A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Gabs181 27/02/2022

Simples e incrível! O que mais me encantou na princesa Sara foi sua habilidade de lidar com os momentos difíceis. Ela não usa o "faz de conta" para se esconder dos problemas, mas sim como uma estratégia para convencer sua própria mente a desenvolver um novo olhar para o que está a sua volta. Desse forma enquanto sua realidade se mostrava dolorosa e todos só viam miséria sobre ela, a princesinha conseguia enxergar possibilidades de demonstrar sua generosidade e a verdadeira realeza.

Yasmin.Moraes 26/02/2022

Um ensinamento
Esse livro é tocante. Há várias passagens nele que emocionam os corações sensíveis. A Sara (personagem principal), nos mostra como podemos lidar com situações adversas e como ao olhar e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade pode transformar muitas vidas.
Esse livro também nos mostra como a ganância do ser humano é seu maior inimigo. Incrível e adorável.

Apenas Evelim 23/02/2022

A princesinha
Leitura leve e tranquilinha, para o público infantil.

A Sara é uma menininha pra lá de especial.

Acredito que a leitura seja uma boa indicação para cultivar o hábito de leitura em crianças.

lovbunniesm 20/02/2022

A princesinha
Com 7 anos, Sarah Crewe, a vontade de seu pai, ingressa em um internato para meninas. Assim como em sua vida conjunta à seu pai, o mesmo pede que Sarah tenha todas os seus desejos atendidos perdurante sua estadia no colégio, o que se torna motivo de antipatia e adoração por parte de suas colegas e do corpo docente.
Ao longo da história, vê-se que Sarah não conta só com uma grande riqueza material, mas também espiritual, que continua com ela mesmo na falta de riquezas materiais. Desse modo, ao ler o livro deparei-me com a vontade de incorporar, eu mesma, os modos e pensamentos de Sarah Crewe, tão espirituosa para sua idade, ao passo que me vinha ao pensamento que ninguém possuira tal auto controle.
De fato, Sarah Crewe é uma ampliação do que todos queremos ser, afinal: seria fácil ser uma princesa se andasse vestida de ouro, mas parece-me que será mais meritório ser uma princesa sem que ninguém saiba que o sou.

Andrielle Gomes 18/02/2022

Sara é exemplo de resiliência em meio as adversidades. Ela nos mostra que não podemos controlar tudo que nos acontece, mas podemos decidir como reagir a respeito. Com ajuda da imaginação, ela enfrenta fome, frio e maus tratos, mostrando que a maior riqueza está no coração e não nos bens materiais.

Era um filme queridinho da sessão da tarde junto com Matilda, mas nunca tinha lido o livro e me apaixonei ainda mais!! Leitura necessária para todas as idades!

Letícia @lendo_docuras 15/02/2022

Simplesmente lindo e encantador
Não sei o que dizer dessa leitura. Que livro lindo é delicado e cheio de lições importantes.
Que postura a da nossa princesinha. Que lição. Passei o livro todo pensando "preciso ser mais parecida com ela". Um livro que fala sobre amizades, benignidade, compaixão e tantas mensagens bonitas, que aparecem em meio a tanto sofrimento e dificuldade e injustiças .

O livro é triste em sua maior parte, mas consegue aquecer nossos corações com as atitudes da protagonista. Só sei amar!!!

carlanagy 14/02/2022

Nostalgia
Como a maioria meu contato inicial com essa história se deu por conta do filme dos anos 90, eu nem sabia que ela era baseado em um livro, que grata surpresa. Essa leitura foi uma grande nostalgia do começo ao fim, uma história muito fofinha e emocionante. Tem algumas questões da época que causam um desconforto se comparadas à nossa visão atual de mundo, mas ainda assim uma bela história.

Ioneide 14/02/2022

História linda e emocionante
Uma menina que sua riqueza maior está em seu coração. Gentileza, generosidade, educação, são valores que nenhuma fortuna pode comprar. Me emocionei lendo essa história, mesmo sendo simples nos dar muitas lições. Recomendo essa leitura.

Mayara 13/02/2022

Simplesmente apaixonante!
Esse é um livro fluido e delicioso de ler. A garotinha Sara é simplesmente apaixonante, linda historia.

Gabrielle 07/02/2022

Perfeito
Um livro infanto-juvenil perfeito, indico como presente para crianças e adolescentes, mas é uma leitura gostosa para todas as idades.

Há tantas lições de bondade e esperança nesse livro!

mafelivros 04/02/2022

RESENHA: A Princesinha; Frances H. Burnett - 5 estrelas
Sara Crewe sempre foi muito apegada ao seu papai. Desde a morte da esposa, a pequena "senhorinha" se tornou o bem mais precioso que o capitão Crewe possuía e, por esse motivo, ele sempre oferecia do bom e do melhor para ela. Apesar de possuir tudo o que sempre quis, no momento exato em que pedia, Sara não era uma garota mimada e egoísta, mas empática e generosa.

Ao atingir a idade de entrar na escola, Sara é levada para Londres, em um seminário para garotas, longe de seu querido e amado pai que morava na Índia. Apesar dos pesares, Sara segue sendo tratada como um verdadeira "Princesinha", o que causa admiração em umas e muita inveja em outras garotas que frequentam o seminário.

Mas após uma tragédia, Sara se vê sozinha no mundo e sem nenhum bem material. Abandonada, mal-tratada pelas mulheres e, grande parte das garotas do seminário e sem ter para onde ir, Sara se vê obrigada a trabalhar para poder permanecer no local.

Felizmente, nem tudo está perdido e reviravoltas incríveis acontecem, mas vocês precisarão ler para saber o destino da princesinha!

@ka_and_books 01/02/2022

The little princess
Sara Crewe é uma garotinha muito esperta, inteligente, educada e observadora. Ela é diferente de todas as garotas da sua idade e compreende coisas difíceis que outras crianças não conseguem entender. Seu pai, o capitão Crewe, sempre disse que ela parecia ser muito mais velha do que realmente era, e a chamava de "minha senhorinha".

A mãe de Sara já havia falecido, então ela convivia somente com seu pai e os empregados. Aos 7 anos o capitão decide que ela precisa estudar, e os dois partem da índia rumo à Londres. Devido a indicação de uma conhecida, o Sr. Crewe matricula Sara no colégio Miss Minchin, para meninas. A diretora da escola é rude e interesseira, e ao ver que Sara tem roupas maravilhosas e é muito bem educada, percebe que seu pai é rico e que a aluna lhe renderá dinheiro.

Antes de voltar para a Índia, Sara e seu pai partem a procura de uma boneca que será a fiel companheira de Sara. Após acharem a boneca perfeita, a menina a nomeia de Emily. Emily será sua melhor amiga e também confidente, ajudando Sara a conter a saudade que sentirá do pai.

Sara inspira admiração em quase todas as suas colegas, mas outras sentem inveja. Torna-se muito amiga de Lottie, Ermengarde e de Becky(uma garotinha que serve como criada e é explorada pela diretora) e está sempre tentando defendê-las e ensiná-las. Tudo está transcorrendo muito bem até que em seu aniversário de 11 anos, ela recebe uma notícia drástica que muda toda a sua vida.

Sara é uma garota muito nobre e conformada com a vida. Apesar dos recentes acontecimentos, ela continua sendo uma verdadeira princesinha. O que a ajuda a suportar a situação é a sua imaginação, os livros que lê e as amizades que mantém. Ela nunca perde a fé e a esperança de dias melhores, além de conseguir ver sempre um lado bom em tudo.

Esse é um livro clássico infanto juvenil que roubou totalmente o meu coração. Acho que temos muito o que aprender com a Sara, e super indico a leitura.

Resenha também disponível no Instagram: ka_and_books

Leilane 31/01/2022

Foi tão gostoso revisitar um dos meus livros preferidos da infância e saber que tinha real motivo para eu ter gostado tanto. A história prende, faz refletir, rir, entristecer, se revoltar, tudo ao mesmo tempo. E é leve. A edição da Wish pra deixar a história mais linda. Claro que tem problemas, como muitos livros antigos. Apesar deles, a história não perde a sutileza e a beleza.

Shay.Ferreira 30/01/2022

The little princess
Que livrooooooo

Oh my God

Como essa história me tocou de maneira tão sublime. O positivismo e perseverança de Sara são simplesmente fantásticos, a empatia e a generosidade dela faz com que façamos uma reflexão interna e pensemos se podemos ser semelhante a essa protagonista em seus atos e imaginação.

Eu amei muito.

Uma leitura leve, cheia de lições de aprimoramento pessoal a cada dia a cada momento, pois não precisa possuir bens para ajudar o outro, basta se sensibilizar e executar.

Polly 29/01/2022

A princesinha
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, o livro é lindo e trás muitas reflexões, entre elas, como lidar com situações difíceis de maneira positiva. Uma história contada a partir da visão de uma criança.