A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Um livro na minha casa por Ariane 30/06/2021

Uma história sobre sonhos
Essa história marcou minha infância através de sua adaptação cinematográfica, fiquei muito feliz quando me deparei com o livro e ainda por cima descobri que a autora é a mesma de outro clássico favorito "O Jardim Secreto".
A leitura de A Princesinha foi um retorno mágico à infância, Sara nos ensina sobre a resiliência de sermos bons acima das dificuldades, através da imaginação, fé e coragem.
Em comparação entre o original e a adapatação, sou honesta em dizer que prefiro a história do livro, mas com o final do filme.

Bárbara Bocalari 02/07/2021

A Princesinha
Bom, é um livro fofo demais. A estória é de fácil leitura, e traz aprendizados maravilhosos.
O amor, generosidade, humildade e satisfação que a incrível Sara nos mostra é transformadora, amei livro e recomendo a qualquer um, inclusive para as as crianças.?

Paloma38 06/03/2023

A Princesinha
Que história maravilhosa! Que quentinho no coração! Com certeza a Sara ficará no meu coração para sempre. Obtive muitos aprendizados dessa leitura, a força da Sara a forma como ela vê a vida e como ela lida com as pessoas e com as adversidades da vida. A esperança, a imaginação dela são contagiantes!
Adorei fazer essa leitura e super indico, crianças, adultos, todos deveriam conhecer a Sara. Uma verdadeira Princesinha! ??

Laryssa Barros 08/08/2021

Para deixar o coração aquecido ?
Me admirei com a protagonista desde o início, com sua maturidade e bondade, é fácil se afeiçoar pela Sara e sendo assim os infortúnios que vem a seguir nos emocionam porque nos preocupamos com o bem estar da princesinha. Eu estava com medo de não ter um final feliz mas ainda bem que eu estava errada. Um livro com ares de fábula que nos ensina tanta coisa, as mais essenciais, pelo menos. ?

Maria7610 10/05/2023

Lindo
Eu gostei muito desse livro. As únicas partes q eu nn gostei é q a menina foi um pouco esquizofrênica falando com os ratos kkkkkk e também pq ela é muito certinhaaaaa, ela aguentou todas as humilhações, cara se fosse cmg eu já teria fugido daquele negócio.

Perairosali 29/04/2022

Uma bela história..
Quando eu era criança adorava um filme (e vi um zilhão de vezes hahaha) sobre uma menina com uma grande imaginação e uma incrível habilidade para contar histórias.
Esse filme é a adaptação do livro ?A Princesinha?, da Frances Hodgson Burnett, mesma autora de ?O Jardim Secreto?.
A leitura não é difícil, a escrita é fluída, deliciosa e envolvente. O livro é curtinho e os personagens são carismáticos e é impossível não se apaixonar por eles.
É um livro infanto-juvenil, mas deveria ser lido por todos. Sarah é bondosa, amigável e corajosa, mesmo quando perde tudo (até mesmo o pai). Sarah é um exemplo a ser seguido, principalmente nos dias de hoje, já que está cada vez mais difícil de conviver no mundo.
A história também fala sobre como pessoas pobres são ignoradas e maltratadas, mesmo sendo crianças. E também nos mostra como o ser humano invejoso é cruel.
Uma bela história que nos ensina que ser uma princesa está muito além do dinheiro, e sim com o carácter.

Izabele24 01/07/2023

Outro livro favoritado
Consigo pensar em inúmeras coisas que eu daria para ter 1/4 da elegância, inteligência e imaginação da Sara. Mesmo sendo uma criança ela conseguiu me ensinar tantas coisas, esse livro é simplesmente maravilhoso!
Amei a experiência de ter lido e recomendo para TODOS!!
~~~~~~
Clube do livro S.O.F.I.A. (mês 6)
A princesinha, Frances Hodgson Burnett

Gabs181 27/02/2022

Simples e incrível! O que mais me encantou na princesa Sara foi sua habilidade de lidar com os momentos difíceis. Ela não usa o "faz de conta" para se esconder dos problemas, mas sim como uma estratégia para convencer sua própria mente a desenvolver um novo olhar para o que está a sua volta. Desse forma enquanto sua realidade se mostrava dolorosa e todos só viam miséria sobre ela, a princesinha conseguia enxergar possibilidades de demonstrar sua generosidade e a verdadeira realeza.

Naty Alves 06/11/2021

Aquela que tem a realeza por ser nobre de coração.
O que torna um livro grande é torná-lo acessível através de sua simplicidade, vejo como alguns leitores substiman a litetura infan- Juvenil e isso me entrestesce enormemente, pois está é uma obra grandiosa mediante seus significados e lições nas entrelinhas.

A primeira vez que vi a princesinha, foi nas minhas férias quando eu tinha por volta de 7 anos e assisti o filme na TV, me lembro de ter ficado com o coração apertado por todas as injustiças que a pequena Sara havia passado no colégio interno. Descobri depois que o livro existia e lá fui eu ler.

O livro têm sim algumas diferenças do filme, não muito drásticas, mas elas existem, desde a aparência de Sara (Que não consegui dissociar do filme de 95), até á respeito do que acontece com o pai de Sara, as motivações são diferentes, (Não vou me ater a isso aqui, só lendo o livro).

O que me fez amar a protagonista foi a resiliência, e a sabedoria de Sara, ( Não me refiro a inteligência, pois isso é algo comum a qualquer criança), mas a sua forma de ver as coisas, e a vida, mediante as dificuldades, ávida leitora, impossível não se indetificar ; Sendo chamada por seu pai de lobinho por devorar os livros que lê, contadora de histórias, prestativa, e generosa, nunca conheci alguém com tanto amor ao próximo com mais capacidade em ser autruista quanto ela, um conto quase de fadas, sobre como vale a pena ser bom.
Ah e sim, eu chorei ????

Regina 19/10/2023

Lindinho!
Que leitura boa... leve e para deixar o coração quentinho... Quem me dera ver a vida como a nossa "princesinha!... Evitaria muito stress.... É um livro infanto-juvenil, mas traz uma grande lição de vida. Amei.

Luana 22/11/2021

Ótimo para se distrair!
Se você está numa vibe que precisa de um livro leve e gostoso de ler essa é uma ótima leitura para se distrair e desligar a mente. Sem contar nos personagens cativantes e uma história fofinha ?

Lety 25/12/2021

Belíssima
Foi a melhor leitura dos últimos
tempos me fez chorar e fica maravilhada com a grandeza desta pequena criança, vale muito a pena ler.

Raquel.Santos 08/07/2022

Lindíssimo livro.
Nunca me emocionei tanto lendo, como nesse livro. Ri, chorei e torci por um final maravilhoso.
Encantador! É tudo o que posso dizer.

Gabi 15/11/2020

Encantador!
A história da pequena Sara me cativou. Que menina cheia de imaginação e força pra enfrentar de cabeça erguida as dificuldades.

Alana 07/12/2020

A Princesinha
Sara Crewe, uma menina rica, trazida da Índia por seu pai, começa a estudar em um internato para moças em Londres. Muito apegada ao pai, pois perdeu sua mãe muito cedo, Sara sofre com a separação, mas segue em frente de maneira muito valente, apesar seus 7 anos de idade. Antes de ir embora, seu pai, o Capitão Crewe, compra tudo do bom e do melhor para a filha e exige que a mesma fique no melhor quarto da escola.
Com tanta riqueza, era de se esperar que Sara fosse uma criança arrogante e birrenta. Mas para a surpresa de todos, ela era totalmente o oposto. Enquanto todos desprezavam e ignoravam a existência de Becky, por exemplo, a criada de pele escura da escola, Sara sempre estava tentando tornar sua vida um pouco mais fácil, conversando e dando presentes.
Logo Sara conquista a todos na escola e vira a menina favorita, todas as colegas a adoravam. Duas pessoas, no entanto, jamais conseguiam gostar dela, sua colega Lavínia e a diretora da escola, Srta. Minchin. Lavínia sentia inveja da popularidade da colega, já a Srta. Minchin, via em Sara a personificação de todos os seus desejos de infância, aos quais ela nunca conseguiu atingir.
Tudo ia bem até o dia do aniversário de 11 anos de Sara, neste dia ela ficou sabendo que seu pai havia morrido e a deixara sem nenhum dinheiro. A Srta. Minchin, cheia de raiva, aceitou ficar "cuidando" dela, agora que estava órfã, mas a obrigou a trabalhar por este sustento. Sendo assim, Sara passou a ser criada da escola, junto a Becky.
Apesar de toda a sua desgraça e pobreza, Sara jamais perdeu seu espírito generoso e humilde. Passava por diversas humilhações por parte de Lavínia e da Srta. Minchin e, mesmo assim, jamais perdia a postura e sua visão otimista da vida. "Quando você não cede à raiva, as pessoas sabem que você é mais forte do que elas, porque é forte o suficiente para conter a sua fúria enquanto elas não são, e elas dizem coisas estúpidas que depois gostariam de não ter dito. Não há nada tão forte quanto a raiva, exceto o que nos faz contê-la; isso é mais forte. É bom não responder os inimigos. Eu quase nunca o faço."
Para fugir de seu luto, esquecer um pouco a fome e sobreviver a todos os abusos que sofria, Sara imaginava que era uma princesa. "Quando as coisas estão horríveis, totalmente horríveis, imagino com a maior intensidade possível que sou uma princesa. Digo para mim mesma: 'Sou uma princesa, e uma princesa fada, e porque sou uma fada nada pode me ferir ou me deixar desconfortável'."
O livro é muito emocionante e a história de Sara é um exemplo de força e superação. Ao final do livro ela tem uma boa mudança em sua desgraça, mas não vou contar para não estragar a surpresa.
Nos anos 90 foi feito um filme baseado neste livro, é meu filme favorito da infância e ter enfim podido ler o livro, foi umas das melhores realizações de minha vida literária. No filme foram feitas diversas mudanças na história (o que sabemos ser uma prática normal), mas as duas obras são maravilhosas, em minha opinião, e o filme continua sendo muito emocionante para mim.