A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Giomaciel.a 22/04/2024

A Descoberta das Bruxas é o primeiro volume da Trilogia das Almas. Nele somos apresentados à um universo em que bruxas, vampiros e demônios convivem em meio aos seres humanos.
As criaturas, como são referidos os seres diferentes dos humanos, podem apresentar características um pouco distintas daquelas com as quais estamos acostumadas em outros enredos fantásticos.

Diana Bishop é filha de bruxos poderosos, que morreram quando ela tinha apenas 7 anos. Criada pela tia e sua companheira, ambas bruxas, a personagem principal ignora sua magia e se esforça arduamente para levar uma vida comum e humana. Historiadora formada e com anos de estudo em alquimia, Diana frequenta diariamente uma biblioteca em Oxford, para fins de pesquisa, dando continuidade ao trabalho que vem fazendo nos últimos anos. Suas pesquisas e publicações são reconhecidas e ela é uma profissional de destaque em sua área.

Em um dia como outro qualquer, ela faz a requisição dos manuscritos que deseja analisar à recepção da biblioteca e se dirige ao seu lugar de costume para começar a leitura e o estudo dos livros requisitados. O livro solicitado dessa vez, porém, é diferente, e reage magicamente à Diana, deixando-a curiosa quanto ao seu conteúdo mágico. Vencendo a curiosidade, porém, ela se limita a analisar o livro apenas os aspectos que consegue visualizar sem uso de magia, e devolve o manuscrito ao final do dia de trabalho.

Seus dias, então, começam a mudar. Em um deles ela acaba por conhecer um majestoso vampiro, de quem se aproximará. A cada dia que passa mais criaturas começam a frequentar a biblioteca e a cuidar de cada passo e gesto feito por Diana. Ameaças são feitas e ela passa a temer seu próprio povo, tendo como aliado um vampiro, algo inusitado e entendido como uma possível traição aos seus.

O enredo apresenta MUITOS fatores históricos e MUITOS detalhes de biologia e genética. Em função do excesso de contexto histórico e informações biológicas o livro acaba se tornando um pouco pesado e complexo, ao meu ver. Houveram momentos em que precisei reler alguns dos trechos por 3 ou mais vezes para que as informações ali apresentadas fizessem algum sentido. Alguns dos dados parecem ficar perdidos frente ao que os personagens estão vivenciando no momento, de forma que entendo serem dispensáveis.

Eu pretendia ler a trilogia em sequência, mas vou me dar um intervalo e ler alguma coisa com menos dados técnicos por agora. Rss.

Mariane.Silva 30/03/2024

Achei o livro bem diferente, gostei muito das partes científicas e históricas. Senti muito medo do Matthew no começo mas, depois que entendi o papel dele na trama, passei a gostar bastante. Os personagens são ótimos. Tô ansiosa para ler o próximo!

GabsOSilva 25/03/2024

Uma mistura surpreendente de ciência, fantasia e romance! Quando descobri essa trilogia, percebi que iria gostar e fico feliz em saber que estava certa.

Sendo um livro que aborda ciência, romance e fantasia, o mesmo possui muitas partes com explicações e fatos que podem parecer lentos, mas são essenciais para o desenvolvimento da história, assim como para a resolução de enigmas e mistérios. Os personagens foram muito bem desenvolvidos, não só os principais, mas também os secundários, sendo fácil entender seus passados, medos e atitudes. Os segredos e mistérios foram bem conduzidos ao longo do livro, nada sendo revelado antes do momento correto, contribuindo para que a leitura fosse muito imersiva.

Na minha opinião, as únicas coisas que poderiam ser melhoradas são o fato de que alguns acontecimentos cotidianos não eram necessários, assim como também achei que algumas falas da personagem principal foram muito inocentes. Mas é claro, isso não atrapalha em nada a leitura, nem o desenvolvimento do livro.

Galathynyus 18/02/2024

"? Pelo que me lembro escrevi que ao longo dos séculos apenas duas emoções fizeram o mundo girar.
Uma, o medo. A outra, o desejo."

Tainah 17/02/2024

Criativo e, ainda, historicamente bem feito
Como resumo no título dessa resenha, "A Descoberta das Bruxas" é o livro de fantasia mais historicamente correto que já li e, acreditem, isso contribui muito na imersão da história. A autora é uma estudiosa da área, o que faz total sentido nesse quesito.
Sobre a história em si, gosto muito a forma realista e, ainda assim, criativa que ela é. O mundo místico toma como suporte eventos reais e sentimentos concretos, fazendo nós, leitores, momentaneamente acreditarmos que aquilo tudo realmente aconteceu. A escrita em si, também, ajuda muito nessa questão, que é absolutamente inebriante e bem feita. Enfim. Quero muito ler a continuação e entrar ainda mais nesse mundo!

Deia Books @andreia_books 11/02/2024

Perfeito demais
?Se a borboleta voa para a doce luz que a atrai, é porque ela não sabe que o fogo pode consumi-la.?
??
Diana Bishop é historiadora. Está dedicando seu tempo antes do retorno das aulas na universidade para finalizar uma pesquisa e concluir sua dissertação. Ela é uma bruxa, mas nunca se ?deu bem? com sua magia, não gostava de tê-la e decidiu ignorar seus poderes e viver sua vida como humana comum.
??
Num dia normal de pesquisa na biblioteca, Diana solicita um manuscrito que chega para ela junto com seus outros pedidos. Porém, esse manuscrito estava desaparecido há séculos e sendo procurado por diversas criaturas.
??
Mesmo enfeitiçado, o manuscrito se abre para ela, e quando isso acontece Diana se torna um alvo. Ela não sabe o motivo, mas de repente estão todos a perseguindo: demônios, vampiros, bruxas e bruxos.
??
Matthew Claimont é geneticista, inteligentíssimo e também trabalha na universidade. Ele é um vampiro e quer o manuscrito. Sendo líder, acaba se aproximando de Diana com mais facilidade do que os outros da sua espécie. Porém, a atração que ambos sentem os pega de surpresa.
??
Decididos a negar o que está acontecendo, eles resistem. Mesmo assim, ele tem o instinto de protegê-la. Sabe que ela corre perigo, principalmente por não ter controle de sua magia.
??
Aos poucos os dois vão criando um vínculo forte de cumplicidade, e juntos decidem desvendar os segredos do manuscrito e lutar de todas as formas para quebrar os paradigmas e leis de uma Congregação que há tempos rege os mais diferentes seres que andam na Terra.
??
Com um misto de modernidade e fundo histórico, o livro tem um grande diferencial de todas as outras histórias de bruxas e vampiros que eu já li até hoje, o que me fez apaixonar de cara pela trama.
??
Os protagonistas são maravilhosos, porém tudo vai muito além do romance, aqui fala-se de ciência, alquimia, História...
A leitura é SENSACIONAL e eu recomendo MUITO QUE LEIAM!
Um calhamaço surpreendente, que ganhou meu coração pra sempre!

Sarah 21/01/2024

#mlv2024
Não acredito que demorei tanto para ler, ainda bem que eu fui fã da série e mantive essa leitura no fundo da minha mente. fato é que a deborah harkness é mesmo uma grande autora de ficção e fantasia, o modo como ela mescla ciência e fantasia é incrível e fascinante, muito estranho e muito interessante. admito que algumas vezes foi difícil de acompanhar, sou uma porta com relação à ciência, mas o fato de ter fantasia mesclado facilita também.

gosto da diana, ela é ingênua ao seu poder, mas vai além da ignorância que ela mesma propôs para sobreviver, os mistérios que envolvem os poderes da diana são bem conduzidos e revelados nos tempos corretos, sem guardar tudo para o final.

gosto do matthew ser um mandão, mas ao mesmo tempo ele é muito carinhoso, não fica parecendo algo nojentinho da parte dele, nem um bom moço completamente bom; gosto também que não existe uma limpeza do passado dele, como se ele sempre tivesse sendo uma boa pessoa. ele não foi. mas agora ele quer ser e acho que isso basta (ao mesmo tempo em que não abre mão de antigos comportamentos, afinal são da natureza dele e a autora o mantém fiel ao que foi estabelecido).

adorei cada segundo desse livro. ysabeau foi a personagem que mais me surpreendeu, pela semelhança com a personagem construída na série, estavam basicamente idênticas, no ar, nos detalhes de descrição em movimento, trejeitos, pensamentos. fabuloso.

espero que os próximos livros também sejam igualmente bons

Paulinha 16/01/2024

Amei!
Eu fiquei encantada e me apaixonei completamente pelo romance entre Diana e Matthew. A escrita da autora é incrivelmente fluida, tornando a leitura rápida e extremamente agradável.

Maicon 28/12/2023

Desmotivante
Eu fui tapeado amigos... Esse livro foi difícil.
Uma bruxa fugindo dos seus poderes, não querendo se quem realmente é que se envolve com uns vampiro que a stalkea o início do livro inteiro.
Essa bruxa entra em contato com um manuscrito enfeitiçado e por livre e espontânea vontade, o devolve a biblioteca. Manuscrito esse que está sendo procurado a muito tempo por bruxas, vampiros e demônios, livro esse que é a peça central da primeira parte do livro e que simplesmente é ignorado durante o restante do livro.... Posso citar outras coisas que me incomodaram profundamente: um vampiro que reza e agradece a Deus, um amor platônico que acontece extremamente rápido, mudanças de humor que não fazem sentido na maioria dos personagens, comportamentos que não condizem com o esperado, comportamentos exagerados, e principalmente um final que não encerra o livro.
Fiquei muito decepcionado e a leitura foi bem difícil. Algumas cenas foram bem escritas, mas a maioria me faziam revirar os olhos de vergonha alheia.
Cripta Da Leitura 01/02/2024minha estante
Eu tenho esse livro há anos parado na estante, pois eu comprei numa promoção do Submarino por uns 3 reais kkk... Porém nunca tive vontade de pegar pra ler, e pelo que você falou, eu já sei que não vou gostar kkk... Acho que vai ser um daqueles poucos casos que eu vou passar o livro pra frente sem nem ter lido kkk

Maicon 02/02/2024minha estante
Eu descobri esse livro esse ano, mas percebi q ele é bem antigo. A minha sensação é que esse livro veio numa época em que crepúsculo estava no auge e tem uma pegada talvez parecida (não li e nem vi crepúsculo para ter certeza), mas parece um livro para um público adolescente lá de 2012 mesmo. Nossas sorriso haha

Cripta Da Leitura 02/02/2024minha estante
Bom saber! Eu li Crepúsculo na época, mas hoje sinto vergonha alheia kkk

Bile 14/11/2023

Relido e favoritado novamente
A Descoberta das Bruxas é um livro que te envolve na história e nos personagens logo de cara.

Baixa fantasia do jeitinho que a gente gosta, com um fundo histórico que aguça a curiosidade.

A cada capítulo vão surgindo mais segredos com os quais nossa Diana tem que lidar e é claro que o seu vampiro protetor não vai sair de perto nesse processo.

O único ponto que este livro poderia melhorar é na resolução dos problemas. É muito rápido.
Temos muita história em torno do caos, e quando acontecem alguns problemas eles são resolvidos em poucas páginas.
Mas isso não atrapalha o desenvolvimento da história nem o prazer dessa leitura.

Minha primeira leitura foi em 2020 e era exatamente o que eu precisava ler em 2023.

Cris 30/10/2023

Amei
Que surpresa boa foi esse livro. Eu amei. O enredo é muito rico e bem construído, as cenas são bem desenvolvidas, os personagens são convincentes e foi impossível para mim não se apegar a cada um deles. A escrita da autora é de fácil assimilação, a leitura torna-se rápida e prazerosa. Eu amei, amei o romance de Diana e Matthew. Feyre e Rhysand ainda não foram superados (acho que nunca serão), mas o romance entre Diana e Matthew dá um quentinho gostoso que a gente adora sentir.

Roberta 27/10/2023

E o que faremos agora?
"Relembrar o passado... e aguardar o futuro."
Descobri a história através da adaptação e desde então sabia que teria que ler os livros. Mas, não estava preparada para me encantar pelos personagens, que já conhecia, uma segunda vez. Definitivamente, um dos melhores livros do gênero que li em toda a minha vida!

Lauren 03/10/2023

A descoberta das bruxas
Sem sombra de dúvidas esse é o primeiro livro de uma das trilogias que eu mais amo na vida, mistura as três coisas que eu mais gosto: fantasia, ciência e romance.

No início nós ficamos perdidos e a leitura não é das mais fluídas, mas logo todo mistério sobre o livro da vida, o interesse de todas as criaturas, a Diana se conhecendo, se desenvolvendo e o Mathew sendo seu protetor e incentivador, vai fazendo a gente se envolver e não querer mais largar o livro.

Nenhum personagem secundário deixa a desejar também, todos eles com significados ímpares e importantes para o desenvolvimento da história. Fiquei furiosa com a comunidade bruxa não apoiando uma delas, tendo toda essa conspiração e inveja, acredito que tudo isso vai se desenrolar muito ainda nos próximos livros.

Nem preciso dizer que com esse final tudo que eu mais quero é começar o segundo livro pra ontem!

Enfim, esse livro pode ser cansativo em alguns pontos, mas a história é a trilogia valem a pena!

Jess 20/09/2023

Comecei a ler depois de ter começado a série e descobrir que se baseava em uma trilogia de livros. Gostei bastante do universo criado pela autora e a escrita fluiu bem pra mim, em alguns momentos achava meio irritante certas atitudes dos personagens personagens, mas não foi nada que me impediu de continuar lendo, gostei do final e me deixou curiosa para ler o próximo.