nada entrevistando Daniel, acha que conhecendo suas antigas reencarnações é uma forma dela entender sua maldição.

(É um pensamento interessante, pois eu faria o mesmo.)

A cada "Luce" conhecida podemos entender um pouco da maldição, mas muito pouco. Pois Luce toda vez que vê uma versão de Daniel, fica maravilhada e esquece o real motivo dela estar ali. Eu até entendo, pois ela, pela primeira vez acompanha o triste e repetitivo final dela em suas vidas passadas.
Mas mesmo com todo esse melodrama adolescente, vários questionamentos são criados e teorias são testadas.
É um pouco confuso? Sim, muito. A imaturidade de Luce acaba por deixar uma angústia pois não sabemos se ela vai querer interferir em algum trecho do seu passado (e ela tenta, em algumas vezes) sem saber as consequências que isso causará no presente. Ainda bem (?) que no meio de uma dessas "Viagens", Luce acaba sendo acompanhada por uma gárgula simpática, Bill que se prosta em ajudar Luce. No entanto, depois de um plano mal sucedido, Luce descobre quem é de fato aquela gárgula, liberando assim um dos plots do livro ( que eu amei, de fato).
Eu gostei bastante de ler "paixão", apesar da confusão em que somos jogados ao iniciar o livro e desse melodrama que deixa a leitura chata. Em alguns momentos Luce se resume em apenas sentir pena de si mesma e de Daniel, por sofrerem daquele jeito e bla bla bla. ( Daniel também não fica de fora, ele sempre chega atrasado nos lugares onde Luce estava, ele tá bem chatinho nesse livro por sinal) Porém, esse tem mais ação e mais questionamentos inteligentes que fazem sentido. Sem falar que a autora começa a explorar os personagens, conhecendo as versões passadas dos personagens e isso tem um efeito muito promissor quando se tenta entender a maldição de Luce. Eu gostei bastante, principalmente do final, onde uma gancho super inteligente já te deixa preparado para a leitura do último livro.

JAlia 02/01/2023

Eu gosto dessa vibe nostálgica de visitar as vidas passadas de Luce e ver o romance do casal sob outra formatação. No entanto, concordo que a Lauren Kate exagerou.

Na época que li (que já faz uns 10 anos), precisei recomeçar o livro porque não conseguia avançar da página 200 em diante.

Jessica.Gama 02/01/2023

Gostei muito do crescimento como personagem da Luce porém essas viagens no tempo? Gosto muito mas exagerou poderia ser menos, tanto é que um momento eu já estava saturada das viagens no tempo.

M.Siih 21/12/2022

A ideia é boa, mas mal executada.
História arrastada. A viagem no tempo fica cansativa porque não traz muita informação relevante. É o terceiro livro e não tenho simpatia alguma pelo casal.
Quando, finalmente, parece que vai ficar interessante o livro acaba.

luana.marques.18294 21/12/2022

Releitura
Nao vejo a hora da luce descobrir o que ela realmente é. Me dá agonia que até agora ninguém contou pra ela e ela não percebe.

Sammy56 19/12/2022

Cansativo
Pensa num livro cansativo de ler, o livro inteiro é sobre o drama da Lucy em não saber oque ela realmente quer. E fora que rola viagem no tempo nesse livro, uma coisa totalmente nada a ver com a trama principal,parece que a autora não tinha mais o que escrever e fez aquilo. Dropei demais no final.

Triz 30/11/2022

Péssimo
"Paixão" é o terceiro livro da saga Fallen e continua a jornada de Luce pelo seu próprio passado para tentar entender e quebrar a maldição que fora jogada sobre ela e seu namorado-anjo, Daniel.

Vale descatar algo importantíssimo: o livro promete tudo, mas entrega ABSOLUTAMENTE NADA, apenas decepções e a sensação de que Lauren Kate desperdiçou uma narrativa que tinha de tudo pra dar certo, mas que acabou virando um grande fracasso porque ela resumiu todo o universo fantástico de um amor predestinado a dar errado, anjos caídos e a luta do bem contra o mal em um amor adolescente mesquinho e extremamente melodramático.

A princípio, temos Luce embarcando em várias encarnações, onde ela vê o desenrolar do amor de suas versões anteriores por Daniel, que é o mesmo de sempre. E toda vez ela afirma pra si mesma "não, eu vou descobrir o que é essa maldição e vou quebrá-la", mas, pasmem, ela não descobre nada de útil, só fica pensando no coitadinho do Daniel que sofre por milênios.

Detalhe: quando ela foge do presente dela, ela sai magoada com Daniel por tudo, o que foi super compreensível já que ele não explicava nada com nada pra ela. Mas o pior é que TODA VEZ que ela encontrava com ele no passado a primeira coisa que ela pensava era em beijar ele, agarrar ele e pipipopopó.

Qual é, Luce, tu foi de mal a pior. E a história de Fallen foi junto com ela pro fundo do poço. Tanta coisa sem sentindo, o final, então, nem se fale! Todo o avanço que o segundo livro fez, foi por água abaixo com o terceiro, se tornando pior até mesmo que o primeiro livro!

Decepcionante, borocoxô, leitura arrastada, nada de interessante, deixa você cada vez com mais ansiedade porque a gente quer saber sobre a maldição e parece que daqui pra frente só vai pra trás, pô. Lamentável, sinceramente.