A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Lela 13/01/2023

Confortante
Eu não era uma leitora na minha infância, cresci muito perto de um parquinho e com muita liberdade (imagine uma moleca suja, sem os tampões dos dedos do pé e de risada facil kkkk, tinha outras prioridades) mas me permiti há algum tempo visitar histórias infantis - às vezes nem tão infantis assim, e viver esse lúdico. Frances foi uma uma descoberta muito bem-vinda. Cheguei até esse livro por ter lido Jardim Secreto e por me lembrar vagamente do filme de 96.

Que talento o da Frances, que talento! Mais difícil que contar uma história é através dela fazer o leitor suspender completamente a sua realidade e mergulhar nesse universo.

Confesso que, pra mim, que já conhecia o filme, o final proposto ali na tela foi mais feliz do que aquele proposto no filme. Por isso 4 e não 5 estrelas.

Um livro que sustenta a minha decisão de ler clássicos infantis!

Eloisa166 13/01/2023

Li em uma sentada
Lembro que eu tinha acabado de completar nove anos. Peguei esse livro na biblioteca da escola e li em um dia. Das 18 as 22 horas. E embora eu acreditasse que havia feito algo incrível, ninguem acreditou em mim. E isso me marcou profundamente. Ate hoje falo que li esse livro de 228 paginas aos nove anos, em um dia.

Maria 09/01/2023

Princesinha acima de tudo
Adoro as histórias de Francis desde que era criança. A Princesinha é tão apaixonante quanto O Jardim Secreto, é mágico. Sara Crewe é tão forte e tão sábia como muitos nunca serão.

Muitas coisas que li foram revoltantes, tudo o que a pobre criança passou por pura ganância alheia. Mas, cada momento em que a Senhorinha deixava sua imaginação a levar para as mais maravilhosas viagens foi inesquecível.

Que todos sejamos um pouco mais como Sara Crewe

Rose 08/01/2023

1 janeiro
Um livro muito bem escrito, que retrata uma personagem forte desde criança. Acompanhar a Sara passar por todas coisas foi emocionante.

Fabio 07/01/2023

O que dizer ?
A imaginação salva. A protagonista com sua incrível imaginação consegue passar por desafios diários e suportar a fome. Suportar a morte do pai, falência. Que história!

Leiam!
Não assistam o filme!

Zaz 05/01/2023

Foi fofo e triste ler esse. Gosto como a autora tem bastante consciência de classe ate (pra alguém do século passado) mas oq me fez n dar 5 estrelas foi o mesmo do jardim secreto: algumas falas racistas por mais que eu saiba que a escrita dela refletia a época em que vivia

Laris 05/01/2023

Sarah Crewe é uma princesa. Todas as meninas são.
Esse clássico que até então eu só conhecia na versão cinematográfica ganhou meu coração.
O filme já tinha me marcado na infância, mas o livro é tão marcante quanto o primeiro.
O livro conta a história de Sarah, uma menina abastada e muito amada pelo pai, que vai para um internato enquanto o pai resolve negócios na Índia.
Após um período e uma reviravolta na história, Sarah acaba perdendo tudo o que tinha e passa a viver como uma espécie de servente no internato, que é comandado pela terrível Srta. Minchin.
O que teria tudo para ser um livro clichê e cheio de personagens caricatas, na verdade é uma linda história cheia de aprendizados e tão bem escrito que até o óbvio fica interessante pelo ponto de vista da narradora.
Os personagens secundários também são extremamente cativantes, você torce por eles o tempo todo.
É claro que existe algumas passagens que foram incômodas pra mim, especialmente as de Ermengarde, que a todo momento é chamada de estúpida e gorda, ou pior, estúpida por SER gorda. Mas devemos lembrar que essa história foi escrita no final do período Vitoriano, então é preciso relevar certos pensamentos que são típicos da época e deixá-los em seu devido lugar, apenas refletindo sobre eles, não condenando.
A história de Sarah Crewe e de todas as outras princesinhas com certeza vai ficar marcada no meu coração com todo o carinho do mundo. Recomendo demais para todas as idades!

"Como é que os animais entendem as coisas? Não sei, mas com certeza entendem. Talvez exista uma linguagem que não seja feita de palavras e tudo o que existe no mundo a entenda. Talvez haja uma alma escondida em tudo, e ela sempre possa falar, sem nem mesmo emitir um som, com outra alma."

Belly 04/01/2023

Li a 1 ano.

A história foi muito cativante! Sara é uma doce menina, muito encantadora!

Porém a história é um pouco enjoativa, levei mais de 1 mês pra terminar (leve em conta que meu ritmo de leitura tbm era lento)

Colecionando Planetas 04/01/2023

Para começar bem o ano
Essa foi minha terceira leitura de 2023 e adorei! É um livro fofo que me ensinou muito sobre resiliência, sobre tentar tirar o melhor das coisas e não me submeter ao mesmo nível de quem tenta fazer o mal.

Sara é uma grande menina e a história dela passa de maneira rápida e gostosa, apesar dos sofrimentos. A menina não se deixa abater e consegue cativar. Adorei.

Marina672 03/01/2023

Tudo é uma história. Eu sou uma história? e você também?
Sara Crewe é uma verdadeira princesa, não por ter nascido com esse título, mas por trazer no coração algo que talvez nem as princesas ?de verdade? sonhariam em ter. Ela é generosa, sensível, inteligentíssima, e aquele tipo de inteligência que faz com que seu portador consiga ler a intenção no olhar de cada um, sinta com sua própria alma as dores do outro e faça tudo para ajudar. Bem, apenas algumas das qualidades de Sara e da própria autora, que em seus livros sempre traz histórias fantásticas de crianças abandonas que buscam uma salvação por meio da literatura e da imaginação para ver o mundo, muitas vezes cruel, de uma maneira mais leve.
Jim Anotsu disse no prefácio: ? É possível ver uma busca de sentido em meio à dor, mas também uma resignação estoica de enfrentá-lo e não se deixar abater.?
E eu me senti acolhida pela esperança de Sara mesmo nos momentos difíceis, e senti junto a ela todas as dores e aflições que sentiu nas noites frias no sótão, impossível não chorar. É uma dessas histórias que ?impregnam em nossas mentes e deixam raizes por lá?. Mostra que a literatura é uma ferramenta importante para nos libertar de momentos tortuosos que parecem infinitos.
Leia e convalesça-se de todas as máculas do seu coração ?

Vanessa Maia 30/12/2022

Uma princesinha
Gostei muito da leitura desse livro. Gostei mais do que da leitura de outro livro da mesma autora "O Jardim secreto".

O livro conta a história de Sara Crewe, uma menina rica, colocada, como costume da época, em um colégio interno. Lá sofre a desventura de perder o pai e cair em desgraça. A partir desse ponto a vida da protagonista da uma reviravolta.

Lembro do filme, que passava na tv quando eu era criança. Lembro da fascinação toda vez que assistia. Preciso confesar que o filme não foi fiel ao livro. Encerro a resenha indicando a leitura do livro para os fãs da autora e para aqueles que gostam de histórias emocionantes.

Lili 30/12/2022

Simplesmente delicado e maravilhoso
Este livro nos leva a sentir uma empatia tão grande com as personagens, que é como se estivéssemos fazendo parte da estória. Sara, Becky e Ermengarde minhas personagens favoritas, trouxeram a estória para dentro de mim e fizeram com que participasse dos faz-de-contas criados durante a narrativa.
O filme tem várias versões e tenho a minha preferida. Essa é uma daquelas estórias que nos confortam com seu final feliz. Apesar de saber o que aconteceria torci muito pela Sara e pela Becky. Impossível não se emocionar com essas meninas. Leitura indispensável e de certa forma obrigatória para quem quer ler algo bem escrito e que nos faça pensar em sermos pessoas melhores.

Ely 28/12/2022

Sara, tu praticaste a lei da atração?
Eu amei o livro. Sem enrolação, envolvente, personagens reais e que erram. Como Ermengarde, nada inteligente que ama a amiga e não percebe a situação em que ela se encontra. Mas que depois de tomar consciência disso, faz o possível para ajudar.
Eu tenho certeza que Sara recebeu tudo o que ela deu. É o karma. Fofa, uma verdadeira princesa.