As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Adriana 21/05/2021

Não é um Livro de leitura fácil mas vale muito a pena ler. A Lygia consegue nos prender na história. Lorena, Lião e Ana Clara com suas personalidades diferentes nos mostra uma vida onde quase tudo é possível.

Carol.Silva 22/05/2021

Não é um livro exatamente ruim, mas me deixou muito confusa. Essa falta de compreensão durante a leitura, principalmente quando ocorria alteração de narrativa entre a primeira e a terceira pessoa, não me permitiram aproveitar tanto o livro. Talvez seja uma leitura para um outro momento.

heymimis 23/06/2021

O especial está na forma como o livro é narrado, não há uma linearidade nas ideias. Tudo é descrito como em um fluxo de consciência. No início é confuso, porque a autora muda de pov as vezes durante o mesmo parágrafo, ou até mesmo passa a narrar da primeira para a terceira pessoa, mas depois que você pega o jeito começa até a apreciar.
É um livro para ler com calma, muito interessante conhecer como a cabeça das três personagens funcionam de forma diferente.

pedro 23/06/2021

denso, porém bom
No começo da leitura, As Meninas pode ser um livro um pouco denso, justo por causa da sua narrativa única e descritiva, porém, ao passar dos capítulos, você se acostuma com o ritmo. Não é um grande livro épico por ser um pouco mais lento (a narrativa se passa em dois ou três dias) e com majoritariamente eventos cotidianos.
Acho que a autora conseguiu capturar bem como era a vida cotidiana nos anos da ditadura no Brasil, só acho que preciso de um pouco de maturidade (ou estabilidade) para entender melhor as passagens e nuances do livro, quem sabe daqui a alguns anos?

Emly 25/06/2021

Cabeça ferveu
Só conhecia as obras de Lygia Fagundes Telles das aulas de Literatura na faculdade, até entao só tinha lido contos e textos pequenos. O livro "As meninas" traz uma temática bem interessante e atraente, mas a forma de escrita em fluxo de pensamento me deixou muito confusa... em alguns momentos nao era possível distinguir quem estava falando ou pensando no trecho lido. Nao gostei muito desse tipo de narrativa, comprometeu bastante meu entendimento da obra.

Ana Carolina 27/06/2021

Ousado
Leitura que te tira da zona de conforto e aborda diversos temas considerados tabu na época e ainda hoje. Com uma narrativa fora do comum, achei a leitura densa, mas é extremamente interessante se perder e viajar nas linhas de pensamento das personagens.

bianca 01/07/2021

É desafiador sair um pouco da zona de conforto, mas também é bom e enriquecedor. O livro traz uma narrativa diferente, densa, conturbada e as vezes um pouco confusa, mas uma história única que aborda um período extremamente marcante vivido no Brasil. Lygia Fagundes Telles consegue abordar isso com maestria pelo olhar das três meninas.

Amandinha_13 08/07/2021

MARAVILHOSO
Excelente narrativa! Excelente desenvolvimento das personagens! Excelente trama! Excelente tudo! Um final triste, todavia realista, não decepciona mas deixa tristeza. Esse livro te envolve e te faz refletir um monte. LEIAM!

teix 13/07/2021

Que autora, que obra
Eu sou suspeita pra falar, pois sou apaixonada pela escrita da Lygia. Já tinha lido alguns contos esporadicamente, sendo o meu favorito "As cerejas", mas este foi o primeiro livro dela que li de fato, experiência que só aumentou meu amor por sua escrita. Li muitas pessoas relatando que acharam a narrativa bagunçada por conta da mudança de narrador sem aviso prévio, mas eu discordo disso, creio que isso engrandece ainda mais o livro. A princípio, há sim uma leve estranheza, mas depois de captar as manias de cada uma das meninas é bem tranquilo de acompanhar, isso que me faz acreditar que essa escolha da autora engrandece o livro, porque se é possível identificar quem está narrando por conta de suas características e sem marcação confirmando que é tal personagem, significa que a autora conseguiu construir-los devidamente. A história é relativamente simples, mas o impacto dela é excepcional - ainda mais considerante o período no qual foi publicado: ditadura militar. Ademais, o final é surpreendente, não estava mesmo esperando por aquilo. Sem dúvidas, uma experiência maravilhosa, ansiosa pelas próximas leituras que farei das obras de Lygia.

Lorena 15/07/2021

A obra é um espetáculo
Sim. Um espetáculo de balé. Essa é a percepção que eu tive no decorrer da minha experiência com essa leitura.
Uma obra delicada, intensa, complexa e visceral - enfim, exatamente como o universo feminino. Confesso que senti vontade de desistir da leitura e essa vontade surgia até perto da página 200.
Talvez, se tivesse compreendido esse balé antes, a experiência tivesse sido tão fluida quanto os atos que compõem a obra: cada narrativa não é tão óbvia, os personagens migram de um ato a outro e cada uma assume maior ou menos centralidade a cada cena, os sentimentos das personagens contaminam os atos que se entrelaçam...
É um livro que exige entender a escrita antes de mergulhar na história em si. Depois, é se entregar para o espetáculo e se dar pequenas pausas para digerir cada narrativa, seus altos e baixos, suas surpresas e dores.

Rafa 21/07/2021

Sensacional!
Esse foi o 1º livro de Lygia que eu li, e ele me chamou a atenção pela sinopse, mas o que eu encontrei foi muito mais do que esperava. Confesso que demorei uns 2 capítulos pra entrar no estilo de escrita da autora (tendo que voltar e reler), misturando diálogos e pensamentos soltos, mas quando consegui entender, a leitura decolou e ficou muito prazerosa.

Os temas abordados nesse livro são de uma sensibilidade incrível ainda mais pra época em que foram escritos, e as personagens são encantadoras e muito bem construídas. E o que foi aquele final, minha gente? Eletrizante demais.

Se você, assim como eu, estiver achando difícil a leitura no início, dê mais uma chance, talvez você também se apaixone com a guerrilheira Lião, a não-tão-ingênua Lena e com a conturbada vida de Ana Clara.

Sem dúvidas, um dos livros que li e amei demais. Já tô animado pra ler mais coisas da Lygia.

luizaslike 01/08/2021

Uma pérola da lit. brasileira
Diferente de tudo que já li. estou encantada. a autora (genial) mescla a narrativa em 1° pessoa pautada na perspectiva e fluxo de consciência de três personagens complexas e opostas com a narrativa em 3° pessoa de um narrador não antenado. o leitor tem o papel de tentar organizar toda essa explosão, além de distinguir os episódios de confusão entre presente e passado. ação e premeditação. num contexto de ditadura militar BR, o início da juventude madura de três garotas em meio ao caos do regime militar e o caos individual característico da mocidade (o ano talvez seja 69). ana cheia de traumas marcada pelo abuso alucinações e viciada em drogas pesadas, lia a revolucionária militante atuando contra a ditadura. inclusive é até pesado refletir sobre a tortura que os amigos da personagem foram submetidos. lorena a filha de classe média alta viciada em limpeza cheia de ideias malucas (principalmente no fim hahaha) e totalmente ignorada em sua condição de "quase amante" pelo amado. é uma riqueza e tanto que não caberia numa resenha...

Kelvin 04/08/2021

Um ótimo romance porém se fosse um conto as últimas 20 páginas seria foda
Eu terminei depois de um mês esse livro, demorei mais do que de costume, seja pela dificuldade de entendimento da narrativa seja pela desconexão que tive com o livro em alguns momentos. A narrativa em alguns momentos foi um empecilho para eu ler muitas páginas numa leva só, mas eu fui persistente, fui gostando do livro e lendo num ritmo menor mas sempre lendo. Eu gostei das personagens, achei interessante como a lorena era a base das duas personagens, sendo quase uma espécie de mãe. A lorena era uma figura matriarcal para Ana Clara que não possuía mais contato com a sua mãe, e também para lia, na qual a mãe morava na bahia. As picuinhas que as duas tinham em relação a lorena eram picuinhas típicas da relação filho/mãe e isso eu achei interessante de ver na história. Foi interessante também observar como funcionava os pensamentos de cada uma com os seus respectivos gatilhos e bagagem do passado. As últimas 40 páginas foram as mais fluidas pra mim, acho que por serem narradas pela lia que possui uma articulação mais direta e com menos devaneios, achei que os pensamentos de lorena também possuíam uma fluidez boa, porém em alguns momentos ela dava muitas voltas e ficava um pouco cansativo. As últimas 20 páginas foram fodas, eu percebi que a lygia tem um dom de contar histórias mais diretas e curtas, eu não conseguia parar de ler e o final foi bem a moda lorena, como eu falei se as últimas 20 páginas fossem um conto seria foda. Bom livro, foi o meu primeiro da lygia, achei interessante esse meu primeiro contato, porém pretendo ler os contos nas próximas vezes, vou deixar os outros romances para eu ler mais pra frente, mas foi ótimo descobrir a lygia :) .

profuilma 09/08/2021

Ame e sofra com As Meninas
Um final surpreendente para um título delicado e uma capa tão florida. Mas, o que esperar de um romance produzido, em 1970, por Lygia Fagundes Telles?

As histórias de Lorena, Lia e Ana Clara são bem diferentes, mas a amizade que as uniu ultrapassa as questões sociais. Elas se misturam, se ajudam e se cuidam mesmo diante das situações mais complexas como veremos no final do livro.
Um livro que questionou, narrou fatos e enganou a ditadura com sua delicadeza superficial. É uma leitura instigante e profunda que nos prende. É poético! É romântico! É realista!? É Lygia!
Observe
"Quero te dizer também que nós, as criaturas humanas, vivemos muito (ou deixamos de viver) em função das imaginações geradas pelo nosso medo".

Não é maravilhoso?
Apenas leia... você vai amar e sofrer por essas meninas!