A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Sassenach 29/08/2023

Em A Descoberta das Bruxas a respeitada pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito de alquimia intitulado Ashmale 782, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas. A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando.Um dos interessados na obra do alquimista é Matthew Clairmont, um geneticista com paixão por Darwin. Charmoso e misterioso, apesar da aparência jovem, Matthew vaga pela Terra há mais de 1.500 anos. O vampiro se aproxima de Diana, despertando nela uma forte desconfiança de que, por trás de todo o seu galanteio, se esconda apenas o interesse em obter o livro. Os motivos de sua busca pelo exemplar não são revelados, mas o afeto dele pela poderosa bruxa não demora muito a ficar claro. Diana, relutante em assumir sua natureza de bruxa, também resiste a admitir seus sentimentos pelo vampiro. O casal, no entanto, não demora a se formar.Juntos, Diana e Matthew devem lutar para que o livro não caia em mãos erradas, muitas delas pertencentes à misteriosa Congregação. Enquanto procuram decifrar os segredos do Ashmole 782, que guarda pistas do passado e flashes de fatos do futuro, o amor do casal também provoca conflitos na frágil aliança entre bruxos e vampiros. Mas Diana não deve desistir: afinal, é o sentimento que ela tem por Matthew que a impulsionará a assumir seu legado mágico e seu lugar como a bruxa mais poderosa de todos os tempos.

Letícia let 05/08/2023

Muito bom!!!
Um livro com vampiro, bruxas e demônios, além dos humanos.
No começo eu achei parado, e desinteressante, mas com o desenrolar da história me surpreendi muito!
Gostei muito da leitura, um mundo totalmente novo que tive a experiência de entrar através da leitura.
Recomendo para pessoas que gostam desse tipo de livro, apesar de ser grande ele prende muito e é bem detalhado.
O meu casal aconteceu!!
Agora estou ansiosa para ler o próximo livro

ihamanda 28/07/2023

Eu amei esse livro, principalmente por toda parte histórica. me apeguei aos personagens e os protagonistas são meu novos protegidos. minha nota não foi maior pq senti falta de mais ação. tem muitas cenas cotidianas que poderiam ser retiradas e diminuir o tamanho do livro, pois acabavam ficando cansativas. tbm me irritaram as cenas em que a diana era muito sumissa, mas entendo todo o contexto...

Paloma F. 18/07/2023

Que saudade que eu tava desse universo, vi a série ano passado e fiquei sabendo que era baseado em um livro (até tentei comprar o físico, mas é caro demais ?)

Assim como na série, a história é super envolvente e te deixa curiosa de como isso vai terminar, amei sem dúvidas

Barbara 25/06/2023

Os livros que possuem uma temática sobrenatural com bruxas como tema central não são os meus favoritos. No geral esses livros sempre recebem o mesmo modelo temático e soa muito repetitivo e isso, definitivamente, foi o que me fez retardar a leitura desse livro há alguns anos. Depois de muito tempo, por falta de opção, acabei dando uma chance a ele e definitivamente me surpreendeu.
É um livro muito confortável de ler, apesar de não ter muita ação, tem muita coisa acontecendo com o decorrer da leitura, isso permite que a leitura flua de forma bem gostosinha, sem ser arrastada ou muito corrida. Quando falamos do gênero sobrenatural ou distópico, leitura com muita informação jogada no leitor de forma abrupta não rola, tem que ter uma organização inicial e esse livro consegue fazer isso de forma bem interessante.
Esse livro, com toda certeza, promete nada e entrega tudo.
É uma leitura muito interessante principalmente para quem gosta de fatos históricos. Como a personagem principal é historiadora (Diana) e o o outro personagem uma vampiro (Matthew), em vários momentos há presença de conversas sobre eventos do passado e menções de figuras históricas, o que torna a leitura bem legal.

Tamiles 25/06/2023

Gostei muito do livro, tem uma vibe misteriosa, com um suspense leve, mas achei que a autora pesou a mão nos documentos e livros acadêmicos, foram muitos trechos sobre sobre os textos que a protagonista estuda e isso deixou o livro excessivamente grande e lento pra mim. Como eu me apaguei aos personagens e gostei da história no geral, pretendo continuar a trilogia.

liabu 08/06/2023

Descoberta das Bruxas
Eu realmente não esperava gostar tanto desse livro, principalmente depois que vi a quantidade de páginas, mas que experiência INCRÍVEL. Ele trás um mundo novo e muito interessante, com bruxas, demônios e vampiros.
Os protagonistas são ótimos e a químicas deles é muito forte, ver o relacionamento deles se desenvolvendo foi tudo.
Eu amei e tô ansiosa pra saber o final dessa aventura.

Beatriz3345 20/05/2023

Uma boa fantasia com romance, magia e história da ciência
Diana e Matthew são dois personagens que se completam, mesmo que a relação deles se desenvolva de uma forma apressada em alguns pontos (o que foi uma pena para mim, que esperava um slow burn a princípio). Eles não tem o relacionamento mais saudável em alguns momentos, mas a ligação deles é profunda e a autora sabe descrever isso. Gosto que alguns dos clichês de romance sobrenatural foram evitados, mesmo que a narrativa tenha se aproximado deles.

Para quem gosta da disciplina História, também é um bom livro. A autora é historiadora assim como a sua personagem principal, e isso também ajuda a compor um vampiro milenar com muitas memórias de uma forma bem madura e interessante.

Ainda tenho minhas ressalvas sobre o entrelaçamento entre magia e ciência nesse universo, às vezes parece próximo do real e às vezes parece muito desproporcional de alguma forma, mas Diana ainda está aprendendo.

A leitura também demanda certa paciência, pois a história se desenvolve cheia de detalhes, o que pode ou não agradar.

Espero ler a continuação em breve.

Thyago12 29/04/2023

O livro começa um pouco cansativo, um pouco confuso no que esta acontecendo, porém com o passar dos capítulos a história vai ficando envolvente e bem dinâmica, a evolução da Diana e muito boa, alguém que recusava ser uma bruxa aprendendo a aceitar quem ela é e o quanto poderosa ela pode ser, e principalmente deixando de ser uma donzela indefesa para ser uma mulher forte e guerreira. Gostei bastante do livro. Além disto ele apresenta bastante aspectos da história, algo que achei fantástico.

Thalita 10/04/2023

Sou perdidamente apaixonada!
Sou apaixonada pelo Mattew De Clermount da série há um tempo, mas ler os livros foi uma experiência incrível, principalmente nesse primeiro foi muito bom poder estar mais perto do personagem que deu origem juntamente a Diana a melhor série de bruxas dos últimos tempos foi de mais.

Mas a respeito do livro em si : me apaixonei novamente pelo Mattew junto com a Diana e amei acompanhar essa jornada inicial deles rumo ao livro da vida e a autodescoberta da Diana como bruxa e história ao mesmo tempo (e que paradoxo incrível ela estar em um relacionamento com alguém que viveu os momentos que ela estudou) sou apaixonada por essa história desde que assisti a série, e foi incrível encontrar uma Diana ainda mais determinada e forte nos livros, pra mim o diferencial desse livro pra os outros livros de fantasia sobrenatural é que a mocinha não precisa do mocinho pra proteger ela, ela é forte o suficiente pra conseguir fazer isso, mesmo que as vezes ela deixe que ele a ajude não é uma necessidade sabe? É muito bom encontrar personagens femininas tão fortes como a Diana nos livros.

Isso você pode ver em cenas como a de La Pierre em que o Mattew poderia ter sido colocado como o salvador da Diana mas a autora preferiu que ela se salvasse voando do poço em que a Satu jogou ela.

Amei os personagens secundários, Mathe, Ysabeau e as tias da Diana (Sarah e Emily) ocuparam um lugar especial na trama e eu me apeguei bastante a todas elas.

A história é perfeita e o enredo prende o leitor do primeiro parágrafo ao último, com certeza pretendo reler em um futuro próximo!

Jesi 03/04/2023

Muito envolvente, já havia assistido a série, mas sempre prefiro os livros, querendo ler o próximo bem rápido.

Marcela262 20/02/2023

Distopia magica favorita da vida! Um raro exemplo em que a serie faz juz ao livro mas é claro que o livro ainda é muitissimo melhor! ?

Laura2199 10/02/2023

Eu gostei, porém esperava mais, acho q estava com as minhas expectativas altas.

A história é muito boa, mas eu fui esperando q tivesse mt ação por ter personagens sobrenaturais e na realidade grande parte da história é sobre os personagens e sua rotina. Tinha vezes q eles entravam na teoria acadêmica e eu me sentia burra, msm a autora explicando td certinho hahahah

Com certeza as minhas partes favoritas da história foi na casa das bishop, a casa tem personalidade, além dos fantasmas q acaba sendo engraçado!!!

Não me senti incomodada com o relacionamentos mattew e da diana, q acabou sendo um pouco rápido, mas me agradou de uma forma q não imaginava, pois eu aprecio mais o slow burn, porém o jeito q foi trabalhado na história msm sendo de forma rápida parece q foi lento, não sei se vcs vão me entender?

Eu espero q isso não seja um spoiler:
mas não imagina q a autora nos próximos livros iria tratar sobre a viagem no tempo, algo q não gosto mt mais dispersou minha curiosidade. Então sim, vou ler os próximos livros, espero q melhore no ritmo dos acontecimentos.

E fiquei ansiosa pra assistir a série, acredito q os livros no cinematográfico deve ter ficado incrível, pois a história tem vários detalhes q as vezes só lendo não dá pra captar.

Término de escrever aq dizendo q minha experiência com essa leitura definitivamente foi boa, apesar da caminha ser um pouco lenta!