As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Elis.Naiara 17/04/2021

Não gostei do livro, não é o tipo de literatura que eu gosto de ler. Achei bem confuso a primeira parte do livro, depois a história parece ir ficando mais claro.

Helena 18/04/2021

Parecia nunca ter fim... Não quero menosprezar, a leitura foi até interessante em alguns momentos, mas na maior parte do tempo achei cansativa

Madi 22/04/2021

Impressionante pensar que a narrativa só se passa em dois dias, mas também faz sentido devido as longas reflexões feitas pelas personagens. Achei a história muito arrastada e parecia não ter um foco nem um objetivo claro, só consegui me interessar pela leitura mais pro final da narrativa.

Lilian 24/04/2021

Um dos melhores livros que já li
Este certamente foi apenas o primeiro de muitos livros de Lygia Fagundes Telles que lerei. A autora consegue construir uma narrativa tão particular para cada personagem que a narradora muda se um parágrafo para o outro, sem aviso, e sem em que o leitor tenha dúvidas a respeito de quem está narrando. Bem como, as experiências, mesmo as mais dramáticas ou talvez principalmente estás, de cada personagem são apresentadas de pouco em pouco, espalhadas pelos capítulos permitindo que o leitor junte as peças como quem desvenda um mistério. Gostei muito da experiência de leitura e recomendo demais este livro.

Laura.Rutigliano 27/04/2021

No último mês eu fiquei lendo esse livro e esperando a hora que eu iria terminar mas não sabia levaria tanto tempo. As meninas foi um livro cansativo, confuso e chato. Tu nunca sabe direito qual é o problema que a história ta querendo dizer e com os constantes pensamentos e lembranças das personagens torna-se difícil de saber o que está acontecendo. Porém, para minha surpresas ao chegar no cap 11 me surpreendi e fiquei até que intrigada pelo desfecho, entretanto,parando pra ver agora, o final não faz sentido com a história.

Irina.Alfonso 01/05/2021

As Meninas - Resenha
Um livro sobre o cotidiano de três universitárias no período da ditadura militar brasileira. Adentramos em seus pensamentos, dos mais profundos aos mais dispersos. Cada personagem com sua complexidade e vivência. O peso abordado com uma certa leveza. Final surpreendente

Caroliny 01/05/2021

Tem que ter fôlego
Que leitura exasperante. A escrita da Lygia é capaz de cavar nos teus poros e se amarrar lá num laço de fita de nó bem dado. Queria tanto avaliar com cinco estrelas, mas conforme uma outra pessoa aqui no skoob comentou, me senti desconfortável demais com o racismo da personagem Ana Clara. Entendo se tratar de uma ?denúncia? da mentalidade à época; mas me incomodou bastante. Ademais, o fluxo de consciência é o que torna este um livro inesquecível, que não se pode soltar até tê-lo concluído.

@caldaslavinia 01/05/2021

um dos melhores que li esse ano, lygia é genial. fiquei tão triste que acabei, queria esquecer só para ler de novo... me apeguei profundamente a cada uma das personagens. a escrita não tenho nem comentários!!! guardarei pra sempre com muito carinho em meu coração.

Paula 03/05/2021

é uma história que se passa em apenas dois dias e por isso é uma leitura cheia de detalhes que pode acabar sendo pesaroso no início -talvez eu tenha sentido isso por preferir não-ficção mesmo. Mas a escrita de Lygia realmente envolve e você se sente muito próximo mesmo das personagens, em parte pelos longos devaneios, principalmente os da Lena, ou mesmo pq não tem como deixar de se enxergar em uma das três. É bem louco que esse livro foi escrito e ~publicado~ na época da ditadura pq apesar de não ser extremamente escancarado, tem que ter força pra lançá-lo num período tão cruel de censura -e sabe lá o que mais- pelas falas tão engajadas de Lião. Curti bastante, não achei confuso como li em outros comentários, pesaroso no início sim, mas valeu super a pena ?

eduardaalvesz 08/05/2021

Resenha: As Meninas
Mais uma obra prima da minha querida Lygia Fagundes Telles

Karlla.Daltro 14/05/2021

Vozes femininas colocando em pauta assuntos até hoje polemizados.
Esse é o terceiro romance da autora Lygia Fagundes Telles, onde 'As Meninas' que intitulam o livro são as amigas Lorena Vaz Leme, estudante de Direito, de comportamento guiado pelo ideal romântico de feminilidade, Lia de Melo Schultz, a militante de esquerda que estuda Ciências Sociais e a linda Ana Clara Conceição, estudante de psicologia assombrada pelo passado marcado por abusos sexuais e pelo presente dominado pelo uso de drogas.

Em 1969, ano que se passa os acontecimentos, as três vivem no Pensionato Nossa Senhora de Fátima, ao redor do qual ronda o fantasma da ditadura militar brasileira.

O livro merece constar entre os mais ousados da literatura brasileira, em primeiro lugar porque discute e relata explicitamente a barbárie dos porões da ditadura enquanto esta ainda estava em vigor no país, reproduzindo corajosamente e pela primeira vez na ficção do Brasil, um depoimento de tortura de um preso político.

Aliás, a razão pela qual 'As Meninas' escapou da censura é bem curiosa: segundo Lygia disse no documentário “Lygia, uma escritora brasileira”, produzido em 2017 pela TV Cultura, o setor responsável por avaliar o romance, achou o livro tão monótono que não passou das primeiras quarenta páginas lidas (ainda bem kkk).

Sendo assim, os efeitos da intervenção do regime político na vida individual da burguesia paulistana são amplamente questionados através da íntima trajetória das três amigas no intervalo de tempo em que a história acontece. Ainda que a opressão as afete de maneiras distintas, considerando as próprias diferenças de personalidade das meninas, o autoritarismo constitucionalizado as cercam com igual eficiência, mantendo elas em um mesmo cativeiro.

A autora não poderia escrever um romance "morno" no ano de 1970 (ano que ela planejou o livro). Ela sabia realmente os vícios daquela sociedade.

Por meio das vozes de Lorena, Lia e Ana Clara, são colocados em pauta assuntos até hoje polemizados, como a emancipação sexual feminina, a homossexualidade, o uso de drogas e o papel do militarismo dentro do Estado.

site: https://www.instagram.com/projetolerautoras/

Aniquele 20/05/2021

Identidade, liberdade e voz coisas difíceis das mulheres terem na época da ditadura militar. Nesse livro Lygia mostra tudo isso com uma dose de poesia, loucura e encanto. As nossas peotagonistas tem uma coisa que nos conquista e nos dá muita raiva (seres humanos), além disso, elas nos mostra como mesmo com pensamentos diferentes, ideais e estereótipos diferentes conseguem se conectar, se ajudar e se proteger.
É um livro que nos fala mesmo que indiretamente sobre feminismo, sobre resistência e sobre luta.

Juliana 20/05/2021

Se pensarmos que ?As Meninas? foi um livro publicado durante a ditadura militar, podemos perceber o quão subversivo ele é.

Temas como tortura, sexualidade, aborto, etc vão aparecendo no enredo conforme vamos navegando nos pensamentos das 3 personagens/narradoras da história.

É um livro que demanda uma atenção extra por conta do fluxo de consciência e da alternância de narradores - ora em 1ª pessoa, ora em 3ª.

Adriana 21/05/2021

Não é um Livro de leitura fácil mas vale muito a pena ler. A Lygia consegue nos prender na história. Lorena, Lião e Ana Clara com suas personalidades diferentes nos mostra uma vida onde quase tudo é possível.

Carol.Silva 22/05/2021

Não é um livro exatamente ruim, mas me deixou muito confusa. Essa falta de compreensão durante a leitura, principalmente quando ocorria alteração de narrativa entre a primeira e a terceira pessoa, não me permitiram aproveitar tanto o livro. Talvez seja uma leitura para um outro momento.