O Mundo Perdido

O Mundo Perdido Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Mundo Perdido

yvnvitx 20/04/2022

O Mundo Perdido, de Arthur Conan Doyle
O mundo perdido, livro do ilustre Sir Arthur Conan Doyle, autor imortalizado pelo seu personagem Sherlock Holmes, conta as aventuras de quatro personagens (dois cientistas, um atleta e um jornalista) por um platô localizado na floresta amazônica onde um dos doutores afirmava ter encontrado um mundo perdido, onde dinossauros e criaturas pré-históricas ainda são encontradas.

Eu gostei da leitura, é um livro bem leve e é narrado no melhor estilo sessão da tarde, achei os personagens meio sem graças, exceto o jornalista, o que me atrapalhou um pouco na hora de me importar com a segurança deles, mas a história empolga e as descrições do mundo perdido são bem interessantes.

O final me surpreendeu, principalmente o arco do protagonista, que foi brm melancólico pra mim, o livro ficou com saldo positivo por ter sido um ótimo entretenimento.

PS: Dos livros mais baratinhos da Principis que eu tenho, esse é o mais bonito, possui uma identidade visual bem legal mesmo, por 10 reais, é um baita livro, comprem.

Mateus 16/10/2022

Maple White Land
Esse livro vai ficar bem gravado em minha memória, seja pelo fato de ter sido o primeiro que li no Kindle ou mais importante, o primeiro livro de Sir Arthur Conan Doyle que eu li, sempre jurei de pé junto que seria uma das histórias de Sherlock, me enganei miseravelmente.

A respeito da história, houve muitas coisas que me incomodaram e a grande maioria das coisas boas conseguiam suplementar o resto de alguma forma, hoje, se olharmos para o arquétipo da história, muitos diriam que é clichê, mas devo lembrá-los de não cometer a tão corriqueira noção de anacronismo, tendo reforçado isso, a escrita de Doyle é magnífica, e nos leva rumo ao desconhecido de forma esplêndida. Destaque para as personagens, que como eu disse, para muitos podem ser anacronicamente clichês, mas sem dúvida, isso não apaga como são cativantes.

Apesar do nosso querido Malone me irritar muitas vezes, e aqui aponto uma falha que me incomodou, parte em minha opinião, mas parte em estrutura narrativa, foram muitas as vezes que nosso personagem, enfaticamente e desnecessariamente, arrisco a dizer, recorria em seu relato a reafirmação do perigo constante, isso atrapalhava na fluidez da leitura, ao invés de deixar o leitor curioso, teve o efeito contrário, o que na primeira vez ou segunda vez funcionam, depois perde sua importância pela constância do uso desse artifício.

O livro peca também na aprofundação das temáticas trabalhadas, são exploradas várias questões filosóficas, como a clássica "homem vs Natureza" ou a noção do "homem civilizado Vs homem rudimentar", mas nem de longe são elaboradas de forma majestosa, posso citar exemplos que trabalham as mesmas ideias de forma magistral, como Conrad com seu "Coração das Trevas" ou Melville em "Moby Dick".

Ponto para Doyle pela ambientação e pela criatividade, o que explica sua legião de leitores devotados, mas creio que o autor realmente se dê melhor com o detetive do que com o nosso jornalista Malone na hora de contar suas histórias.

herbert.goncalves 19/04/2021

muito bom!!!
vale a pena dar uma conferida e se aventurar nessa obra repleta de adrenalina e dinossauros!! dá pra ler em um dia só, tem um pouco mais de 100 páginas.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Mikael_13 15/11/2020

Que aventura maravilhosa! Foi uma experiência de leitura incrível! Nunca imaginei ler um livro como esse ambientado no Brasil.

Alan kleber 11/06/2023

Uma aventura jurássica que vai te fazer rugir de alegria
Amigos leitores, segurem seus chapéus de explorador e ajustem suas lupas de detetive, porque estou prestes a revelar um segredo épico: "O Mundo Perdido", de Arthur Conan Doyle. Sim, o mesmo autor responsável pelo lendário Sherlock Holmes, decidiu se aventurar em territórios inexplorados - literalmente! Preparem-se para mergulhar em uma trama repleta de dinossauros, mistérios e um bom humor digno de um brontossauro rindo.

Nossa história começa com o excêntrico Professor Challenger, um cientista audacioso que acredita na existência de um mundo perdido habitado por criaturas pré-históricas. Ele reúne uma equipe de exploradores - incluindo o jovem repórter Edward Malone e o brilhante e cético Professor Summerlee - para embarcar em uma expedição rumo ao desconhecido.
Doyle nos presenteia com personagens cativantes e complexos. Challenger é o estereótipo do cientista maluco, com suas explosões temperamentais e seu físico robusto, mas seu coração acaba se mostrando maior do que o corpo de um T-Rex. Malone, nosso fiel narrador, passa de um novato desajeitado a um verdadeiro aventureiro, enfrentando perigos mortais e desafios que fariam até Indiana Jones tremer nas botas.
Agora, vamos aos dinossauros! Sim, caros leitores, Doyle não poupou imaginação ao preencher esse mundo perdido com toda a sorte de criaturas pré-históricas. Desde o majestoso Brachiosaurus até o temido Velociraptor, eles estão todos lá, prontos para deixar nossos personagens sem fôlego (e, às vezes, sem membros também). Prepare-se para mergulhar em batalhas épicas entre humanos e dinos, com um toque de suspense digno de uma selva cheia de rugidos.
A escrita de Doyle é magistral. Ele domina a arte de criar uma atmosfera intensa, nos transportando para o coração da selva, onde o perigo espreita em cada sombra. Sua narrativa é ágil e envolvente, como um dinossauro faminto correndo atrás de sua presa. As descrições dos cenários são tão vivas que podemos sentir o calor sufocante e a umidade da floresta enquanto lemos.
Ah, mas não se deixe enganar! Não estamos diante de um livro puramente sério e sombrio. Doyle injecta um bom humor em cada página, nos momentos mais inesperados. As interações entre os personagens são recheadas de diálogos espirituosos e trocas de farpas hilariantes. O sarcasmo de Challenger e a teimosia de Summerlee proporcionam momentos cômicos que nos fazem rir em meio a um mar de perigos.
"O Mundo Perdido" é uma obra-prima que nos transporta para uma era em que dinossauros reinavam supremos. É uma aventura empolgante, repleta de suspense, humor e emoção. Prepare-se para perder o fôlego, e soltar gargalhadas.

Peter L. Price 06/04/2020

O Mundo de Arthur.
Grande criador de personagens memoráveis, Arthur Conan Doyle em "O Mundo Perdido" lega à literatura mais incríveis perfis. O grande escocês dá um tempero brasileiro à trama aventureira colocando os personagens para embrenhar-se nas selvas do Brasil para comprovar sua teoria tão atacada nos meios científicos: a existência de animais pré-históricos que deveriam por sua natureza ancestral estarem todos extintos.
O tiro certeiro não é a trama, mas os personagens bem construídos psicologicamente. O duelo de mentes entre os Professores Challenger e Summerlee é um tempero sadio que poderia deixar a aventura sem graça. O próprio Challenger é magnífico e quiçá o melhor personagem da literatura fantástica em todos os tempos. Os outros dois membros do elenco, Ed Malone e Lorde John Roxton comprovam a maestria de Doyle no trato e criação de personagens.
Em relação à trama, nada a acrescentar. Ela fala por si mesma pois tem virtudes que explicam sua longevidade e a atração que exerce até hoje nos fãs de livros aventureiros.

sevenseas 02/02/2022

Divertinho, até...
Ótimo pra ler no café da tarde, história fácil de compreender e divertida de acompanhar. Por vezes enfadonha já que o cenário é sempre o mesmo, mato pra todo lado.

Nota 3,0.

Taci.Souza 10/02/2020

💬 OPINIÃO 💬

Para investigar a veracidade das alegações do Professor de Zoologia Challenger, sobre a existência de uma paraíso pré-histórico escondido no coração da Floresta Amazônica, um grupo de exploradores e lançam em uma jornada imprevisível pelas regiões mais remotas daquelas matas. Assim, o excêntrico George Challenger, parte de Londres, na companhia do renomado professor Summerlee, do notório aventureiro John Roxton e do jovem jornalista Edward Malone – a quem foi incumbida a missão de registrar todos os acontecimentos da ousada expedição.

É através das anotações do jovem senhor Malone que o leitor toma conhecimento das coisas incríveis e extraordinárias que se revelam aos exploradores ao longo de sua aventura. A escrita envolvente de Conan Doyle permite ao leitor uma rápida imersão na trama, e este logo se vê compartilhando com as personagens o encanto pelas belezas naturais da Amazônia, a fascinação por sua fauna e flora, a curiosidade pela vida selvagem, e, o deslumbramento espantado diante dos dinossauros que habitam a inacreditável Terra de Maple White.

Trata-se de uma leitura empolgante, cheia de mistérios, ação, perigos e reviravoltas inesperadas que surpreendem o leitor ao longo de cada capítulo. Uma opção perfeita para os amantes de uma boa aventura científica.

"[...] somente quando um homem cai no mundo, com o pensamento de que oportunidades de atos heroicos ocorrem o tempo todo à nossa volta e com o desejo muito vivo em seu coração de seguir qualquer uma dessas oportunidades que possa estar ao alcance de sua visão, é que ele rompe com a vida que levava para se aventurar nessa maravilhosa zona crepuscular mística onde se encontram as grandes aventuras e as grandes recompensas."

Elisabete 03/02/2023

"O mundo está cheio de possibilidades de heroísmo."
A aventura se passa na floresta Amazônica. Em uma época em que muitas partes do mundo ainda eram misteriosas e inexploradas.
O professor Challenger fez uma descoberta surpreendente.
Junto com o jovem jornalista Ed. Malone, o estudioso professor Summerlee e o caçador Lorde Roxton.
Eles fazem uma viagem exploratória para comprovar a veracidade da descoberta do professor Challenger.
O final da história, teve algumas surpresas, que é o estilo de Doyle.
Pra quem gosta de uma boa aventura, vale apena!

Mônica B. Lopes 03/08/2022

Muito bom!
Que livro gostoso de ler! a escrita maravilhosa e essa aventura cativante valeram cada momento.
Os personagens são ótimos.
Conhecer um outro lado do autor foi incrível.
Me senti assistindo um filme antigo de aventura e amei.
Recomendo a leitura.

Nara Andrade 28/06/2020

O mundo perdido
Os professores Challenger e Summerlee, o caçador Roxton e o jornalista Malone, embarcam em uma aventura em busca de um mundo desconhecido. Chegando lá encontram criaturas maravilhosas, mas também perigos que não tinha imaginado.
Confesso que me decepcionei um pouco com o livro, não porque é ruim, mas porque quando pequena assisti a série que havia sido baseada no livro, e me desapontei um pouco ao descobrir que as icônicas Margareth e Verônica não existem no livro.
Temos os temíveis dinossauros e os homens macacos que deram tanto trabalho na série e no livro.
Fiquei desapontada também com o curto período que passaram no platô e as poucas aventuras vividas pelos personagens, no geral é uma leitura rápida e descomplicada, e volto a ressaltar que minha decepção, é porque me baseiei pela série e esperava um pouco mais de aventura dos personagens antes de retornarem à Londres.

Edi 27/05/2021

Minha opinião sobre o livro
Dinossauros?? Todos pensam que quando avistar um dino tem que correr mas esse livro mostra que não, nesse livro eles vão muito além, eles não só fogem dos dinossauros como também exploram eles, lutam com eles e principalmente se protegem de maneira absurda de todos os dinossauros que encontram pelo caminho. Eu indico esse livro para muitas pessoas, principalmente para as pessoas que gostam do mundo dos dinos.

Vic 28/01/2021

Ótima leitura para passar o tempo
O mundo perdido foi o segundo contato que tive com Arthur Conan Doyle, entretanto na primeira vez em que li algo dele, achei terrivelmente ruim. Dessa vez porém eu até mesmo gostei, adorei me divertir um pouco.

O livro é apenas arrastado, com diversas descrições que muitas vezes são irrelevantes ( caso você não entenda que o livro foi escrito em 1800) Mas em geral é um ótima história.

É interessante observar como os ingleses realmente achavam que os indígenas viam os homens brancos como salvadores.

Rosana.Oliveira 28/03/2022

O começo achei meio parado, arrastado. Mas dá metade pro final foi muito bom! O autor descreve bem as cenas, deu pra imaginar tudo.

Rodrigo Leão 18/09/2022

Ótima leitura
Uma história épica e para quem viu a série representa muiito , é sempre bom essas histórias de aventura,da uma certa aliviada na alma ,algo sem compromisso.