A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

julianatome 01/06/2022

imaginando, para imaginar.
Não entendo como pude me identificar tanto com uma criança, como me identifiquei com Sara.
A Sara é simplesmente perfeita, a criança que fui e quero continuar a ser. A forma única e peculiar de ver o mundo, sempre fantasiando a realidade, foi o que me fez identificar mais com a pequena alma sonhadora.
O enredo, simplesmente perfeito. Trazendo a tona assuntos tão importantes, como crianças órfãs e trabalho infantil.
Sara passou por tanta coisa, conseguindo ainda manter o otimismo e a imaginação fértil, que levarei está filosofia de vida comigo no resto de minha vida. Que todos possamos ser a princesinha de nossa história e não cair nos braços das adversidades.

Rafaela.Hadade 01/06/2022

Apaixonante
Que livro apaixonante!
Sabe quando você lê exatamente aquele livro que você estava precisando? Foi assim comigo.
A história de Sara nos ensina sobre resiliência e bondade e nos faz refletir sobre nossos comportamentos.
É aquele livro que quando você termina, você sai com sentimentos bons, querendo ser uma pessoa melhor no mundo.
Anny 01/06/2022minha estante
Simplesmente maravilhoso esse livro ??

Rafaela.Hadade 01/06/2022minha estante
Sim, eu amei.

Limoraiis 01/06/2022

Simplesmente perfeito, um livro que emociona a bondade da Sara a forma como ela vê a vida, como ela trata as pessoas, mesmo com tudo que ela passa, ela continua usando a imaginação como escape, e o segundo livro que leio da autora, tão maravilhoso quanto o jardim secreto.

Linye 28/05/2022

PERFEITO
Quem conhece o filme A Princesinha realmente já esperava tudo desse livro. Eu assistia esse filme quando era pequenina e eu senti uma tremenda nostalgia lendo esse livro.
Eu até me sinto honrada em ter sido nomeada Sarah, porque sempre me passa a ideia de nobreza kkkkk e a nossa Sara é muito nobre.

Anny Ways 26/05/2022

Conflitante
Por mais que a história tenha muitas partes bonitas e encantadoras, algumas colocações da autora me deixaram extremamente desconfortável durante a leitura.
As várias passagens com teor gordofóbico, entre outras descrições e comparações lastimáveis, me distanciaram da leitura e fizeram com que eu não aproveitasse tanto.
Sara possui muitas virtudes, porém, como todo ser humano, ela possui falhas também (e tá tudo bem, ela é uma criança).
Recomendo uma leitura crítica desse livro, é necessário estar atento para identificar esses preconceitos e discriminações presentes na escrita da autora, por mais que o livro tenha sido publicado originalmente em 1905.

Rita 22/05/2022

Eu não consigo deixar de amar
A Princesinha foi um dos filmes mais importantes da minha infância e é, ainda hoje, da minha vida como um todo. Ele ajudou a me formar como pessoa.

Quando a Wish anunciou que lançaria uma edição do livro, eu fiquei extremamente animada e feliz porque fiquei muito tempo buscando uma edição especial desse livro para manter sempre na minha estante. Eu tenho uma edição que é mais simples da 34, com uma ótima tradução e que foi a que li primeiro, mas precisava de uma que a beleza interior do livro aparecesse no seu exterior e a edição da Wish me deu isso (tinha buscado edições em inglês até é nem gosto de ler em inglês, pensei até em começar uma campanha pra alguma editora fazer uma edição de luxo, só que com meu alcance não seria muito bem sucedida, rsrs).

Enfim, apoiei a edição da Wish assim que abriu o apoio no Catarse. Antes de meia-noite e cinco meu apoio já estava certo (abriu meia-noite). Esperei alguns meses para receber e quando chegou abri com muito carinho. Demorei um pouco para ler, minha lista de livros não lidos é extensa, mas pulei alguns (uns 80) para ler esse agora.

Comecei a ler ontem, dia 21 de maio de 2022, terminei hoje, 22 de maio. E terminei chorando.

Não entendam errado!
Não foi choro de tristeza.
Nem de alegria exatamente.
Foi emoção.
Uma emoção tremenda fez meu coração acelerar, minhas mãos tremerem ao virar as últimas páginas e as lágrimas rolarem ao chegar ao último ponto.

Por quê?
Não faço ideia.
Talvez seja a emoção de ver um desejo por uma edição linda concretizado.
Talvez seja o fato de reler essa história que significa tanto na minha vida.
Talvez seja por razão de que, apesar de reconhecer todos os problemas da história, eu não consigo deixar de amá-la.

Sim, problemas.
Não podemos fingir que não existem.
Notei assim que li o livro da 34 na primeira vez.
Como todo livro, ele é um retrato de sua época e da posição e pensamentos da autora.
Não há como fugir disso.
Há estereótipos que hoje sabemos que devemos condenar como a da menina gordinha e "burra", a figura dos estrangeiros como "selvagens", há também a posição de criados sempre como criados diferenciando da posição da própria Sara que não começou como criada. Enfim, há problemas e não vou passar pano para eles.
Mas não vou deixar de amar a história.

Não consigo deixar de amar a história.

Não consigo deixar de amar a menina que consegue enfrentar coisas terríveis com o faz de conta, com gentileza e com bondade.

Não consigo deixar de amar as personagens que são falhas e ainda assim querem fazer o certo e o bem para os outros.

Não consigo deixar de amar a história que me fez uma pessoa mais gentil e me marcou tanto desde a primeira vez que conheci há muitos anos.

O prefácio do Jim Anotsu me mostrou o quanto essa história marcou tantas outras pessoas além de mim e foi maravilhoso ler. Foi uma ótima preparação para voltar ao mundo da história. Depois do prefácio, eu fechei o livro, pensei no significado dessa história para tanta gente, respirei fundo e entrei de cabeça.

Concluo com alguns fatos que esse livro me ajudou a relembrar: a nossa mente é poderosa, as nossas amizades são essenciais e essa história é uma das minhas favoritas de todos os tempos.

Giovaninha 16/05/2022

Um clássico cheio de doçura.
Existem um milhão de variações de Cinderela e, mesmo que você pense que está saturado, vai adorar essa história!
O jeito que a pequena Sara enfrenta as dificuldades de uma forna madura, mas ao mesmo tempo com a ingenuidade e inocência de uma criança, nunca falha em conquistar!
Às vezes não precisamos de uma história mirabolante, cheia de plot twists, tramas elaboradas e romances complexos; as vezes tudo o que precisamos é uma história fofa sobre não deixar as dificuldades mudarem você e que gentileza nunca é demais.
Que pena que novas edições desse clássico são raras! Espero que percebam logo o qye estão perdendo e façam novas edições logo.

Cris 01/05/2022

Em um mundo onde a nobreza é medida pelos bens que cada pessoa possui, Sara nos mostra que a verdadeira nobreza é a ajuda aos mais necessitados. Nesta linda história, uma doce menina nos mostra que a verdadeira realeza está em cada um de nós e, que devemos manter nossa cabeça erguida, seja em qualquer situação, para a coroa não cair.

Karol Garnier 30/04/2022

Esse livro tem muito a nos ensinar
Me interessei por esse livro porque gostei muito de O jardim secreto, da mesma autora. Mas iniciei a leitura sem saber nada sobre a história, não li a sinopse e isso muda completamente a minha experiência de leitura. Por isso não vou te contar um resumo sobre os acontecimentos do livro.

O que vou te dizer é como a protagonista me ensinou e me inspirou.

Sara é bondosa SEMPRE! Em todas as circunstâncias ela pensa em si e também nos outros. Mesmo quando quer muito algo para si, é capaz de dividir com os outros.

Ela se esforça para ser boa e respeitosa com as pessoas, mesmo que as vezes ela esteja com raiva e indignada. Isso fala sobre o autocontrole que ela tem.

Ela sonha mesmo que os seus sonhos pareçam impossíveis. E ela não faz isso com a intenção de que "de tanto imaginar vire realidade". Ela faz isso para que o "faz de conta" traga alegria e consolo para ela e para os outros.

Sara é uma menina boa sem ser boba, também é orgulhosa sem ser arrogante. Como disse uma personagem em certo momento "ela enxerga o que há dentro das pessoas".

Em resumo, o livro é incrível. É daqueles infantojuvenis que ganham mais significados quando lidos na fase adulta. Com certeza você deve ler.

diliterando 29/04/2022

Adorei....a sutileza dessa leitura
Livro:  A Princesinha ?
Autor: ?????Francês Hodgson Burnett
Ed: Principos
Pg:  224.
???????
Considerado um clássico da literatura publicado em 1905, com a história adaptada para cinema em 1939 e 1995.
Somos apresentados a Sara uma menina rica trazida da Índia  pelo seu pai para estudar em Londres. Infelizmente o seu amoroso pai falece e perde tudo e toda sua riqueza. A princesinha então é humilhada e obrigada a trabalhar como empregada da escola e passar fome e frio.
Ah essa leitura aqueceu o meu ? me senti feliz  e confortável lendo.  Tão cheio de ensinamentos e reflexões, nossa querida princesinha Sara não tem como não amar...toda sua bondade é sensatez a fez admiravel, com todas as dificuldades de uma vida inesperadamente pobre e miseravel com muitas humilhações. Sara se manteve firme e forte, seu coração cheio de amor ao próximo e de tanta dedicação há fez uma personagem perfeita. Apesar das dificuldades e obstáculos nunca devemos deixar de manter nossos princípios e caráter.
Sensacional a leitura. Eu adorei e indico pra todos. Uma linguagem simploria esconde uma leitura grandiosa.
"Um clássico com final feliz previsível que reafirma a importância de ser gentil com as pessoas."

Mars 29/04/2022

O drama de Sara Crewe, perdeu tudo e agora mora no sótão
"É mesmo uma história. Tudo é uma história. Tu és uma história, eu sou uma história."

Pode conter spoilers

Gente, primeiramente eu tenho que comentar que a Sara é uma protagonista muito boazuda. Ela tem uma força de espírito formidável, de modo que sua personalidade se compara àqueles idosos sábios como Gandalf ou Dumbledore. O que, para ser bem sincera, torna ela 100% não crível. Não existe criança na terra que tenha semelhante comportamento, mas isso de forma alguma deixa a personagem menos interessante, ao contrário.

Essa história é quase uma epopeia, e a Sara é, mesmo, uma heroina.

Agora vamos à resenha propriamente dita.

Eu assisti o filme homônimo quando ainda era uma criança e gostei muito mesmo já naquela época. Resolvi pegar o livro para ler, eu não tinha muitas grandes expectativas, e imaginei que seria uma versão de Mulherzinhas ou algo assim. Bastante maçante, mas confortável. Como me enganei.

O projeto desse texto foi muito bem feito, e algo de muita importância sempre está acontecendo para puxar o leitor de volta à história. Se não é algo de grande importância, ao menos é algo muito encantador. Os capítulos têm todos um começo meio e fim bem amarrados, coisa que eu valorizo demais.

Aliás, a escrita é muito fluida, e eu ainda li a versão portuguesa, o que trouxa um "quê" a mais de sofisticação. Fiquei felicíssima quando descobri que a autora era mulher e também havia escrito O Jardim Secreto, muito bom também.

A história é a receita clara para você ficar feliz pela protagonista. Muito bom, muito confortável, muito emocionante e eu amei.

As tramas que começam do meio pro fim, foi bem reviravolta mesmo, mas como eu já sabia o que ia acontecer, não me chocou tanto assim. No filme é diferente, no entanto.

Gostei dos elementos asiáticos presentes, achei bastante revigorante. A Becky é uma graça, e a reverência dela por Sara é muito convincente e eu achei adorável.

Eu achei de faltou explorar mais da Família Grande.

E eu gostei muito do personagem águas-furtadas. Aquele sótão tem quase vida própria, gente. Quando a trama da protagonista começa a andar, ele entra em cena, e ele muda também conforme os sentimentos da protagonista. Quando ela está triste, seu quarto lhe parece mais frio, quando está em paz ou meramente feliz, as águas furtadas com pardais lhe trazem alento. Quando está muito frustrada, ela imagina, e quem muda junto com seu humor, é a aparência do sótão.

O que antes era um luxo para ela, ter um quarto mais especial que as outras, vira então um lugar sujo e desconfortável.

As questões morais da Sara me deixaram pensativa também. Ela continuaria conseguindo fazer de conta que é princesa mesmo na miséria? Ela conseguiria ser boa num estado de calamidade? A resposta vocês terão de descobrir, mas eu já dei diversas dicas aqui nessa resenha.

Eu achei a trama delicada, pueril e bastante esperançosa.

Enfim, leiam :)

"Se tudo já cá não estiver de manhã, miss, esteve pelo menos esta noite, e eu nunca mais me esquecerei."

Perairosali 29/04/2022

Uma bela história..
Quando eu era criança adorava um filme (e vi um zilhão de vezes hahaha) sobre uma menina com uma grande imaginação e uma incrível habilidade para contar histórias.
Esse filme é a adaptação do livro ?A Princesinha?, da Frances Hodgson Burnett, mesma autora de ?O Jardim Secreto?.
A leitura não é difícil, a escrita é fluída, deliciosa e envolvente. O livro é curtinho e os personagens são carismáticos e é impossível não se apaixonar por eles.
É um livro infanto-juvenil, mas deveria ser lido por todos. Sarah é bondosa, amigável e corajosa, mesmo quando perde tudo (até mesmo o pai). Sarah é um exemplo a ser seguido, principalmente nos dias de hoje, já que está cada vez mais difícil de conviver no mundo.
A história também fala sobre como pessoas pobres são ignoradas e maltratadas, mesmo sendo crianças. E também nos mostra como o ser humano invejoso é cruel.
Uma bela história que nos ensina que ser uma princesa está muito além do dinheiro, e sim com o carácter.