O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Mundo Perdido

Jessica891 13/12/2022

Deixo mais uma vez aqui registrado o meu amor pelas obras de Arthur Conan. Dono do meu coração, que mais uma vez conquistou com essa história de aventura maravilhosa cheia de emoções, e que ainda cita minha cidade.
Fique ansiosa e aflita a cada evento narrado, e era tão gostoso de ler que a cada momento eu queria logo retomar a leitura. Adorei.

Léo 20/06/2022

Enredo divertido
Entradas secretas, mistérios, espécies desconhecidas, América do Sul, Brasil e uma equipe um tanto engraçada e excêntrica. Bem a cara do Doyle mesmo, todos os ingredientes que ele costuma e gosta de usar nos seus enredos. A história é bem engraçada, cheia de aventura, com personagens simpáticos, estilo Indiana Jones. Citar o folclore brasileiro e as tradições indígenas para fazer parte da história foi muito interessante e magistral. E, claro, sem esquecer do ingrediente principal, os dinossauros. Foi incrível a forma como o autor conseguiu descrever cada um deles, em suas ações e formas. Pra quem gosta desse universo, acho que é um livro que acrescenta muito. Nunca tinha lido histórias completas do Doyle, e achei legal. Em certos pontos, confesso que é um pouco cansativo, mas acredito que seja mais por causa da minha falta de hábito em ler enredos desse tipo, mas no demais, foi muito bem entregue para o leitor. Algo escrito em 1912 ainda pode ser bem interessante nos tempos atuais. Valeu a pena ler!

Marcelo 10/07/2022

Leitura muito agradável
O livro é muito bem escrito, seu autor Arthur Conan Doyle é mais conhecido como criador de Sherlock Holmes. O mundo perdido foi lançado em 1912, portanto é um livro escrito há 110 anos e que possui muitas incorreções científicas, assim como muitos absurdos comportamentais, culturais e sociais. São um espelho da sociedade europeia da época. Isto posto, acompanhamos um grupo composto por dois cientistas, um caçador e um jornalista que partem da Inglaterra rumo Amazônia para investigar a existência de lugar na floresta onde ainda existiriam dinossauros, um verdadeiro mundo perdido. A narrativa é envolvente e ágil, os personagens são bem desenvolvidos e é fácil criar empatia por eles. Minha segunda leitura deste livro e amei.

Hinata Oliver 01/02/2022

Uma viagem incrível
Quatro homens partem para uma viagem incrível de descobertas. Entre eles temos cientistas, jornalista e curiosos.
No centro da amazônia, eles descobrem o local que abriga seres pré históricos, entre homens macacos - o elo perdido - até a enormes dinossauros.
Cada capítulo é uma aventura diferente. E os atritos entre os cientistas são cômicos.

Andy 06/04/2020

Bem, o começo do livro não me apeteceu tanto. Eu até pensava "o que viram nesse livro?", pois já tive de ler obras bem recomendadas e não ter gostando tanto quanto quem me recomendou. Então continuei achando o livro chato e devagar até a metade do livro, enquanto a aventura estava só começando. Foi aí que tudo mudou. De uma hora para a outra, as aventuras começaram a estourar, e eu fui ficando mais e mais obcecado pela história ao ponto de deixar meus afazeres do trabalho para ler mais um pouco (e quase fui repreendido). A história foi, de um capítulo ao outro, de sem graça a super interessante, cheio de aventuras que só me fascinavam cada vez mais. Os últimos capítulos foram os melhores, e as citações que consegui recolher me fizeram refletir bastante acerca do poder do homem moderno.
Apesar da escrita de Conan Doyle ser muito detalhista, o que pesou um pouco no início do livro, é graças a ela que também me fez gostar tanto desse mundo maravilhoso que nos é apresentado na obra. ?
É um livro indicado a qualquer idade e, claro, aos que queiram se aventurar nesse universo pré-histórico que eu tanto amo. ?

?Todas as conquistas produzem o mesmo resultado, mas essas lutas ferozes, quando no alvorecer dos séculos os habitantes das cavernas derrotaram a ferocidade dos tigres, ou quando os elefantes entenderam pela primeira vez que têm que seguir um mestre, essas foram as verdadeiras conquistas, as vitórias que contam. Por uma estranha reviravolta do destino, vimos e ajudamos a decidir uma dessas disputas. Agora, neste platô, para sempre o futuro pertencerá ao homem.? (p. 199)

Nota: 5 ?

nerdparty 10/03/2020

O Mundo Perdido
Primeiro contato com uma obra de Sir Arthur Conan Doyle além das histórias de Sherlock Holmes. Uma leitura bacana, para quem curte um bom relato de aventura.

Mary 16/06/2021

Resenha de O Mundo Perdido
Publicado pela primeira vez em 1912 e escrito pelo famoso Sir Arthur Conan Doyle, "O Mundo Perdido" é muito diferente das histórias do detetive mais famoso de todos os tempos: Sherlock Holmes. Na trama, um grupo composto por dois professores, um jornalista e um caçador realizam uma expedição a um platô na bacia amazônica da América do Sul, a fim de confirmar ou não a existência de dinossauros.

Nesse sentido, eu tenho que confessar que, quando comprei o livro, tinha muitas expectativas, afinal, era um livro escrito pelo autor de Sherlock Holmes com a temática de dinossauros. Entretanto, acabei me decepcionando pois não reconheci a escrita envolvente de Arthur Conan Doyle e achei a história muito absurda e um tanto infantil, pois foi apresentada uma perspectiva eurocêntrica da América do Sul: um lugar primitivo ao ponto de abrigar dinossauros e, além disso, nativos "inferiores" aos visitantes britânicos. Nessa perspectiva, eu entendo que era uma visão da época (1912), mas não me agradou. Por fim, algumas menções ao Brasil e as batalhas presentes no livro me deram forças para continuar a leitura, a qual achei muito maçante.

"O Mundo Perdido" é um livro breve e com muito potencial desperdiçado.

Nota: 6/10

Ana Rubia 24/08/2020

Aventura + dinossauro!!!
Este livro é uma aventura muito bem pensada, a ambientação foi uma surpresa para mim.
O livro deixou um gancho para uma continuação, que, por incrível que pareça, a série de TV se parece passar depois desse final!

Nath 07/03/2011

Esse livro marcou muito a minha "pré adolescência" rs, acho que eu tinha 10 ou 11 anos quando me apaixonei pela história! Um livro muito bom e que faz você deixar a imaginação voar! E acho que apesar do tema, é um livro que atinge várias idades e vários gostos diferentes :}

Felipe.Protti 12/11/2020

Ótimo livro para se divertir e se aventurar em um mundo de dinossauro.

A Holdford 01/01/2015

Arthur para os jovens (o pai do Sherlock escrevendo uma literatura infanto juvenil)
Autor e edição:
Conheci a escrita de Arthur Conan Doyle por seus contos (curtos e longos) de Sherlock Holmes e John Watson, e confesso que gostei bastante da forma com que ela flui e o como os desenrolares dos fatos vão se mostrando a cada novo instante de forma intrigante, mas ao mesmo tempo tornando o enredo mais interessante. Mesmo quando tudo pode parecer corriqueiro, o autor consegue deixar pistas que serão aproveitadas no decorrer e isso é genial.
A leitura dos clássicos envolvendo o detetive e seu fiel companheiro, me fez querer conhecer as outras obras de Arthur, já que muitas e muitas vezes sempre se ouve/lê dizerem que as histórias de Sherlock eram apenas uma pequena parte do que ele escreveu (e o que ele menos gostava até).
Foi essa curiosidade quem e levou a ler "O Gato Do Brasil" (um ótimo e curto livro de contos de terror que você lê em um dia tranquilo - mas não aconselho em uma noite, viu? eheheh) e a caçar muito mais.
"O Mundo Perdido" eu havia achado em PDF há um tempo, mas quando a Zaha lançou "A Terra da Bruma" (com uma capa espetacular) corri comprar apenas para me chatear com a introdução que resumia os dois livros anteriores ("O Mundo Perdido" e "Nuvem da Morte" - que eu nem sabia serem anteriores a ele)... Com um grande spoiler de cara, me bastou cessar aquela leitura (depois de saber no tal resumo até quase que o final daquele livro) e começar esse aqui.
Nunca me chateei muito com spoilers, mas acho que a Zahar poderia ter lançado os dois livros anteriores a "A Terra da Bruma" (já que as edições lançadas no Brasil datam de anos luz atrás e não se acha para comprar em lugar nenhum, aí é necessário recorrer a PDFs gratuitos na net)...
O Mundo Perdido:
Descobri pelos sites de vendas que essa história foi até mesmo transformada em conto infantil (acho que com algumas modificações pontuais que quem continuar lendo também vai achar o mesmo) aqui no Brasil em um tipo de HQ, além de fazer parte de uma coleção de "Clássicos Nacionais" (o que me deixou totalmente perplexa já que o autor não é nacional e me fez pensar que o critério adotado foi puramente o fato da história se passar na Amazônia...).
A história começa quando o reporte Malone, encantado pelos dotes joviais de uma bela dama, Gladys (que você vai aprender a odiar, garanto-lhes) é incentivado a correr atrás de um grande feito, que o torne famoso e renomado, antes de poder pedi-la em casamento.
Isso leva Malone a conversar com colegas de profissão e descobrir que o professor Challenger (um acadêmico não muito amável) voltou de uma excursão mas recusa-se a dar detalhes de suas descobertas e maltrata os jornalistas. Ele dá um jeitinho de falar com o cara e depois de uns desentendimentos iniciais eles acabam conversando e ele aceita dizer o que viu, desde que o jornalista guarde segredo.
Sem saída, Malone aceita, e isso faz com que Challenger contar que em uma viagem ao Brasil, no coração da floresta Amazônica, existem animais pré históricos e ele quer provar isso ao mundo.
Mas, em um congresso, onde expõe sua descoberta, ele é desacreditado e obrigado a provar o que viu. Como só possuía desenhos de um artista desaparecido no local, ele aceita integrar uma equipe para provar sua descoberta.
O maior concorrende de Challeger, professor Sumeerle é o primeiro a se prontificar a ir, seguido por Lorde Roxton e Malone (claro, o jornalista não quer perder a chance de provar a Gladys que é a coragem em vida).
Esse deve ser o livro mais fantasioso que eu já li de Arthur. Diferente de Sherlock ou "O Gato", ele não possui muito embasamento no real, prendendo-se em muitos detalhes hipotético e vagos de uma "descoberta". Não fica claro em muitos sentidos o como esse tal mundo realmente estava ali intocado ou como os animais voadores (pterodacteros, para citar um dos ditos no texto) não deixam a tal reserva para planar por aí...
Mas...enfim, como uma leitura infanto juvenil e despretensiosa ele é bom sim... Sei que o terceiro livro tem um tema mais adulto,mas vamos ver como será o segundo, não? Afinal Arthur sempre é uma boa surpresa.... (Obs: Embora os desenhos dessa edição tenham ficado terríveis....)
Hagane Oboro 15/05/2015minha estante
Acabei de ler esse livro... e.. puts... poderia ter um finalzinho emocionante, pois o que temos é um Epilogo...
A continuação ... onde...?

Simone 03/11/2021

Me interessei em ler o livro porque assistia a série quando era criança, e confesso que prefiro a série. Não que o livro seja ruim, ele é bom, mas tem tão pouca aventura, a história poderia ter sido muito melhor explorada.

Raio 20/06/2021

Eu shipo Lord Roxton e Malone
Engraçado, divertido, misterioso e surpreendente.
Logo quando comecei a ler fiquei um pouco desmotivada, acreditava que iria na mesma pegada do livro Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne (tem muito hipe aqui e nem é isso tudo). São completamente diferentes! Superior em tudo. Doyle soube perfeitamente construir tudo em seu devido tempo e é isso que faz essa leitura maravilhosa. Cada personagem é icônico, mas o Prof. Challenger é o melhor e tem todo meu amor, assim como o bebe Malone.

Adrielli 15/02/2022

Um confort book , mistura um pouco de ficção científica com aventura, é uma mistura perfeita!
Amei esse livro!