10 Livros que Estragaram o Mundo

10 Livros que Estragaram o Mundo Benjamin Wiker
Benjamin Wiker

Resenhas - 10 Livros Que Estragaram o Mundo

Ebenézer 29/06/2020

No mínimo bastante pretensiosa a tentativa do autor em criticar várias obras de autores e pensadores consagrados mundialmente.
Todo o arrazoado deste livro se assemelha àquele esforço ridículo do anão querendo sobrepujar a força de gigantes de robusta experiência.
Mas o autor tem o direito de assim se manifestar.
Entretanto, sua obra pífia ficará relegada ao esquecimento, enquanto as obras que critica permanecerão em seu voo altaneiro e inexpugnável.
Como é próprio da natureza humana que se sente atraída pelo que é interdito ou alvo de críticas, a presente obra desperta a curiosidade e, portanto, de certo modo incentiva o conhecimento e aprofundamento das obras criticadas.
Tal ocorreu comigo: já conhecia alguns autores. Adquiri as obras dos demais.
Resta-me "agradecer" ao autor por me instigar a gostar ainda mais dos 10 (dez) livros que ele se propôs a contestar.
Recomendadíssimos TODOS os livros que supostamente teriam estragado o mundo.
Como desgostar de Maquiavel, de René Descartes, de Freud, de Stuart Mill, de Margareth , de Hobbes, de Darwin e, o que dizer de Nietsche?
Todos eles gigantes que transformaram o pensamento ocidental, e promoveram o desenvolvimento da civilização.

Saulo115 29/04/2020

Bom Senso...
"...O bom senso e um pouco de lógica nos advertem que, se idéias tem consequências, então más idéias tem más consequências. E, ainda mais óbvio: más idéias, escritas em livros, tornam-se muito mais duráveis, infectam gerações e mais gerações e ampliam a miséria do mundo..."

Leituras e Reflexões 24/12/2019

Wow! Que livrooooooo...

Queria muito muito tê-lo em minhas mãos há 2 décadas, quando ingressei na Universidade Federal do Acre para cursar a faculdade de Sociologia.
A visão do autor e suas análises após a exposição das ideias principais de cada livro citado são impressionantes e bem embasadas.
Como ele mesmo diz no início e ao decorrer do livro, se você dúvida dessas exposições e análises, busque os originais e tire suas próprias conclusões.
Super hiper indico!

Alex 05/10/2018

ESCLARECEDOR, APESAR DO VIÉS IDEOLÓGICO
Com conceitos de valores e ideais bastante acentuados, "10 Livros Que Estragaram o mundo" trás à luz reflexões conservadoras sobre personalidades e ideais historicamente retratados de forma unilateral. Nesta obra o autor Benjamin Wiker analisa figuras como René Descartes, Friedrich Nietzsche, Jean-Jacques Rousseau, dentre outros pensadores, cientistas e políticos, que influenciaram e influenciam uma legião de pessoas, positiva ou negativamente, até a atualidade.

Para aprofundar-se melhor no conteúdo, é primordial que o leitor já possua algum conhecimento intermediário acerca dos assuntos abordados, para que não torne-se uma viagem alienante, do ponto de vista ideológico. Criticar a vida e a conduta de Adolf Hitler parece uma posição bastante óbvia e fácil, mas considerar que o Discurso sobre o Método, de Descartes, é um tratado questionável, faz com que o conteúdo do livro torne-se duvidoso. Por isso, antes de embarcar em qualquer discurso, é necessário compreendê-lo minimamente. Ao aprofundar-se nesta obra, sugiro que leia também todas as outras que são citadas por Wiker, para que como leitor, possa criar seu próprio juízo de valores.

O livro é interessante do ponto de vista das referências, onde o autor traz passagens e falas dos livros que pretende criticar, possibilitando, desta forma, que o leitor compreenda o contexto, ainda que desconheça o assunto como um todo. Os capítulos irão agradar conservadores e cristãos convictos mas, certamente, irão incomodar progressistas, socialistas ou qualquer outro admirador do espectro ideológico de esquerda. De toda maneira, é sempre importante conhecer vários lados de uma mesma moeda, para reforçar nossos próprios argumentos.

Fernando 13/02/2018

Leitura obrigatória
Toda pessoa que se diz conservadora ou de direita deve com da a ctz ler esse livro, e os de esquerda mais ainda. Explica a merda que as ideias q esses livros fizeram ao mundo

carolrosinelli 02/02/2018

Traz mais perguntas do que respostas...
Se você realmente quer apreciar este livro na totalidade, você tem de compreender que ele te trará muitos questionamentos, sobretudo se você não leu ou leu poucos livros que ele citou (eu li na íntegra apenas O príncipe e o Discurso sobre o método), sobre alguns outros eu conheço apenas partes analisadas sobre a luz de outros autores e haviam outros que eu nem conhecia, por exemplo o livro da Margaret Mead. Então, sinto que ainda preciso aprofundar-me muito mais nas críticas que ele faz no livro. Não acho que o livro tenha descrédito por ser analisado por um viés cristão. Eu compreendi e me surpreendi com várias análises que ele fez ao longo do livro. Não precisa de muito pra saber que Lênin, Hitler e Marx tiveram ideias nocivas que inspiram até hoje diversos homicídios físicos e culturais. Eu apenas "torci o nariz" para a análise que ele fez sobre o Discurso do método. Do restante, eu achei o livro bom, de qualidade e que me instigou a estudar muito mais e a ler muitos do livros que ele citou que eu ainda não li. O próprio Benjamin nos aconselha a fazer isso. É um lado da história. É aquilo que ele vê sob a luz da religião dele. Se você se incomoda tanto com isso, leia os livros que ele citou e tenha a sua própria opinião ou leia algum autor ateu falando desses próprios livros. Problema solucionado.

Arca Literária 03/10/2017

site: http://www.arcaliteraria.com.br/10-livros-que-estragaram-o-mundo-benjamin-wiker/

Ana 04/09/2017

Um dos melhores livros que li em 2017 e sem dúvida pretendo reler muitas vezes. Pode ser indigesto para leitores que consideram alguns dos livros criticados pelo autor , como verdades absolutas e irretocáveis. Vale a pena sobretudo para quem tem um pensamento mais conservador.

ArthurJ 14/06/2017

Pior livro que já li.
O autor não necessariamente escreve mal, mas usa apenas de sua opinião e visão de mundo para formular a lista, e ignora que, por exemplo, o livro Discurso sobre o Método foi fundamental para o desenvolvimento do método científico atual e da ciência em si; ignora também a importância de livros expoentes de Nietzsche e Maquiavel, e não considera o contexto social e a época em que foram escritos.

Só concordo com um livro na lista, e não cheguei a ler a critica deste.

Não li todos os livros que ele atacou, mas minha visão de mundo é tão diferente da dele que faz sentido colocar na minha lista de leitura quase todos.

Mirna 11/08/2018minha estante
Estou lendo agora e estou achando a mesma coisa! Acabei de ler o capítulo que ele crítica o Utilitarismo de Mill e ficou bem clara a aversão dele por ateus. Nesse capítulo em específico, senti que ele não soube ampliar a argumentação dele para além da crença cristã no pecado original.

Ryllder 02/02/2017

Lamentavelmente parcial...
O autor se propõe a analisar alguns livros que,em sua opinião,"estragaram"a civilização com suas ideias "ímpias".Por ser o autor um cristão,óbvio que ele não iria colocar no seu index livros que professassem sua crença.Deveria ter colocado na lista Malleus Maleficarum(Martelo das Bruxas),livro muito usado na inquisição,que ensinava como identificar e torturar a mulheres que a Igreja suspeitava serem feiticeiras;deveria ter colocado o Velho Testamento,com seus genocidios,massacres,incestos,etc,boa parte ordenados pelo próprio Deus dos Hebreus.Leitura pobre e irrelevante.Não recomendo.

Rodrigo.Dias 09/07/2016

Uma introdução para compreender as ideias "esquerdistas"
Uma breve apresentação de um excelente autor conservador católico dos principais livros que influenciaram negativamente o mundo. Claro que, como toda lista, muita coisa fica de fora. Mas conhecer 15 dos principais livros do pensamento "esquerdista", que engloba ideias perigosas e estúpidas como ateísmo, relativismo, utilitarismo e materialismo, é um ótimo começo para quem está tentando compreender o caos dos séculos XX e XXI.

E, ao contrário do que alguns analfabetos funcionais estão dizendo em suas resenhas, em momento algum o autor diz para você não ler esses livros. Ao contrário, é para ler e estudar essas porras sim.

site: http://www.seminariodefilosofia.org/

Lucas 21/05/2016

Para entender o mundo e a revolução cultural que vivemos
Obra fantástica que vai mostrando, didaticamente e com citações, todo o estrago que alguns livros fizeram na nossa civilização ocidental. São ideias que tem em comum a negação de Deus e oferecendo no lugar a promessa de um paraíso terrestre, que só virá após uma revolução estatal, industrial ou sexual. Lógico que tal intervenção poderá causar alguns "pequenos" transtornos, mas que são perdoáveis quando o paraíso finalmente se concretizar no futuro. Quando chegará esse futuro hipotético? Não sabemos. O que temos até agora? Revoluções que, em 200 anos, mataram mais pessoas que os últimos 10 mil de história humana.

Quanto as críticas que o livro (e o autor) são cristãos é bom lembrar que a cultura ocidental que vivemos é baseada em três grandes pilares: religiosidade judaico-cristã, filosofia grega e direito romano. E, naturalmente, todas as ideologias de revolução passam justamente por negar esses pilares, majoritariamente o cristianismo que conservou e permitiu que os outros dois chegassem da antiguidade até hoje, além de fortalecer a moral e a família monogâmica. Só com isso em mente é possível entender o livro e o porque dessa abordagem cristã fazer todo o sentido. A revolução está acontecendo por vias culturais e tem como grande inimigo a moral cristã. Senti falta apenas de algumas citações quanto a Gramsci ou a Escola de Frankfurt, que também andam causando um estrago enorme no mundo.

Livro recomendado a todos os cristãos e demais pessoas que querem entender melhor as causas de tanta promiscuidade, propagandas mentirosas, violência, materialismo e ganancia desenfreada das últimas décadas.

Edu 19/04/2016

Achei válido.
Wiker é um bom escritor e a narrativa funciona. Para alguns pode ser difícil não se incomodar com o viés cristão que ele assume em algumas colocações, mas não é só nisso que o livro se baseia, há várias observações chave feitas por ele que vão além do cristianismo onde você só se pergunta: "por que ninguém questionou essa droga antes?". Dei nota 3, por que sim, eu sou uma pessoa que se incomodou com o viés cristão. Não por ser cristão, mas por querer pisar no direito dos autores citados de serem ateus, o que pra mim é só um detalhe e não os torna, a meu ver menos humanos por isso e nem portadores do mal como o livro quer nos fazer crer.

Karol 19/04/2016

Puramente opinião pessoal tendenciosa
Logo no começo já pude perceber que o autor é altamente religioso e que qualquer outro autor que escreva algo que fuja um pouco do que ele acreditar ser uma verdade absoluta é um idiota pecador.

Achei o livro muito ruim, sem uma crítica honesta em relação aos livros que ele condena, além de religião, deus e pecado.

Não consegui terminar de ler de tão repetitivo que fica :|