O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

MSaverna 12/11/2023

Um classico da Literatua
É bom termos o habito de leituras variadas para treinamos nosso cérebro e para aumentarmos nosso arsenal linguístico e cultural.
A leitura deste livro foi instigante e, confesso, não foi simples. Mas valeu demias.
Victor Hugo nos faz viajar pela antiga Paris e nos mostra a importância da Arquitetura parq cingecermos a História da humanidade.
Uma leitura densa, mas de grande importância no mundo literário!
Importante leitura para os skoobers bibliófilos!!

Carol 08/11/2023

A Disney nos enganou!
Hoje finalizei uma leitura que me pegou de surpresa do início ao fim. Reconheço a importância do Victor Hugo na literatura, mas nunca tinha lido nada do autor e fiquei surpresa em como sua escrita é amigável. Ele se preocupa com o leitor, com o seu entendimento e pertencimento da história, em todos os momentos. Achei incrível!

Dito isso, “O corcunda de Notre Dame” também me surpreendeu pela história. É claro que eu não estava esperando que fosse igual ao filme da Disney, pois os clássicos além de serem mais complexos, em geral não são histórias para crianças. Mas fiquei muito intrigada em como o filme romantizou essa jornada.

Aqui nós temos uma Paris medieval com muitas dores e pouca empatia. Temos uma Paris triste, com pessoas infelizes. Quasímodo na história, mesmo que um pouco diferente do filme, é o que trás a alma para trama. É um personagem que realmente merece o reconhecimento que possui.

Aliás aqui, temos todos os personagens que já conhecemos: padre Frollo, a cigana Esmeralda, o capitão … mas no livro todos eles possuem uma jornada tão diferente, que eu juro que fiquei surpresa com o final. Foi um plot twist que eu não esperava receber em um livro escrito há quase dois séculos.

Conhecemos também novas personas que fazem total diferença para o desenrolar da história, e temos sim uma história de amor, mas não como nos foi vendido pela indústria cinematográfica.

É um livro que vale muito a pena ler, principalmente para entender como foi essa época e como o ser humano evoluiu (ou não) de lá pra cá.

Ler este livro foi uma experiência incrível, e amei ter feito junto com minha best. Obrigada pela companhia em mais uma leitura, Gabi! ❤️

Emanuel.Ayres 06/11/2023

Tudo o que eu não esperava
Diferente do longa animado da Disney, O livro conta a história do Corcunda de Notre Dame em um tom bem Sombrio. O que acaba sendo algo Positivo já que é contra o que as pessoas conhecem, tornando algo bem diferente. Me surpreendeu como a linguagem não é cansativo, O livro é bem pequeno proporcionando uma leitura bem leve. O final com certeza é bem triste, então pra quem for ler prepara o coração.

Natália 31/10/2023

Paixão cega, mas tenaz
Por essa eu não esperava Victor Hugo...

"Notre Dame de Paris" foi uma leitura que me surpreendeu, nessa leitura me vi surpreendida nas atitudes de diversos personagens e imagens formadas desses sendo destronadas por comportamentos, muitas vezes hostis.

Toda essa desenvoltura em torno do ano de 1482, a barbárie, a resolução da justiça humana com um único peso, a forca.

Nero.Godoy 30/10/2023

Notre dame de paris;
Com toda certeza foi o livro que mais me surpreendeu na vida toda. De início, as seiscentas páginas me assustaram bastante, mas o que mais me surpreendeu foi a rapidez que consegui ler. Toda a história flui de uma maneira perfeita, nada parece faltar, tudo se encaixa perfeitamente bem.
De longe, o maior ponto positivo do livro são os personagens, ao ponto em que nem é necessário citar seus nomes para que saibamos a quem se refere. Não são muitos os personagens relevantes, mas, meu Deus, como são ótimos!
O final nada tem de previsível e não poderia ser outro! Foi realmente necessário para fechar a história com perfeição.
Não recomendo esse livro para quem espera que seja como o filme da Disney, mas recomendo para todos que gostariam de ler uma história diferente e realista. Em geral, a trama tem um fundo melancólico e muito profundo, a ponto de conseguirmos saber muito bem como os personagens se sentem sobre determinadas situações.
Com certeza lerei novamente!

RaissaZC 27/10/2023

Desafiador e uma história triste
Uma história muito detalhada e com muito foco na arquitetura e na cidade de Paris.
No fim entendi a necessidade de detalhes, mas Vitor Hugo realmente pesou a mão nisso, deixando uma leitura pesada e o leitor perde o foco facilmente.
Sobre a história propriamente dita. Muito boa e ao mesmo tempo triste, faz sentido o sucesso que tem.
Aos fãs da Disney, não tem nada de mágico ou infantil por aqui.

Andréia 25/10/2023

Muito bom!
QUE LIVRO!
Quando comecei a leitura achei que não iria gostar, o começo e a parte em que descreve Paris foi muito grande e super arrastada, em algumas partes confesso que pulei alguns parágrafos. Mas passado a parte da descrição a história começa aos poucos a se desenvolver, e junto com a história nosso interesse pela mesma vai crescendo.
Os personagens são muito bem elaborados, cada um tem seu "papel" na tragédia e é muito bem trabalhado durante o decorrer do livro.
Quando cheguei ao fim já imaginava que seria uma tragédia imensa, mas torcia pelo contrário. O final é trágico, porém incrível.
Foi uma grata surpresa, não esperava um livro tão bom.

Felipe 24/10/2023

O inimigo do final feliz
Não, eu nunca tinha visto a animação da Disney...talvez minha infância tenha sido menos abalada por isso rs

O livro é lindíssimo, a construção dos personagens é perfeita e o final é típico de Victor Hugo: arrasador.

Fiquei meio que em choque uns bons minutos ao terminar o livro...e com vontade de fazer tudo novamente.

Marcos Nandi 12/10/2023

Na introdução, ficamos sabendo que quando o livro foi escrito, o autor já tinha uma certa fama e ele só tinha 28 anos. E na introdução, também conta que Victor chegou a ser deputado pelo partido consevador e por causa da revolução de 1830 foi exilado (ficou quase 20 anos em Bruxelas). E depois, foi eleito deputado pela esquerda radical. Junto a isso ele foi senador e um grande entusiasta da arquitetura e um dos mais aguerridos na reforma da igreja que nomeia o livro.

É um livro que demora a ficar bom. Toda a parte que fala do teatro e da arquitetura é INSUPORTÁVEL.

MISERICÓRDIA

Victor Hugo passa umas duzentas páginas falando sobre a arquitetura de Paris. É muito chato.

Diferente do filme da Disney, a história é extremamente trágica. Temos a conhecida Esmeralda, cigana, que desperta amores de todos os homens do livro. Do Cramignole, um filósofo fracassado que se tornará um criminoso, do deformado (e surdo) Quasimodo e claro, do psicopata Frollo que era o pai adotivo do corcunda Quasimodo.

É meio bizarro saber que na história Esmeralda só tem dezesseis anos. E vai se envolver numa relação esquisita com um militar e ser acusada de um crime. Assim, a história se torna um drama de tribunal.

Tay 11/10/2023

Confesso: eu já tentei ler este livro ano passado, mas abandonei. Fiz isso porque simplesmente não conseguia focar na história, ter algum interesse pelo que acontecia, e tal situação foi presente agora nesta segunda leitura. Entretanto, minha vontade de finalizar era maior que meu desinteresse e por isso insisti e terminei. Foram cerca de dois meses de leitura. E tenho alguns comentários a fazer (não assisti o filme da Disney):

- O Corcunda de Notre Dame é um livro sobre um local. O foco não são propriamente as pessoas, mas sim as narrativas de suas vidas que ocorrem dentro e ao redor dessa igreja gótica gigantesca, infestada de simbolismo cultural francês. Por conta disso, várias e várias páginas são dedicadas a descrição desse ambiente e isso, para alguém que não curte descrições extremas de paisagens e afins, é muito cansativo. Você se sente cansado, exausto, e a vontade de pular as páginas é grande.
- Justamente por conta do tópico anterior, é difícil se preocupar totalmente com os personagens da história. Qual é, eles são secundários ali. Se preocupar com suas vidas é 0 importante, tanto que o desfecho do livro pouco me tocou. Na verdade, eu esperava por isso. Não existe muitas camadas em nenhum deles, exceto por um, que foi mais ou menos, na verdade: Claude Frollo. Existem esboços de profundidade em sua história (seu fervor por punição, sua ambição por alquimia, não acreditar na medicina, e como suas ações são totalmente egoístas - tal qual um ser humano de verdade. Na real, o corcunda é 0 trabalhado no livro. Assim como Esmeralda, que se limita em boa parte do tempo a ser apenas uma mulher bonita, perseguida por Frollo - que é o que mais se aproxima minimamente de um personagem principal.
- Acredito fielmente no talento de Victor Hugo, em como ele foi e é importante para a literatura no geral. Quero muito ler Os Miseráveis, mas este aqui não rolou pra mim. No geral, minha experiência não foi das melhores, mas isso não me impede de reconhecer o talento narrativo do autor, que consegue descrever até mesmo o ponto que o sol bate nas estruturas de Notre Dame com algo poético.

Lady.Tisz 28/09/2023

Só sofrimento e desgraça
Eu adoro os livros e a escrita do Victor Hugo, ele sempre faz críticas que podem ser vistas até hoje e faz questão de ligar todas as histórias e personagens em algo só, no fim.

Demorei muito para ler esse livro, mas não porque ele é entediante. Muito pelo contrário, ele cativa desde o início. A história critica diversos problemas da França da época, e relata o país como algo "horrendo"; inclusive a Notre Dame, que é o palco principal da narrativa, simboliza o pensamento de Hugo, pois naquela época não era dada tanta importância aos monumentos franceses.

Outro ponto essencial é a personagem padre, que acaba desenvolvendo uma paixão pela Esmeralda e como ela nega seus sentimentos, ele faz de sua vida um verdadeiro inferno. Victor retrata muito bem o preconceito e a xenofobia na época, representados pelo Quasimodo e a própria Esmeralda.

Livro muito bem desenvolvido, de extrema relevância até os dias de hoje e importante para quem for fazer vestibular (recomendo leitura).

Por fim, a história que mais me emocionou foi a da senhora do sapatinho.

(Aliás, quantos problemas Esmeralda teve que enfrentar só por ser bonita??)

Braguinha 10/09/2023

As aparências enganam
Não se podia esperar menos do autor de “Os Miseráveis”. Mais uma obra-prima, grandiosa, comovente, pungente, tocante, onde as aparências enganam e o povo se deixa enganar, como sempre. Um chamado à reflexão.

psraissafreire 07/09/2023minha estante
tô doidinha para ler esse!