A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Aline Berute 20/11/2021

Só pra lembrar...
A história da Sara é uma graça, tão cheia de "inhas" e "inhos" nos finais das palavras que você se sente aconchegado. Uma história leve pra ler pra crianças e pra sair daquela fase terrível entre um livro muito doido e outro, para os mais velhos.
Diferente do filme, mas ambos são perfeitos para uma tarde preguiçosa ?

Garota Escapista 14/11/2021

A Princesinha
Iniciei a leitura sem muito conhecimento sobre seu enredo e fui surpreendida positivamente.
Sem dúvidas, "A Princesinha" tornou-se um dos meus livros favoritos!

Sara Crewe nasceu na Índia e seu único parente era o pai. Aos sete anos, fora levada para uma escola em Londres.
Seja na riqueza ou pobreza, alegria ou tristeza, sua personalidade única não sofreu alterações. Diferente das outras garotas, Sara sempre comportou-se como uma princesa. Afinal, o coração dela é nobre.

"Aprendera o quanto um sorriso, ainda que de um desconhecido, podia ser reconfortante." ??

Milla Toledo 07/11/2021

A princesinha
Desde crianças assistia o filme e não sabia que era uma adaptação.
Mas claro o livro é bem melhor!

Naty Alves 06/11/2021

Aquela que tem a realeza por ser nobre de coração.
O que torna um livro grande é torná-lo acessível através de sua simplicidade, vejo como alguns leitores substiman a litetura infan- Juvenil e isso me entrestesce enormemente, pois está é uma obra grandiosa mediante seus significados e lições nas entrelinhas.

A primeira vez que vi a princesinha, foi nas minhas férias quando eu tinha por volta de 7 anos e assisti o filme na TV, me lembro de ter ficado com o coração apertado por todas as injustiças que a pequena Sara havia passado no colégio interno. Descobri depois que o livro existia e lá fui eu ler.

O livro têm sim algumas diferenças do filme, não muito drásticas, mas elas existem, desde a aparência de Sara (Que não consegui dissociar do filme de 95), até á respeito do que acontece com o pai de Sara, as motivações são diferentes, (Não vou me ater a isso aqui, só lendo o livro).

O que me fez amar a protagonista foi a resiliência, e a sabedoria de Sara, ( Não me refiro a inteligência, pois isso é algo comum a qualquer criança), mas a sua forma de ver as coisas, e a vida, mediante as dificuldades, ávida leitora, impossível não se indetificar ; Sendo chamada por seu pai de lobinho por devorar os livros que lê, contadora de histórias, prestativa, e generosa, nunca conheci alguém com tanto amor ao próximo com mais capacidade em ser autruista quanto ela, um conto quase de fadas, sobre como vale a pena ser bom.
Ah e sim, eu chorei ????

Patricia 04/11/2021

Todo mundo se lembra dessa história. Acredito que todo mundo já tenha a assistido na sessão da tarde. Eu não sabia que era a mesma história do filme, então foi bem legal relembrar. Uma história bonitinha, inocente.

__lola__ 02/11/2021

Esse livro infantil é um daqueles que também devem ser lidos na vida adulta...
Sara é uma menina adorável que cresceu na Índia com seu pai, mas vai para um internato na Inglaterra para ter uma educação mais adequada.
Na escola é tratada como uma princesa por vim de uma família com dinheiro, mas nem por isso é esnobe; muito pelo contrário é sempre muito educada, carinhosa e bondosa.
Além de ter uma imaginação que alegra a vida de suas colegas de internato.
Toda a sua vida muda quando seu pai morre e a princesa passa a ser a empregada
maltratada por professoras e colegas, mas Sara não se deixa desanimar provando
que tem o coração de uma verdadeira princesa.
Nas piores situações ela não se deixa cair na escuridão.
Esse livro infantil é um daqueles que também devem ser lidos na vida adulta, pois suas lições muitos ainda não aprenderam...
Uma história lindamente escrita, que deixa o coração bem quentinho...

Leidy.Adriane 15/10/2021

Uma leitura leve.
O livro é infanto juvenil, mas é muito bom.
A leitura e fácil e flui muito bem.
Sara Crewe vive uma vida como se realmente fosse uma princesinha, porém um cerrto dia tudo muda, e ela passa por coisas que jamais um criança deveria passar.

Michela Wakami 02/10/2021

Uma princesa maravilhosa!
Sara é uma menina espetacular, com um coração incrível.
Muitas coisas vão acontecer no decorrer da história, e nada fará, com que ela, se torne amarga.
A sua doçura é contagiante e com seu coração fraterno, ela faz a vida dos que a cerca muito melhor.
Uma leitura, gostoso e envolvente.
Sara você é muito especial.
João 02/10/2021minha estante
????

Rebeka 03/10/2021minha estante
Lembro que o filme também passava na sessão da tarde quando eu era criança e eu gostava muito, minha impressão da Sara é a mesma que você teve e também as vezes queria ser a Sara para viver as aventuras de sua imaginação....kkkkk. Falo muito de filmes né? ?

Michela Wakami 03/10/2021minha estante
Oi, Rebeka! O bom que você me atualiza sobre eles, por exemplo, eu não sabia que tinha filme desse livro.
Vou procurar depois. Obrigada, pela informação!
Sim, Sara tem uma imaginação incrível.??????

Vitta Mell 02/10/2021

Esqueci da resenha
Esqueci de fazer a resenha, mas amei tanto este livro que se fosse para resumir para alguém eu conseguiria, ponto e vírgula. É tão incrível que se torna impossível se esquecer de certas cenas, mais umas do que outras. Sara é o tipo de personagem que deveria existir na vida real, se existe preciso conhece-la.

Thaisa 28/09/2021

Um livro para aquecer a alma!
O capitão Richard Crewe, membro do exército britânico, costuma viajar o mundo inteiro - principalmente a India, onde sua filha de 7 anos, Sara, nasceu.
O pai e a filha sempre se amaram muito e se compreendiam profundamente; além disso, Crewe sempre investiu sua fortuna na educação da garota, que é extremamente inteligente, polida, humilde, gentil, criativa e, mais do que tudo, tem uma imaginação fascinante.
Agora o capitão precisa se aventurar em mais uma longa viagem e, dessa vez, decide deixar Sara aos cuidados da senhorita Minchin, dona de um internato.
A menina, então, conhece muitas outras colegas que a acompanharão nessa jornada, como a desatenta Ermengarde, a solitária Lottie e a pobre Becky: todas se apaixonam pelo talento que Sara tem de contar histórias e pelo seu coração bondoso.
A vida de Sara parece ótima, cheia de amigas e riquezas. Porém, quando seu pai fica doente e acaba falecendo, seu mundo é destruído e Minchin, que já odiava a garota, tira tudo que ela tem, transformando-a em uma serviçal.
Mas apesar da fome, do frio e do abandono, Sara não terá seu espírito abalado, cultivando a compaixão e sua arte de inventar!
Eu cresci amando essa história por causa do filme homônimo de 1995, e achei que havia chegado a hora de conhecer o livro de Burnett. Com uma escrita leve e simples, a autora narra as dificuldades e as tristezas na vida de uma criança em desenvolvimento e que passa por diversas provações - e ela faz isso muito bem! Apesar de alguns estereótipos e preconceitos que aparecem entre um capítulo e outro, a trama de Sara e de suas amigas atinge o coração do leitor com facilidade, sendo como um abraço quentinho na alma, trazendo reflexões profundas sobre a vida e conseguindo despertar sentimentos bonitos, entregando quase uma fábula cheia de lições de moral e ensinamentos sobre perseverança, determinação e esperança.
É difícil não se encantar com Sara e seus contos de fadas. Como não se emocionar e não sentir as dores e as alegrias dessa jovem menina?
No final das contas, essa foi uma leitura transformadora, que me levou a ver o mundo com outros olhos - os olhos de uma criança completamente só que cria o seu próprio universo na busca de melhorar a sua vida e, no meio do caminho, também melhora a vida de todos aqueles ao seu redor.

site: https://www.instagram.com/livre_em_livros/

Gabriela Freitas 23/09/2021

?Tudo pode ser, só basta acreditar!?
Sara era uma moça com posses e seu pai um Capitão.

Acabou deixando o dinheiro com um amigo para investir em minas de diamante, o que não deu certo e Sara ficou em um colégio interno.

No colégio, era a mais inteligente e destemida criança. As pessoas a olhavam torto por ter condições.

Um belo dia o pai dela vem a falecer, ela se vê sem ninguém e perde tudo o que tinha, vai do luxo ao lixo.

Sua amizade era com o rato a quem lhe deu um nome, os pássaros, macacos, Beck e Emergarde.
Era muito mal tratada pelas donas do colégio e as coleguinhas faziam fofoca.
Sara adorava imaginar tudo como se fosse sempre o melhor e era julgada por isso.

Passava fome, mas ajudou uma mendiga na padaria lhe dando a maior quantidade de pães, o que fez a padeira ajudar as pessoas necessitadas.

Não é que o jogo virou novamente? O amigo do pai á procurou por muitos anos e as minas deu certo!

Sara voltou a ser a Princesinha e levou suas amigas como dama de companhia, para desagrado das invejosas da escola.

Um livro que aquece o coração, com muitas lições e ensinamentos vindos de uma criança! Esse livro tem adaptação de filme, que irei ver em breve!

Fica aqui uma dica fofa para vocês

Alessandra 17/09/2021

A PRINCESINHA, de Frances Hodgson Burnett
Publicado pela primeira vez em 1905 segue encantando gerações sendo classificado como infanto-juvenil mas facilmente aplicável na vida adulta. Nessa linda edição da @editora34.

É um clássico, e é escrito pela mesma autora de Jardim Secreto.

O livro conta a história de Sara Crewe, uma menina que se muda da Índia para Londres para estudar em um colégio interno enquanto seu pai sai em missão. Muito rica, Sara tem tudo do bom e do melhor: as roupas, brinquedos e até as criadas. Mas a melhor coisa em Sara não é o que ela tem e sim quem ela é. Ela é humilde, bondosa e generosa, e dona de uma mente criativa. Brinca de princesa não pelo glamour mas imaginando a educação e bom comportamento.

No colégio, Sarah faz amizades com as meninas excluídas - Emergarde e Lottie - e se torna querida pela maioria das internas.

Eis que uma tragédia acontece e Sara se torna pobre e passa a viver no colégio como empregada – mesmo sendo uma criança -, passando fome e frio.

E a maravilha do livro esta bem aí, Sara se encontra sozinha em uma situação adversa e não perde a esperança, educação, amor e imaginação. Agindo com nobreza em várias situações.
Para quem já assistiu o filme de 1995 há várias semelhanças mas mesmo assim vale a pena a leitura para ter mais aprofundamento.

Liiis 14/08/2021

Sara
Enfim eu e meu amor, por esse modelo de personagens, meninas de 5 a 11 anos, órfãs que sempre exergam a vida por outros olhos e chegam pra mudar a vida das pessoas ao seu redor... E nos fazem tirar lições pro nosso dia a dia

Amanda.Nowacki 08/08/2021

Encantador é o adjetivo perfeito
Uma história linda que encanta o leitor do começo ao fim, Sara nos ensina a importância da humildade, da resiliência e da esperança em dias melhores. Com certeza uma história que ficará guardada em meu coração!