O Corcunda de Notre-Dame

O Corcunda de Notre-Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Arthur1249 28/12/2023

Inesquecível
Victor Hugo é essencial na literatura, a escrita é amigável, fluida. Se você está pensando que vai ser igual a Disney, vai se decepcionar. A história é triste, complexa. Você acaba torcendo pelo contrário, mas já sabemos que o final é uma tragédia. A construção dos personagens é lindíssima, a obra é linda. Valeu a pena ter essa obra, e ler. :)

Aline 25/12/2023

Pensei que por ser um clássico, seria um livro difícil de ler, mas não foi. Achei a leitura bem fluida.
Fui esperando que fosse parecido com o filme da Disney, pois foi o filme, inclusive, que me motivou a ler o livro. E não tem nada de parecido, muito pelo contrário.
O final me surpreendeu bastante, mas achei que foi bom e se encaixou bem na história.
No geral, eu gostei muito.

dosesdeliteratura_ 19/12/2023

? e isso tudo vinha de quasímodo?
Talvez eu não conhecesse a imensidão e a dimensão de Victor Hugo até ler esse livro!
E digo mais: ansiosa estou para outras obras dele.

Um dos trechos que mais me tocou, é o da página 232, que acredito que defina essa obra e defina meu sentimento para essa resenha:

? A tal ponto que, para os que sabem que Quasímodo existiu, Notre-Dame está hoje deserta, inanimada, morta.
Sente-se que alguma coisa desapareceu. Esse corpo imenso está vazio; é um esqueleto ?. É como um crânio que ainda há buraco para olhos, mas não há mais olhar?

Chorei de soluçar com esse livro, com esse trecho e com a sensibilidade do autor. E hoje, necessariamente hoje entendo as pessoas que não gostam de clássicos: talvez essas não tenham um mínimo de sensibilidade e doçura para ler tão grandiosa obra.

Recomendo para todos, mesmo que seja um pouco difícil a leitura no começo, depois você verá que valeu cada segundo do investimento!!

Viva a França!!! Viva a literatura Francesa!!

livros e muito pó 19/12/2023

Bem diferente da Disney
Um livro importantíssimo para aqueles que querem entender as mudanças sociais que o advento da prensa móvel ocasionou, e para entenderem as críticas aos horrores da Revolução Francesa. Uma carta de amor à arquitetura, O Corcunda de Notre Dame é uma leitura profunda e muito bem detalhada sobre arte,escrita, e as maravilhas arquitetônicas da humanidade.

Apenas um alerta: o livro possui uma história (e linguagem) um tanto densas, mas vale a pena ser lido. Digo "densas" no sentido de que o autor constantemente divaga na história, o que é algo que alguns leitores não gostam (Há dois capítulos inteiros que servem apenas para falar de Paris - na época em que se passa a obra - e sobre a catedral de Notre Dame, a "sinfonia de pedra", como diz Hugo.

Boa leitura!

Biel.Rocha 19/12/2023

Um grandioso clássico
Cada personagem tem sua história maestralmente contada e encerrada. O final triste me pegou forte, porque eu não esperava que as coisas pendentes fossem realmente se concretizar. Entrei achando que seria uma história de amor, como se fosse "A bela e a fera" e saí de uma história que retrata três tipos de amores: doentio, puro e apaixonante ao extremo, atrelados a acontecimentos envolvendo assédio, revoltas, forcas, manipulações e muita, muita, muita, muita, muita tristeza e feiura.

Maria 15/12/2023

"Quando se sabe observar, é possível encontrar o espírito de um século e a fisionomia de um rei, mesmo em uma aldrava de porta."
De forma geral, gosto muito de livros do século XIX (não somente porque estudo História) e sou suspeita a falar, mas esse especialmente, por algum motivo, eu li com muita facilidade em poucos dias.
Um dos únicos pontos "negativos" são os capítulos monólogos do Victor Hugo. No segundo, acerca da Paris do século XV e do século XIX, foi especialmente uma leitura difícil porque: primeiramente, ele estava comparando as mudanças arquitetônicas do século XV ao XIX e, é claro, até os dias de hoje, até as mudanças que eram novidade já foram mudadas; segundo, eu não conheço bem assim nem a Paris dos dias de hoje. Toda essa ambientação é feita para quem vive em Paris em 1830; mas é uma experiência interessante de se ter. É claro que não deixa de ser uma enorme fonte historiográfica (e o Victor Hugo serve tudo), pois é muito rica em detalhes. Pessoalmente, fiquei com dó de pular e curiosa demais pra não ler
Há muitas críticas (algumas mais explícitas, outras menos). A sociedade medieval é retratada como algo cruel, cego e temente. Quasímodo sente bem este ódio e medo do desconhecido replicado sobre si. A exploração, mesmo que ainda curta, da ciência de Frollo é também bastante interessante; é claro que ele deveria ser um alquimista
Gosto de modo geral, da forma como ele apresenta os personagens, É interessante ter dado de bandeja capítulos acerca de quem são os personagens, quais são suas vidas, como estão interligados. É especialmente bastante rica a narração do Frollo. E Hugo faz com que a história rodopie e voe de tantas formas que, quando você acha que ele se perdeu, ele sabe exatamente como e onde continuar; é um tipo de escrita bastante fascinante e bastante típico de um livro de quase 200 anos.
Agora, com teorias e suspeitas, vou pra segunda parte. ( e eu fiquei especialmente triste pela Paquette Chantefleurie). Sinceramente, uma obra prima.

avilannes12 05/12/2023

Tragédia
Gostei, mas é triste. Confesso que pulei algumas partes no início onde o Victor Hugo fala muito de arquitetura e história. Achei desconexo da história. Mas depois não houveram mais momentos assim, e o livro fica realmente envolvente. Vale a leitura

Marcelo.Castro 26/11/2023

Clássico trágico
Desnecessário falar que Corcunda de Notre Dame é uma obra clássica (talvez não da mesma envergadura que Os Miseráveis), mas, ainda assim, de reconhecida importância. Mas não é uma obra "fácil", relaxante, para o leitor descompromissado e casual. A prosa de Victor Hugo é densa, rebuscada, repleta de citações e referências. A narrativa segue de forma linear, porém não célere, não se furtando o autor de se afastar completamente da narrativa principal para tecer sua opiniões sobre moral, história, política, arquitetura. A narrativa deixa transparecer por diversas vezes o estilo ácido, irônico e até debochado ao autor, que registra suas críticas e descrenças para com os temas mais variados. Quanto a história em si, igualmente exigente do leitor na medida em que não apresenta um desfecho agradável. Podemos até buscar alguns pontos positivos, entender por uma redenção de Quasimodo, mas a verdade é que o fim do livro é marcado pela tragédia e derrocada de todos os seus protagonistas. Ainda assim uma boa leitura, só não amplamente recomendável para todos os tipos de leitores.

Gabriella440 22/11/2023

Definitivamente para ler esse livro temos que saber que o protagonista não é o Quasímodo, nem Esmeralda.
O nome original da obra nos dá uma dica valiosa: Notre Dame de Paris. A catedral é a protagonista do livro, que é quase um tratado sobre a arquitetura parisiense.
É bom conhecermos o contexto do livro, que foi encomendado para imortalizar a catedral de Notre Dame, que estava sofrendo por falta de manutenção e seria leiloada e talvez destruída.
Victor Hugo poderia ter nos trazido um final feliz na ficção e não trouxe, mas assim como na época ajudou a salvar a igreja, séculos depois com sua obra, novamente contribuiu com sua reconstrução.

Karebbean 18/11/2023

Abismada
Livro maravilhoso!!! História bem escrita, personagens complexos e cativantes, repletos de sentimentos humanos. Sem dúvidas um romance trágico e histórico, eu amei cada pedaço dessa história, até a conclusão foi genial, com um plot que não esperamos, um plot que a Disney não nos deu. Sem contar que o livro traz uma crítica sobre as razões humanas e os nossos sentimentos. Em diversos momentos me peguei refletindo sobre mim e o mundo que eu vivo. Genial, genial genial!!! Foi o segundo livro de Victor Hugo que li, e já se tornou meu escritor francês favorito!!! Icônico e genial .

Fellipe 18/11/2023

Um ótimo livro! Ideal para discutirmos os padrões estruturais de nossa sociedade. O livro se aprofunda muito bem nas tramas dos personagens!

Dalila.Almeida 16/11/2023

Que final! Definitivamente não lembrava nem esperava por esse desfecho.
Faço coro com a Isabela Lubrano de que este acaba sendo um livro prolixo, mas não deixa de ser uma experiência de leitura marcante.
Ansiosa para ler Os miseráveis...

Amanda 13/11/2023

Esqueça o filme da Disney
Mais uma vez me aventurei em um clássico de Victor Hugo e mais uma vez me surpreendi... Confesso que as muitas descrições que ele faz continuam me irritando muito, mas essa é uma tragédia que vale a pena ler.
Da adaptação (que eu amo!) da Disney, pouco festa, os nomes, alguns vislumbrei, mas nada, nada se compara a essa obra.
E, por fim, eu digo: Phoebus, eu detesto você!