A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Sabrina 28/04/2022

O reino dos céus é das criancinhas!
Aí que livro maravilhoso! Na sua simplicidade é tão profundo e marcante ?

A Sara é uma verdade princesinha mesmo viu, pois princesas se importam com os seus 'suditos', se importa com o próximo, assim como a pequena Sara sempre se importou.

Que belos ensinamentos! Eu rezo todos os dias para ser uma pessoa madura como a pequena Sara, como ela era caridosa, e inteligente emocionalmente. Diante de todas as dificuldades, ela ainda era boa com o outro, e principalmente, boa com aqueles que foram maus com ela! Como é difícil ser bom com quem nos humilha, ou simplesmente não "devolver na mesma moeda".

Quando se é bom com o outro, independente de quem seja, e principalmente com os mais necessitados, plantamos a semente do bem, que vamos colher lá na frente, depois de muitas tempestades e tormentas, um fruto belíssimo, que neste caso, foi a 'devolução da coroa' a Princesinha Sara.

Que aprendamos com a Sara, que depois de voltar a seu posto, não esqueceu dos que a ajudaram, e ainda buscou ajudar todos que passam pelo mesmo mau que ela passou.

Lucas 24/04/2022

Muito lindo!
Esse é um livro que traz toda a magia da infância, uma história bonita sobre tratar os outros com respeito, indepedente de classe social, sobre otimismo e generosidade. Sara Crewe é, claramente, uma espécie de representação da bondade e pureza infantis (assim como Alice, por exemplo), essas duas, por sinal, tem em comum uma imaginação muito fertil e são ambas muito educadas.

A vilã dessa história, srt. Minchin, é maravilhosa no sentido de mostrar como pessoas egoistas e interesseiras tentam enganar até a si mesmas mostrando que são bondosas e generosas. Uma mulher hipocrita que não mostra um pingo de compaixão com uma orfã e só tenta tirar proveito dela.

Entretanto, apesar das 5 estrelas, aqui vão algumas criticas ao livro. Em primeiro lugar existe um claro preconceito por parte da autora em relação a pessoas gorgas (gordofobia), isso está claro para quem lé, pois uma personagem gorda é mostrada como burra e a própria protagonista, logo quando a vê pela primeira vez, já a caracteriza lhe descrever como de pouca inteligência sem nem sequer conversar com ela, como se só sua aparência já denotasse isso. Para quem leu a noveleta que deu origam a obra, vai ver esse preconceito mostrado de forma ainda mais forte.

Outro ponto que me incomodou é a maturidade emocional de Sara. Não é apenas otimismo, ela tem uma maturidade (mesmo que sem perder o jeito inocente) para lidar com as situações que lhe acontecem que é impossivel acreditar. Ela lida com muitas situações horriveis sem perder a educação ou sequer chorar, coisa que nem um adulto daria. Apesar do meu incomodo em relação a isso, depois de um tempo de leitura aceitei essa caracteristica da personagem, mergulhando em sua personalidade angelical. Assim, consegui deixar de me incomodar e curti a leitura.

É um livro muito bonito, para todas as idades, mas aconselho a dar para as crianças lerem, eu adoraria ter lido esse livro quando criança!

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

Livros trechos e trecos 18/04/2022

"- O que quer que aconteça, não pode alterar isto: se sou uma princesa vestida de trapos e farrapos, posso ser princesa por dentro. Seria fácil ser princesa se eu usasse um tecido de ouro, mas é um triunfo muito maior ser assim o tempo todo quando ninguém mais sabe disso."

Amo demais essa história que sempre me deixa tão nostálgica!! A princesinha e O jardim secreto são histórias que me fazem pensar imediatamente na minha infância, eram aqueles filmes que podiam passar zilhares de vezes e ainda assim eu ia assitir.

E mesmo eu sabendo que há sim alguns probleminhas na história. Já que toda a comoção entorno de Sara é pelo fato de ela ser uma menina rica que fica pobre, enquanto Becky (que sempre foi uma menina pobre) não desperta a mesma empatia nas pessoas. Ainda assim, meu amor por essa história não diminui. Toda a resiliência de Sara e suas lições preciosas, tocam imediatamente no meu coração.

E essa edição da Wish é muito bonita, com aquele capricho que já é característica da editora!!!
Peregrina 24/05/2022minha estante
Sabe me dizer em que página está escrito esse primeiro trecho da resenha?

Livros trechos e trecos 25/05/2022minha estante
A citação está na página 143.

Sheila 18/04/2022

Obra prima
A princesinha, apesar de ser uma história infantil, aborda temas bem pesados, como mal tratos. Vale a pena a leitura e reflexão!

Livia.Vitonis 18/04/2022

Quentinho no coração
Sabe aquela leitura que te dá um quentinho no coração? É A Princesinha, Sara nos deixa com a vontade de ser uma pessoa melhor com o seu otimismo e bondade, mesmo em tempos de dificuldade e sombrios.
Ela nos conquista pouco à pouco nos fazendo enxergar o mundo de forma diferente e otimista, sempre pensando em como as coisas podem ser melhores, mais bonitas e darem certo. É uma leitura fácil e para que serve todas as idades.

Yellen.Gabrielly 11/04/2022

Que história triste e linda ao mesmo tempo, não têm como não gostar da Sara ,quando crescer quero ser como ela kkk ela é um exemplo de como passar pelos sofrimentos, chega a ser surreal o quanto ela suporta e enfrenta tudo com dignidade,fiquei triste ao vê seu sofrimento,dava vontade de entrar lá e abraçar ela e fazer algo pra ajuda-la.Ainda bem que tudo acabou bem resolvida. Eu gostei bastante de todo livro. A imaginação dela lembrou um pouco da minha e amo lê sobre crianças assim ? eu não queria que acabasse ainda ,queria acompanhar a Sarah adulta kkk essa sensação é boa mais curiosa demais.

Aline327 07/04/2022

Que história mais linda. É pra deixar qualquer um com o coração bem quentinho.
Como a imaginação pode ser poderosa quando não se tem mais nada.
Um livro cheio de lições, vale a pena ser lido e relido.

Estela 05/04/2022

Que livro!!
Só tenho a dizer, leiam! Devorei esse livro e a cada página que lia eu queria ler mais e mais, acho que traz algo que não vemos com frequência hoje em dia, sobre o dar sem esperar nada em troca, que leitura primorosa e que escrita primorosa! Completamente apaixonada por esse livro ?

Rapha Schmitz 30/03/2022

A princesinha
Eu sei q o nome do livro pode parecer um pouco infantil, mas na verdade é bem o contrário, a escrita é daquelas clássicas, e o jeito que a história é contada também, não é o tipo de leitura q eu estou acostumada, mas é uma leitura que vale a pena, me deixou com o coração quentinha e tudo mais, não é daqueles livros revolucionários, mas não me arrependo de ter lido, só que, como eu ganhei de presente, eu li, mas caso não tivesse ganhado não compraria.

Obs: tem um filme desse livro, e esse é um dos raros casos que (na minha opinião) o filme é melhor q o livro, no filme tem um SUPER plot-twist no final, q eu fiquei esperando no livro e não aconteceu (chorei horrores com o filme, um bom trauma de infância, recomendo)

Caroline1058 25/03/2022

Leitura aprazível e tranquila
É uma leitura leve, a personagem principal passa pelas suas dificuldades com muita classe, o que diminui a possível ansiedade do leitor pela situação em que ela se encontra. É tudo muito bem descrito, os desenhos que aparecem em cada capítulo são lindos e delicados, e no geral foi uma leitura muito gostosa e rápida.

LKuiawski 22/03/2022

Amei a criatividade!
Esse é um clássico super fofinho, eu gostei muito da leitura e não esperava me conectar tanto com essa senhorinha! Leitura muito cativante e esplêndida eu amei como tudo se resolveu e pra variar errei o plot kkk muito bom, recomendo pra quem gosta de uma leitura mais superficial e rápida com muito amor e imaginação, boas leituras!

Jackelline2 09/03/2022

Maravilhoso
Esse livro é simplesmente encantador, A lição que aprendemos neste livro é amar o próximo, colocando-se no lugar do outro, sem pedir nada em troca, que na hora da raiva é melhor ficar calado do que explodir e dizer o que não deve, na hora da raiva, muitas vezes acabamos dizendo coisas que não deveriam ser ditas, e aí depois resta apenas o arrependimento.  Recomendo po livro a todos de todas as idades, livro lindo.

livi123 05/03/2022

Uma história emocionante
Uma leitura que me emocionou do começo ao fim, o filme inspirado no mesmo fez parte da minha infância, assisti por incontáveis vezes.
Sara é uma criança um tanto peculiar e com uma mente fértil, nas dificuldades que encontra na vida, usa sua imaginação para tentar encontrar o melhor jeito de lidar com elas. Uma história sobre resiliência, amizade, bondade e esperança.