O centauro no jardim

O centauro no jardim Moacyr Scliar




Resenhas - O Centauro no Jardim


87 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Maikel.Rosa 24/05/2021

Fiquei encantado!
"O centauro no jardim" foi um presente na minha lista de leitura, que surgiu como opção depois de uma resposta a uma enquete sobre nomes marcantes
de personagens.

Aliás, Guedali... que personagem! O centauro que nasceu entre uma família de judeus, imigrantes russos
no interior do Rio Grande do Sul, representa
muito mais do que um ser lendário, que já carrega
por si só todo o peso do atavismo mitológico.

Tão protagonista quanto quem vive às margens
da sociedade, ele é mais humano do que muitos
homens. É falho, inseguro, egoísta e, paradoxalmente, é na sua versão homem-cavalo que consegue se aproximar do ideal, algo que persegue mesmo quando relega a verdadeira natureza.

Sua vida poderia se confundir com a de muitos: Guedali é um indivíduo que não entende seu papel no mundo, e que acha que ninguém no mundo é capaz de entendê-lo. Sente-se deslocado, seja como humano, seja como centauro, sempre à espera de alguém que lhe diga "você É um homem", afinal.

Embora escrito numa prosa muito fluida, esse livro é
quase um poema de Moacyr Scliar, um romance que
tem o dom de resgatar nossa fantasia, mas é também
um recado a seus amantes: cuidado pra não ser
esmagado sob seus cascos.
comentários(0)comente



Mauricio109 11/05/2021

Me surpreendeu!
Esse livro me fez perder o preconceito com autores brasileiros, principalmente de fantasia. Tenho um carinho imenso por essa obra até hoje, apesar de ter lido há muitos anos enquanto passava por todo o surto que foi se descobrir gay e lutar entre a aceitação e o desespero em relação ao preconceito. Não foi à toa que me importei imensamente com o protagonista e seu dilema, desde as partes onde ele curte ser o que ele é (um centauro) e as partes onde ele busca ser aceito pelo resto do mundo, ao ponto de desejar se desfazer de sua individualidade.

Esse livro é lindo e perfeito demais. Moacyr Scliar soube passar muito bem os sentimentos do protagonista e nos fazer se importar e principalmente não julgar as decisões que ele toma no percurso.
comentários(0)comente



lorena 10/05/2021

É uma narrativa bem contada, cheia de altos e baixos, momentos reflexivos e referências históricas que o leitor consegue identificar até mesmo ao analisar o ano dos acontecimentos. A leitura se tornou um pouco arrastada pra mim por não ser exatamente meu gênero de costume e de conforto, mas no fim fluiu novamente. Algumas das partes e das personagens me marcaram, mas nada muito desenvolvido, nenhum personagem é o que se pode chamar de bem trabalhado, nem mesmo Guedali.
No geral, é um livro de transição, pode te tirar de uma ressaca literária ou te colocar numa.
O livro pra mim carregou um peso emocional por ter sido dado de presente por uma pessoal muito especial.
comentários(0)comente



Andressa.Carrion 03/05/2021

Pensamentos e conclusões.
Um livro para se perder em pensamentos e muitas conclusões. Por vezes briguei com os personagens por outras me iludi e depois queria ama-los. Sim, me apaguei facilmente ao texto ?.
Com uma escrita muito fluida o autor permite que a gente opine e queira tomar as decisões junto, sinceramente fui surpreendida a cada novo capítulo, até o final onde já idealiza outro fim, outro contexto para encerrar o livro e de repente lá estava eu iludida pelas loucuras vivenciadas pelo personagem principal.

És isto, gostei muito.
comentários(0)comente



aninha lulu 25/04/2021

Estranho
Não sei oq senti em relação a esse livro. Tem partes muito estranhas, no qual senti vergonha alheia, mas que por algum motivo me deixaram intrigada e com mais vontade de ler.
Manu 25/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK mood do dia


Krenczinski 26/04/2021minha estante
me deu vtd de ler pra sentir a vergonha alheia JJSJSKSKSK


Alê | @alexandrejjr 14/06/2022minha estante
É o ambiente "kafkiano" criado pelo Scliar que causa essa estranheza somada a uma curiosidade. E isso é maravilhoso!




spoiler visualizar
Angela.Thomasi 12/08/2021minha estante
Oi! Tbm tive um pouco dessa sensação. Achei lindo no início, chorei com ele tocando violino ao lado da correnteza, mas depois que ele vira humano, a leitura decepciona.




Cristiane 22/03/2021

O centauro no jardim
Guedali é o filho caçula de uma família de agricultores do Rio Grande do Sul. Nasceu com o corpo metade homem e metade cavalo. Sua família o apoia. Seu irmão mais velho tem ciúme dele. Como todo ser humano Guedali tem angústias. Em suas andanças pelo mundo conhece Tita que também é metade mulher metade égua. Os dois se entendem e vivem os encontros e desencontros que um casal sofre. Ao comemorar com os amigos seus 38 anos de vida, Guedali recorda tudo que se passou em sua existência. Descobrimos que é possível sim, encontrarmos escondidos em nosso jardim ou pomar este ser mitológico, o Centauro, se encontrarmos é bom aproximarmos devagar e chamar: "É você Guedali?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wolsey 08/03/2021

Um clássico acessível.
Vou tentar fazer a resenha sem dar spoiler.
Obviamente se trata de um clássico da literatura brasileira, mas acessível ao leitor comum.
A narrativa do autor, com frases rápidas, diálogos inseridos no meio da narrativa, sem parágrafo, tornam a leitura alucinante e tem um efeito acelerado. Já me acostumei a essa característica de escrita do autor.
Talvez por essa característica ele tenha conseguido colocar tantos fatos e acontecimentos em cerca de 200 páginas, sem contar a façanha de recolocar todos eles, novamente no último capítulo, trazendo o que seria a versão "real" dos acontecimentos.
Um enigma? Uma metáfora? Um delírio?
Com certeza um bom livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 21/09/2020

...
Meu único contato anterior com o trabalho do Scliar foi numa coletânea de contos chamada "Para gostar de ler", lançada pela editora Ática que li ainda criança e, apesar de não me lembrar muito, lembro que gostei. Esse foi o primeiro livro dele que li e me agradou muito, interpretei como uma história que fala sobre a sensação de não se sentir pertencente à sociedade e a necessidade de adaptação e conformidade. O legal aqui é que o centauro pode ter existido, ou pode ter sido uma metáfora ou ambos, o autor deixa isso em aberto e eu acho que uma boa obra sempre é completada pelo leitor.
comentários(0)comente



Suzana.Basilio 19/09/2020

"..Eu achava histórias sobre tudo, menos sobre centauros.."
Muito bom!! É um ótimo livro pra quem quer sair de uma ressaca literária, nunca tinha lido nada do autor mas fiquei encantada com essa história, um centauro que no fim do livro já não mais um centauro, e nem se sabe ao certo se um dia realmente foi. Achei incrível demais a construção dos personagens e de cada momento desse livro! Nem parece que cabem tantos acontecimentos dentro de pouco menos de 300 páginas.
Alê | @alexandrejjr 16/06/2022minha estante
É um livro muito gostoso de ler pelo uso do real maravilhoso, realmente.




anita 04/08/2020

O texto é lindo e muito bem escrito; a história me prendeu e a alternância entre melancolia e ironia é muito presente e envolve os sentimentos do leitor na história. Contudo achei o final decepcionante e na minha opinião, faria mais sentido se tivesse seguido outro rumo.
Matheus.Lopes 04/08/2020minha estante
Fofinha :)




spoiler visualizar
Angela.Thomasi 12/08/2021minha estante
Você indica algum outro do Moacir Scliar para uma pessoa que não costuma ler literatura brasileira? :)




spoiler visualizar
comentários(0)comente



87 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR