Quarto Emma Donoghue

Resenhas - Quarto

Nana 17/06/2011

Lindo, lindo, lindo!!!
Parabéns a esta escritora que conseguiu transformar uma estória que poderia ser muito triste, pesada e assustadora, em um livro lindo e encantador como este.
O enredo é super original, tem uma riqueza de detalhes e muita sensibilidade na narração feita através da visão que uma criança de cinco anos tem do mundo.
Jack é um personagem para ficar na nossa memória por muito tempo. Ele é fofo, ingênuo e senti vontade de ficar cuidando dele pra sempre.Em vários momentos eu não sabia se ria ou chorava com suas perguntas e respostas inocentes e muitas vezes sábias.
Recomendadíssimo para todas as pessoa de qualquer idade!

Obs: Ao ler as primeiras páginas, achei que parecia um livro bobo. Então, caso vc sinta isso, não desista pois vale muuuiito a pena ir adiante. Em seguida a leitura engrena e você fica totalmente envolvido nela.
*Rô Bernas 21/02/2012minha estante
Nana, confesso que ainda não consegui achar interessante não...:/

KarineXavier 18/05/2014minha estante
Concordo Nana! Sou Apaixonada por esse livro!

Gabi 21/06/2021

Narrado do ponto de vista de um garoto de cinco anos, Quarto traz uma história que é acima de tudo sobre o imenso amor entre uma mãe e um filho. Para Jack, o "Quarto" é todo o mundo, para sua mãe por outro lado, a visão da situação em que vivem é completamente diferente. Mesmo trazendo uma situação de cativeiro, o livro de Emma Donoghue consegue ser uma leitura fluída e envolvente. Gostei bastante dessa história e recomendo, mas ressaltando que o livro pode despertar gatilhos.

Mah Mac Dowell 13/10/2022

A mãe de Jack foi sequestrada ainda adolescente. Jack é um garoto de 5 anos que vive no cativeiro com a sua mãe, onde desconhece o mundo de fora. Enquanto o tempo passa, a mãe tenta fazer com que a vida de Jack seja o menos sofrida possível, e o laço entre eles se fortalece cada vez mais. Mas ela precisa sair dali e vai contar com a ajuda do Jack para conseguir.

Eu já vi esse filme várias vezes e sou apaixonada por ele. Foi legal ler o livro relembrando do filme. Algumas coisinhas, detalhes, claramente são diferentes.

O livro é narrado por uma criança que está vivendo a situação, e faz a narrativa ser um pouco cruel por tudo ser pesado demais, mas visto pelos olhos inocentes de uma criança.

Minha única queixa é que achei que em algumas partes enrola muito, fica meio monótono, mas o livro é bem fofinho. Recomendo.

Athenna 16/09/2021

Não sei descrever em palavras tudo o que senti durante a leitura, so se dizer que chorei demais principalmente no filme, ou eu sou muito frágil ou esse livro é muito tocante.

*Rô Bernas 25/02/2012

Não me comoveu! :(
Definitivamente, a percepção que cada um faz de uma mesma leitura é uma coisa muito surreal.
Estava louca pra ler este livro, pois algumas pessoas tinham me indicado e as resenhas dele são maravilhosas, mas eu simplesmente não consegui me encantar, como aconteceu com a maioria das pessoas. :/
O menino Jack, por ter vivido 5 anos aprisionado dentro de um quarto com sua mãe, tinha todos os motivos para ser assustado com o mundo lá fora... e os questionamentos dele eram bem pertinentes, mas a parte do dente...arg..me dava nojo...não consegui sentir empatia pelo que ele fazia, mesmo que fosse para se sentir mais perto da mãe.
A história é bonita, bem escrita...bem elaborada, triste na maior parte das vezes, mas no contexto geral, não me encantou nem me comoveu.

Dois pontos que destaco como falhos na tradução...a parte dos pensamentos poderiam estar em itálicos, para diferenciar e a parte que ele falava errado, como "trazido", "trazeu", "trazesse", dentre outras, poderiam estar entre aspas, para destacar que estavam escritas de forma errada.
Léia Viana 28/02/2012minha estante
Sabe, Ro a leitura não empolga mais porque além de triste a autora "arrasta" muito.
Eu, por exemplo, adorei o começo, passando da metade achei que a história estava enrolando muito, por isso não me ganhou de vez.

*Rô Bernas 01/03/2012minha estante
É Léia, eu não sei explicar direito meu sentimento em relação a este livro. Como falei, não é uma história ruim, mas a mim, Rô, não agradou. Vai entender o ser humano, né? rsss

sonia 25/04/2013minha estante
a ideia do livro é interessante, o que enjoa um pouco o fato de ser narrado por uma criança um tanto quanto boba, para meu gosto. um enfoque mais adulto teria tornado a história mais palatável.

Tchamilla 25/02/2016minha estante
Tentei ler, mas não consegui. Ao contrário da Léia, já achei a narrativa arrastada desde o começo. E concordo com a Sonia, o fato do livro ser narrado por um menino de 5 anos me enjoou muito. Ele é bobo, fala errado, conta muitos detalhes. Não deu para continuar. Vou ver o filme :)

Afonso74 16/09/2011

Jack
O livro seria a história de uma garota jovem com idade próxima à 20 anos sequestrada por um maníaco que a mantém presa por 7 anos e que, como resultado de relações sexuais com o sequestrador, teve um filho que nasceu e viveu até os 5 anos em um cativeiro.

Embora o seja, é injusto resumir o livro à uma história de amor entre mãe e filho. E embora o seja, também é injusto resumi-lo à história de descoberta do mundo real por uma criança nascida e criada em um cativeiro até os 5 anos.

O livro é muito maior que qualquer das tentativas acima de defini-lo pois o fato de essa trama ser contada por alguém de 5 anos, criado dentro de um Quarto, faz com que todas as questões sejam tratadas de maneira lúdica, e de certa forma caótica. Assim, somos apresentados aos supostos fatos pelo olhar de Jack ao longo das primeiras 200 páginas ao menos.

E esse drama da falta de liberdade e da adaptação ao mundo real é abordado através de uma falsa superficialidade nas palavras do menino narrador, mas se aprofunda sobremaneira na imaginação do leitor. Dependendo da formação, história de vida e relacionamento com os pais, cada leitor terá a sua relação particular com Jack.

Enfim, reitero que a fortaleza e grandeza desse trabalho está no olhar de Jack e o grande acerto da autora foi escolher como narrador-personagem esse carismático e intrépido menino de 5 anos.

Imperdível!
Renata CCS 08/11/2013minha estante
Tive ótimas recomendações deste livro aqui no Skoob.
Boa resenha!

judeaquino - @juentreestantes 27/04/2020

Vale muito a pena!
É uma leitura diferente de tudo que já lemos. Até a metade me deixou um pouco angustiada pelo suspense mas depois ficou melhor.
Semana que vem falatem sobre ele no Insta literário @juentreestantes
Misael França 28/04/2020minha estante
Nossa, tenho esse livro e comecei ano passado... irei retomar. Obrigado por me lembrar. O modo de escrita desse livro me ajudou a fazer um trabalho da faculdade.

Karol 18/07/2020

Quarto
É um livro incrivel. É surpreendente como a mãe do Jack suportou tanta coisa, todos os dias, durante todo o tempo em que ficou presa. E como tentou ser o melhor pelo Jack.
Ver as coisas pelo ponto de vista do Jack, só faz com que seja ainda mais real. Foi simplesmente emocionante acompanhar todos os momentos.

Sam 12/10/2020

o quarto
livro que tem uma leitura muito fácil e fluida porém um conteúdo super forte e pesado, com uma carga enorme.
o quarto de jack mostra a vida dele desde que nasceu dentro desse quarto e no momento que ele consegue fugir para pedir ajuda e seguido da descoberta desse "Lá fora", tudo para ele é novo.
a gente descobre coisas junto com ele e entende o pq dele ser daquele jeitinho, muitas verdades que para ele é algo surreal, e a mãe dele super guerreira que conseguiu aguentar firme, até o final.
um livro excepcional, narrado de uma maneira tão inocente que não tem noção alguma da realidade que ele viveu, nem da realidade das coisas que a mãe teve que enfrentar.

jota 03/08/2013

O menino no quarto
Quarto foi eleito em 2010 o melhor livro do ano pelo New York Times e Independent e foi finalista do Man Booker Prize.

Na ocasião do lançamento, Newsweek e Daily Mail, entre outros importantes órgãos de imprensa, também estamparam críticas positivas para a obra de Emma Donoghue.

Meu exemplar da editora Verus vem com um belo elogio de Michael Cunningham, autor de As Horas. A obra também é recomendada por John Boyne, de O Menino do Pijama Listrado.

O menino Jack, de cinco anos de idade, o personagem principal, dificilmente será esquecido pelos leitores, pois foi construído com uma carga pesada de realidade e sua história cativa (e comove) desde a primeira página até a última linha.

Quanto menos o leitor souber de antemão acerca do que se passa no Quarto, mais ele se surpreenderá e apreciará o livro. Daí que isso não é exatamente uma resenha, mas a louvação da obra.

Lido entre 29/07 e 03/08/2013.
Arsenio Meira 04/08/2013minha estante
Comprei e deixei-o mareando na estante. Preterido, fui deixando de lado. Mas, depois de sua indicação, já saiu da estante, ou do limbo. Não tarda a leitura!
Abraços

LiteraBia 14/06/2020

Incrível
É a primeira vez que leio um livro a partir da visão de uma criança, e posso dizer que em nenhum momento ele perdeu a importância. Se trata de uma narrativa difícil, por conta dos fatos trazidos na visão inocente do Jack

Munik 09/12/2020

Que livro é esse?
Eu estou completamente apaixonada por esse garoto, chega a doer meu coração ?

gio 16/07/2020

Um, dois, três, quatro, cinco
Emocionante e envolvente, "Quarto" é fácil um dos livros mais bonitos que já li. Com poucos personagens, somos levados a nos cativar com Jack e sua mãe (aka "Mãe") presos dentro de um quarto que para eles, representa todo o mundo.
O livro é dividido em 5 partes e cada uma conta uma parte da trajetória de ambos desde o "dia-a-dia", até um mirabolante plano de fuga e o seu desfecho. O livro tem uma escrita muito simples, uma vez que é do ponto de vista do próprio Jack, um menino que acaba de fazer 5 anos.
Somos presenteados com uma inocência que nos faz lembrar e muito da nossa própria infância e como pensávamos que o mundo era tão simples e, às vezes, até pequeno demais, do nosso ponto de vista.
Leitura rápida, simples, porém bem emocionante.

Ticy 05/10/2020

Quarto
Fico triste por não poder dar uma nota maior para o livro, especialmente por ser um em que eu tinha tanta expectativa, mas a história não me prendeu como eu imaginei que faria.
É um livro tocante em diversos pontos, mas a narrativa é muito parada em comparação ao que estou acostumada e, como se não bastasse, a história é inteiramente narrada por um garoto de cinco anos. De certa forma, ver os acontecimentos sob a perspectiva de uma criança ingênua tornou as coisas mais leves, mas em muitos momentos estar imersa na mente do Jack me desagradou.
Ainda assim, não posso dizer que não gostei do livro, que não me desesperei e não me emocionei em algumas cenas, mas infelizmente ele não é tudo o que eu esperava.

Relâmpago Marquinhos 08/04/2021

Resenha: Quarto
Caso tenha assistido ao filme O Quarto de Jack, já conhece a história, porém com vários detalhes que fazem a leitura ser mágica. No livro, entramos na mente de Jack, fazendo com que o livro tenha uma narrativa em primeira pessoa, o detalhe disso é que a autora consegue mostrar a mente de uma criança nessa situação. Um leitura que recomendo. Política, filosofia, sociologia, psicologia, neuropsicologia, e assuntos do tipo são presentes.