O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Mundo Perdido

Ivan 27/09/2022

Aventura clássica, e com dinossauros!
Mundo Perdido, escrito por Arthur Conan Doyle conta uma história escrita a muito tempo, por isso cheia de termos antiquados e estranhos para a nossa época, mas assim mesmo, se trata de uma grande história de aventura e superação.
Aqui temos quatro personagens, cada um com a sua motivação específica, indo floresta amazônica a dentro, procurar uma região esquecida pelo tempo, onde criaturas já extintas podem ter encontrado um refúgio da extinção.
Sobre os personagens eles são bem desenvolvidos e tem muito carisma, mas, pela própria época em que foi escrito o livro, sofre de ser muito padrão e clichê, eles tem os seus arquétipos e não saem disso, e os coadjuvantes são totalmente dispensáveis.
A descrição do ambiente é espetacular, é fácil se colocar lá junto com os personagens, tornando a história fácil de ler e nada cansativa.
Outro fato para se chamar a atenção é que em vários momentos são citadas localizações no território brasileiro, várias cidades, como Belém (Pará) e Manaus, são muito importantes na história.
No caso, eu só li porque vi em uma sinopse que tinha dinossauros, e como gosto muito desse assunto peguei para ler.
É um livro muito divertido, uma aventura épica clássica que vários filmes, séries e outras obras beberam e vão continuar bebendo da fonte por muito tempo ainda.

Júlia 09/10/2022

Livro fácil, fluido e muito bem escrito pelo querido criador do detetive mais famoso do mundo. Foi a primeira vez que li algo do Conan Doyle que não fosse relacionado a Sherlock Holmes e foi uma excelente leitura.
Até a metade do livro me peguei comparando-o com Viagem ao Centro da Terra, de Julio Verne, mas depois a narrativa se firmou como só Doyle poderia ter escrito. O final foi muito satisfatório em razão do motivo que levou nosso jovem Malone às aventuras do planalto perdido. E a história se passar no Brasil foi um agrado à parte.

Pidge 28/02/2023

Uma grande aventura
Um clássico né, não posso reclamar de quase nada.
Eu só imaginava que teriam mais variedades de dinossauros e mais envolvimento deles. As falar extremamente grandes e descritivas enchiam o saco de vez em quando, geralmente fico em busca de falas nos livros mas neste fiquei só querendo que os personagens calassem a boca :')
Enfim, foi um livro incrível e ri de mais com o que o suposto par romântico fez da vida no final

MaJu 15/12/2022

Dinossauro?
~Eu comprei o livro após ler jurassic park e sinceramente foi uma chibatada, não crio que alguém como Arthur Conan doyle criou isso .

~Eu entenderia a história , se fosse uma leitura infantil , mais a linguagem escrita é formal / culta . Primeiro de tudo , pensei que o livro era inteiramente sobre os dinossauros , porém 1/5 do livro fala sobre eles

~ Em todo livro , os negros/mestiços/ indígenas/ não europeus eram vistos como serviçais em literalmente todo livro , como se não fosse importantes para a história , e colocando-os como leigos , incapazes de lutar e totalmente submissos a ordem dos exploradores

~ péssimo protagonismo e personagens com péssimas personalidades e estereotipados ao máximo

[Spoiler]

Parece que estava lendo Robson Crusoé, inventaram no meio da história canibais, como se dinossauros não fossem inimigos tão interessantes para serem desenvolvidos , pois durante toda narrativa , os dinossauros foram bem nerfados ( diminuiu a força) , colocando-nos no nível de um animal qualquer , não tão perigosos e extremamente burros , além da incrível variedade de no máximo 5 dinossauros

Fiquei esperançosa com a explicação de haver tais animais ainda existindo , ainda que ultilizando Darwin , conseguiu se estragar uma boa linha de raciocínio , estragando o sentido da explicação

Joey Resende 30/12/2022

Um dos poucos casos....
Um dos poucos casos em que a obra original (No caso esse livro) e superado pelo filme que se inspirou do livro.

Wislen.Silva 06/03/2024

Fraco
Não gostei muito, achei os personagens muito rasos, esperava um pouco mais por ser uma obra do Conan Doyle

Milton 07/01/2023

Interessante.
Aí iniciar a leitura imaginei que estaria lendo a obra que deu origem ao filme O Mundo Perdido. Porém essa narrativa segue por outro lado, embora, sim, tenha inspirado outro livro, o qual foi base para o filme. A obra de Sir Arthur, famoso pelas aventuras de Sherlock Holmes, segue as aventuras de uma comitiva que busca comprar a existência de criaturas pré-históricas em uma pedaço da Amazônia brasileira.

Alberto27 13/01/2023

Uma aventura no quintal da Amazônia.
Sendo o meu primeiro livro do Conan Doley, me impressionei um pouco com uma narrativa exagerada de formalidades, mas confesso que isso deu certo charme aos personagens, principalmente aos cientistas e suas personalidades fortes. Uma aventura clássica e envolvente. Recomendo

Isabela 17/11/2023

Um aventura interessante
A história é boa, se tivesse lido este livro em outro momento talvez leria ele mais rápido
O começo não me chamou tanta atenção, mas da metade até o final foi cativante. A forma como Amazonas foi retratada no livro é boa, é incrível a ideia de dinossauros e outras espécies pré históricas ainda existir e além do mais ser aqui no Brasil, isso foi de fato brilhante! A aventura sendo relatada pelo jornalista teve cenas engraçadas e o final me deixou impressionada de como ele de fato se encaixou com o que estava acontecendo no começo do livro.

Vivianne.Lucena 26/01/2023

Ficção e ciência sempre são um prato cheio! :)
Um livro com aventuras dignas de um filme, ou até mesmo uma série. O personagem que narra a aventura que se passa em nossa querida Amazônia é extremamente cativante, o que torna até mais tolerável o ego que não cabe em palavras do personagem Challenger. O livro termina com uma ideia de continuação, que infelizmente não existe, mas nos deixa livres para imaginar. Quem gosta de uma boa ficção científica irá adorar este exemplar!

Cadedo 13/09/2016

Diferente da versão cinematográfica
Diferente de tudo, este livro não torna chato assistir a série de televisão ou vice-versa, pois são histórias distintas. Gostei das duas e saliento: o livro é muito menos detalhado! Porém, há uma pegada mais séria do que a série televisiva, ao qual acredito que os diretores deviam ter levado em consideração.

Che 20/06/2017

Já tinha lido não apenas os quatro romances protagonizados por Sherlock Holmes, mas também outro com o professor Challenger, "A Nuvem da Morte" (1913), todos de autoria de Arthur Conan Doyle, há coisa de cem anos atrás, mas até hoje bons, divertidos e cativantes.

Este livro de estreia do turrão, arrogante e instável Prof. Challenger é mais um que vem se somar ao ótimo panteão de publicações memoráveis de Doyle. Rendeu um filme mudo de 1925 divertido e bom, para os padrões ainda 'engatinhantes' de um gênero aventura/sci-fi ainda antes de ser revolucionado com o "King Kong" de 1933. No caso do livro de 1912 (convenhamos, ser bom depois de um século de publicado não é pra qualquer um!), é claramente mais aventura que sci-fi, embora Doyle tenha a perspicácia de tentar dar alguma verossimilhança científica para o ponto de partida de sua hipótese mirabolante de um platô com seres do período jurássico conservados no meio da Amazônia brasileira.

As figuras dos dois 'produtores de pensamento' são acertadamente retratadas como poços de vaidade que esnobam os 'reles mortais' abaixo deles e se digladiam o tempo todo entre si pela glória das descobertas. Há outros dois personagens para contrabalancear, sendo um deles uma espécie de Indiana Jones, bastante adequado à proposta do livro.

Enfim, se você gosta desse tipo de aventura com ares vagos de ficção-científica (é meu caso, admito), pode ler esse clássico que vale a pena.

Tiago 16/08/2017

Fascinante!
Que narrativa perfeita! Uma expedição britânica comandada pelo professor Challenger vem para a amazônia brasileira em busca de um planalto misterioso, onde seres pré-históricos mantiveram-se em sobrevivência. Aventuras e perigos emocionantes, com dinossauros, homens-macaco e índios primitivos fazem do livro um grande espetáculo de tirar o fôlego. Cinco estrelas para a linguagem descritiva utilizada pelo autor.

Thiago Gadelha 20/02/2021

Antigo mas valioso
Essa historia do conan doyle é boa pra ver como imaginavam a América do sul. Gostei da forma que ele abordou varios elementos antigos e extintos em um local intocado. Faz tambem uma boa reflexão sobre relacionamentos e suas motivações.