O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Mundo Perdido

Rodriguinho @literario.rojo 23/03/2021

Uma leitura surpreendente pra mim de uma obra que não conhecia do Conan e achei a história bem envolvente e emocionante o final achei que ficou com umas pontas soltas, mais nada que prejudique a história. Um ótimo livro para os amantes em aventura ?

Jão 13/11/2022

Cansativo
O livro tem altos e baixos, mas achei a leitura muito cansativa e enrolada. Mas é legal, apesar de diversas vezes apresentar aquela visão colonialista e de superioridade europeia dos séculos XIX/XX.

Naiara 17/02/2024

Gostei de como os personagens e a estoria sao colocados, bem envolventes..
Comecei a ler com uma expectativa tao alta, entao ja sabia que iria ser complicado ser tudo que imaginava..
E de fato foi muito bem escrito, divertido e o suspense de descobrir o que mais tinha nas descobertas me animou..

Porem, eu tinha assistido a serie que passava rs, la era bem melhor, vi que inventaram personagens que nao tinha no livro e melhorou muito a trama..
Mas o ovo foi o livro, dele a serie nasceu e foo tudo muito bem feito..
estou satisfeita..

so o final que parecia real demais, esperava algo mais fantasioso, mais inalcansavel.. trouxe para a vida real e nao tem como ser real para mim, entao fiquei com a sensaçao ruim, nota baixa por isso.. faltou um sei la o que de ilusorio.. é isso

Moni 13/04/2023

Viagem pelo tempo
Acho interessante como os livros podem despertar emoções e reflexões tão distintas entre seus leitores.
Dessa vez, essa leitura me pegou em relação ao tempo.
Primeiro ponto seria o período em que foi escrito. Me impactou como a escrita de uma história fictícia de mais de 100 anos traz diversas pitadas científicas, referências de pessoas estudiosas da época, além de me parecer que o autor fez um belo de um estudo geográfico sobre o "mundo perdido".
Também não podia faltar o tempo em relação aos personagens jurássicos. Refletir sobre a linha do tempo em que esses seres estiveram na terra e o período em que nós, até então estamos, é uma gota de água em um oceano inteiro. E aí trago essa reflexão para a atualidade e a relação que temos com o passar dos dias, um mês parece um ano já, e as tecnologias e inovações trazem diversos mundos em apenas um clique.
Enfim, meus pensamentos me levam longe.
A história é ótima, prende a leitura e te faz viajar por esse mundo perdido, que aliás agora quero conhecer e desbravar também.

Van_woods 02/04/2021

Interessante
O livro é bem escrito e a narrativa prende o leitor do começo ao fim.
Para um leitor atento é possível identificar passagens que nos dias atuais são preconceituosas e deveriam estar superadas, porém deve se guardar o tempo histórico e sociedade em que foi escrito o livro.

@fabio_entre.livros 15/02/2020

Inspiração para uns, nostalgia para outros
Sherlock Holmes está para a literatura como a Mona Lisa para a pintura, tamanha é a sua popularidade. Aliás, tal popularidade chegou a aborrecer imensamente o autor, que alegava que o personagem o impedia de escrever “algo melhor” em outras áreas da literatura. Queixas à parte, além de sua prolífica carreira no ramo da literatura policial, Conan Doyle se aventurou por outros gêneros, como a ficção científica e especulativa, da qual este “O mundo perdido” é sua obra mais conhecida.
Publicado em 1912, este livro inaugura uma nova série de obras protagonizadas por um personagem excêntrico: o irascível e arrogante professor Challenger. Neste primeiro livro, ele alega ter descoberto, nos confins da Amazônia, um “mundo perdido”, uma região isolada que permaneceu por milhares de anos imune às transformações evolutivas da Terra. Mais que isso, tal lugar preservaria ainda os dinossauros do período jurássico. Naturalmente, essas afirmações são recebidas com escárnio e incredulidade por parte da comunidade científica a que Challenger expõe suas “descobertas”. Assim, para provar irrefutavelmente suas alegações, Challenger propõe uma nova expedição à América do Sul, missão na qual o acompanham o jornalista Edward Malone (que é o narrador em 1ª pessoa), o famoso aventureiro John Roxton e o cético Summerlee, o maior opositor das ideias de Challenger. Partindo de Londres, eles chegam ao Brasil (onde fica a “entrada” desse mundo de maravilhas inexploradas) e a partir de então se envolvem na maior – e mais perigosa – aventura de suas vidas.
Algo que chama bastante a atenção neste livro é a noção nebulosa dos ingleses (e, de modo geral, da Europa) sobre a América, particularmente a do Sul, em pleno século XX. É uma visão estereotipada e imprecisa sobre cultura e geografia, deslizes que só considero aceitáveis por se tratar de uma obra de ficção e porque essa perspectiva vaga sobre o “novo mundo” não era uma característica restrita de Conan Doyle e outros escritores da época. De qualquer forma, também não se pode exigir exatidão histórica numa obra em que estegossauros e pterodátilos vivem tranquilamente num planalto inacessível da Amazônia.
Embora não tenha alcançado o mesmo êxito das obras com o detetive do cachimbo, “O mundo perdido” fez bastante sucesso nas telas, tendo sido adaptado várias vezes, além de ter sido a inspiração para Michael Crichton escrever a sequência de “Jurassic Park” (que, inclusive, tem o mesmo título, “The lost world”).
Por falar em adaptações, eu não poderia deixar de falar da série de TV “The lost world”, produzida entre o final dos anos 90 e o início da década de 2000. Tenho um grande carinho por essa produção porque foi a primeira série que acompanhei regularmente (eu diria até “religiosamente”). Lá pelos anos 2000 não havia Netflix e nem essas comodidades atuais de internet com séries para ser assistidas a qualquer hora. Naquela época, as boas séries da TV aberta eram escassas e geralmente exibidas só nos fins de semana ou muito tarde da noite. Então, foi uma satisfação imensa para mim quando a Record começou a exibir esta série diariamente; amava demais, não perdia um episódio. E era o assunto na escola, na hora do recreio. Bons tempos aqueles! Aliás, agora eu posso dizer que gostei mais da série do que do livro; enquanto este se mantém na linha da ficção científica, o programa incluiu ainda elementos de fantasia, alegorias históricas e mitologia. Além disso, tem duas personagens femininas fortes que eu lamentei muito por não existirem no livro: Veronica (uma espécie de “Tarzana” civilizada) e Marguerite, a mulher de passado misterioso que financia a expedição.

IagoBRgm 06/08/2021

Incrível!!
Desde pequeno sempre gostei de dinossauros e esse livro... Nossa!
Tem uma trama tão científica e ao mesmo tempo tão casual. Embarcamos em uma aventura completa, caminhando junto com 4 personagens, cada um com sua personalidade ideal, e junto a eles descobrimos coisas, corremos perigo e ficamos surpresos, recomendo MUITO!!

Matheus 11/03/2021

Um livro de aventura bem legal. Os dinossauros demoram para aparecer e já que tem um dino na capa achei que seria mais rápido.
Mas é bem escrito, vale a pena para os que gostam de aventura.

oieamare 10/10/2021

Mundo Perdido - Arthur Conan Doyle
Uma história bastante divertida e interessante sobre um personagem que, por amor, acaba aceitando cobrir (para um jornal) uma viagem que o leva para lados desconhecidos da Amazônia.

Lá, com três outros companheiros (dois professores e um aventureiro nato), ele descobre seres do período jurássico e ainda outras de tempos perdidos na evolução da própria humanidade.

O livro inteiro parece uma grande viagem na evolução e de certa forma é uma viagem interessante para quem gosta do assunto, mas alguns termos podem ser bem depreciativos e incomodar bastante.

Mas o livro cumpre sua missão de apresentar um mundo perdido cheio de mistérios, muitos duelos e intrigas tribais, e ainda com um pano de fundo romântico.

Thaysa41 28/10/2020

Ótima Aventura!
Apesar de um começo um pouco lento e maçante, gostei muito do livro. Quando a aventura se inicia a história se torna muito empolgante e a gente não consegue parar de ler!

Andrea 11/11/2020

Uma leitura sagaz
Primeira leitura do ano! O mundo perdido é uma aventura sagaz e divertida, apesar de datada. Afinal, a história se passa no início do século XX, logo é muito marcante a presença de ideias imperialistas na obra, mas é um bom entretenimento.

Lari 01/11/2020

Terra de Maple White
Uma equipe formada por dois professores um jornalista e um caçador, sai de Londres para o Brasil em busca de confirmações sobre uma terra que supostamente guarda encantos e vários perigos " O mundo perdido", e de certo encontram o que procuravam, e muito mais do que se esperava.
Deixo um pouco somente do gostinho de ler esse livro que muito remete a infância e nosso poder criativo e imaginativo, ao longo da história você se sente induzido a ler sempre mais com curiosidade e apreensão das próximas estrofes, se sentindo mais uma aventureira(o) dessa aventura.

Siegfrito 04/09/2022

Uma aventura interessante
Confesso que o livro me decepcionou um pouco, uma vez que cheguei nele vindo da Série que assisti a muito tempo na tv aberta.

Esperava encontrar um pouco mais da fantasia maluca que a série me mostrou, mas encontrei apenas mais um livro do Conan Doyle, bem escrito, estruturado e finalizado.

A obra em si é excelente e não falta nada em termos de enredo, bons diálogos e acontecimentos, minha expectativa é que estava diferente.

Valclecia.Morgana 04/12/2021

Agora entendo porquê algumas pessoas acham que existe dinossauro na Amazônia e no Acre. kk
Doyle consegue colocar de tudo nesse livro, tem dinossauro, índio, homem pré-históricos "guerra" e até uma pequena citação sobre o curupira, descobertas de novas espécies, que deixariam qualquer um de cabelo em pé, pela falta de total compatibilidade desse eventos acontecerem juntos, mas no final se o leitor conseguir se deixar levar até que vira uma historia boa para se entreter. O livro de desenrola a parti de uma expedição ao platô localizado na Amazônia onde o professor Challenger depois de ser ridicularizado e desacreditado pelo conselho de acadêmicos junta uma equipe para comprovar suas descobertas. Entre os integrantes estão nosso narrador o jornalista Malone, o Lord John Roxton e o professor Summerlee (que está lá para confirmar que o Challenger é um mentiroso). Bem chegando o grupo a Amazônia eles vão até o platô para descobrir o que realmente existe nele. Em decorrência de determinado evento eles ficam presos no local e a parti dai vão fazendo varias descobertas, que surpreende não apenas eles mas ao leitor também. Bem na minha opinião o livro é bom, mas não é o tipo que agrada a todo mundo, pois em vários momento ele fica bem tranquilo, demorando para os eventos acontecerem, e quando os pontos de clímax acontecem passam muito rápido. Outro ponto é que por ser um livros escrito a tanto tempo, alguns tópicos que Doyle escreve dentro da historia não é visto com bons olhos hoje em dia. No geral dou 3 estrelas por gostar das historias que contem dinossauros.

DeiaMolder 16/09/2021

"Minha ambição é a de fazer pelos 'livros para garotos' o que Sherlock Holmes fez pela histórias de detetive."
( Os livros para garotos foram uma literatura típica do período vitoriano e eduardino, herdeiros das viagens extraordinárias de Jules Verne.)
Doyle só se atrasou um pouquinho, mas é válido. ? Esse livro foi publicado em 1912. ?

Realmente a narrativa se parece muito com as de Jules Verne, mas é uma delícia.

Liderada pelo professor Challenger, um paleontólogo excêntrico e carismático, uma expedição científica parte de Londres para explorar um território longínquo da selva amazônica. Essa aventura trará diversos perigos a essa equipe, como homens-macacos selvagens a terríveis criaturas pré - históricas. ?

Um livro que se lê numa sentada.
"Bora" encarar? ?
Excelente leitura para um fim de semana ?