A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Carol Amaro 15/11/2020

Um livro de romance num mundo com magia
De fato, uma saladona de Harry Potter, Crepúsculo e Outlander, como li por aí.
Confesso que estava esperando um livro de fantasia, mas no decorrer do livro percebi que o livro na verdade é um romance. Vários elementos estão lá e meu recém adquirido gosto pelo gênero só me fez ficar mais envolvida.
De início já fui fisgada pela ambientação em Oxford e pelo fato da Diana ser historiadora. A atração entre uma bruxa e um vampiro também me ganhou, além de todo o mistério em torno do Ashmole 782.
Os personagens secundários são todos ótimos, com destaque para Ysabeau e para a CASA das tias de Diana! Amei toda a parte nela.
No fim, essa história de viagem no tempo me deixou curiosa e, claro, fazendo paralelo com Outlander.
Por ter um foco grande no casal principal, a parte sobrenatural demora a andar e isso pode desagradar alguns. O ritmo da história é mais lento e detalhista.
Não são coisas que me desagradaram, por isso minha nota não foi afetada.
Me envolvi, me diverti e fiquei curiosa com o próximo. ;)

Ma 19/02/2021

Que saudade eu estava de uma leitura boa e mais profunda
A história é magnífica e gosto de te mas que envolvam ciência de algum tipo, então não seria surpresa eu amar a temática de A Descoberta das Bruxas.
Retornei à trilogia depois que iniciei a segunda temporada do seriado Discovery of Witches (em andamento), pois me surgiu uma vontade de manter um contato maior do que por mais de uma hora na semana.
Pois bem, retornei e voltei ao mundo de bruxas, demônios e vampiros que tentam entender qual a ligação entre si e porque correm tanto perigo de pessoas que deveriam auxiliá-los.
Não posso deixar de notar que em alguns pontos o Matthew me incomoda com sua atitude super protetora e mudanças de humor, além do autoritarismo, porém ele sempre deixou claro que era assim e tentava não ser. Gosto quando personagens são bem construídos e sabem demonstrar como são.
Diana é alguém bem teimosa, que vemos sempre nos livros, mas o interessante dela é que por ser estudada, ter uma rotina diferente, é completamente o oposto de tudo o que vi em livros, pois já tem certa experiência de vida mesmo que esteja lidando com poderes desconhecidos.
Amo como a Deborah Harkness consegue esmiuçar conceitos históricos e alquimia e juntá-los para que a história dessa trilogia tenha sentido.
É uma leitura profunda e na primeira vez que a li foi por áudio então perdi muitos detalhes, dessa vez optei por ler com calma em meu kindle e notei como a história é bem escrita.
Por fim, para quem gosta de seres fantásticos do tipo e quer algo mais adulto, aconselho a leitura dos livros.

Duda.FrancA 13/03/2021

Ai ai ja quero ler o outro. Esse livro é cheioooo de detalhes, meu deus, as vezes eu tive que voltar pra ler de novo. Detalhes de tempos na história, detalhes ao redor. Simplesmente adorei, no começo pode ser uma leitura cansativa, pelo tanto de detalhes, mas vale super a pena!!

Carol Matsuoka 15/03/2021

A descoberta das Bruxas
Esse livro é romance? SiM É fantasia? SIM Tem ação e incriveis referencias de alquimia e história? SIM, sim e sim de novo. Na verdade o livro em um romance consegue misturar de forma eletrizante ação, intrigas, conflitos entre diferentes especies num pano de fundo que é nada menos que a sonhada Universidade de Oxford e cenarios pra lá de estonteantes na França, na Inglaterra e a casa das Bishop nos Eua é no mínimo...foda.

Diana é uma protagonista pela qual é facil criar uma simpatia rapidamente, ela é inteligente (alias inteligente demais da conta), bonita de uma forma atletica e meio desleixada e diferente de muitas das protagonistas de fantasias ou ficções por aí ela é segura de si e bastante confiante. Esse é talvez um dos aspectos que eu mais gosto nela, porque aquele velho lengalenga de garota insegura e perdida de alguns romances jovem-adulto chegam a me dar nos nervos, e Diana passa longe desse cliche. No entanto, os personagens (ou a maioria dos "sangue quentes" como são descritos tres das quatro espécies no Universo do livro) são construídos de maneira bastante humana, ou seja, Diana tem defeitos e defeitos grandes, especialmente quando se relaciona com o par romantico Mathew (vampiro milenar sanguinário, que também é cientista além de bastante manipulador e controlador) sinceramente as vezes eu me pergunto se a Diana age de maneira mais obediente ( e sim, tem partes do livro que ela segue por decisões que são quase incoerentes com a personalidade obstinada e teimosa dela) com Mathew porque ela esta louca de paixão ou porque ele é um otimo manipulador.

Por mais que o romance deles seja a trama central do livro, fica evidente que ambos estão inseridos numa trama maior que envolve os misterios do surgimentos das especies e o Asmole 782. E tanto o enredo quando os aspectos criativos do livro são construídos com maestria o que me faz estar bastante ansiosa pra ler o restante da trilogia, e apesar do relativo grande numero de páginas é uma leitura muito gostosa e intigante; não quero dar spoilers mas já adianto que o final deixa um gancho incrível para a continuação.

O que talvez me incomode mais é que apesar de bem construído, o romance deles evoluí de maneira rápida, tanto do narrador que ve a perspectiva de Diana, quanto os que narram Mathew e os demais (que são mais raros, mas agragam bastante a história e dão mais profundidade aos personagens) e digo de forma sincera que eu não entendo como Diana se recusa a ver os aspectos gritantes da personalidade de Mathew, e mesmo ela me irritando com essa paixão doida esse é um dos livros que eu mais amei ler nos últimos tempos.

E se até agora voce não se convenceu de que essa é uma leitura que vale a pena, pense que há referencias não só a alquimia (que não é um assunto que eu costumo ver dando sopa por aí) mas também de importantes pensadores históricos .

Rafa 03/06/2021

Super dividida
eu terminei essa leitura gostando e não gostando do livro.
a história me cativou e o universo também, mas a narrativa é muito arrastada e os detalhes são MUITOS. Eu não vejo problema em livros descritivos, mas eles tem que ter uma motivo para mim e mesmo que eu ame história, achei as zilhões de descrições da protagonista muito desnecessários, dava para ter poupado folhas.

eu também ando me desapegando de narrativas em primeira pessoa, estou tentando evitar. No caso desse livro ela começou muito bem, mas acho que a autora se perdeu um pouco na personagem em dado momentos, a mulher era super madura e inteligente, virou uma ameba em alguns momentos.

mas eu gostei da ideia, então continuei a leitura. tirando esse pontos, eu achei um livro bom!

30/06/2021

Há muito tempo não lia um livro sobre o universo bruxo que me prendia tanto. Adorei o universo criado para esse livro ainda mais pelo romance entre os protagonistas. Acredito que a autora peca em algumas coisa em relação a negação da Daiana sobre a magia, entendo que a personagem tinha que ser construída dessa forma para desenvolver a trama. Gosto dessa relação entre bruxas e vampiros e amei ver a atuação dos autores na serie embasada no livro e a mesma foi bastante fidedigna ao livro. O Livro trata temas como racismo diferenças entre espécies, amizade/irmandade e retrata como só quando aceitarmos todas as diferenças caminharemos para um mundo mais justo.

Yasmin Almeida 07/07/2021

Depois de reler esse livro percebi que tem monte de detalhes que simplesmente são ignorados na série de TV, e lógico que algumas coisas foram adaptadas. De uma maneira geral a série de TV consegue explicar a história toda, mas pra quem quiser realmente conhecer e ter todas as informações precisa ler o livro.

Francini Farias 07/07/2021

Geralmente eu leio o livro antes da série, mas dessa vez a série me encantou e decidi me aventurar nesse livro ótimo. Cheio de aventuras e romance.
Man 07/07/2021minha estante
Essa série é maravilhosa!!!

Larissa.Herbsthofe 13/07/2021

Envolvente
Depois de assistir as duas temporadas do seriado fiquei muito interessada em ler os livros.
E foi uma ótima experiência, gostei da forma da adaptação e o livro possui suas minúcias que acrescentam muita magia na história. Adorei!

Ju 14/07/2021

Surpreendente
Já tentei ler este livro há algum tempo atrás e me pareceu extremamente chato e cansativo. Porém, recentemente assinei GloboPlay, que é responsável pela transmissão da série, que me parecia muito interessante.
Acabei assistindo as duas temporadas disponíveis e fiquei apaixonada pela história, pelos personagens e decidi dar uma nova chance para o livro. Imagine a minha surpresa ao ver como a série foi fiel ao livro, como seguiu praticamente como se ele mesmo fosse o roteiro, e não consegui parar de ler, apesar de já saber inúmeras coisas que iam acontecer. Só me resta esperar ansiosamente o lançamento da última temporada, e enquanto isto devorar os livros seguintes.

Isa yumi 10/08/2021

Esperava um pouco mais.
Conheci a saga por meio da série de tv e me interessei e fui tentar o livro. Confesso que estava esperando um pouco mais.
O plot (enredo), sem dúvidas, é muito bom. Ele envolve uma realidade diferente envolvendo bruxas, vampiros, demônios e humanos.

Lua 14/08/2021

Mundo novo
Narrativa um pouco arrastada, mas que por fim nos envolve em meio as descobertas de um novo mundo cheio de maravilhas e perigos.

Vivi 15/08/2021

Um bom livro ??
Diana Bishop é uma bruxa e rejeita sua herança mágica por não ter talento pra fazer magia. Ela é uma historiadora conceituada que estuda alquimia e é durante sua pesquisa mais recente que ela entra em contato com um manuscrito há muitos anos perdido. Isso desperta a curiosidade de outros seres mágicos: vampiros e demônios.

giolecticia 11/09/2022

Gosta de bruxas ? vale muito a pena ler
Diana Bishop é mais uma de uma longa linhagem de grandes bruxos, ancestral da primeira mulher a ser queimada durante a ?caça às bruxas? em 1692, Salem. Porém, após a morte misteriosa de seus pais quando tinha apenas 7 anos de idade, desistiu de praticar magia, entregando-se a longos anos de estudos na História da ciência, voltada à alquimia.

O livro inicia em setembro de 2009, na Inglaterra. Em uma das manhãs de pesquisa na Biblioteca Bodleian, um manuscrito antigo e enfeitiçado caí nas mãos de Diana, mas não qualquer um e sim o que possuí informações importantes sobre todas as criaturas sobrenaturais da terra: Vampiros, Bruxos e demônios. Todavia, ela não se prende a qualquer ponto de magia que faça sentido ao seu cotidiano, então o devolve ao coração da biblioteca se perdendo mais uma vez. Era tarde demais, agora todas as criaturas sabiam que Diana teve em mãos o artefato tão poderoso e procurado a séculos.

O Vampiro Matthew Clermont não é diferente dos outros seres e anseia ter em mãos o manuscrito que Diana encontrou, e, assim, o se sente compilado a criar uma aliança com a bruxa para compreenderem mais do mundo sobrenatural. Contudo, uma relação entre bruxa e vampiro não é bem vista por qualquer espécie.

Por ser uma obra extensa, com 640 páginas, muitas pessoas ficam desinteressadas pelo ritmo que a autora ditou, porém, para mim, a forma como a narrativa caminhou foi o que me cativou, de certa forma. A história é narrada tanto pelo ponto de vista da Diana quanto pelo Matthew, os ensinamentos e as conclusões que ambos tiram deste mundo que Harkness criou são apresentados a cada capítulo, o que garante que nenhuma informação seja simplesmente jogada, pois é necessário entender que quando a Bruxa abriu mão de praticar a magia, abriu mão de sua própria essência e de entender hierarquias, conceitos e regras do mundo sobrenatural, o qual nos vemos inseridos.

Esse livro me conquistou do início ao fim, eu super indico a quem gosta de estar inserido em meio a seres sobrenaturais, principalmente com bruxas. O Ideal leia de mente aberta e se prepare para lidar com algumas coisas diferentes do que estamos acostumados a ler.