10 Livros que Estragaram o Mundo

Benjamin Wiker

Resenhas - 10 Livros Que Estragaram o Mundo

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Perfeito!

Benjamin Wiker, Ph.D. em Ética Teológica e professor em renomadas universidades americanas, como a Thomas Aquinas College, na Califórnia, reúne e analisa quinze livros que considera tão prejudiciais para o desenvolvimento do mundo que afirma, sem rodeios, que hoje estaríamos bem melhor sem eles. A começar pelo clássico de Maquiavel, O Príncipe, o autor faz uma jornada de 450 anos e, depois de passar por escritos de Descartes, Rousseau, Lênin e Hitler, analisa as falácias de pesquisadores tarimbados mais recentes, como Alfred Kinsey, Margaret Mead e Betty Friedan. Sem deixar de argumentar com seriedade e consistência, Wiker ainda nos presenteia com uma linguagem bastante direta e divertida, fazendo-nos lembrar do brilhante ensaísta britânico G. K. Chesterton.

Dansd1 02/07/2023

Interessante
Você pode gostar muito ou odiar muito. Vai depender de como é a sua cosmovisão. Acho que vale a pena a leitura.

Pablo Paz 04/06/2023

Um livro que estraga a leitura de outros 10 livros
- 'Por quê tal livro estragou o mundo?'
- 'Porque não está de acordo com o cristianismo, olha esse trecho aqui...'.
É este o resumo do livro. Sacanagem que isso é bom argumento, né?
O livro tinha tudo para ser interessante para um cristão apontar sua perspectiva sob uma ótica intelectual, mas aí deu nisso... O cara pega trechos, muita vezes nem parágrafo, para demonstrar que aquilo é 'ruim'. A leitura mais burra que já vi sobre Thomas Hobbes está neste livro. Imagina quando ele descobrir que foi os argumentos de Hobbes - ao propor uma entidade forte, independente da sociedade civil e acima de credos (o Estado) - que ajudou a acabar com a barbárie das guerras religiosas do século XVII, onde cristãos até praticavam canibalismos contra outros cristãos (católicos x protestantes e vice-versa). O cara é tão desonesto que parece esquecer que são as guerras civil-religiosas que Hobbes têm como modelo ao escrever sua grande obra. Hoje, quase 400 anos depois, é fácil apontá-lo como defensor de Estado forte. Naquela época, eu também preferiria um Leviatã do que viver num território como o dos Balcãs nos anos 1990 ou na Síria dos anos 2010...
A pergunta que faço é: por que ele só focou em autores modernos? Talvez, se fosse tratar de livros mais antigos, não poderia esquecer da duma grande obra a trazer grandes estragos para o mundo: a Bíblia. Como obra literária é até muito boa, mas como obra sagrada, dá para usá-la como manual de justificativa para qualquer barbaridade. Que o diga a escravidão moderna.
Infelizmente, quem lê esse tipo de livro são leigos sem repertório e que raramente vão pegar um desses grandes livros que o autor diz ser ruim. Um livro que estraga a leitura de outros 10 livros... De todo modo, para quem tem alguma bagagem, a experiência da leitura vale para você entender como opera a desonestidade intelectual.
Ana Sá 05/08/2023minha estante
Prefiro ficar sem entender melhor como funciona a desonestidade intelectual ?

lou.gchiavegato 04/06/2023

Cabuloso e surpreendente
Sob uma perspectiva cristã, o livro fala de obras que danificaram nossos pensamentos. Surpreendente.

Andre24 10/01/2023

"Passemos então ao trabalho sujo que é ler um livro ruim".
(o autor descrevendo o próprio livro)

Não sabia que era um livro religioso. O argumento principal do autor à pergunta "por quê esse livro estragou o mundo?" é "porque não está de acordo com a doutrina cristã". Aí ele joga um "Minha luta" e outro ali no meio pra poder dizer "Viu, eu estou certo, ou você vai concordar com o Hitler?". Principalmente ao tratar de filósofos, ele assume que o que foi escrito há dois séculos ainda está escrito em pedra, que não foi revisado ou não há opositores. Dessa forma, qualquer bom argumento que o autor possa ter é dissolvido em sua cruzada literária para defender a honra da religião.

"Mas, e agora? Devemos queimar o livro? É claro que não! Uma reação como essa é insustentável, no mínimo ambientalmente falando. A melhor cura, já que livros realmente ruins se multiplicam como vírus, é lê-los. Agarrar seu coração maligno e expô-lo à luz do dia".

Valério 01/01/2023

Necessário, mas com parcimonia
O autor desvenda grandes nomes demonstrando que mesmo grandes mentes enveredam por caminhos obscuros. Em alguns momentos acho que ele pinça informações e extrapola um pouco na tinta. Mas não invalida a análise como um todo. Bom para abrirmos os olhos sobre como ideologias se infiltram sutilmente em nossa mente e na nossa sociedade.

Frauboll 20/10/2022

Um dos melhores livros que já li!
Comecei a ler esse livro achando que seria um livrinho inofensivo, engracadinho, para divertir. Me enganei. É sim, divertido e bastante bem-humorado, mas que livro profundo! O autor traz uma selecao variada de livros e autores, como Maquiavel, Marx, Descartes, Freud, etc. e os analisa de uma forma simples ( mas nao simplista), que o leitor nao familiarizado com as obras pode facilmente entender. O autor mostra como as idéias apresentadas influenciaram autores posteriores e a sociedade, além de apontar os erros de raciocínio dos autores criticados e as implicacoes morais e éticas dessas chamadas "grandes obras". O livro é quase uma história intelectual do ocidente, mas focando no pior já produzido. O livro traz uma das melhores descricoes da teoria marxista que já li e consegue manter o estilo ágil e leve mesmo ao analisar as idéias mais perversas que já vieram à público (como na parte sobre Alfred Kinsey). O autor é apolítico (nesse texto) e critica obras de vários espectros políticos, ressaltando também o que elas tem em comum. Se pudesse indicar apenas um livro para compreender o mundo atual, seria esse. Já estou procurando outros livros do autor.
Só posso recomendar.

site: https://www.youtube.com/channel/UCFOrTiAdpebLfjcnwoYeF1A
Pablo Paz 04/06/2023minha estante
Interessante, pena que ele esqueceu da 'Bíblia', uma obra a trazer grandes estragos para o mundo.

Peterson Boll 18/10/2022

Eita
Pensei que era uma obra sobre resenha literária, mas eis que me deparo com um neo-conservador. Eu iria desistir, mas, não sejamos preconceituosos. O autor até consegue ser bem didático nos temas filosóficos, mas defende os seus pontos de vista erroneamente (sua crítica ao utilitarismo chega a ser irritante, não pela crítica, mas pelas evasivas e não compreensão), em outras defende "teorias" bíblicas [não consigo compreender que um homem adulto, e ainda mais, tão versado a leituras filosóficas, ainda consiga acreditar em Adão & Eva) e obviamente muito reacionário quando o tema é homo afetividade e emancipação feminina. Mas dou-lhe um ponto positivo pela sua excelente explanação sobre o "Mein Kampf".

Beca 06/08/2022

Tenha em mente que esse livro é conservador.
De verdade, se eu já não tivesse começado o livro sabendo que o autor é um homem de direita conservador provavelmente teria desistido do livro nos primeiros capítulos, mas decidi ler ele pois queria ver uma opinião fora da minha bolha.
E de verdade eu até gostei do livro, a escrita do autor não é cansativa, mas as críticas e argumentos dele se resumem apenas a ser ateu.
Betty Friedan faz uma pesquisa sobre como as mulheres dos anos 50 se sentiam infelizes pq suas vidas eram resumidas em fazerem trabalhos domésticos e cuidarem das crianças, quando elas queria ter liberdade para fazerem outras coisas já vida, poderem ser médicas, advogadas, ter um trabalho e ganharem seu próprio direito, mas ora para o autor isso é uma grande bobagem sabe por quê? Pq Betty Friedan é ateu.
Esse é literalmente o argumento dele para todos os autores, ele anula as teorias por as pessoas serem ateus, ou comunistas que é pior do que matar o seu pai. E para piorar ele coloca grande culpa dos maus da sociedade nesses autores (que eram ateus) dizendo que eles queriam que os homens fossem selvagens e ignorasse qualquer moral. Eu percebi que em muitos momentos o autor faz sua interpretação para aquela teoria ser algo danoso a sociedade, igual ele acusa seus colegas (que ele está criticando) de o terem feito.
Um ponto positivo para o livro é a forma como o autor ligou as diferentes teorias.
Peterson Boll 18/10/2022minha estante
Ele critica Margaret Mead por ajustar a teoria dela ao modo de vida dela,,,ironicamente ele fez o mesmo com sua obra, ajustar a sua teoria ao seu modo de vida.

Denise195 03/08/2022

O livro é interessante. As ideias perdem a força pela repetição do autor em criticar ateus e demonstrar preconceitos abertamente. Fora isso, ele critica livros com ideias grandiosas que marcaram seu tempo mas hoje, não só perderam o sentido - se alguma vez tiveram - como demonstram até onde as ideias (por mais loucas ou ignorantes que sejam) pode chegar.
Peterson Boll 18/10/2022minha estante
Fora a chatice de tentar o tempo todo fazer o link Maquiavel-Hobbes-Rousseau-Darwin-Nietzsche...como se isso fosse a ideia mais brilhante dos últimos 100 anos.

Martony.Demes 24/02/2022

Voltando às publicações de leituras, eis outro livro(e desinteressante): 10 Livros que Estragaram o Mundo: e Outros Cinco que Não Ajudaram em Nada, de Benjamin Wiker.

Afinal, por que desinteressante!? Bom, o motivo é que o livro apresenta alguns grande clássicos da humanidade como livros com "más ideias que infectam gerações e ampliam a miséria do mundo". Porém, após a leitura eu tenho uma outra visão completamente diferente de Benjamin.
Antes, vamos à lista:

-O Príncipe, de Nicolau Maquiavel
-Discurso sobre o método, de René Descartes
-Leviatã, de Thomas Hobbes
Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean-Jacques Rousseau
Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels Utilitarismo, de John Stuart Mill
A descendência do homem, de Charles Darwin (1871) Além do bem e do mal, de Friedrich Nietzsche
O Estado e a Revolução, de Vladimir Lênin
O eixo da civilização, de Margaret Sanger
Minha luta, de Adolf Hitler
O futuro de uma ilusão, de Sigmund Freud
Adolescência, sexo e cultura em Samoa, de Margaret Mead
O relatório Kinsey, de Alfred Kinsey
A mística feminina, de Betty Friedan

O Livro é muito ruim, a fundamentação é simplista, com viés ideológico e de revisionismo histórico (o que é péssimo). A análise do autor chega a ser preconceituosa, quando o mesmo relaciona o fato de um indivíduo ser ateu é ser maquiavélico. A crítica a Descartes é a mais duvidosa do texto. Reducionista.

Além disso, o autor é mal intencionado. Leia algumas linhas para se ter noção de quão rasa é a filosofia do autor. Os Livros citados por ele não nasceram em um quarto fechado, não foram escritos fora de contexto. São muito mais que um ponto de vista isolado que de repente viralizou após a publicação do livro

Este livro é horrível! Não chega nem a ser engraçado, é um simples amontado de sandices. Perdi meu tempo!

"ah mas o livro de Hittler é um exemplo de livros que estragaram". O que favorece estragar a humanidade é pessoas com mínimo de discernimento acreditar na ideias dele. Além disso, o Mein kampf é um livro para lermos e refletir sobre os acontecimentos citados e que nunca mais isso deve acontecer! Para ele tudo de ruim no mundo é culpa do Maquiavel, Descartes, Rousseau, Darwin, Hobbes ... Fuja deste livro
No final da introdução, olha o excepcional método para avaliar livros:
"Agarrar o coração maligno de cada um deles e expô-los a luz do dia".
Diante do exposto, eu tenho agora essa lista como novas metas de leituras! Único proveito que tiro desse livro é a lista que ele traz.
Andre24 09/01/2023minha estante
Acho que a nota tá errada, deu 5 estrelas pra ele?

Martony.Demes 09/01/2023minha estante
Concordo! Talvez na pressa de migrar minhas resenhas para esta rede social eu tenha me equivocado! Obrigado!

Jessica1248 14/01/2022

Livro BOMBA
Para o autor do livro (Benjamin Wiker), o motivo que levou essas personalidades históricas a escreverem e divulgar suas ideias um tanto quanto polêmicas e controversas é de que são ateus, e por isso suas ideias são imorais e perversas. Não posso concordar com isso! Realmente, as ideias divulgadas por Descartes, Rousseau, Hitler, Maquiavel e companhia foram e ainda são contestadas pela sociedade. Porém, o motivo que levou essas personalidades histórias a ter pensamentos racistas, eugênicos, ditatoriais e aristocráticos não é o fato deles serem ou não ateus. Existem pessoas ruins dentro dos círculos religiosos também (é só olhar para a história do cristianismo e do islamismo, por exemplo). E é por esse motivo que eu não posso creditar valor aos argumentos utilizados por este autor neste livro, uma vez que são totalmente desprovidos de imparcialidade: não é a religião ou doutrina filosófica que faz o caráter de uma pessoa. Por isso vou classificar este livro como BOMBA!

Pri 31/12/2020

10 livros que estragaram o mundo
O autor apresenta e analisa 10 livros que considera de ideias ruins que ajudaram a estragar o mundo. Além dos 10, apresenta e analisa mais 5 que considera não ajudar em nada.
O autor faz isso por meio de uma didática metodológica que incentiva o leitor a desenvolver o raciocínio lógico para receber e analisar informações que recebam. Seja por um livro, noticiários, conversas informais, etc.
O livro nos leva a querer conhecer o conteúdo apresentado. Não apenas as obras, mas também seus autores. Também nos trás muitas lições.
Alan kleber 06/01/2021minha estante
Idéias têm consequências.

Pri 08/01/2021minha estante
Verdade

Felipe Felix 04/09/2020

Péssimo
De longe parecia ruim. De perto parecia que tava longe. O pior livro dentre os quais já li.
Jessica1248 14/01/2022minha estante
Concordo com você.

Laiz 06/08/2020

estragaram pra QUEM?
- se tivesse uma lista de livros escritos com a bunda esse aqui tava no top 10
- se você critica os livros de carlos marques por terem indiretamente causado várias mortes porque não coloca na mesma lista a tal da bíblia que foi usada pra justificar a caça às bruxas (ou o assassinato de mulheres, homens e animais inocentes), genocídio indígena e escravidão negra? ah é porque você é um crente safado
- o argumento do cara pra reclamar de autoras do feminismo é que elas são "feias", e "frustradas" por não terem um relacionamento com um homem, ou seja feias e mal comidas, e eu queria saber quem foi que comeu ele tão bem pra ele usar esse tipo de argumento ralinho
Jessica1248 14/01/2022minha estante
Comentário perfeito!

Beca 21/06/2022minha estante
Eu estou lendo esse livro no momento e acredito que ele fala realmente coisas exageradas já que ele se baseia totalmente na ideologia cristã, que ele acredita. Mas usar esse exemplo da a bíblia no seu comentário é extremamente equivocado, vamos lembrar que as pessoas fizeram uma interpretação da Bíblia para usar como desculpa para essas barbaridades, o próprio pensamento humano que pregou essas perseguições.

Laiz 02/07/2022minha estante
extremamente equivocado onde minha filha tu vive embaixo de uma pedra é assiste jornal 5 minutos a gente vive na república federativa do evangelistão