O som e a fúria

O som e a fúria William Faulkner

Resenhas - O Som e a Fúria

oliveiralauras 01/02/2024

O livro em si é esplêndido, porém leva um tempo para entendermos que a obra não tem como objetivo o entendimento completo.

Léo 23/01/2024

Não atoa o autor recebeu Nobel
Livro muitas vezes confuso, sem linearidade. Mas isso que deixa a obra de Faulkner ainda mais interessante e nos faz refletir sobre a experiência dessa leitura

Lucas.Sampaio 18/01/2024

É um livro que impõe medo, esse monumento literário.
É um livro que impõe medo, esse monumento literário.

Eu sempre tive contato com o booktube, fui crescendo junto da internet, e quando meu gosto literário foi aflorando e já na adolescência eu fui me desafiando com leituras cada vez mais complexas, vários canais disponíveis no YouTube citavam esse livro (junto ao Ulysses do James Joyce) como uma leitura quase impossível, um texto que só podia ser adentrado por iniciados, que sem uma caderninho e um lápis você nunca ia conseguir compreender o que estava acontecendo, ao que digo: bobagem.

Essa foi uma das experiências mais interessantes, divertidas e instigantes que tive com literatura a muito tempo (e afirmo, esse é o melhor livro que já li nesses últimos 5 anos - pelo menos).
A primeira parte desse romance é narrado pelo Benjy (Benjamin), um homem de 30 anos que possui algum atraso mental que não é especificado durante a narrativa, mas que faz com que ele tenha uma mentalidade próxima a uma criança de 3. Toda sua narrativa é fractal, com pulos temporais, para a infância das personagens, junto a episódios que aconteceram apenas em suas vidas adultas, mas que o Benjy conta tudo em uma amálgama, que eu juro, vai fazer sentido lá na frente, e até no próprio momento da leitura, muita coisa já pode ser intuida e interpretada.
Na segunda parte do texto, entramos na cabeça de um homem incestuosa, frustrado com a vida que está levando e com um impeto suicída. Vivendo entre o presente e o passado, mas que rende os momentos mais lindos do romance, como por exemplo, o começo do seu capítulo: "Quando a sombra do caixilho apareceu na cortina era entre sete e oito horas, e portanto eu estava no tempo de novo, ouvindo o relógio. Era o relógio de meu avô, e quando o ganhei de meu pai ele disse Estou lhe dando o mausoléu de toda esperança e todo desejo; é extremamente provável que você o use para lograr o reducto absurdum de toda experiência humana, que será tão pouco adaptado às suas necessidades individuais quanto foi às dele e às do pai dele. Dou-lhe este relógio não para que você se lembre do tempo, mas para que você possa esquecê-lo por um momento de vez em quando e não gaste todo seu fôlego tentando conquistá-lo. Porque jamais se ganha batalha alguma, ele disse. Nenhuma batalha sequer é lutada. O campo revela ao homem apenas sua própria loucura e desespero, e a vitória é uma ilusão de filósofos e néscios."

Daí em diante a narrativa fica mais fácil, mas não mais leve, com o capítulo no racista Jason, que é escrito quase que de maneira "normal", apesar de seus devaneios, frustrações, e tentativa de justificativa dos seus piores atos (é muito incômodo de ler), e por fim, um capítulo em 3° pessoa, com leitura facilima que arremata tudo.

É uma narrativa pesada apesar de simples, em que uma família decadente vive à sombra de um passado glorioso. Com personagens femininas que apesar de não serem as narradoras principais são o ponto chave de toda narrativa, principalmente a Caddy, personagem forte, maravilhosa e cheia de nuances.

Leia esse livro sem medo. É uma obra-prima. Um quebra cabeça encantador. Me arrependo de não ter lido antes.

Bianca1438 02/01/2024

Leiam
Primeira vez que me deparo com um fluxo de consciência tão forte em uma narrativa, tornando-se até mais interessante tendo o passado e presente misturados sem aviso prévio. Faltando pouco, o autor ainda escreve sem vírgulas, pontos e fins de parágrafos, como a mente humana funciona. Agora imagina ler tudo isso dentro de uma mente com deficiência intelectual e de alguém que suas memórias são predominantemente no passado?
O livro é dividido em quatro partes, sendo as duas primeiras escritas das formas descritas acima. Porém, as duas últimas partes do livro têm uma estrutura mais linear, que ajuda a preencher as lacunas da trama que você ainda não pegou.
Enquanto lia os primeiros 50% da obra, me senti montando A Mandíbula de Caim. E como gosto de um quebra-cabeça, se tornou instigante para mim.
Estou aqui só para dizer que caso esteja achando a leitura difícil, não abandone, tudo se esclarece enquanto você caminha nela.

Jessica858 29/12/2023

Depois de meses enrolando na leitura deste livro, enfim termino.
O início foi bem difícil mas foi andando. Depois que percebi que cada capítulo é contado por um dos personagens. Livro bem interessante

JosA225 29/12/2023

O Som e A Fúria
Livro interessante, para mim, só quando temos a explicação do título, quando uma fúria silenciosa vale mais que um som barulhento.

Michelle 28/12/2023

Um quebra-cabeças literário
Esse livro foi realmente um desafio, fui lendo "aos trancos e barrancos", como dizem, mas aos poucos as coisas começam a fazer mais sentido, e foi muito satisfatório. Certamente, esse é um livro feito para ser relido, porque quando você termina tem vontade de começar de novo, só pra poder pegar detalhes que passaram desapercebidos ou que não fizeram sentido na hora. Será muito mais proveitoso em uma segunda leitura, pra entender melhor a história dos personagens e preencher as lacunas.

Nathane2 20/12/2023

Fluxo de consciência
Que livro desafiador!!! Os dois primeiros capítulos é uma confusão total, particularmente o segundo capítulos achei ainda pior e ainda sumiu a pontuação. O final do livro é mais fácil de entender. A história em si é simples mas a forma como o autor escreve torna muito complexo. Difícil mas compensa se esforçar e chegar até o final.

Bianca.Drewnowski 12/12/2023

7/10
O livro explora uma temporalidade única e por isso a leitura é bem complexa e difícil, além disso, o primeiro narrador é uma pessoa com deficiência, o que torna tudo mais nebuloso. O conceito da história é brilhante. Gostei do livro, mas certamente não é um dos meus favoritos e nem indico com fervor, me parece exatamente o tipo de coisa que os estadunidenses admiram, mas como latina gosto mais das coisas daqui.

Bianca Martins 01/11/2023

É uma leitura difícil
É realmente uma leitura difícil, recomendo assistir algumas resenhas sobre ele antes, inclusive resenhas de professores para vestibular, pois o aproveitamento da história será muito melhor e agradável. E ainda assim será difícil, mas não impossível.

No mais, qualquer coisa que eu escreva aqui não será o suficiente para explicar sobre a história, então só digo que: leia.

Fabio 14/10/2023

A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.
Som e Fúria, considerada a obra mais importante do escritor norte-americano, William Faulkner, vencedor dos prêmios Nobel de literatura, Pulitzer de Ficção, e o National Book Awards, retrata a trajetória dos Compson, uma família aristocrática sulista, em plena decadência, moral, física e financeira.

Ambientada nos anos 20, durante a maior crise econômica dos Estados Unidos, Som e Fúria, nos conta a história da família Compson em meio aos tempos de crise, ao gigantesco preconceito racial, e aos embates morais e sociais, que dividiam a sociedade americana no início do século XX.

Som e Fúria é dividido em quatro vozes narrativas distintas, escrita em Fluxo de Consciência (Técnica literária, em que procura transcrever o processo de pensamento de um personagem, com o raciocínio logico entremeado com as impressões pessoais e que exibe os processos de associação de ideias), narrados sob as perspectivas dos personagens Benjy, Quentin e Jason Compson, e Dilsey Gibson.

O primeiro capítulo, considerado um dos mais desafiadores da história da literatura mundial, nos mostra o fluxo de consciência do personagem Benjamim (Benjy), um dos filhos Compson. Um homem de 30 e poucos anos, que possui deficiência mental grave, não possui domino da fala, e que não responde pelos próprios atos, necessitando de cuidados o tempo todo. Então somos apresentados a uma narrativa ansiosa, confusa, onde o passado é misturado ao presente, e as cenas, são entrecortadas o tempo inteiro, repletas de figuras míticas e delírios mentais. Os saltos temporais desse capitulo, são tantos, que por muitas vezes, é necessário retornar ao parágrafo anterior para tentar compreender, resquícios da mente atribulada, cheia de "som e fúria" do personagem.

O segundo capítulo, ainda estamos dentro do fluxo de consciência, mas agora, do filho mais velho da família Compson, Quentin. A narrativa, fica um pouco mais fluida, que no capítulo anterior, porém, a dificuldade ainda é muito grande, porque, durante a maior parte do capitulo, Faulkner não faz uso de pontuação gramatical, o que demanda ainda mais paciência e dedicação do leitor, pois é o capitulo chave para a compreensão dos próximos episódios. Quentin, vai estudar em Harvard, e a sessão nos mostra um único dia da vida dele. A maior dificuldade do episódio, está no fato de mesclar recordações da infância de Quentin, com os fatos presentes, enquanto ele caminha perdido em devaneios e delírios pelas ruas movimentadas de Cambridge. Nesse capítulo, conhecemos melhor o relacionamento entre Quentin e a problemática irmã, Cadence (Caddie), por quem nutria os mais veementes sentimentos.

No terceiro episódio somos lançados a perspectiva de Jason, o irmão mais novo dos Compson. Ele se transformou no provedor da família, e herdou dívidas e o dever de sustentar a mãe D. Caroline, a sobrinha Quentin, manter o funcionamento da casa, e a tutela dos criados negros, Dilsey, Luster, Frony e T.P. Nesse capítulo, começamos a ter um entendimento maior da história, pois a narrativa torna-se muito mais fácil e fluida, e logo nas primeiras linhas damos de cara, com um Jason, rancoroso, amargo, misógino e racista, e que faz de tudo para subir na vida, inclusive roubar e “passar” por cima dos próprios entes. Jason é considerado por muitos, um dos maiores vilões da literatura norte-americana

Por fim, no quarto capitulo, Faulkner assume a narrativa, e nos entrega um belíssimo e poético texto. Onde Dilsey, é a protagonista, e o autor nos mostra uma nova perspectiva, que em meio a um mundo cheio de ódio, rancor e racismo, uma negra, é a “liga”, que mantem unida a família Compson (ou o que sobrou dela) e que mesmo que aos trancos e barrancos, e com a saúde debilitada, dedicou boa parte de sua vida, para cuidar de uma família, que só soube explorar de sua boa vontade.

Logo no início de Som e Fúria, percebemos, que William Faulkner, se inspirou na clássica obra Ulisses de James Joyce, e que é clara a referência ao dia de Leopold Bloom (Ulisses), no segundo capitulo, quando Faulkner narra o único dia na vida de Quentin Compson. E que em diversas partes do livro, podemos encontrar, um pouco de Joyce nas entrelinhas, nas citações e principalmente na técnica literária.

Outro fato que podemos captar facilmente na obra, é que Faulkner, muito se inspirou em William Shakespeare, Marcel Proust e Fiodór Dostoievski, principalmente no que se refere a construção de seus personagens, na filosofia de seus escritos, e no método aplicado do Fluxo de Consciência.

Durante boa parte da leitura de o Som e a Fúria, confesso, que me senti perdido, e aquele sentimento de frustação, tomava conta de mim, todas as vezes que pegava o livro em mão, e que, por diversas vezes pensei em abandonar, principalmente nos dois primeiros capítulos, entretanto, imediatamente após do final, depois de uma profunda reflexão sobre a obra, digo a vocês, amigos leitores, que a persistência é a melhor receita para vencer os primeiros obstáculos da obra, e que a perseverança será recompensada, por um final arrebatador, que toca até os mais céticos e insensíveis corações.

Em suma, Som e Fúria, é um livro desafiador de enredo simples e narrativa poderosa e complexa, que abordam assuntos “velhos” e “doloridos”, mas que são infelizmente pertinentes e atuais, principalmente nos dias de hoje.

Recomendo a todos, e principalmente aos amantes dos clássicos e leituras desafiadoras.

Antes de terminar, gostaria de agradecer as minhas amigas e companheiras de LC, que me incentivaram durante toda a árdua trajetória dessa leitura, e dizer também que, sem os debates extremamente frutuosos desse grupo, eu não teria alcançado o mínimo de entendimento dessa complexa obra.
Muito obrigado, Michela, Rogéria e Vanessa.
Carolina.Gomes 14/10/2023minha estante
Pulei essa leitura em grupo e, pelo visto, não lerei tão cedo.

CPF1964 14/10/2023minha estante
???? pela resenha, Fabio.

@Francielly 14/10/2023minha estante
Fabio,
É incrível como a sua escrita faz o leitor sentir-se por dentro da história sem ter lido o livro. Parabéns, mais uma excelente resenha. ????

-Rachel 14/10/2023minha estante
Mais uma resenha excelente, Fabio! A meta é escrever igual você um dia hahahah ??

Flávia Menezes 14/10/2023minha estante
Aaah como eu esperei por essa resenha, e aqui estou eu?fascinada! ?
Faulkner é um dos meus autores favoritos, e essa obra mexeu imensamente comigo quando li, porque me apaixonei pelas dores e amores dessa família, e aqui, na sua resenha, eu me vi relembrando cada partezinha especial dessa história magnífica.
Sua resenha me fez sentir sendo instruída por um professor de Literatura, e confesso que até já anotei aqui suas dicas para adiantar a leitura desses autores que você indica conhecer, para entender essa fonte de inspiração do Faulkner. Esse é um detalhe tão fundamental! E foi um lembrete imprescindível. ?
Uma resenha bela, poética, que fala das dificuldades de uma obra complexa como essa, mas orientando de como a atenção e persistência torna a leitura perfeitamente possível, e ainda deixa aquele gostinho de: veja por você mesmo! ??
Para mim, a ?cereja do bolo? está no contraste do título x antepenúltimo parágrafo da resenha. Que belo paradoxo você criou aqui. Estou encantada com essa sacada sua! ?
Parabéns, Fábio, meu lindo!!! Mais uma resenha brilhante que nos ensina tanto, nos encanta e nos motiva a cada vez mais a não ter medo de mergulhar nesses polêmicos clássicos da literatura. ?
Sempre sua fã, mas depois dessa? confesso que me fez ficar ainda mais! ????

-Rafaela 14/10/2023minha estante
Fábio, parabéns mais uma vez pela resenha! Um dia chego lá escrevendo tão bem quanto você, arrasou como sempre!! ???

Fabio 14/10/2023minha estante
Carolina, esse livro foi pra mim um desafio, porque, fazem anos que eu coloco ele na lista e acabo deixando sempre de lado... mas a LC acabou me animando, e fico feliz de não ter desistido... no final, vale muito a pena

Muito obrigado, Cassius!?

Fabio 14/10/2023minha estante
Ahh, Fran.... olha a maquina de escrever resenhas, por aqui!?
Muito obrigado pelas, palavras e pelo carinho de sempre!
Lisonjeado demais!??

Fabio 14/10/2023minha estante
Rachel, muito obrigado por ter tirado um tempo para ler esse textão!?
Estou lisonjeado, pelas palavras, ainda mais vindo de uma resenhista como você!
Muito obrigado pelo carinho!?
Eu que quero escrever como você!?

Fabio 14/10/2023minha estante
Ahhh Flávia, meu bem ,fico extremamente feliz que uma resenhista como você tenha gostado do meu textão! kkkkk Tenho muito que aprender ainda!
Você sabe o quanto eu evitei esse livro, do mesmo jeito que eu sei que ele esta no seu rol de melhores livros da vida!
Agradeço, pelo carinho e pelas belíssimas palavras de apoio e incentivo!??
Obrigado, eu que sou seu fã!!!?

Fabio 14/10/2023minha estante
Rafa, querida, muito feliz que tenha gostado da resenha, e lisonjeado com suas palavras!?
Vocês que é referência de resenha por aqui!!!?

Pedro 14/10/2023minha estante
Olha, até a resenha foi complexa. Fico imaginando a obra em si. ????
Excelente resenha, Fábio.

Fabio 14/10/2023minha estante
Obrigado pelas palavras, Pedro!
Bota livro complexo nisso... kkkkkkk ?

Julia 14/10/2023minha estante
Muito boa a sua resenha, Fábio :) A parte mais gratificante de ler o Som e a Fúria é quando conseguimos interligar algumas informações e, então, as coisas começam a fazer sentido hahaha. Acho difícil sintetizar a história desse livro, mas você fez um ótimo trabalho! Adorei.

Camila Felicio 14/10/2023minha estante
História com muitos fluxos de consciência são super desafiadoras kkk Resenha maravilhosa! Parabéns!

Fabio 14/10/2023minha estante
Julia, muitíssimo obrigado pelas palavras!?
Confesso que estava com receio de resenhar, sobre esse livro, justamente pela dificuldade de sintetização de uma obra tão complexa !
Fico feliz, que tenha gostado! ?
Concordo contigo, que a melhor parte dessa leitura foi quando cheguei no capitulo 4, e as coisas começaram a a fazer sentido kkkkk
No primeiro capitulo, cheguei a achar que a casa estava pegando fogo kkkkk

Fabio 14/10/2023minha estante
Bota desafiadoras nisso, Camila.... olha foi por pouco que não desisti!???
Obrigado, querida, pelo carinho e pela presença, e por tirar um tempo para ler a resenha!???
Fico feliz que tenha gostado!??

RayLima 14/10/2023minha estante
Que resenha incrível! Fiquei curiosa, pois sempre quis ler esse livro, mas não sabia nada sobre a história e que bom que agora sei dessas ?dificuldades?, quando eu resolver ler, vou chegar mais preparada hahah

Giiiii 14/10/2023minha estante
Sempre ouvi dizer que era uma leitura difícil. Mas com a clareza de sua resenha, fiquei com vontade de ler este livro, mesmo sendo uma leitura desafiadora. Obrigada pela dica, Fabio ????

A Leitora Compulsiva 15/10/2023minha estante
Oh glória; mais uma família hedionda e miserável!

Meu tipo de livro favorito, sem tirar nem pôr ? a masoquista literária em mim gosta de apreciar a decadência humana.

Se vou salvar pra ler? Já salvei! KKKKKKK.

Fabio 15/10/2023minha estante
Ray, muito obrigado pelas palavras!?
Espero que tenha ajudado a te preparar para a leitura. Apesar das dificuldades, vale muito a pena!
Obrigado, pelo carinho!?

Fabio 15/10/2023minha estante
Gi, fico feliz em ter ajudado a olhar para essa obra com outros olhos. Isso é a maior gratificação de quem resenha livros!!!!
Obrigado!?

Fabio 15/10/2023minha estante
Mi, minha querida, fico extremamente feliz que tenha tirado um tempo para ler a resenha e vir aqui! ?
Muito obrigado pelo carinho, e pela presença de sempre, e principalmente, pela companhia maravilhosa nessa LC, que para mim foi uma das mais impactantes! ???
Com toda certeza, nessa LC, Juntos vencemos!!! ???

Fabio 15/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk Lah, só você! ???
Se gosta de decadência, esse livro com certeza estará entre seus favoritos kkkkk

Vanessa.Castilhos 15/10/2023minha estante
Fabio, meu amigo, ler a sua resenha foi uma mistura de sentimentos... relembrando os nossos debates, decifrando e vencendo todos os desafios que surgiram com essa leitura, e no final, a recompensa ? e a grata sensação de dever cumprido: vencemos!! ???? Muito obrigada pela companhia nessa leitura inesquecível!! E como sempre, resenha impecável! Parabéns!! ?

Fabio 15/10/2023minha estante
Van, minha querida, eu que agradeço a companhia maravilhosa nessa LC. ?
Com toda certeza, muito impactante mesmo!
Obrigado pelas palavras, pelo carinho e pelos maravilhosos debates sobre essa obra desafiadora!?
Gratidão, Van!??

Gabriela_Sut 16/10/2023minha estante
Ótima resenha, como sempre! Seus comentários, mais uma vez, despertaram meu interesse por esse livro. Admito que sempre tive medinho de pegá-lo por ter a impressão de que não daria conta da leitura. Mas depois da sua resenha me sinto um pouco mais confiante kkkkk

Fabio 16/10/2023minha estante
Muito obrigado pelas palavras carinhosas, Gaby!?
Acho que todos nós já ficamos com receio de pegar um Faulkner em algum momento kkkk, porém eu digo, que aqueles que se atreveram, acabaram descobrindo um grande livro!
Só me promete voltar aqui quando terminar o livro para me dizer o que achou?

Gabriela_Sut 16/10/2023minha estante
Claro que volto, Fábio! Só vai demorar um pouquinho pra isso acontecer kkkk mas quando eu ler o livro, com certeza irei compartilhar as minhas impressões também!

Fabio 16/10/2023minha estante
Aeee... combinado!?

Mateus 18/10/2023minha estante
Que análise perfeita, mesmo desafiador? senti vontade de viver minha experiência com esse livro tão clássico.

Fabio 18/10/2023minha estante
Mateus, muito obrigado pelas palavras!?
Fico feliz em ter despertado em você essa vontade de vivenciar essa obra e desfrutar desse clássico essencial para todo amante da literatura!
Depois da leitura, venha aqui compartilhar sua experiência!

Roberta 03/11/2023minha estante
Fábio, acho que não tenho intelecto para alguns livros ?

Fabio 03/11/2023minha estante
Roberta, no inicio do livro, chega a dar um bug na cabeça, mas depois, engrena, e a leitura vai ficando mais fácil, mas devo alertar, que não é um livro fluido, e em muitas parte, principalmente na primeira metade, eu pensei em abandonar, mas fui recompensando pela perseverança

Roberta 03/11/2023minha estante
Maravilha!!! Não sei se já tinha comentado com você sobre esse livro??

Fabio 03/11/2023minha estante
Acho que não falamos sobre esse, Roberta.... pelo não que eu me recorde! kkkk
São tantos livros.... kkkkkk

Verdade ?

JosA225 28/12/2023minha estante
Só gostei da parte onde o título é explicado: mais vale uma fúria silenciosa do que um som barulhento.

Kassia Rique 03/10/2023

Confuso, intrigante e, por fim, claro.
Essa é a sensação que se tem ao ler o som e a fúria.

Tive que procurar resenhas, entender os personagens e a rachadura no tempo. Alguns fatos não são como pensamos ser e só percebemos depois de muito avançar na leitura.

Uma obra que vale a releitura.

Michela Wakami 01/10/2023

O livro mais difícil que já li até o momento. Foi uma experiência inesquecível, pois meu cérebro quase fundiu. (Rsrsrs.)
O primeiro capítulo sem sombra de dúvidas é o mais enigmático, não que o segundo seja fácil, mas não supera o primeiro.
Quanto ao terceiro e o quarto, esses são um presente do autor para seus leitores, após tanto sofrimento.

Apesar de todas as dificuldades, meu coração estava disponível para se apaixonar por dois personagens inesquecíveis, Benjamin e Dilsey.

Fiz essa leitura com meus amigos: Rogéria, Vanessa e Fábio.
Sem eles eu não teria conseguido desvendar esse livro.
Muito obrigada a todos vocês por essa troca maravilhosa.

Contei também com a ajuda de dois vídeos no YouTube, que foram muito esclarecedores.
Um deles da Tatiana Feltrin e o outro da professora Munira Mutran. (Ambos contém spoiler)
Jessica M. 01/10/2023minha estante
O fato de você dizer que o cérebro quase fundiu já me fez colocá-lo na lista de "nem li, nem lerei" kkk No momento só quero leveza, estou ficando traumatizada de livros assim! ?

Michela Wakami 01/10/2023minha estante
??????
Te entendo, amiga.

Carolina165 01/10/2023minha estante
?????????

Vanessa.Castilhos 01/10/2023minha estante
Já bateu aquela saudade dessa LC, do Benjy, da Dilsey... ??? Amei!! ?

Fabio 01/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Mi!?
Parabéns!
LC árdua, mas valeu por todas as conversas, debates e discussões.... amei demias essa LC!

Vania.Cristina 29/09/2023

Tempo não linear e gritante sentimento de perda
? Experiência exigente e grandiosa. Narrativa desafiadora, principalmente nos dois primeiros capítulos. Pra mim, foi como se estivesse montando um quebra cabeça, difícil mas prazeroso. Inclusive porque alguns personagens compartilham os mesmos nomes. Por isso, ir e voltar na leitura foi natural, e desejável até. Spoillers foram amigos, neste caso, ajudando na compreensão do que estava sendo dito. ? Trata-se da história da decadência de uma família no sul rural dos Estados Unidos, no início do século passado.Os três primeiros capítulos são fluxos de consciência, cada um narrado por um dos irmãos dessa família. O quarto e último é narrado em terceira pessoa. Um apêndice final esclarece o destino dos personagens e trás novas informações. O tempo é tema recorrente e fundamental na obra, mas não é linear, cronológico. ? O primeiro narrador é Benjy, o irmão que sofre de severa deficiência cognitiva. A narrativa dá saltos no tempo várias vezes. Benjy vê o mundo de outro modo: numa cena, ele é embriagado pelo empregado negro, e não é ele quem se sente tonto, mas o mundo que fica torto, errado. Da mesma forma, é o mundo que se move quando ele está na carroça. Benjy não retém memórias mas carrega um gritante sentimento de perda. ? O segundo capítulo foi ainda mais complexo. Narrado pelo irmão, Quentin, que está sofrendo de depressão e é atormentado por suas obsessões e frustrações. A maior delas é o desejo impossível de controlar a sexualidade da irmã. Aqui também o autor brinca com o tempo, que dá saltos ora para frente ora para trás a partir de lembranças ou pensamentos. E fica difícil distinguir o que é real, o que é fantasia e o que é memória. ? O terceiro narrador é o irmão desprezível, Jason, que representa o que há de pior no mundo: egoísta, egocêntrico, machista, antisemita, racista, desconhece empatia, remorso ou compaixão. ? Aos impotentes personagens negros, os empregados da casa, que acompanham as presepadas dos brancos, só resta assistir à decadência da família e daquele mundo.
Silvia Cristina 29/09/2023minha estante
Pela sua resenha me pareceu um livro complexo

Vania.Cristina 29/09/2023minha estante
Silvia, a forma do livro é complexa, mas o conteúdo é simples com profundidade. Não sei se isso fica claro na minha resenha, mas foi um desafio prazeroso pra mim. O segundo capítulo precisei parar, pesquisar e reler pra conseguir entender. Mas nao foi desagradável, foi interessante desvendar.

Vania.Cristina 29/09/2023minha estante
A história propriamente dita é um novelão, um drama familiar

Silvia Cristina 29/09/2023minha estante
Bacana saber . Obrigada

Vania.Cristina 30/09/2023minha estante
Fiz alguns pequenos ajustes no texto da resenha. Acho que melhorei um pouco.

Henrique Sanches 30/09/2023minha estante
Parece um belíssimo quebra cabeças... parabéns pela resenha

Vania.Cristina 30/09/2023minha estante
Obrigada Henrique. É mesmo um livro belo e impressionante. Com toda a dificuldade, ainda assim visualizamos bem os personagens. Eles são fortes, marcantes, dramáticos.

Henrique Sanches 30/09/2023minha estante
Obrigado por compartilhar!!! Vou colocar este livro na minha lista...