O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Lívia 17/01/2023minha estante
Aceitei o final triste dos protagonistas, mas não me conformei com o capitão Phoerbus se dando bem?????

luizmneto_ 03/01/2022

É sobre amor
Primeiramente, devo dizer que esse comentário pode ser apenas um deslumbramento de uma pessoa que acaba de ter seu primeiro contato com livros clássicos. Mas sem sombra de dúvidas é uma das melhores obras que eu já li, que retrata o amor sob diferentes óticas. O amor de mãe, o amor ao dinheiro, o amor egoísta, e mais alguns outros. Mas existem 4 grandes personagens nesse livro que merecem ter seus amores destacados, e são Quasimodo, Esmeralda, Claude Frollo e Notre Dame, são disparados os principais personagens da trama. Começando de trás para frente Notre Dame é o personagem mais amado do livro, muito pelos cidadãos parisienses, e ainda mais pelo autor que gasta capítulos inteiros descrevendo e declamando sobre a catedral e a arquitetura medieval. Seguindo para Claude Frollo, que não minha opinião é o personagem mais digno de pena, dentre os muitos que aparecem no livro, é o símbolo do amor selvagem, desvairado, e perigoso, que consegue ser horrivelmente belo. Esmeralda, o amor jovem, encantado e deslumbrado, de quem não foi ensinada sobre o amor e quem sofre do início ao fim por ter sido tomada do amor quem deveria lhe dar, acaba amando o abraço mentiroso de quem só queria lhe usar, sendo cruelmente amada por quem não podia lhe dar amor, e tendo o eterno amor de quem nunca quis. Por fim, Quasimodo, a maior vítima da história, aquele que teve todo o amor para dar, mas nunca teve o prazer de ser amado. Pelo contrário, tanto foi odiado que aprendeu a odiar.
deborattins 10/01/2022minha estante
Amei sua descrição de esmeralda, mudou meu ponto de vista sobre ela

Marcelomff_ 30/12/2021

Não desista !!!
Manoo, eu quase abandonei esse livro, tava super decidido. O começo foi maçante pra mim por conta dos extensos textos descrevendo a arquitetura gótica de Paris. Mas da metade para o fim as histórias de alguns personagens que vão sendo traçados, começaram a se cruzar e tudo vai se encaixando, assim a história começa a desenrolar e fica muito boa. Terminei odiando o padre e amando o monstro ??
deborattins 30/12/2021minha estante
Oier faço parte de um clube de leitura dos clássicos zahar, vamos discutir sobre esse livro dia 10/01 se tiver interesse me avisa que te mando mais informações

Ilmar 24/10/2021

Mais um disney desencantado ?
Eu já sabia que a história tinha um fim trágico. Mas não pensei que ia ser tanta assim. Sabemos que paixonites tem a tendência de causar desgraça mas meu Deus.

Eu gostei da história. Os personagens originais são outra coisa. Completamente. Bons, maus, bonitos, feios, nobres, bandidos. Um verdadeiro pot-pourri.

O que não gostei, apesar de já esperar, foi a descrição incrivelmente detalhada de toda arquitetura da cidade. Admito que fui pulando algumas linhas nessas partes.
Albieri 24/10/2021minha estante
Victor Hugo faz isso. Detalha demais as coisas.

Laura 20/01/2022

Minha Primeira Leitura de Victor Hugo
Quando tinha 12 anos, quis ler "Os Miseráveis". Como era muito nova, abandonei o livro quando cheguei na batalha de Waterloo, tendo pouco entendido o que li nos capitão anteriores...

Foi assim que decidi ler "O Corcunda de Notre Dame": na esperança de que um livro menor e estando em uma idade um pouco mais avançada. Como foi uma boa escolha!!!! Deliciei-me com essa leitura, com tudo, desde a narrativa até às digressões. Em breve, tentarei recomeçar "Os Miseráveis", pois achei prazerosa a narrativa de Victor Hugo.

Posso dizer que o livro me impressionou pela sua melancolia, não é uma história para adultos como foi desenvolvida pela Disney. Os personagens são muito mais complexos e fogem do maniqueísmo: Claude Grillo bem sempre é perverso, Quasimodo tem momentos que expressa maldade, Esmeralda não é tão forte e Phoebus, definitivamente, não é um mocinho.

Como pano de fundo de toda essa história, há a Catedral de Notre Dame. Antes de tudo, esse é um livro de exaltação da arquitetura e dos monumentos.

Por fim, recomendo a todos que querem começar a ler Victor Hugo!!
gralbuquer 23/01/2022minha estante
essa edição tem notas de rodapé? ou o glossário fica no final do capítulo?

Amanda 30/01/2022

O Corcunda De Notre Dame – Victor Hugo
RESENHA PÁ-PUM: no ano de 1482 em Paris, uma história de amor trágica que se desenrola entre uma jovem cigana e seus adoradores: um capitão, um arquidiácono e um corcunda.

E AQUELE DESENHO DA DISNEY? Como não gosto de spoilers, quando me proponho a ler algo que já foi adaptado para o audiovisual que eu já assisti fico sempre com o pé atrás, certa de que perdi grande parte do encanto. Errada eu estava ao esperar isso pois nada tem a ver com a adaptação da Disney.

PROVANDO PRINCIPAIS DIFERENÇAS :
1. o personagem principal, que não é Quasimodo e sim a Catedral de Notre Dame e até mesmo a Paris do fim do século XV. Parece chato, não é? Não e sim!

Não foi chato porque Victor Hugo me levou pela mão em sua proposta de um romance que mostra a cidade na transição da idade média para a idade moderna de forma apaixonadíssima e dando importância em especial a arquitetura como um registro histórico e vítima do tempo seja por meio de intervenções, saques e revoluções. A parte chata é que o autor leva sua paixão a muitas páginas e assim quebra em diversos momentos o ritmo da narrativa – mas só um pouco chato, hein! ;)

2. as características e personalidades dos personagens (ninguém é só mal ou só bom) além da diferença entre aparência e a essência que são mais marcantes aqui. Não vou descreve-los em detalhes para não dar spoiler mas posso citar o filósofo Pierre Gringoire. Este aqui é uma grata surpresa não adaptada! Rendeu momentos de risadas, de críticas e não vou julgar seu amor por Djali, a cabritinha de Esmeralda.

3. a história e seus rumos seguem caminhos distintos. Sendo a escrita de Victor Hugo PROLIXA sim mas também é DIVERTIDA (dei risada em muitos momentos), é excelente nos momentos de tensão e AVENTURA (fiquei sem folego e não larguei o livro nesses capítulos), possui PLOT-TWIST (tá bom que foi fácil de sacar ;), é permeada por diversas CRÍTICAS (ao abuso do poder da Igreja e da Coroa, pena de morte, obscurantismo, identidade por meio da história e cultura do povo), e muito SENSÍVEL (final me impactou bastante).

Clássicos, né?!

Eu insisto que vale a pena ler! Vá sabendo que é uma nova história e quando vc notar que o VH vai te cansar, abra um google maps de Paris e viaje com ele!
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

Matheus Valei 30/06/2014

Quem ama o feio,bonito lhe parece!
Particularmente,gostei mais do filme da Disney do que o livro,pois o mesmo achei cansativo,monótono e fala demais sobre a cidade de Paris sem dar muita importância e detalhes das vidas das personagens.Foca demais na cidade e se esquece das tramas das personagens!Paris se torna a protagonista e não Quasímodo,Esmeralda,Frolo,Febo como tinha que ser! Me decepcionei muito com o livro,esperava mais! Foi uma pena!
vanessamf 24/11/2014minha estante
Essa impressão pode ter acontecido pelo fato de terem trocado o nome do livro que, no original, era Notre Dame de Paris. Assim, o livro é mesmo sobre a arquitetura, sobre a história de Paris, por isso que os personagens ficam no plano de fundo, embora não os tenha achado pouco desenvolvidos e explorados. E quanto ao filme da Disney (eu que adoro), bem, a realidade é sempre mais dura...

Biancabfmc 17/06/2020

Uma história linda sobre a cidade de Paris, Notre Dame e o cordcunda. Um lindo romance.
Cfleurya13 17/06/2020minha estante
Oii... Bom dia... Tudo bem? Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... Te espero lá... ? Obrigada!

Marcos.Gonçalves 28/03/2022

Tô achando a história do Quasímodo parecida com a da Ju.
Que linda homenagem a Paris e sua Notre Dame. Com uma escrita rebuscada e com personagens humanos, onde ninguém é 100% vilão, nem 100% herói, esse livro é lindo e trágico.
Mas vamos lá, se não fosse a leitura conjunta eu teria o abandonado. O Victor Hugo conta a história dos personagens e do nada ele tira a emoção pra descrever em exaustivas páginas sobre Paris e suas histórias e arquiteturas e deixa a história morna e sem ânimo algum. É certo que ele quer exaltar Paris e sua história e isso é louvável, porém pra mim, é desgastante e entendia muito o que seria uma história muito cativante.
O lado humano e defeituoso dos personagens são lindos, e a escrita é incrível, mas esses cortes pra falar de Paris do nada, foi no mínimo, desgastante.
Belle Araújo 31/03/2022minha estante
????

Michelle 16/10/2022

O Corcunda de Notre Dame
A história tem como centro a tragédia do corcunda Quasímodo  e da cigana Esmeralda. O desfecho se dá na grandiosa catedral com arquiteturagótica, também, nas construções de Paris. A história é admirável e ao mesmo tempo triste, com amores platônicos e até impossíveis de seus personagens.
CPF1964 16/10/2022minha estante
??? para Victor Hugo..... Agora se fosse o CEO corcunda aí seria ?????....

vanessamf 24/11/2014

Um livro que explora o tormento de quem vive ilusões
Para poder dizer algo novo, que já não tenha sido comentado nas resenhas, para mim este livro mostra como pode ser cruel o destino daqueles que insistem em se deixar levar por suas ilusões. Esmeralda que ama um capitão frívolo, sendo que este quer se casar com uma nobre por interesse. O padre que ama Esmeralda e quer que ela o aceite a força. Quasímodo que deseja ser bonito para poder ser amado. Só um personagem atravessa tudo isso com bom senso e lucidez, que é o poeta. Sem grandes arroubos, ilusões ou paixões, seu futuro está seguro. Em suma, o livro, que fala de fatalidade, lança um alerta para todos aqueles que focam apenas em uma verdade e não admitem outra solução, senão aquela que idealizam.

site: http://vanessamazza.com.br/2014/11/24/resenha-o-corcunda-de-notre-dame-vive-fatalidade-quem-assim-deseja/
thiago.castro.1612 20/12/2014minha estante
Uma leitura singular sobrr a obra. Realmente conseguiu dizer algo, que pelos menos eu, nunca tinha ouvido, nem percebido, mas que eh a mais pura verdade. Quando falo desse livro, sempre digo para quem ainda nao o leu: vc axa que novela das nove, tem um monte de acontecimentos bem bolados e uma serie de coincidencias que te deixam espantado? Isso e porque vc ainda nao leu esse livro!

ferbrito__ 22/02/2023

Uma leitura sensacional com um final trágico, mas muito envolvente. Muito bom! Recomendo demais a leitura!
@apilhadathay 22/02/2023minha estante
Não tô conseguindo postar minha resenha :-(

lola67 03/01/2023

trágico do início ao fim
a leitura para mim foi meio cansativa, mas gostei do livro!
bem comovente e cheio de drama como eu esperava, não me atraiu muito pois não é meu tipo de livro mas não me arrependo de ter lido !!
THALES76 18/01/2023minha estante
Estou lendo agora e está bastante cansativo.