Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar Nicholas Sparks

Resenhas - Um Amor Para Recordar

Wyara.Tutya 23/02/2023

1 Coríntios 13:4-7
4O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Raffa 30/05/2014

Este é um livro lindo que expressa o amor de uma maneira intrigante que nos faz pensar em qual ponto pode chegar o amor entre duas pessoas de sexos opostos. Recomendo muito este livro.
Assim que agente termina de ler, dá uma vontade enorme de valorizar cada pessoa que está ao nosso redor.
Também tem o filme, que está disponível no Youtube, porém, como agente sabe os filmes, na maioria das vezes, mudam muitas coisas do livro. Neste caso, de "Um Amor para Recordar" o livro é muito melhor pois, pelo menos no meu caso, fez com que eu me envolvesse mais, leiam e assistam, é uma história MUITO boa. Não é uma leitura cansativa, muito pelo contrário, dá vontade de ler toda hora!

Jéssica 01/06/2014

Resenha - Hora da Leitura
Primeiramente, para as pessoas que já viram o filme e querem ler este livro, esqueçam sobre o filme enquanto estiverem lendo, pois o filme é muito diferente do livro. Não que ele seja ruim, não mesmo. Tanto o filme quanto o livro são bons, mas é melhor para não ficar pensando "ué, mas eu tinha visto isso assim no filme". Vamos à resenha :D

Landon Carter tem 17 anos e mora na Carolina do Norte. Ele vive somente com sua mãe, pois seu pai é um congressista e sempre tem que estar viajando. Optou por fazer teatro no último ano por que imaginava ser algo fácil de se fazer. Ele está no último ano do colégio e é nesse tempo que percebe que deve ter algumas qualificações para entrar em alguma universidade, já que suas notas não eram lá grande coisa. Ele não estava no clube de xadrez, não tocava nenhum instrumento musical e não jogava futebol americano nem basquete. As únicas coisas em que era bom eram: equilibrar um lápis na ponta do dedo em 30 segundos, era capaz de fazer e desfazer oito tipos de nós náuticos, o que não seria de grande ajuda para ingressar na UCN.

Sem ter para onde correr termina por concorrer ao grêmio estudantil, e consegue ganhar, graças à ajuda de um amigo.
Enquanto isso, o baile em honra aos ex-alunos da escola estava chegando e ele não tinha ninguém para ir com ele. A solução foi convidar uma menina chamada Jamie Sullivan. Que para a sua surpresa terminou aceitando. E é aí que a história começa.

"- Eu adoraria ir com você - ela disse, finalmente - mas com uma condição.
- E o que é?
- Você tem de me prometer que não vai se apaixonar por mim".

Jamie é filha do pastor da igreja que Landon frequenta desde garoto. Ela sempre está usando uma saia longa, um coque no cabelo, e um blusão marrom, e claro, está sempre carregando a bíblia consigo. Sempre dizia que estaria orando por você, que tudo ocorria por conta dos planos de Deus. Ela é uma daquelas pessoas que vieram ao mundo para serem boas e você se pergunta como pode haver alguém desse tipo. Mas ela era uma delas.

"- Sua camisa está encharcada de suor.
- Ah, isso aqui? - Eu olhei para a minha camisa. - Ah, não é nada. Às vezes eu suo demais.
- Seria bom se você falasse com um médico sobre isso.
- Não se preocupe, vou ficar bem.
- Vou fazer uma oração por você mesmo assim - ela ofereceu com um sorriso. Jamie sempre estava orando por alguém. Talvez eu pudesse entrar para o clube".

Eu ria muito quando Jamie falava alguma coisa sobre orar por ele, ou tudo estar nos planos de Deus e Landon pensava algo sarcástico. Ou então da aposta que fizera com os amigos para saber quantas vezes Jamie iria dizer "Plano de Deus". Ele apostou que seriam 14 vezes.
Landon não gostava de ser visto com ela, mas se tornou necessário já que eles estavam na mesma peça. A aproximação deles começou por ai. Mesmo sem querer ser visto com Jamie, Landon não conseguia ser malvado com ela, simplesmente por ela ser tão pura e feliz.

"Ela se parecia exatamente como um anjo. Respirei fundo e deixei que as palavras fluíssem lentamente.
- Você é linda - eu disse, finalmente, e acho que todos, desde as senhoras com cabelo azulado na frente até os meus amigos no fundo do auditório perceberam que eu estava sendo totalmente sincero".

No decorrer da história, e de uma forma linda, natural e fluente ele termina por se apaixonar por ela. E você consegue sentir que este amor é verdadeiro. Que seu coração chega a perder o compasso de tão lindo que é.
Todos nós já devemos ter sentido como é ter um primeiro amor. Alguns podem sentir como é ter um primeiro e único amor, e isso é que abrilhanta tudo.
Estou realmente apaixonada por esse livro, mais do que quando vi o filme, por conta que pude ler os pensamentos de Landon enquanto ele se apaixonava. No momento em que ele se apaixonava.

"Sorrimos um para o outro. E tudo que eu fiz foi imaginar como poderia ter me apaixonado por uma garota como Jamie Sullivan".

E outra coisa, acreditem no aviso que é dado no início do livro, pois ele acontecerá literalmente:
"No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei".
Sim, este será um dos meus preferidos de Nicholas Sparks.

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/2014/02/um-amor-para-recordar.html
Daiane 07/06/2014minha estante
Lindo sua resenha, coisa que me dá mais vontade ainda de dar um salto de cabeça avançado na estória!!!

Kellysaa 01/03/2023

Um amor para recordar
Bom, eu ja vi o filme há muito tempo atrás. quando era bem menor eu tinha o dvd do filme, eu amava muito a história.então resolvi ler o livro. pela primeira vez eu digo que a adaptação foi melhor do que o livro.Mas o livro não deixa de ser bom. senti falta de umas coisas que tem no filme. mas o livro e bom e emocionante vale a pena lê. ele tem poucas páginas e é bem curtinho então e uma leitura super rápida.Simplismente a jamie do filme e bem melhor.

Nathalia Almeida 01/07/2014

Uma história de amor
O livro e muito lindo, porem espera muito mais dele. A historia a maior parte dela e sem sal, e por muito tempo parece que esta dando muita volta. A historia entre um casal de adolescentes que descobrem o amor, cuja a garota descobre que tem uma grave doença.
Thamiris 07/10/2021minha estante
não precisava dar spoiler k

Nathalia Almeida 19/11/2021minha estante
Kkk desculpa

Eloisa.Melo 25/03/2023

Uma história curta, mas que dura tempo suficiente para a gent se apegar aos personagens, e sofrer junto com eles, emocionante e cativante como todas as histórias do tio Nick são!

Hastings Spencer 23/06/2021

Meu livro preferido do momento ?
Simplesmente MARAVILHOSO. História que realmente prende o leitor. Confesso que no primeiro capítulo achei que não fosse gostar, mas depois que a história do casal foi começando, AMEI. Não conseguia mais parar.

Brun 05/08/2021

- deprimida -
Preciso dizer que: eu te odeio Nicholas Sparks.
Esse livro me fez chorar do começo ao fim...fiquei tão triste por tudo. Já tinha visto o filme antes mas sei lá, no livro....n sei nem como explicar o que eu senti ao decorrer da leitura. Gostei tanto de como o Landon faz de tudo pra ver ela feliz, mesmo quando ele está destruído...tudo o que ele faz é uma prova de amor.
Único detalhe que sei lá, pode ser frescura, acho que poderia ser um pouco mais fluida mas n posso reclamar, o livro é "antigo"...mas meu, o livro é tão pequeno que n da nem pra reclamar.
Leia esse livro, sério, n vai se arrepender ???

Taires2 20/05/2023

Ótimo para sair de uma ressaca literária
Desde da minha infância, sempre vi os livros no NS e sabia o quanto famoso esses livros eram por seus dramas e romance. Gostei muito do livro, de linguagem simples, rápido e muito bom para quem quer começar um romance leve, com muitos ensinamentos e de rápida leitura. Recomendo muito. ??

nala 18/06/2021

Um livro pra nunca esquecer
Eu não vou esquecer esse livro mesmo que se passem 40 anos. Chorei feito uma condenada mas não me arrependo nem por um minuto, vale cada lágrima... é lindo.

Thayná Alvarenga 06/12/2014

Prefiro o filme u.u
Maria Isabel 15/12/2014minha estante
Concordo Plenamente. Acho que o diretor e o roteiristas estavam inspirados quando fizeram a adaptação para filme.

manu 09/09/2021

esse livro tem todo o meu coração-
ele me fez chorar tanto
nicholas, PORQUE????
eu amei ver a trajetória do amor deles e ver o landon amadurecendo?

Monaliza 12/12/2014

Surpreendentemente.
Pelo o que eu ouvi falar do livro, pensei que eu choraria horrores e por isso até me demorei para finalmente ter coragem de lê-lo. Me surpreendeu. Não era nada daquilo que falavam. O filme, para ser mais honesta, foi mais triste. Ou o problema tenha sido eu, já que passei da idade de gostar desse tipo de romance sal e açúcar. A grande questão é que não é tudo o que falavam, já li livros mais românticos, com personagens mais interessantes. Landon no final das contas é só um rapaz normal que no máximo vai pro cemitério a noite com os amigos para jogar conversa fora. Quem nunca? Ele não é de forma alguma o Bad Boy que o filme representa. E que se fosse, seria mais interessante ver todo o processo dele se apaixonando por ela e se descobrindo alguém melhor. Mas , ele era um bom rapaz, normal. Ela que era meio excêntrica. Meio uma velha em corpo juvenil. Mas com toda sua educação e a doença, isso se torna justificável e até aceitável. É um livro bonitinho, sim, mas não emocionante. E não, eu não chorei no final . Pensei que eu choraria. Me enganei, ou me surpreendi. Bem, de qualquer forma acho que essas duas palavras são sinônimas, não são? Se não, tudo bem, eu nunca entendi bem as regras do português. Mas sempre entendi bem de histórias românticas e emocionantes. Essa com certeza é romântica. Porém, chama-la de emocionante, seria demais.
Dai 12/12/2014minha estante
Aconteceu o mesmo comigo. Acho que essa foi, até agora, a única vez em que considerei um filme melhor que o livro. Parece que nessa fase o autor ainda estava amadurecendo a escrita, tem outros livros dele que são muito bons.

Maria Isabel 15/12/2014minha estante
Como sempre o livro é melhor que o filme, eu pensei assim que assisti o filme um amor pra recordar que se o filme tinha sido aquela perfeição da qual chorei horrores o livro seria ainda pior ( no sentido de melhor se é que me entende). Porém quando comecei a ler e o Landon num tinha nada de badboy e parecia de acordo com a narração do livro, um garoto de 11/12 anos, me frustrei ;-; Sério. E a Jamie que tinha toda aquela "atitude" no filme no livro... sem comentários.
Esse livro parecia mais um daqueles paradidáticos que passam na escola do qual você vai contando as páginas pra acabar. :\

mai celestino 22/12/2014

Um Amor Para Recordar
Que o Nicholas Sparks é um dos escritores de romance mais amados não é novidade. E com Um Amor Para Recordar ele consegue manter esse titulo para sempre, bem, ao menos na minha estante.
Este romance traz a cada capitulo o poder que tem o amor, no que se refere mudar a personalidade de uma pessoa. Neste caso o jovem Landon Carter, um carinha rico, popular, rebelde e que vive sua liberdade (p.s. A história é narrada por ele). Em contraste Jamie Sullivan é uma garota caridosa, pura e amável, além de ser filha do pastor da cidade. Sim, eles não têm nada a ver. Até porque o próprio Carter zoava, junto com seus amigos, da maneira como ela se vestia e vivia. Quando convidada para ir ao baile com Landon, Jamie aceitou sob a condição de o menino prometer não se apaixonar por ela. O que parecia não haver problema, nem condição alguma. Isso até que a vida lhes prega uma peça, literalmente, pois foi necessário que ambos apresentassem uma peça teatral junto (hora do trocadilho). E desde então ele começam a se aproximar, Jamie com seu carisma consegue fazer com que Landon, que antes não se importava com as pessoas a sua volta, se torne gradativamente uma pessoa melhor e madura.
Esse é um dos únicos livros em que o filme é diferente e amo ambos do seu jeito. Um Amor Para Recordar consegue ser o meu “queridinho”. Pois sua história é comovente de me fazer falar “ooooow” e chorar toda vez que assisto. Um clássico romance que te faz se apaixonar pelo mocinho e ensina que jamais devemos subestimar as pessoas e rotula-las. Tudo muda, todos podem mudar. Um garoto insensível se tornou um homem capaz de fazer tudo pelo seu amor, se tornou um milagre.
Esse eu recomendo muito.