Lago dos Sonhos

Resenhas - Lago dos Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Patty 04/03/2012

Muito bom!
Fantasmas do passado que atormentam as pessoas pela vida toda não é nenhuma novidade e a história de Lucy poderia representar a vida de muita gente por aí, mas descobrir um parente esquecido pela família faz com que Lucy encare seus fantasmas e os supere. A princípio o livro é meio devagar, mas conforme as descobertas começam a surgir o livro se torna mais interessante.

Pablo 02/02/2012

Eu achei dois temas bem interessantes: 1° " os fastasmas do passado" a lucy foi uma garota que viajou boa parte do mundo, teve sucesso profissional, ealguns relacionamentos que viera a dispensar..... buscou o que o mundo de hoje nos oferece para anestesiar os fantasmas do passado ou preencher um vazio...O livro trouxe a tona muitas verdades sobre a nossas vidas: a juventude como é efêmera , o 1° amor que deixa marcas em nossos corações, que muitos de nós levamos por o resto de nossas vidas, .....

sentilivros 05/11/2011

resenha de Lago dos Sonhos
"...Tudo começa com a água..."pg 328
Cá estou eu de novo, sem saber como falar de um livro que provoca sentimentos tão profundos e reflexivos.
Lucy sempre "fugiu" de relacionamentos e do seu passado mergulhando em seu trabalho. Mas agora, em um relacionamento "estável" com Yoshi**, se vê desempregada e "pensativa".
"...O que você planeja fazer/ Com sua única vida/ Selvagem e Preciosa?"...pg.318
Aproveitando esse momento, devido a um pequeno acidente com sua mãe, ela resolve voltar a Lago dos Sonhos para visitá-la. É a partir desta volta, que ela descobre segredos do passado de sua família e a medida em que vai descobrindo-os, a verdade sobre ela mesma vai se"desabrochando". Ela começa a enxergar-se.
"...Era como estar diante de uma porta que se abriria para um mundo que eu jamais imaginara e de onde não poderia voltar. Independentemente de ser bem-vindo ou não, o conhecimento é algo que não se pode desfazer..." pg 256
O livro é intenso e revelador. Uma maneira de dizer que nossas escolhas não afetam apenas a nós mesmos, mas quem está a nossa volta, mas não é por isso, que devemos nos culpar por nossos erros e acertos.
Eu já li "O Guardião de Memórias", da mesma autora. E, seus dois livros seguem no mesmo estilo, drama cercado por um certo suspense, com a história nos fazendo refletir sobre nossas decisões.
Eu realmente recomendo. Entrou para minha lista de favoritos.Toda a trama da história "secundária", tem um olhar encima da religião, porém um olhar feminino, de como as mulheres foram importantes e de como a igreja as destituiu dessa "importância". Eu adoro esse lado "feminino" da religião (como já declarei inúmeras vezes...rsrsrs), no qual o cálice está ligado a mulher, a forma do ovário, etc...[tipo Código Da Vinci - Dan Brown (as teorias)].
Além do lado "religioso". Uma das personagens femininas, foi totalmente revolucionária em sua época, tornando-se uma das primeiras sufragistas femininas*. A favor do voto feminino, além de outros ideais, foi presa por manifestações e uma das questões do livro é como vemos isso hoje.
Não vou falar mais senão acabarei contando o livro todo.
=>Eu adorei o quote abaixo:
"...Fileiras e mais fileiras de livros ocupavam as estantes e deixei meus olhos se demorarem nas lombadas grossas, pensando em com os livros eram humanos, tão cheios de ideias e imagens de mundo fictícios... cheios de impressões digitais, de risadas súbitas e da imaginação dos leitores..." pg 235
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/11/lago-dos-sonhos-kim-edwards.html

Lu 13/10/2011

Não foi por nenhum ódio profundo ou uma tremenda vontade de tacar o livro do outro lado do quarto que me fez abandonar o Lago dos Sonhos. Simplesmente surgiu a oportunidade de ler um outro livro e, como eu já estava perdendo o interesse pela história, resolvi largá-lo.

Mesmo assim, gostaria de dividir a experiência que tive ao lê-lo.

O Lago dos Sonhos têm uma ótima premissa. Nada de original, mas livros que falam sobre segredos sempre me atraíram porque já li histórias fantásticas - e com algo de trágico - com esse tema. Segredos, da nora Roberts, O jardim Secreto de Eliza, de Kate Morton e Julieta, de Anne Fortier são ótimos exemplos de livros que falam sobre o mesmo assunto.

O que foi me dando desânimo em relação à leitura foi o ritimo em que as coisas aconteciam. Não sobre a investigação em si. Lucy encontra pistas de um jeito que faria inveja a qualquer Heather Wells da vida. Mas a própria história dela pouco anda, na medida em que, depois que ela chega a Lago dos Sonhos, vira uma espécie de rotina. Acho que se passam uns cinco capítulos acontecendo mais ou menos a mesma coisa.

Lá pela metade, a obsessão de Lucy com a antepassada começa a ficar muito irritante. Porque, de repente, tudo gira em torno disso. No começo, é um recurso interessante, mas chega uma hora que fica demais. Eu já tava rezando pra Lucy largar aquela história de antepassada misteriosa pra lá.

E o problema é que história não falta. A Kim Edwards poderia ter seguido por vários caminhos. Mas eu acho que ela escolheu o errado e errou a mão.

Talvez seja porque os personagens não ajudem. Lucy tinha tudo pra ser uma protagonista fascinate, mas ela é egoísta, sem carisma e sem um pingo de senso de humor. O resto não é muito melhor. E Keegan não aparece o suficente pra me manter interessada.

Elis 16/09/2011

Lucy carrega um grande segredo desde a morte de seu pai, o qual ela não revelou a ninguém e por isso tenta viver sua vida da melhor forma possível.

Ela já viajou por muitos lugares e agora está no Japão com o namorado e desempregada, não se sente feliz com a situação em que se encontra e tem pavor dos terremotos.

Yoshi nota que ela se modificou, está triste e sem motivação. Então sugere que ela visite sua mãe, já que ela sofreu um pequeno acidente e está com uma tala no braço.
Chegando ao Lago dos Sonhos, nome pelo qual a cidade é conhecida, ela nota que tudo está mudado, se sente deslocada e perdida. Será que vale a pena voltar depois de tanto tempo? E para que? Para reviver o passado?

Lucy se pergunta muitas coisas ao chegar, revive muitos sentimentos e um mistério começa a se desenrolar, após ela encontrar um tecido feito a mão de uma beleza inigualável. Enquanto ela vai montando o quebra cabeça, vai descobrindo membros da família que ela nem se quer sabia que existia, encontra uma vida toda ocultada e que a seu ver tem de ser descoberta para que ela possa seguir em frente e deixar todo o passado para trás.

Os personagens que me cativaram foram:
Keegan - antigo namorado da Lucy;
Max - filho do Keegan, apesar de aparecer pouquinho na história;
Lucy - a protagonista;
Rose - irmã do bisavô de Lucy.
Não que deixe de gostar dos outros, mas esses me encantaram.

Durante a leitura me peguei várias vezes pensando se ela devia continuar ou deixar tudo como estava. Mas confeço que ela fez bem em procurar saber a verdade.

Hoje em dia não temos mais essa ligação com o passado de nossa família, vivemos para os presentes e o passado deixamos de lado. Depois de ler essa história fiquei pensando na minha árvore genealógica, não conheço quase ninguém e nem as histórias de suas vidas. Admito que quando era criança sempre busquei nas caixas dos meus pais um diário contando a vida de alguém, um grande achado que mudaria algo em nossas vidas, mas foi tudo em vão porque eles não tinha nada e isso era somente minha imaginação fértil de criança.

Gostei muito da leitura e espero poder reler um dia. A escritora sabe escrever uma história que nos prende e nos surpreende.

Recomendo...Nota 10!!!!

Beijokas Elis!!!

Bianca 07/09/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
Lago dos Sonhos, de Kim Edwards, chamou minha atenção pela autora. Apesar de nunca ter lido, sempre ouço muitos comentários sobre O Guardião de Memórias, outro livro dela. Então, não precisei pensar duas vezes e foi o livro que escolhi para ler e resenhar esse mês para a Editora Arqueiro.

A sinopse e a capa colaboraram com a sedução e, quando chegou a ver de começar a leitura, pensei que tinha tudo para dar certo.

A princípio, pensei que fosse amar o livro. A perda do pai, constante fuga para não sofrer, o mistério que começamos a conhecer no início da história, um amor não-resolvido no passado, e alguns outros fatores me levaram a crer que amaria a leitura.

"Agora, semanas mais tarde, eu começava a me preocupar se aquela seria mesmo a minha vida ou apenas um breve interlúdio na existência que eu havia imaginado."

O grande problema foi que a história se arrastou. Tudo era descrito nos mínimos detalhes e a narrativa tornou-se insuportavelmente lenta. Tinha horas que eu queria muito ler, mas pegava no sono. Depois ficava nervosa porque sabia que história era boa, mas a narrativa me derrubava e impossibilitava uma leitura mais fluente. Mesmo ao terminar, senti que faltava alguma coisa.

Luci não é uma protagonista fácil de se gostar também. Ela é egoísta e chata, muitas vezes. Tenho problema com adultos egoístas. =/

Sei que muitos adoram livros assim, mas acredito que não funciona para mim. Talvez, se eu tivesse lido intercalado com outras leituras poderia ter aproveitado mais.

"Será que eu iria conseguir fazer isso? Será que o passado poderia algum dia ser simplesmente passado?"
Vanessa 14/05/2012minha estante
Infelizmente eu não consegui ler até o final. Fiquei muito decepcionada, pois depois de ler o Guardião de Memórias achei que O Lago dos Sonhos ia ser tão bom quanto, mas deixou muito a desejar.
A nerrativa é realmente muito cansativa... concordo com vc!

Psychobooks 26/07/2011

Classificado como 3,5 estrelas no Psychobooks

Se eu tivesse que usar apenas uma palavra para descrever o livro, seria: tranquilidade. O estilo de narrativa da Kim é poético e emocionante.

Lucy mora no Japão com seu namorado Yoshi, ele é engenheiro e passa muitas horas no trabalho, ela, depois de passar por vários empregos, no momento está desempregada. Ao receber um e-mail de sua mãe contando que sofreu um pequeno acidente, mas está tudo bem e ela não precisa se preocupar, Lucy resolve voltar para Lago dos Sonhos visitar sua família, Yoshi irá concluir um trabalho e em seguida irá se encontrar com ela.

Mas Lucy não esperava encontrar tantas mudanças, desde as lojas da cidade, até um novo amigo de sua mãe. Isso sem contar que seu ex-namorado (Keegan) da época do colégio também está de volta à cidade, mais maduro e bem-sucedido com um ateliê de vidro.

Com alguns vitrais reencontrados e cartas misteriosas guardadas no sótão de sua casa, Lucy se encontra no meio de um mistério relacionado ao passado de sua família. Uma rede de mentiras e intrigas passa a ser analisada até que Lucy descobre toda a verdade, mas era isso o que ela realmente queria?

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/07/resenha-lago-dos-sonhos.html

danilo_barbosa 26/07/2011

Passado e presente podem ser libertadores
uem conhece Lucy Jarret, pode pensar que ela tem tudo que deseja.
Já correu o mundo e viveu intensamente com os empregos mais atípicos que você pode imaginar. Agora, no Japão, vivendo com seu namorado Ioshi, ela vive uma crise.
Além das aparências, ela está desempregada e seu romance, que achou que ia ser intenso, chegou naquela fase da calmaria de todo longo relacionamento. Ela quer a procura de um rumo na sua vida, quando recebe a notícia de que sua mãe sofreu um acidente de carro.
Apesar de não ser nada grave, ela decide voltar para casa em Lago dos Sonhos (Editora Arqueiro, 336 páginas), a procura de encontrar um rumo na sua vida e quem sabe se encontrar. Apesar de que, voltar para o lugar onde ela deixou e vive fugindo após a morte de seu pai, afogado no lago, pode não ser uma ideia tão boa assim.

Lá ela vai reencontrar antigos amigos, parentes e amores. Além disso, escondida em um compartimento secreto num banco do solário da casa onde sua mãe vive (e onde ela cresceu), ela encontra uma carta, cheia de sentimentos, datada no início do século 20.

É a partir daí que Lucy decide investigar a história daqueles personagens tão perdidos e amortecidos pelo tempo, contidas em uma singela folha manuscrita, para dar um sentido novo para sua vida (pelo menos enquanto estiver por ali). Graças a esta investigação, passado e presente vão se misturar, transformado Lucy em uma nova pessoa e trazendo a tona segredos tão antigos de sua família que muita gente tentou esconder.

Kim Edwards é uma mestra em contar histórias humanas. Criou uma história bonita, cheia de personagens humanos, imersos em suas dúvidas e escolhas. Em sua narrativa, ela incita o leitor a se espelhar nas decisões de Lucy e buscar a verdade dos seus medos, mesmo que em muitos momentos doa enfrentá-los.

Lucy é uma personagem extremamente carismática, apesar de muitas vezes sua demora para encarar decisões e pautar demais seus atos possa exasperar os mais apressadinhos. As descrições da cidade de Lago dos Sonhos e demais locais são apaixonantes e um espetáculo a parte. Foi impossível eu não me sentir caminhando pelas ruas ensolaradas, cercado de gente conhecida e sentindo o cheiro do lago a minha volta. O doce e acre cheiro do lago cercado de mistérios.

Outro fator importante foi o cuidado que a autora mostrou o movimento sufragista do início do século nos EUA. Passamos a admirar estas mulheres, que abdicaram tanto de suas vidas, pelo direito de escolher diante de uma sociedade extremamente machista. É triste saber que muitas delas pagaram um preço terrível para as mulheres de hoje terem a liberdade de erguer sua voz e tomar decisões na sociedade atual. Apesar de muita gente achar que ainda estamos longe da igualdade dos sexos, graças a estas pioneiras a situação já melhorou consideravelmente.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Livy 23/06/2011

Em busca do passado!
indiretamente. Não conheço nada muito além da história de meus pais. De certa forma, isto é um tanto triste, pois não sei nada sobre minha árvore genealogica, e quem foram meus ancestrais. Não sei se houve guerreiros, sofredores, revolucionários, trapaceiros, ou algum nome importante na minha história familiar. Claro, isso não é problema nenhum para mim, eu convivi todos esses anos com isto, e vou continuar vivendo. Mas para Lucy Jarret, esta passou a ser uma questão muito, muito importante. De certa forma, ela se sente presa a um passado de dor e remorso, devido a morte abrupta de seu pai, que ocorreu a muitos anos, em Lago dos Sonhos, cidade onde vivia, e da qual se sente muito culpada.

Lucy Jarret, é uma jovem aventureira que já viajou muito, estudando e trabalhando, conhecendo novas culturas e tendo uma boa vida. Mas no fundo ela nunca sentiu-se verdadeiramente feliz, não importando aonde estivesse, e sente que falta algo da qual precisa resolver. Talvez o passado seja seu maior problema.
Atualmente ela vive com o namorado Yoshi no Japão, mas está enfrentando dificuldades para conseguir um novo emprego. Ela recebe notícias de sua mãe, que sofreu um acidente de carro, sem gravidade, mas decidiu que era hora de a visitar em Lago dos Sonhos, nos Estados Unidos. Quando ela chega, percebe que tudo à sua volta mudou. A mãe dela se recupera rápido do acidente e está bem, além de ter conhecido um homem que tem tudo para fazê-la feliz: Andy. Seu irmão Blake, também está com a vida resolvida: irá se tornar pai e acaba de aceitar a proposta do tio para trabalhar na Mestre dos Sonhos, a fábrica de fechaduras criada pelo bisavô e que é simbolo da família. Fora isso ela vê que o tio está muito parecido com seu falecido pai, mas que, apesar de se mostrar solicito e bom, esconde muitos segredos. Além disso, nesta volta ao passado, ela acaba reencontrando seu ex-namorado e eterno amigo, Keegan, que agora possui um lindo filho, Max. Ok! Muitas mudanças para uma pessoa só enfrentar. Mas ainda tem muito mais por vir.
Por acaso, em um dos cômodos fechados da casa de sua mãe, Lucy encontra uma carta endereçada a seu bisavô e também muitos papéis antigos. Estes papéis apontam pistas da existência de uma antepassada da qual Lucy jamais tinha ouvido falar. Para ela, toda a sua história familiar, contada até o presente momento, é de seu avô, que com apenas 15 havia presenciado o cometa Halley passar em 1910. Na época o fato causou uma série de notícias a respeito do cianogénio, gás letal presente na cauda do cometa, que criou um clima de pânico mundial. Mas foi enfrentando este medo que o avô de Lucy, saiu a noite, admirando a beleza do cometa. Aparentemente tudo havia começado aí...até agora.
Lucy começa a investigar, descobrindo aos poucos mais evidências da existência de sua parente desaparecida na história genealogica de sua família. Ela descobre vitrais, cartas e pontos que ligam muitos de seus antepassados, e aos poucos ela vai montando o quebra cabeça, formando a rede e as conecções, até que consegue compreender o passado e descobrir a identidade da misteriosa mulher, dona das cartas, assim como conseguir compreender sua própria história e identidade.

O livro trata também do suffrágio feminino, e da luta das mulheres pelo voto. Uma das passagens das quais mais gostei no livro, foi quando Lucy está lendo um trecho de uma das cartas de sua antepassada e pensa:

"Tornei a verificar a data - 1916. Contada por Rose, a história não parecia tão distante. Fiquei imaginando como teria sido a minha vida se não houvesse tido a oportunidade de estudar, trabalhar ou mesmo conhecer os fatos mais básicos sobre meu corpo. Por trás da minha independência escondia-se uma história difícil, como as ruínas das fábricas sob a superfície tranquila daquelas águas. Com a perspectiva dos séculos, os direitos que eu considerava naturais subitamente me pareciam muito recentes."

Neste trecho eu tive este mesmo sentimento. Aliás, boa parte da beleza do livro está aí: no passado, mostrando a importância que ele tem em nossas vidas, e em como não somos nada sem nos conhecermos e darmos valor a tudo o que veio antes de nós. Foram nossas antepassados que contruíram nosso presente, e somos nós que estamos construíndo o futuro.
O livro me lembrou também, em muitos momentos o Julieta de Anne Fortier, mas não comparo aqui ambos, pois apesar de algumas semelhanças, ambos tem estilos e tramas bem diferentes.
Kim Edwards escreve com fluidez e tem uma narrativa maravilhosa. Mas, infelizmente, um ponto que não gostei foi a repetição de descrições, em diversas passagens do livro. Isso não é de todo ruim, claro, mas incomoda um pouco, tornando o livro, em alguns pontos um pouco maçante. Apesar disso, sua narrativa minuciosa é o que dá ao fator histórico tanta graça, e em momentos, em que a natureza tem evidência, realça a beleza da cidade.
Eu esperava um pouco mais do livro, mas pelo que se propõe, o livro é muito interessante e tem uma trama envolvente e instigante, com um final até mesmo surpreendente.

Este é um livro que trata de descobertas, tanto do passado quanto da própria identidade. Também é um livro que não se trata apenas de um mero romance, mas mostra o amor incondicional e absoluto de uma mãe por sua filha, atravessando décadas e séculos, e até mesmo gerações. A beleza do livro, e a sutileza das emoções, do passado, e da vida das pessoas, tanto as que convivem conosco, quanto as que habitaram o mesmo chão no qual pisamos hoje, é muito interessante e emocionante. Acompanhamos a jornada de Lucy pelo passado, mas acima de tudo em resgate de si mesma!

Blog MVL - Nina 23/06/2011

Blog: Minha Vida por um Livro | Marina Moura www.minhavidaporumlivro.blogspot.com

Kim Edwards é a autora de sucessos nos Estados Unidos e ganhadora de prêmios literários nos Estados Unidos e na Inglaterra. Sua narrativa é reconhecida como poética e emocionante, onde a escritora se apropria de pequenos detalhes do prosaico e cria histórias surpreendentes.

Em “Lago dos Sonhos” o leitor é introduzido à história de Lucy Jarrett, uma mulher aventureira e independente que passa por um momento de intensa frustração em relação à vida. Apesar de já ter obtido certo sucesso em sua profissão, ela se encontra desempregada e vivendo no Japão com o namorado Yoshi. O relacionamento de ambos também não parece estar caminhando na direção correta. Quando ela recebe a mensagem de que a mãe sofreu um leve acidente, resolve voltar para casa. Para a cidade onde seu pai morreu e onde amou pela primeira vez. O que Lucy não poderia prever é que a viagem no tempo revelaria segredos de família que mudariam para sempre sua percepção de afeto e união.

Ao receber o exemplar para resenha, eu tive um vislumbre da essência principal da história, e apesar de não acompanhar o trabalho da autora, consegui facilmente absorver a premissa do livro. E eu estava correta. Lago dos Sonhos é um drama com vertentes diferenciadas, que possui sua narrativa compartilhada por mistério e romance.

Edwards consegue expor uma história com a qual o leitor é capaz de se envolver. Principalmente pelo fato de que todos nós, em níveis diferentes, possuímos arrependimentos ligados ao nosso passado. A ligação intrínseca formada pelos laços familiares não são o tipo de vínculos que podem ser esquecidos. Nós seguimos com nossas vidas, fazendo o que é esperado de nós, mas em algum recanto de nossas emoções estão essas memórias. Algumas melhores que outras.

O aspecto positivo da obra é que o leitor se identificará facilmente com a protagonista e seus conflitos, sobretudo aqueles que já passaram dos trinta anos. As pessoas que já possuem vivência suficiente para compreender o que é deixar o “lar” da infância e depois retornar. Minha crítica negativa em relação ao trabalho de Kim Edwards é em relação à Lucy, a protagonista indecisa entre o passado e o futuro, e dividida entre o primeiro amor e o relacionamento da maturidade. A autora introduz “Keegan” e o personagem é fascinante e cativante, e o leitor se evolve com o romance florescendo entre ambos. Contudo, a forma como a autora desenvolveu e finalizou esse aspecto da história me deixou extremamente frustrada. A impressão que tive foi que a autora não soube exatamente o que fazer com o personagem.

“Lago dos Sonhos” é uma obra literária para aqueles que já têm arrependimentos e sofrimentos em sua vida, ou seja, maturidade emocional. Esses leitores compreenderão melhor o contexto da trama. O final do livro é recheado de reviravoltas e apesar dos acontecimentos não terem sido uma surpresa para mim, acredito que muitos leitores se sentirão satisfeitos com as derradeiras revelações.

Kim Edwards tece um enredo comovente sobre emoções humanas e que nos ensina que precisamos encontrar o perdão e a força em nós mesmos. A transformação é um processo introspectivo, não importa para onde você viaje ou quantos lugares você conheça. O único lugar que devemos conhecer realmente é aquele onde mora o nosso coração.

Up Sagas 04/06/2011

Sempre há, guardado no coração de cada um de nós lembranças, memórias e saudade do que passou. Até eu, com o pouco do que já vivi, tenho esse sentimento veemente com relação ao passado, pois foi graças a ele que me tornei quem sou, e é graças a ele que Lucy Jarrett está nesta empolgante “jornada” em busca das verdades guardadas no baú de sua família.

Quando ouvi falar deste livro, fiquei encantada pela capa. Como uma imagem de um lago poderia ser tão linda? Algumas pessoas acham que capas têm de retratar os personagens em situações que caracterizam suas histórias, sim, existem capas com modelos que representam os personagens e que ficam lindas, mas esta capa não caracteriza só o passado de Lucy. A foto caracteriza o cenário em que o enredo se desenrola e até mesmo aos outros elementos presentes nela.

Kim Edwards é uma mulher de narrativa suave, metafórica e inteligente. Ela mistura com naturalidade o passado histórico norte-americano, mencionando fatos recentes com outros não tão recentes assim, criando uma verossimilhança inebriante e real, quase tangível a nossa realidade. Além disso, a temática do enredo é surpreendente. Tem leves pinceladas clichês, mas ainda assim tem personalidade.

“Lago dos Sonhos” é um livro que mistura amor, passado, mudanças, vida e realidade. É um livro inesquecível para qualquer um que lê-lo e absorva a essência do que a autora expôs.

Arquivado em: http://www.booksworld.co.cc/2011/05/resenha-lago-dos-sonhos.html

Juh Sutti 27/05/2011

Bom, mas de ritmo lento =)
Este livro é lindo, eu já conhecia a escrita de Kim Edwards pelo livro O guardião de Memórias, (que é maravilhoso e me fez chorar litros) então eu já sabia do estilo. O livro é bem descritivo e tem uma narrativa um tanto arrastada. O ritmo não é frenético, a autora faz questão de que tenhamos a noção exata do lugar e do sentimento da personagem.
A narrativa é em primeira pessoa e no presente, a sensação é de que Lucy vai contando a história conforme ela vai acontecendo. Eu gosto muito disso.
Gostei de Lucy, ela é cheia de conflitos e fantasmas do passado, mas é tão forte e decidida. Sua mãe, seu irmão e Yoshi são super queridos. Mas quem realmente rouba a cena e nos prende ao livro é Rose e sua filha Íris. As cartas de Rose que Lucy encontra são a parte emotiva da história.
Eu gostei muito, curti a leitura de verdade. Mas não indico para todos, se você não gosta de um livro mais sensível e adulto, aonde as coisas vão acontecendo lentamente, pode ser que se decepcione. Existem coisas que acontecem, mas a autora não aprofunda, em contrapartida coisas que talvez fossem desnecessárias ela se fixa e descreve em detalhes. O ritmo lento pode se tornar cansativo para os impacientes rs...
A capa é lindíssima, e a diagramação e revisão muito boas. A Editora Arqueiro caprichou na edição (eu colocaria apenas folhas amarelas no lugar das branquinhas). Espero poder ler outros livros de Kim Edwards caso sejam lançados.

Veja mais em: http://www.livroseblablabla.com/

ThaisTuresso 18/05/2011

Lucy Jarret está morando no Japão com seu namorado Yoshi. Ele está em busca de ascensão no trabalho, ela em busca de um emprego. É uma viajante, acredita que aproveitou bem sua vida com o namorado, estudando e viajando. Mas a falta de um emprego é constante em sua vida, Yoshi a apoia no que precisa, mas ela sente que falta algo a mais, quando recebe a notícia de que sua mãe sofreu um pequeno acidente, ela se dá conta, de que já não vê a mãe há um tempão, e os frequentes abalos e tremores que acometem o Japão, ela percebe que vive assim, em constante abalo pessoal e emocional e que se sente solitária, desde que seu pai morrera.
De volta a Lago dos Sonhos, sua cidade natal, Lucy percebe que muitas coisas mudaram desde a última vez que esteve visitando a cidade, e outras nem tanto. Ela nota que a cidade evoluiu, mas sua vida e coração sempre permaneceu preso ao passado, enquanto Yoshi fará algumas viagens antes de ir encontrá-la em duas semanas, ela tentará absorver novos ares e tentar de alguma forma descobrir porque se sente tão solitária...
A mãe de Lucy, parece estar apaixonada novamente, e prestes a vendar a casa para seu tio Art. Seu irmão está firme com Avery e esta está grávida do mesmo. Alguns documentos que ela encontra no carro de seu pai, que não foi usado desde a sua morte, muda totalmente sua versão aceita de vários fatos que aconteceram nos últimos anos, e descobrir quem foi uma antepassada sua, é uma meta traçada em sua estadia. Vários acontecimentos surgirão, impasses, um amor do passado e novos rumos e objetivos, mas uma coisa ela aprenderá, que de uma maneira ou outra, sempre estamos presas ao passado, e algo sobre a morte de seu pai, tira de seu ombro um peso enorme.
"Lago dos Sonhos" tem uma capa linda, a diagramação da Editora Arqueiro é impressionante e com acabamento muito bonito. A história do mesmo é plausível, mas deixa pequenos vestígios de que o tema poderia ter sido abordado com mais ênfase pela autora, alguns acontecimentos ficaram indiferentes no livro, detalhes que poderiam ter feito diferença no rumo que tomou a história, gostei do livro, porque ao mesmo tempo que nos leva a uma narração agradável, ele nos faz refletir acerca de nossas próprias vidas, mas ainda assim senti que faltou mais emoção, mais sentido em todo o livro. Mas recomendo que leiam e tirem suas conclusões. Recomendo!

Mari 17/05/2011

"Às vezes o passado esconde segredos capazes de transformar nossas vidas."
O livro é narrado em 1ª pessoa sob o ponto de vista de Lucy Jarret, uma jovem aventureira que viajou mundo afora para estudar e conhecer novas culturas sendo bem sucedida em sua carreira. Ela vivia com o namorado Yoshi no Japão, mas estava enfrentando dificuldades para conseguir um novo emprego mesmo com um currículo tão invejável.
Logo, ela recebeu a notícia de que a sua mãe tinha sofrido um acidente de carro, aparentemente sem muita gravidade, mas decidiu que era hora de visitar seu antigo lar nos Estados Unidos, mais precisamente em Lago dos Sonhos. Seria difícil para ela ter que voltar à sua cidade natal e reviver todos as emoções de quando perdera o pai 10 anos antes num acidente enquanto pescava no lago. No dia, ele havia convidado Lucy a se juntar com ele na pescaria, mas ela se recusara, e desde então se sentiu atormentada pela dor e pela culpa.
Quando ela chegou em Lago dos Sonhos, percebeu que tudo à sua volta havia mudado e que a sua família conseguiu retomar a sua vida após o acontecimento. A mãe dela se recuperou rápido do acidente e havia conhecido um homem muito especial, Andy, que lhe proporcionaria uma nova chance de recomeçar e ser feliz. Já o irmão, Blake, pensava em aceitar a proposta do tio em trabalhar na Mestre dos Sonhos, a fábrica de fechaduras criada pelo bisavô e que existia há gerações.
Lucy não se dava muito bem com o tio Art e o filho dele Joey, e sabia que a relação entre ele e seu pai estava estremecida por conta da disputa pelas terras da família. Art vivia tentando convencer a mãe de Lucy a lhe vender a propriedade, que se constituía em grande valor ambiental, mas ela evitava a todo custo precipitar sua decisão a respeito. Num dos cômodos da grande casa, Lucy encontrou um bilhete endereçado a seu bisavô e uma pilha de papéis envelhecidos. Logo descobriu pistas da existência de uma parente que nunca tinha ouvido falar. Nem mesmo a mãe dela sabia alguma coisa sobre Rose Jarret, o que despertou ainda mais a curiosidade de Lucy em investigar a fundo a história dos seus antepassados.
Nesse ponto da história, achei bem parecido com o ocorrido no livro Julieta de Anne Fortier. A personagem movida pela curiosidade sobre a vida de uma antepassada, começou a procurar indícios sobre o passado da família, e descobriu que ela havia se envolvido no movimento feminista e que por algum motivo teve que abandonar a sua única filha. Nessa misteriosa jornada, Lucy conta com a ajuda de várias pessoas, entre elas seu ex-namorado Keegan Fall, dono de um próspero atelier de fabricação de vidro e de um vitral, criado por um artista famoso que tinha ligações com a sua tia-bisavó Rose.
Lucy, à medida que reunia mais cartas escritas por Rose à sua filha Iris e ao seu bisavô, ficou cada vez mais intrigada pela história e queria saber os motivos pelos quais seus antepassados resolveram ocultar a existência dela. Será que Iris ainda estava viva? Algum dia mãe e filha puderam finalmente se reencontrar, e qual teria sido o desfecho da vida dessas intrigantes personagens? Essas são algumas perguntas que os leitores farão ao começar a ler este livro. Não posso contar evidentemente, mas saibam que a história tem uma reviravolta que mudará para sempre a percepção que Lucy tem sobre sua família e sobretudo sobre o morte do pai.

Veja mais no blog: http://confissoesliterarias.blogspot.com/2011/05/resenha-lago-dos-sonhos-por-kim-edwards.html

1 | 2 | 3 | 4