O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Mundo Perdido

Ana Rubia 24/08/2020

Aventura + dinossauro!!!
Este livro é uma aventura muito bem pensada, a ambientação foi uma surpresa para mim.
O livro deixou um gancho para uma continuação, que, por incrível que pareça, a série de TV se parece passar depois desse final!

Licia Maria 14/04/2023

O mundo perdido é aqui (?)
Muito legal ver o Brasil no centro de uma ficção não Brasileira. Muito legal ver a figura do explorador sendo "satirizada". Imaginar dinossauros vivendo na mesma Era que a gente é bem legal também.

Enfim, um livro que dá pra ler como aventura, como crítica, como nada de nada...

Ps.: e a vontade de subir o Monte Roraima que voltou com tudo!?

Felipe.Protti 12/11/2020

Ótimo livro para se divertir e se aventurar em um mundo de dinossauro.

Graziely8 01/05/2023

?Questão de ordem! Ordem no recinto! Vergonha!?

Edward Malone é um jornalista que parte em uma aventura com o irritadiço professor Challenger a fim de impressionar Gladys, uma pretendente que afirmou que só se casaria com um homem aventureiro.
Challenger é um polêmico zoólogo, ridicularizado por alguns membros do Instituto de Zoologia de Londres por afirmar que ainda existem animais pré-históricos na América do Sul.
Challenger, Malone e companhia partem rumo à floresta Amazônica, conhecem um mundo jurássico e vivenciam vários perigos.
Os moradores locais são retratados como vilões, algo que achei bem caricato e preconceituoso na obra.
Os aventureiros ficam famosos por conta do sucesso da expedição científica. A narrativa é regular, não leria novamente.

Hinata Oliver 01/02/2022

Uma viagem incrível
Quatro homens partem para uma viagem incrível de descobertas. Entre eles temos cientistas, jornalista e curiosos.
No centro da amazônia, eles descobrem o local que abriga seres pré históricos, entre homens macacos - o elo perdido - até a enormes dinossauros.
Cada capítulo é uma aventura diferente. E os atritos entre os cientistas são cômicos.

Marcos 15/02/2021

Cheiro de infância
É ótimo quando um livro te traz aquela nostalgia da infância. Lembro de brincar com dinossauros de plástico e borracha, fazer vales, ilhas e demais recantos perdidos para meus amigos pré-históricos. Além de me levar ao meu passado de criança em que brincava, me levou ao meu passado de consumidor de mídia com dinossauros. Eu simplesmente adorava a série O Mundo Perdido - e olha que os dinossauros computadorizados da série eram bem ruins pra época, pelo menos comparando ao Jurrassic Park e Dinotopia - e somente agora fui ler o livro que não sabia existir até pouco tempo atrás. O pós-facio do tradutor é ótima, faz toda uma cronologia das inspirações deste livro até as inspirações baseadas neste livro. Recomendo a leitura para qualquer um que gostar de uma aventura e quiser lembrar de sua infância na companhia dos dinossauros.

Lisandra Sousa 17/02/2021

O Mundo Perdido de Arthur Conan Doyle
A história do livro é concentrada pelo excêntrico cientista George Edward Challenger que afirma ter encontrado vida pré-histórica em algum lugar da Floresta Amazônica. Sendo desacreditado, propõe um comitê para investigar o lugar sob sua liderança e para corroborar suas afirmações. Nesse grupo há o professor e cientista Summerlee, o caçador lorde John Roxton e o jornalista Edward Malone. Este último narra os acontecimentos do livro. Nos primeiros capítulos introdutórios, ele narra como se sucedeu seu envolvimento na história e após esse esclarecimento, ele narra em forma de carta-diário destinada a contar as aventuras para o seu editor no jornal.

A história narrada se trata de uma grande aventura. Alguns capítulos são iniciados com textos introdutórios, prendendo e instigando o leitor a saber o que aconteceu.
Na viagem dos personagens ao Brasil há diversas descrições de lugares e transportes usados, cheguei a pensar que o autor tivesse vindo ao país. Só que não. Segundo artigo de Ivan Finotti, pela Folha de São Paulo em agosto de 2018, descobri que Doyle nunca veio ao Brasil e que pediu ajuda a amigos que viajaram ao país. Ele cultivava amizade com o coronel Fawcett, que buscava a cidade Z na Amazônia através de excursões exploratórias.
Voltando a narrativa do livro, o ponto alto é o envolvimento dos povos indígenas e a tribo de homens-macacos. A troca de farpas entre os professores, a personalidade marcante do Challenger e a forma de narração em certas circunstâncias é de arrancar algumas risadas. Algo que atacou um pouco meu senso crítico são os esteriótipos abordados, a inferiorização do povo sul-americano. Mas há de se levar em conta que o livro é do ano de 1912.
Em suma, meu primeiro contato com as obras do Sir Arthur Conan Doyle foi satisfatória.

Nota 4/5

Observação: O que sempre me causou confusão é que o título do livro de Doyle foi reutilizado por Michael Crichton em seu romance The Lost World, uma sequência de Jurassic Park. Daí eu achava que ambos eram um livro só, e que aquela série O Mundo Perdido (1999-2002) fosse baseada no mesmo livro do famoso filme de Steven Spilberg. Por falar na série, que acompanhava quando criança pela Record/Band, realmente é baseada porque há muita coisa diferente. A série era ótima mesmo assim, uma pena não ter sido finalizada como deveria.
Vanessa.Cidade 18/02/2021minha estante
Fiquei interessada. Muito bom sua resenha ??

Carol Fogaça 18/02/2021minha estante
??

Lisandra Sousa 18/02/2021minha estante
Obrigada, meninas! ??

camila 28/03/2021

muito bom
eu gostei bastante desse aqui, terminei em um dia! achei legal o livro se passar no brasil e falar um pouco sobre a cultura

Ratinha da Biblioteca 31/01/2023

Uma expedição inusitada
Em "O mundo perdido" de Arthur Conan Doyle vamos ter um professor alegando existir animais jurássicos na América do Sul, sem provas é óbvio que ninguém acredita e como uma solução, uma comitiva de validação parte rumo ao desconhecido para ver os dinossauros. Um repórter, um caçador e outro professor são a comissão especial que parte de Londres rumo a Amazônia, logo em seguida ganha um novo membro que é capaz de indicar o caminho correto.

Se é de aventura que você gosta, esse livro é perfeito! Com um bônus de se passar nas terras brasileiras, já pensou um dino na Amazônia? Aqui é possível! É muito divertido de acompanhar as encrencas que a comitiva se mete, e também as formas que encontram para tentar sair com vida dessa aventura, afinal, de nada adiantará se não puderem voltar para Londres.

Eu adorei, gosto desse jeito, sou apaixonada no Verne exatamente por isso e não imaginava que o Doyle entregaria algo de tanta qualidade também, afinal ele ficou conhecido pelo Holmes, outro gênero, mas é tão maravilhoso quanto! E essa capa lindissima da principis merece ser enaltecida!

Junior.Silvestre 15/04/2021

Livro bom, com uma leitura muito macia, tranquila e flui com facilidade.

A única coisa que me decepcionou é que ele poderia ser maior, pois tudo que contem nele foi muito bem detalhado, porem acho que e a estória poderia se estender mais.

Guilherme 01/05/2021

Outro clássico
Para quem não conhece, livro fantástico, que com sua peculiar escrita de Sir Arthur Conan Doyle, sempre cativante e detalhada, de forma que te prende, a história é uma premissa do contexto pré-histórico, um marco para gerações futuras. E com o belo e espetacular texto de Samir Machado, explicando um pouco mais o que está obra maravilhosa contribuiu para as gerações futuras, tanto literária como cineasta. Vale super a pena.

LadyEl 16/05/2021

Sessão da tarde
Uma leitura muito divertida e cheia de aventuras, parece que vc está assistindo um Sessão da tarde. É interessante a visão das pessoas (e autor) no século IXX , hoje ultrapassadas, de que a natureza é uma ameaça, e animais são monstros que devem ser derrotados.
Ainda bem que mudamos. Será?

andressa 18/05/2021

legalzinho e pa pa pa
é divertido e tudo, mas eu senti falta de algumas explicações.
o começo é meio enroladinho, demora um cado p começar a acontecer as coisas, mas depois disso a leitura flui mais tranquilo.
n foi um livro que ne prendeu nem nada, mas de qualquer forma eu gostei

Vivi 19/09/2021

Mágico
Bom eu devo dizer que não adianta procurar não tem continuação.kkkkkkk(cada k é uma lágrima)

O livro entregou tudo que prometia e mais. Eu li a senopse (não sei escrever) e me apaixonei e a capa também chamou bastante atenção. Eu não entendo a capacidade de escrita fluida da Arthur. Sério! Ela é maravilhosa apesar de ele ser um escritor clássico. E eu consegui imaginar perfeitamente os senáriis já que se passa na floresta amazônica brasileira. Simplesmente maravilhoso esse livro super indico.