A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Carol 03/12/2021

Busquei esse título depois de ter começado a série na Globo Play, se não me engano. Gostei bastante, porém é um livro um pouco "enrolado"... Existe ação, romance, renúncias e muitos segredos. Para quem gosta desses universo de magia é um ótimo livro.

Karina Utiga 14/11/2021

Foi uma leitura muito nostálgica, pq nesse livro temos vários dos clichês de histórias de romance de vampiros. Descoberta das Bruxas tem um casal protagonista, literalmente, muito poderoso, de almas destinadas. A narrativa é bem confusa em relação à hierarquia e equilíbrio de poder na serie que, junto aos traumas psicológicos dos personagens, tem passagens problemáticas mas que ao mesmo tempo são fiéis para com a personalidade das personagens. Os personagens secundários sofrem com a falta de desenvolvimento nesse primeiro livro também. Mesmo assim o livro traz um ótimo romance de almas gêmeas, com várias ideias presentes em romances de fantasia, mas que aqui são conduzidas de maneira rápida e inesperada.

Cássia 03/11/2021

Tenho sentimentos conflitantes...
Eu achei um romance bem água com açúcar, bem estilo a que adolescentes costumam gostar. Achei fraco e decepcionante. A princípio achei a Diana fantástica, mulher independente e inteligente, que se vira só, um pouco insegura e com alguns problemas e traumas de família (mas que não os têm, nos dias de hj, não é mesmo?). Adorei. Então, como algumas amigas minhas, conhece um boy maravilhoso que não é tão maravilhoso assim, que é conservador, agressivo e manipulador , tem seu brilho ofuscado por ele, mas aceita tudo por amor. Acha que pode muda-lo e depois aceita que ele é assim, esse é o jeito dele, ama ele assim. Meu deus...

Mas tem pontos positivos, que fizeram eu não abandonar a leitura:
1. Sobre o que é aquele maldito manuscrito (estou pensando até em ler o segundo livro só por causa disso);
2. A tensão sexual entre eles, a noite, sem consumar o ato, mto sensual, gostei.

Bem, gosto da descrição do vampirão que atualmente vive em meus sonhos (descobri que tem série, vi um capítulo mas aquele ator não capturou todo o charme que devia ter o personagem) e, claramente, Diana precisa de terapia.

Luisa 01/11/2021

Parece mas não é
Diana não é mais uma bruxa que se apaixona pelo cara errado. Ela é uma mulher com muitos traumas e uma personagem em plena evolução. Apesar de ter uma carreira desenvolvida e uma vida independente, dentro da comunidade sobrenatural repleta de criaturas interessantes e mais experientes do que ela, precisa desenvolver seus poderes que a cada dia se mostram surpreendentes. Não é mais uma história de ficção para deixar na prateleira. É uma narrativa cheia de momentos históricos, uma trama com mistérios e um gostinho por mais páginas sempre. Uma boa história de bruxas e vampiros que foge dos clichê envolvendo triângulo amoroso e mortes desnecessárias.

Vic 01/11/2021

Pensativa
Eu terminei esse livro finalmente, depois de 2 semanas (ou mais nem lembro). Não sei q nota atribuir ao livro.
A história em si é boa, a fantasia o romance e desenvolvimento dos personagens tbm, mas a quantidade absurda de detalhes banais que a autora acrescenta a história o torna exaustivo e nos faz perder o foco do que realmente importa, sabe aquela sensação que vc ta lendo mas não está absorvente oque está escrito e precisa voltar no mesmo parágrafo varias e varias vezes? Essa foi a sensação que tive em vários momentos durante a leitura. Isso me desestimulou pra per as continuações, penso e acompanhar agora so pela série de Tv.

Selma 07/10/2021

Recomendo
Gostei muito do livro. Achei leve e divertido com uma pitada de suspense. Vemos a evolução de Diana ao longo dos capítulos. Recomendo a leitura.

Mel Rodrigues 05/10/2021

Esse livro tem dois principais pontos fortes: O primeiro, ele é inteligente. O segundo, os personagens são adultos. Embora eu não esteja disposta a dizer adeus as fantasias young adult, é revigorante ler livros com personagens mais velhos ultimamente, mesmo que obviamente vampiros e bruxas sejam fora da realidade, é mais realista ver esses personagens tendo determinados pensamentos.

A construção de mundo, dos personagens, é muito bem feita, embora possa ser um pouco incomodo a forma como o comportamento abusivo é transformado em um traço biológico da espécie (vampiros), faz sentido na narrativa, mas sem dúvidas foi suavizado na série, o que eu não sei dizer se é melhor ou pior. A personagem principal é meio sem personalidade mas, se a série adaptou os livros corretamente, é provável que isso faça parte da evolução dela, e ela vá ganhando mais voz enquanto for ganhando mais confiança em seus poderes.

O principal problema desse livro, que fez merecer meia estrela a menos, são os diálogos - Eu não sei se o problema foi da autora, da época que foi escrito, ou da tradução. Eles não são ruins mas em determinados momentos, por motivo nenhum, um diálogo muito sério tem duas ou três linhas que parecem não se encaixar, utilizando gírias ou ganhando um tom debochado/brincalhão e voltando ao tom anterior sem explicações. O mesmo acontece com diálogos leves onde, uma fala ou outra são incrivelmente formais sem razão aparente.

Girlene12 25/09/2021

Um surto atrás do outro?
ESSA É A EXATA DESCRIÇÃO DESSA PERFEIÇÃO
Esse livro me deixou de todas as formas possíveis, menos entediada, não é nem um pouco parado, é cheio de momentos de tensão e também de alívios nessa tensão, momentos de reflexão e frases impactantes que te fazem parar por um momento a leitura e absorver o conteúdo.
Apesar de ser um livro grande, não é extremamente longo e no decorrer da história você não percebe o tempo passar entre uma página e outra, eu no começo da leitura citei que não tinha lido ele por não tem me chamado atenção imediatamente, mas a frase não julgue um livro pela cara nunca foi tão certeira.
Diana, suas tias, Mattew, seus amigos e filhos, até os vilões são totalmente bem construídos, e mesmo nesse primeiro livro, não deixam nada a desejar, apesar de que eu estou muito curiosa para conhecer mais da história e do passado de Mattew e os poderes de Diana.
Um livro simplesmente perfeito, e eu quero muito ter a trilogia na minha estante, mas no momento só tenho o primeiro, e vou esperar até comprar o segundo para ler fisicamente, ao invés de em pdf.
?, espero que leiam esse livro, e que se sintam tão bem quanto eu, é uma leitura extraordinária.

kari 25/09/2021

Gosto muito dessa coisa de vampiros e bruxas mas me decepcionei um pouco, eu amei a série achei incrível mas o livro achei meio cansativo.

Joana 24/09/2021

Demora uma vida pra terminar
A impressão é que eu levei 80 anos pra terminar esse livro... MDS é muito arrastado.

A autora leva muitas páginas pra contar pouca coisa, além disso algumas coisas envelheceram mal nesse livro (como a personalidade do protagonista masculino)

Enfim, eu gostei da história no geral, mas esses problemas me fizeram não querer continuar a trilogia
Sarah 24/09/2021minha estante
Nossa senti exatamente o mesmo que vc e tb abandonei a trilogia...

Joana 27/09/2021minha estante
Esse livro é um desafio de persistência

Sarah 27/09/2021minha estante
Verdade! Parece prova de resistência tb kkkkkkkkk

Flavia1210 15/09/2021

Assisti a série de TV e fiquei curiosa com os livros. Fui levada para uma saga de fantasia com protagonista que não precisa ser salva por um príncipe. Ela é independente, prática e verá sua vida e seu amor ameaçada pela fome de poder de outras pessoas.

Sueli 08/09/2021

Uma Tremenda Descoberta!
Tenho algumas preferências literárias mais ou menos definidas e livros com temática sobrenatural nunca esteve entre elas, mas após ter assistido ao seriado “A Descoberta das Bruxas”, com dois atores que eu adoro, fiquei muito curiosa ao saber que a produção foi baseada na Trilogia da Almas, de Deborah Harkness.
A autora é uma escritora especializada em história da medicina e da ciência e ganhadora de prêmios importantes por seus trabalhos, o que tornou, pelo menos para mim, o primeiro volume da trilogia, embora a princípio muito arrastado, muito interessante e intrigante, dando a narrativa uma base realística, mesmo que protagonizada por seres fantasiosos e irreais.
O universo da trama é composto principalmente por humanos, vampiros, bruxas e demônios, que convivem pacificamente, mesmo que os humanos não façam ideia da existência dos grupos de seres sobrenaturais.
E, é justamente na interação entre bruxas, demônios e vampiros que gira a ação deste primeiro volume, além da incessante e violenta busca por um livro poderoso que irá esclarecer a gênese desses seres poderosos e em alguns casos muito perigosos.
O que, como foi dito anteriormente, me pareceu um leitura arrastada, ao longo do livro mostrou-se muito útil já que deixou o enredo mais palatável para mim, que não sou exatamente aficionada pelo gênero, tornou mais fácil “viajar” neste universo, embora algumas dúvidas pipoquem e que sirvam de álibi para que eu leia o próximo volume, embora eu já saiba tudo que irá acontecer (eu amo spoilers!), pois assisti às duas temporadas e constatei que a produção televisiva é bem próxima à literária, embora bem menos interessante.
Recomendo ;)