A Condessa Sangrenta

A Condessa Sangrenta Alejandra Pizarnik

Resenhas - A Condessa Sangrenta

Lanny 18/04/2024

Báthory
Ouvindo a banda Bathory me perguntei de onde eu conhecia esse nome, logo lembrei dos videos que já vi sobre a Condessa, e acho que essa leitura foi melhor que eles.
Detalhado, ilustrações lindas e completamente insano, a descrição da tortura da Erzsébet me deixou * boca aberta * haha
Gostei de como foi escrito, de como não se prendeu em só relatar e descrever, mas também mostrar seu próprio ponto de vista sobre a Báthory.

Bruna 11/09/2023

A Condessa Sangrenta
Escrita magnífica... gostaria de ler mais dessa autora.
Quanto a história: tudo realmente muito macabro e tenebroso... difícil acreditar que realmente aconteceu e que existem pessoas tão perversas.

Biblioteca 16/07/2023

Boa leitura
?Elizabeth Báthory- A Condessa Sangrenta
?Nota : 4,5??
? Minhas impressões : 08/2023

"Há os que alegam falta e precisão históricanos crimes a ela atribuídos. Suspeitam de exagero nos estudos do período vitoriano, quando se popularizaram as histórias de vampiram. Mesmo que os fatos tenha sido exarcebados pela posteridade, há que se considerar o mito." pag 58

?Em Byrbathor- uma cidade na Transilvânia (atual Hungria) de familíla rica de influente - aos 15 anos Elizabeth se casa com o príncipe Ferenc Nádasdy ( que reza a lenda ter sido o responsa´vel por sua inicação às tecnicas de torturas que ela utilizava nos empregados e nas suas vítimas).

?Conhecido pelos registros como a primeira serial killer- seu auge no crime ocorreu após a morte do marido quando jovens do vilarejo eram atraídas ao seu castelo como promessa de serviço e desapareciam. Assassina sádica se banhava com o sangue de suas vítimas em uma tentativa de se manter jovem ( por isso o apelido)

?Apenas em 1610 as autoridades hungaras começaram a investigar comandado por Gyargy Thurzó com ordem do rei Mathias II- foi condenada a prisão perpétua em um quarto do castelo e seus parceiros sentenciados á morte, premeneceu presa por 4 anos presa no buraco na parede com pequenas aberturas para ventilação e alimentos.

?Já conheciam? dicas de leitura e filmes nos videos... #condessasangrentra #elizabethbathory #serialkiller

Luiz.Garrido 02/06/2023

Uma história cruel e macabra
"Ela é mais uma prova de que a liberdade absoluta da criatura humana é horrível".

Apesar de curto, o livro é bem feito e aborda de forma geral diversos pontos de uma história cruel e macabra baseada em fatos reais.

Samara Diniz 28/01/2023

Serial Killer mulher
Muito bom, mistura prosa e poesia. Ilustrações impecáveis, que fazem jus a atmosfera de medo que a condessa (que realmente existiu e é considerada a primeira serial killer da história) imprimia a suas vítimas em seu castelo.

Patrícia Santos 27/01/2023

Uma história de obsessão pela beleza, psique humana, assassinatos e perversão sexual.
Podemos ver na atualidade muitas pessoas com obsessão pela beleza, tais exemplos: plásticas, dietas malucas dentre muitas outras coisas.

Marco 15/01/2023

O início dos vampiros? Até onde é realidade ou ficção?
Nenhuma dessas perguntas é respondida no decorrer deste livro, porém, como leitor, creio q vc terá uma das experiências mais impactantes no mundo literário.
Com artes estonteantemente belas de Santiago Caruso e um texto econômico, direto, impactante, cru e cruel de Alejandra Pizarnik, iremos adentrar parte da mente doentia da condessa Erzébet Báthory e como ela se deleitava (em todos os sentidos da palavra) com suas criadas.
Pontuar qualquer uma de suas crueldades seria spoiler, e acho q tira a graça daquele q terá o impacto pela primeira vez. A narrativa é direta, relatando parte dos ocorridos até culminar no fim da vida da condessa.
Uma pedida certeira para os amantes de terror, e principalmente aquele terror da realidade.

Julio 09/01/2023

Interessante, mas decepcionante...
Esperava mais, é bem curto e não fala muito sobre a Elizabeth Bathory, conta bem por cima sobre formas com as quais ela mais atuava em seus crimes.

Maria 14/09/2022

Tortura
Não espere ler esse livro para saber da biografia da Condessa. É explorado mais as torturas e o que ela fazia para humilhar suas vítimas. É bom para ter uma visão mais ampla da crueldade dela com uma visão mais poética, se é que possível.
O que me incomodou foi os poemas em francês em que não há tradução.

Maria Bárbara Menezes 05/09/2022

Melancólico e belo como Bathoty
Melancólico e belo como a condessa ,o livro nos leva pela história de Elizabeth Bathory, ilustrando cada capítulo com artes tanto belas como assustadoras. Aqui o profano, a depressão, a luxúria, o homossexualismo, a beleza, a morte e a podridão são partes da história. Maravilhoso. Recomendo para amantes de arte e de terror.

Gabrielle 23/08/2022

Comecei a ler pensando ser uma coisa e achei outra. A inicio pensei ser uma biografia da Erzsébet Bathory que ficou conhecida como "A Condessa Sangrenta", mas os autores se perderam um pouco. O texto do livro tem um ar poético que mescla o horror e a loucura dos atos verídicos da Condessa, no entanto para alguém que nao conhece sobre sua história e seus crimes é um livro confuso, pois é muito superficial. Nao e um livro de começo, meio e fim. E um livro de meio e fim, apenas.
As ilustrações fazem do livro algo muito bonito (e assustador), mas o texto, infelizmente deixou a desejar.

Cdmm 25/07/2022

Gore....
Realmente achei que teria algum contexto maior da vida ou da psique da Condessa, mas o maior enfoque é nos métodos de tortura que não são tanto do meu interesse kkkk. O ponto alto fica por conta das ilustrações belíssimas, que aliás justificam o livro físico.