As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Taisa 31/01/2023

Um caleidoscópio
Iniciei a leitura num momento em que procurava um livro bom, curto e linear. Me veio um caleidoscópio...
Muito bom, resolvi seguir.
Um livro que faz acreditar que a amizade pode mover quase tudo: malas, circunstâncias, corpos.
Muito belo, muito poético. Quase choro.

Milena853 30/01/2023

As Meninas
Obra de Lygia Fagundes Telles, o romance As Meninas foi publicado em 1973 enquadrando-se no gênero de ficção. Dividindo-se em 12 capítulos razoavelmente longos, As Meninas é umas das obras mais aclamadas pelos críticos e pelo público ao longo do tempo, especialmente por ser um ato de luta diante dos tempos em que a obra fora escrita.
Suas principais ideias apresentadas são as mudanças político-social decorrente nos anos em que a ditadura militar fazia-se presente no Brasil, assim como as vidas inquietas de três jovens que vivem em um pensionato de freiras progressistas; Lorena, Lia e Ana Clara narram este romance importantíssimo para nossa literatura, um romance conturbado e repleto de significados nas entrelinhas; Lorena, apaixonadíssima por qualquer vestígio de arte, assim como por seu amor quase inexistente; Lia milita contra a ditadura e sofre por seu namorado aprisionado; Ana Clara é uma incerteza, de uma beleza indescritível, mas perdeu-se no mundo das drogas. As Meninas, assim como um ato de luta, é um ato de coragem; Lygia Fagundes Telles nos deixa extasiados com sua destreza em relatar os acontecimentos vividos por cada uma dessas garotas; As Meninas, poderia ter sido um romance qualquer se caindo em mãos e ideias erradas, mas para nossa profunda alegria foi Lygia quem o sentiu primeiro.
"Não sei explicar, mas todo aquele que luta com plena consciência para ajudar alguém em meio da ignorância e da miséria, todo aquele que através dos seus instrumentos de trabalho, do seu ofício der a mão ao vizinho, é santo."
O leitor, ao entrar em contato com essa obra, sente quase que imediatamente uma aproximação com as personagens, além de ter a sensação de fazer parte do cenário e da vida das meninas; estranho é ter o imenso desejo de ajudar Lia em sua luta, mostrar à Lorena que a ilusão vive nela e, acima de tudo, salvar Ana Clara.
As Meninas é o livro ideal para aqueles que amam um romance repleto de descobertas, mudanças, cumplicidade e, com muito afeto; (isso quando Lião não está fazendo revolução ou Ana está Turva ao invés de Clara).
Aqui também faço um agradecimento especial a nossa magnífica escritora Lygia Fagundes Telles...sobretudo por representar tantas meninas com as SUAS meninas...não existe modo algum para descrever a sensação de identificação com as personagens quando se lê um livro, e com as meninas representaste tantas Lorenas, Lias e Anas...
"Ana Clara, não envesga! _ disse Irmã Clotilde na hora de bater a foto
_ Enfia a blusa na calça, Lia, depressa. E não faça careta, Lorena, você está fazendo careta! A pirâmide."
As Meninas.

Trovato 30/01/2023

eu queria muito gostar, mas comigo não rolou... pensei em largar várias e várias vezes, mas por alguma razão maldita eu me forcei a ir até o final com a esperança de que alguma coisa me cativasse. Algumas partes até foram bem gostosinha de se ler e fiquei surpreso com o relato que aparece no meio do livro (mesmo já sabendo q ele viria). No entanto, mesmo depois de ter me acostumado com a escrita a história, pra mim, permaneceu... chata.

fazer o que é a vida.

Sophi 29/01/2023

as cem primeiras páginas são pesadíssimas, cogitei até parar a leitura mas depois fica um livro bem gostoso.
a escrita é muito boa e tem várias partes que parecem um poema.
a escrita é bem profunda e te deixa envolvido na história com muita facilidade, te faz pensar. um livro bem completo!

Allison 29/01/2023

Historia simples para um show de apresentação de personagens
Talvez o que tenha lido e escutado sobre ele tenha me dado uma expectativa que não deveria ter existido, inclusive dentro desta edição há um posfácio que meio que dá uma perspectiva que, talvez, faça sentido a pessoa que o escreveu, porém para o leitor que acabara de ler a historia, fique a impressão de que tenha lido algo diferente.
Como escrevi antes, essa falsa "impressão" que me foi passada pesou demais quando eu me embrenhei nas historias das 3 personagens centrais daqui.
A historia propriamente dite é muito simples, o grande "chã" deste livro é a habilidade da autora de dar vozes as personagens, sem avisar, em muitos momentos, a figura que narra a historia muda, porém, é muito fácil identificar qual das 3 esta narrando.
Há ao menos dois momentos de embrulhar o estomago aqui, um deles inclusive é de dar pesadelos e envolve um argentino boêmio, simplesmente bizarra essa cena.

stelmanu 28/01/2023

Narrativa simplesmente fascinante, é incrível poder captar pontos em que a própria autora se mostrava viva na história juntos com auqleas garotas. Não vou falar mais nada, pra não estragar a leitura, mas saibam que super vale a pena :)

Jéssica (@simboraler) 26/01/2023

Me surpreendeu
O enredo se passa envolvendo um trio de amigas universitárias que moram em um pensionato de freiras em São Paulo no período terrível da ditadura militar no Brasil.
Cada uma dessas amigas são de mundos completamente diferentes e enxergam esse período também de jeitos distintos. Lorena é a amiga podre de rica, que ajuda as amigas financeiramente e só está preocupada em terminar seu curso de Direito, ouvir suas músicas, de relaxar em sua banheira com sais de banho, ler poesia e no seu relacionamento com um médico casado. Lia é a empoderada, trancou seu curso e está diretamente ligada ao grupo na luta contra a ditadura, trancou seu curso de Ciências Sociais e está focada em tirar seu namorado da cadeia. Ana Clara passou por muitos problemas na infância, como abuso, e no momento presente da história ela é dependente de drogas, tem um noivo muito rico que quer casar com ela, porém ela também tem um namorado que é traficante, além disso, ela gosta muito de mentir.
Como podem ver, são mundos e pessoas extremamente diferentes. Ana Clara e Lia, pelo que se mostra na história, não se dão muito bem, porém ambas gostam muito de Lorena. Ela acaba se tornando um elo quem mantém o trio junto, o refúgio delas, tanto pessoal quanto seu próprio quarto no pensionato, pois basicamente tudo acontece lá ou as meninas correm para lá quando algo sério acontece.
É importante dizer que as três amigas não se encontram no tempo presente como trio em momento algum durante todo o livro, apenas em lembranças que uma ou outra têm de um momento que já passou, até o último capítulo, quando finalmente elas estão juntas. E nesse capítulo vemos que uma situação as colocam à prova e a personalidade delas se misturam, onde a mais racional deixa a emoção falar mais alto e a mais sonhadora e distraída passa a ser extremamente mais racional e parte para a ação. E devo confessar que me surpreendi muito com esse final!
O fluxo de consciência na narrativa desse livro é bem complexa, cada personagem reflete de um modo. Lorena é um equilíbrio entre o lado sonhadora e o lado razão. Lia tem as narrativas mais firmes e claras de entender, pois ela é muito razão. Já Ana Clara é onde a coisa fica complicada, pois a maior parte do tempo ela está drogada, então sua narrativa pode ser bem confusa, imaginando quando ficar fica após casar com seu suposto noivo ou lembrando de seus abusos (é bem pesado).
Uma coisa para se atentar aqui é que o fluxo da consciência é muito dinâmico, uma hora é a narrativa da Lorena e na mesma frase muda para a Lia e do nada você está lendo a narrativa em terceira pessoa. É algo dinâmico, porém muito claro de notar.
queria dizer que é um livro muito importante, pois trás na íntegra o primeiro relato sobre as torturas feitas nessa época tenebrosa do nosso país.

Sofia.Navarro 16/01/2023

Como diz a autora, a função do escritor é ?ser testemunha do seu tempo e da sua sociedade?, e acredito que ninguém faz isso melhor que Lygia Fagundes Telles e suas personagens absurdamente reais, que costuram fatos históricos nacionais e internacionais com o cotidiano

Wacinom 16/01/2023

As tramas de Lygia são sempre um convite para o mergulho no cotidiano não perceptível. As meninas não ppderia ser diferente.

sabre 16/01/2023

Três jovens mulheres em São Paulo, no ponto auge da ditadura militar: uma rica virgem apaixonada, uma modelo drogada e uma comunista de guerrilha.
Inicialmente é difícil enxergar o que une essas três garotas com traços tão diferentes, a lealdade que há entre elas é um laço muito profundo e indestrutível. O final é muito bom e a escrita da Lygia, como sempre, irretocável.

Júliaa 16/01/2023

Cara, não sei?
Eu gostei bastante do livro mas talvez eu não tenha maturidade literária para ele (não sei se isso existekkkk). A maior parte da obra tem uma pegada de monólogo das personagens sobre o passado delas que em parte moldam quem elas são no presente. Ele te permite conhecer de verdade as três amigas e entender as relações delas entre si e o resto da sociedade da época. É uma leitura meio pesada, principalmente nas partes da Ana Clara que me davam falta de arkkkk, mas é muito boa e necessária até. O final, para mim, foi totalmente inesperado então achei perfeito, mas ainda não sei descrever a experiência dessa leitura...

Filósofo dos Livros 14/01/2023

AMADO E ODIADO AO MESMO TEMPO
O livro “As Meninas” foi o meu primeiro contato com a escrita de Lygia Fagundes Telles. Sempre ouvi excelentes referências a respeito da autora. Tomado por curiosidade, decidi que deveria conhecê-la o mais rápido possível. Pensei em “Ciranda de Pedra”, pois assisti a uma novela na infância que me marcou muito. Porém, no decorrer da compra de minha lista de livros, acabei batendo meu olhar sobre “As Meninas”. Não sei explicar o motivo, mas o título simples me despertou a curiosidade. No fim, acabei adquirindo um exemplar.

Antes de iniciar a leitura, resolvi fazer algumas pesquisas sobre a história. Descobri que o livro em questão é um dos mais amados e odiado pelos leitores. Parece que é uma obra na qual não existe meio termo, ou o leitor ama, ou ele odeia. Para muitos, o livro favorito da vida. Para outros, uma obra que deveria ser queimada na fogueira.

Fiquei apreensivo e resolvi começar o quanto antes a leitura. Notei que não se tratava de uma leitura fácil. O fluxo de consciência e a mudança de narrador confundem os leitores em vários momentos. A obra é narrada pelas três protagonistas e um quarto narrador não identificado. Todas as mudanças de narração são feitas de maneira brusca. No início, os leitores ficam totalmente perdidos, entretanto, com o decorrer da trama, começamos a nos familiarizar com a maneira de descrever os fatos de cada uma das narradoras e do narrador.

As protagonistas são amigas que ao contarem a história tratam dos temas mais diversos. O fato de que cada uma delas ter uma personalidade totalmente diferente da outra cria perspectivas interessantes sobre a vida humana em seu contexto histórico. Até as descrições dos fatos mais banais revelam singularidades e universalidades da pessoa humana que nos levam a refletir sobre aparências e interioridades.

Por mais dificultosa que seja a leitura desse livro e, muitas vezes maçante em alguns pontos, creio que a obra é extremamente necessária para a compreensão da humanidade, especialmente no que se refere à figura feminina.

Não podemos afirmar que as protagonistas representem todo os tipos existentes de mulheres, todavia, elas nos despertam curiosidades para conhecer outras personalidades femininas e perceber a importância do papel da mulher como geradora de conhecimento e transformadora do mundo.

Lygia Fagundes Telles merece nosso reconhecimento como grande autora e influenciadora feminina. Não importa que ela tenha deixado esse mundo, a sua mensagem é imortal e sempre perdurará, mesmo que necessite de algumas atualizações.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

Pamela.Castro 08/01/2023

As meninas de Lygia
5 estrelas pra esse livro é pouco!
No começo achei o livro um pouco difícil, o narrador muda a todo momento, alternando entre as 3 protagonistas e as vezes um narrador observador, porém a medida que você se acostuma a leitura flui rápido.
Acompanhamos a história de 3 meninas-mulheres em um pensionato de São Paulo na década de 70, com o pano de fundo político do Brasil militar, dividindo entre os pensamentos da vida moderna e os pensamentos tradicionais do Brasil daquela época.
O livro tem um final surpreendente, gostei demais. Entrou pros favoritos da vida.

halauves 02/01/2023

Esse livro é um amuleto histórico.
Não sei por onde começar falando das coisas incríveis que Lygia trouxe nessa obra.
Três meninas, com personalidades totalmente diferentes e super autênticas, falaram sobre temas nunca abordados antes na época, criticaram políticas, estilos de vida, fizeram-me repensar sobre a história passada e até sobre os dias que vivo hoje.
A história é um tanto confusa, mas possível de acompanhar. Tu entra na cabeça de cada uma das meninas entendendo o porquê são do jeito que são e se colocando na posição delas de acordo com a época narrada.
Essa mulher é SENSACIONAL e é sempre um prazer ler as suas obras.
Declaro esse um dos meus livros favoritos e o melhor que li em 2021.

esther 31/12/2022

Minha primeira experiência lendo Lygia Fagundes Telles; as várias recomendações do canal Pg. 99 e após o seu falecimento em abril de 2022, soube que não encerraria o ano sem ler uma história obra dela.

Escolhi ler ?As meninas? por pura empolgação: em novembro me mudei para um pensionato e ao ler a sinopse da obra, automaticamente me fiz uma personagem da autora ? quando se está em outra cidade é muito fácil romantizar *qualquer coisa*. Mas como definir esse livro?

Não há como avaliá-lo sem mencionar a técnica narrativa tecida que faz o leitor passear sobre a mente das 3 personagens sem saber de fato por onde está andando. São raros os momentos em que você sabe para aonde está indo, mas assim que se encontra na narrativa é pura imersão na mente das personagens.

?As personagens são como vampiros, cravam caninos na nossa jugular e quando amanhece, voltam aos seus sepulcros até que anoiteça de novo. O fim do livro seria a pedra que ponho sobre esses visitantes. Definitivamente? Não. Um dia, de repente, com outro nome e outras feições e em outro tempo volta mascarada a mesma personagem, elas gostam da vida. Como nós.? (Personagens gostam da vida, como nós - Lygia Fagundes Telles).

Mais do que se apaixonar pela obra e pelas personagens, é impossível não se apaixonar pela escritora, que claramente se compromete em ?ser testemunha do seu tempo e da sua sociedade?.