Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

Tati Bertoldo 13/09/2023

Tambores de inverno
Sra Galbadon mais uma vez entregando com mestria mais um desdobramento dessa estória fascinante. Quantos detalhes, quantas estórias.

Kami 05/09/2023

Não estava no momento de ler um livro tão grande e descritivo. Demorei bem mais do que gostaria e acabei cansando quando acabei. Outlander é um dos meus universos favoritos, mas não gosto muito dessa nova etapa longe da Escócia e o constante recomeço dos personagens. Acho que o que dá charme para a história é a ambientação da Escócia, apesar de entender os motivos que os levaram até as Colônias. Creio que nós próximos livros, conhecendo o que se passa, vou aceitar e achar mais interessante essa grande mudança. O Jaime mandou muito mal com o Roger e tudo o que se passou com a Bree, se tivessem uma comunicação melhor menos merda teria acontecido. A Claire é sensata como sempre e não gosto muito do Roger e a Bree como casal, talvez a adaptação tenha acabado com as minhas expectativas neles.

Fernanda631 29/08/2023

Os Tambores de Outono (Outlander #4 Parte 1)
Os Tambores de Outono (Outlander #4 Parte 1) foi escrito por Diana Gabaldon.
Vamos acompanhar as aventuras desse casal na tentativa de sobreviver na América e criar uma nova morada ali. Como estamos acostumados, a vida dos dois não é fácil, envolvendo-se nos negócios da tia viúva sem herdeiros, começando a vida em uma terra ainda muito selvagem e dividindo sua morada com índios e escoceses expatriados. Mas McDuh ainda existe e Jamie faz o possível para criar um lar para sua extensa família.
Claire, Jamie e Ian, depois de toda confusão na Jamaica, chegaram aos Estados Unidos em pleno século XVIII, e começaram a estabelecer uma vida no Novo Mundo, que também está se reestruturando. Com a ajuda de uma tia de Jamie, a família vai para a Carolina do Norte, numa região extremamente selvagem, cheia de perigos, escravos fugidos e tribos nativo-americanas.
Ao mesmo tempo, no século XX, Brianna e Roger pesquisam as raízes da garota, buscando informações sobre Jamie Fraser. Mas ambos descobrem uma fatalidade que matou o casal e tentam esconder um do outro a notícia.
A primeira metade do livro vamos acompanhar o longo caminho até River Run, onde a tia de Jamie, Jocasta Cameron mora. Nesse trajeto eles são perseguidos, traídos e assaltados e chegam no local totalmente destruídos e sem nada. Mas com grande ajuda, e com uma ótima proposta, Jamie recusa o desejo de Jocasta de dar suas terras e seus negócios como herança e parte para as montanhas e funda a Fraser’s Ridge. Um lugar somente de Jamie e Claire, como sempre sonharam.
Enquanto isso, no presente, Brianna e Roger tentam prosseguir com suas vidas após a partida de Claire. Não obstante, no século XX, Brianna toma uma decisão importante que acaba mudando não só sua vida, mas a de Roger também. Com a morte de Frank e a partida de Claire, Bri se sente impulsionada a ir atrás do pai e finalmente conhecer o homem com o qual partilha metade do DNA.
Brianna deseja saber mais de seu verdadeiro pai, mas vive com a culpa de achar que isso é uma traição ao seu pai Frank. E Roger se vê cada vez mais apaixonado por Brianna. Ambos ligados por esse mistério que é a Craigh na Dun, decidem pesquisar o passado para descobrir como está Claire.
Entre encontros e desencontros -- e perigos mortais e reais na travessia para o passado -- Brianna e Roger vivem aventuras separadas até que possam finalmente se reencontrarem.
Roger tem ideias muito limitadas sobre a Bri e aquele desejo latente de que ela se submeta a ele. Também percebo uma incapacidade de deixar que ela siga o seu caminho e faça suas próprias descobertas -- algo que é compreensível quando parte dos pais, que estão constantemente batalhando com a ideia de deixar que caminhemos com nossas próprias pernas e ao mesmo tempo nos protegerem do resto do mundo.
O senso de independência da Brianna me lembra muito a Claire dos primeiros livros e o amor que eu tinha pela representatividade dela, pela guerreira que ela.
O viés "cruel" da Diana continua nitidamente na história. Perdemos Black Jack, mas novos personagens detestáveis e desprezíveis nos são apresentados, assim como novos personagens bastante queridos, como Emily e Lizzie. E ainda temos alguns personagens bastante marcantes que voltam a fincar os pés na história e não irão tão cedo, como é o cado do John Grey.
O foco em Os Tambores do Outono é bastante em cima dos Fraser, dessa união e de como as coisas vão funcionar daqui para frente. Jamie se reerguendo como um líder, Claire fincando os pés como uma curandeira e descobrindo coisas das quais jamais teria acesso em seu tempo. Aqui também temos mais alguns vislumbres sobre os mistérios que envolvem a travessia e a viagem no tempo, embora as descobertas não levem a nada mais do que teorias.
Diana, cada vez mais, está criando uma história atemporal e tocante, entremeando fatos históricos com fictícios e recriando relacionamentos que são gostosos de se conhecer e acompanhar. Percebo que ler Outlander lembra muito sobre como é viver a vida: não existe um final feliz ou triste. Felicidade ou tristeza não são destinos, mas sim estados de espírito. Ao longo das páginas nós rimos e choramos, amamos e sofremos com cada coisa que os personagens perdem e encontram. Com toda aquela bagagem emocional que carregamos das páginas dos volumes passados. São relacionamentos e histórias reais, não porque são baseados em fatos históricos e figuras importantes, mas porque traz a psique humana, os trejeitos, a essência. As pessoas não são completamente boas ou ruins, todos tem um lado escuro e um lado brilhante e isso nos torna humanos. O fato de sermos vulneráveis aos dois lados.

Dai 03/08/2023

Esse livro é uma montanha russa de emoções, você sente amor, esperança, raiva, desprezo, ódio... a escrita da Diana é muito rica e detalhada e é muito fácil de se imaginar nos locais que ela escreve.

amei os personagens de Brianna e Roger, são muito diferentes dos da série, muito mais intensos e fortes.
al.in.eo 03/08/2023minha estante
Deu até uma animada pra ler agora, achei eles chatos na série, nem continuei a 5° ainda

Yanca Martins 03/08/2023minha estante
Acho a série sensacional, ainda não li os livros

Isadora 03/08/2023minha estante
Terminei o nono livro hoje e tô desnorteada sem saber o q fazer até agora kkk. Tô quase voltando do início

Vivi 31/07/2023

E impossível deixar de amar tanto a escrita, quando tudo que acontece com a família Fraser. Sério!!! Amo cada vez mais. E lá estão eles na América juntinhos o nosso casal tão amado depois de 20 anos separados ?.
Enquanto temos Jamie e Claire na América do século 18, Diana também nos dá a construção do relacionamento entre Brianna e Roger no século 20. Ian nesse vol brilhou bem mais tbm. Novos personagens surgiram, um querido amigo do passado voltou . O casal constrói enfim um lugar pra chamar de seu e muita , muita coisa acontece. Vou parando por aqui pq a vontade é contar tudinho. Mas prometo parar rs.
?Após tomar a difícil decisão de deixar a filha no século XX e viajar no tempo novamente para reencontrar seu grande amor, Claire Randall tem mais um desafio: criar raízes na América colonial do século XVIII ao lado de Jamie Fraser. Eles partem rumo à Carolina do Norte para achar um novo lar e contam com a ajuda de Jocasta Cameron, tia de Jamie e dona de uma propriedade na região.

Enquanto isso, em 1969, Brianna Randall se une a Roger Wakefield, professor de história e descendente do clã dos MacKenzie, para descobrir as respostas sobre as próprias origens e sobre Jamie, o pai biológico que nunca conheceu.

Em meio às buscas, ambos encontram indícios de um incêndio fatal envolvendo os pais de Brianna. Mas Roger não pode lhe contar isso, porque sabe que a namorada tentaria voltar no tempo para salvá-los. Por outro lado, Brianna também não compartilha sua descoberta, pois tem certeza de que Roger tentaria impedi-la.

Nesse livro emocionante, repleto de ação, intrigas e detalhes históricos, as barreiras do espaço e do tempo são postas à prova pelo amor de um casal e pela coragem de sua filha em mudar o destino.

Jezinha 17/07/2023

Novo mundo, nova vida, novos desafios
O que eu mais gosto em Outlander é ver como os protagonistas se entregam de corpo e alma ao que fazem: Claire e Jamie não ficam lamentando o "e se", eles vivem com o hoje, trabalham duro hoje para que o amanhã seja melhor não só para eles mas para a família.

Há um grande senso de responsabilidade e amor à família nesse livro, seja ela de sangue ou agregada.

Ao pisarem no Novo Mundo, nossos protagonistas sabiam que enfrentariam desafios mas nunca os que de fato enfrentaram, eis alguns: se depararam com o horror da escravidão, foram roubados, atacados por ursos, por índios, passaram perrengues na neve, estupro, etc. Isso sem falar na Brianna e Roger que foram testados de todas as formas ao viajarem no tempo para encontrar Jamie e Claire.

O que fica pra mim dessa história é como o amor é a força que move os personagens de Outlander: amor entre marido e mulher, amor filial, amor amigo e amor ao seu povo.
Diana Gabaldon soube inserir com perfeição Jamie, Claire, Brianna e Roger nesse novo e maravilhoso mundo cheio de maravilhas e perigos.

Sarah 17/07/2023

Eu não consigo dar outra avaliação pra outlander, né?
É incrível o jeito dessa mulher de descrever cenas, personagens e diálogos.
O jeito que ela consegue passar o amor, a tristeza, a euforia, raiva e até o tesao com as palavras me deixa estarrecida!
???

LeticiaSPereira 04/07/2023

Choro
Um livro com altos e baixos onde chorei em várias partes, as vezes de tristeza, as vezes de raiva e mais para o final de emoção.

Adarita 30/06/2023

Gostei muito desse livro, a nova jornada da Claire e do Jaime!
Uma nova vida em um novo lugar!
Emocionante ver cada passo deles, cada conquista.
A chegada da Bree e do Roger, ela conhecendo o pai biológico foi emocionante!
Passaram por muita coisa difícil mas conseguiram superar tudo e ficarem juntos!
Ansiosa pra continuar a história no próximo livro.

ingridgi 24/06/2023

Foi um dos livros mais chatinhos de ler, senti raiva de quase todo mundo kkkkkk bora pro próximo que vai ser maior ainda