A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Jordana.Hartmann 21/10/2022

Pequena Senhorita
No início a leitura estava cansativa e tediosa, mas do meio para o final o livro ficou incrível!!

Adorei o desenvolvimento da história, não posso negar que Sara me cativou!!

Mary Jane Holland 21/10/2022

Leve, lindo e emocionante.
É um clássico infanto juvenil que eu não fazia ideia que existia, mas que deveria ser lido por todos, independente da idade.

A Princesinha é uma história linda que deixa o coração quentinho e que ainda é repleto de lições. Me senti visgada pela história desde a primeira página e chorei com o final. Que menininha incrível!

Recomendo demais!

Polyane 12/10/2022

Comecei a ler porque amo o filme e assisti muitas vezes. Mas o livro achei bem fraquinho e não gostei do final. A versão final do filme é beeem mais emocionante e choro toda vez que assisto ???

Bradamante 08/10/2022

"Uma princesa em Bastilla"
Quando eu fui apanhar esse livro na biblioteca, eu já havia visto ele sendo citado em outro, sim, no "Diário da princesa" tinha várias citações desse livro mas com certeza, "A Princesinha" é ainda melhor.
Quando o tinha avistado, achei a capa uma graça, ok, ela não é assim TÃO bonita, mas eu achei. Quando comecei a ler, fiquei muito empolgada com a Sarinha, uma senhoritazinha muito bondosa e mágica. Imagine uma garota que sabe mais sobre a revolução francesa do que os meus pais kkk.
Esse livro me deixou animada, mas ao mesmo tempo, me deixou um pouco angustiada. Uma das piores coisas foi ver como a Sarah foi tratada assim como a Becky foi.
Única coisa que me fez não dar 5 estrelas para este livro, foi porque ele acaba te deixando com aquele final em reticências sabe, tipo, não parece que acabou; e essa edição a fonte não tem serifa, e acho que um livro deve ter uma fonte com serifa, mas se você querer comprar este livro, é só comprar uma outra edição, porque ele em si é Lindo.

Laila 07/10/2022

Lacres bbs
Teve mto fecho da princesinha naquela velha barriguda, e eu amei as atitudes dela com a menininha pobre..
Todas as histórias delas são d ficar apxnd

Geovanna.Cookie 06/10/2022

A Princesinha e...Becky??
O que me motivou a participar da campanha do Catarse da Wish de A Princesinha foi o meu amor por O Jardim Secreto. Sabe aquele livro que não acontece nada mas te deixa de coração quentinho? É O Jardim Secreto.
A Princesinha segue um caminho parecido porém com uma protagonista "ideal" (Sempre se esforçando pra ser boa, diferente das outras e etc) e mais sofredora. E é sobre esse sofrimento que eu quero falar.
Eu ENTENDO que em livros clássicos temos que manter uma leitura crítica para nos atentarmos a costume da época que hoje sabemos ser inconcebíveis, tipo racismo, gordofobia e etc. Até ai nenhuma novidade, admito que já passei muito pano pra várias obras, mas teve uma coisa que foi muito difícil de engolir nesse livro, que a forma que Becky foi tratada.
A própria Sara admite que Becky sofre muito mais que ela, porém o livro põe o sofrimento da Sara como mais trágico porque ela "não deveria estar ali" ou não era uma serva.
SPOILER *de uns 200 anos de idade, mas ainda assim* SPOILER

Quando o vizinho decide que as condições do quarto de Sara são desumanas e reforma o recinto, ele IGNORA que a Becky ta ali do outro lado da parede e em PIORES CONDIÇÕES. Quando Sara divide os cobertores com Becky o livro simplesmente da a entender que é mais que o suficiente, que ela nunca teve nada melhor na vida como se ela não MERECESSE MAIS.

Enfim, a edição é linda, mas não sei se leio outras obras da autora depois dessa.

Babi Padoan 05/10/2022

Uma fofura!
História triste, mas com um final feliz. A personagem central tem aquele ar de inocência comovente, mas ela também se mostra sempre forte e muito inteligente. Um clássico infanto-juvenil.

Esta edição é bem ruim, algumas frases incompreensíveis, tive que deduzir pelo contexto. Então se quiser ler recomendo qualquer outra edição, mas esta com certeza não!

Gongon 05/10/2022

um livro okay . recomendaria para crianças de 11 anos .
desde o começo comecei a leitura com o pensamento que era um livro infantil por isso teria que aprender a me acostumar como a história seria contada , com o tempo fui me adaptando e a leitura começou a ser muito maçante e centrada em como a Sara é a menina de bom coração . confesso que achei muito chato como ela era citada em diversas partes do livro como a menina boa que sempre ajuda a todos . estava esperando alguma coisa que fizesse o livro fluir e na metade do livro isso aconteceu , queria desistir mas já que estava na metade do livro, não iria desistir tão fácil . não tem pontos negativos nesse livro pois com ele aprendemos diversas lições de moral e como uma criança sempre pode mudar o nosso pensamento sobre as coisas . e na minha opinião para uma criança que esta começando com o habito da leitura com livros mais extensos e com mais palavras , esse livro seria a escolha certa . com certeza recomendaria para uma criança que está com seus 10 anos indo para os 11.

Vanessa 04/10/2022

Encantadora e profunda
"Sou uma princesa, e as princesas, mesmo quando destronadas e fadadas á probreza, partilham sempre o que tem com os mais pobres."

Esse é um livro que eu queria ler desde de que era pequena. Essa história é realmente encantadora, nos emociona e ensina muita coisa. É muito fácil se apegar a Sara, o fato de ter tudo e ainda ser humilde e de bom coração e depois com a reviravolta que sofre em sua vida, continuar mantendo as mesmas atitudes bondosas mesmo tendo motivos para se revoltar com a vida, e como ela lida com as adversidades que surgem, nos ensina muita coisa. Essa história mostra uma grande verdade, quando você tenta ser gentil e mostrar bondade a outros mesmo que você mesmo esteja sofrendo dificuldades e injustiças, a bondade e respeito demonstrados podem voltar pra você quando você menos espera. Uma história linda e emocionante que vale muito a pena ser lida por todos. O filme também é muito encantador e emocionante, apesar de ter pequenas diferenças da narrativa do livro. (Sei que aqui não é lugar pra isso, mas quando a adaptação é bem feita, gosto de indicar para quem gosta de conferir a obra escrita e a adaptação)

Akkie 01/10/2022

Entendendo a vida através de uma criança
A princesinha retrata a história de uma garotinha que foi criada como uma princesa, nada lhe faltava, fosse amor, brinquedos ou... educação.
Este livro foi uma surpresa incrível e muito bem vinda pois, não é raro menosprezar e ter pré-conceitos errados sobre literatura infanto-juvenil. Porém devo confessar: eu deveria ter lido este livro há muito tempo e mais do que isso, esta é uma obra que TODOS adultos deveriam conhecer.
Entender a vida através de uma criança que não possui apenas a inocência dessa idade mas também a força e a coragem para sonhar e dizer o que pensa sem medo de ter que voltar atrás e pedir perdão e que continua a acreditar e tem vontade de viver apesar das desgraças, é uma experiência chocante.
Este livro me fez acordar para a realidade de como as pessoas tratam e são tratadas, como nossas atitudes em relação a nós mesmos muda completamente a nossa relação com os outros e, como a educação e ensinamentos familiares tem um enorme impacto na formação de indivíduos.

Você deveria ler esta obra. E se não chorar, leia novamente.

Kimberly.Bringel 12/09/2022

Maravilhoso
É um lindo livro que conta uma história maravilhosa e nos faz pensar bastante acho que várias pessoas deveriam ler essa obra prima

Lídia 06/09/2022

Necessário 2
Frances, muito obrigada por ter feitos coisas lindas que me agregam. Jardim secreto ainda é meu favorito, mas a princesinha é muito especial! Li pra minha filha na barriga :)

Mari @leituraefoto 31/08/2022

Uma história sobre empatia e resiliência
Achei esse livro bem bonitinho. Já conhecia a história pelo filme que vivia passando na Sessão da Tarde durante minha infância. E eu adorava!

Sara é uma menina que, apesar de ter sido sempre criada com muita fartura e muito mimada, é uma criança muito respeitosa, inteligente e empática com todos.

Mesmo com todo o infortúnio que lhe acontece no internato, em que perde toda sua fortuna quando o pai não só perde toda a riqueza como também falece, ela nunca perde sua resiliência.

Mesmo vivendo de forma miserável, mostra-se sempre muito solidária e nada egoísta. Até mesmo em um episódio de extrema fome, ela praticamente dá todos os seus pãezinhos para uma menininha que aparenta estar mais faminta ainda que ela.

É uma princesinha que, com sua bondade e empatia, acaba transformando todos ao seu redor - pelo menos os que tem um coração. Diferente da Srta. Michin que é uma escrota interesseira e gananciosa que não tem respeito por ninguém.

Silvia124 28/08/2022

Uma linda história, cheia de momentos tristes e que faz o leitor refletir o poder do dinheiro, da amizade e do amor.
Perfeito do início ao fim!