Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

acdlara 26/04/2024

Que livro! Que belíssimo livro! ?
Foram tantos aprendizados com Jane.. Sinto que levarei algo dela dentro de mim. Um romance de formação com um detalhamento impecável dos personagens e enredo bem trabalhado. Um clássico que vale a pena desfrutar!

Pegorelli 26/04/2024

Muito bom, como Jane Austen; talvez um pouco menos
Brincadeiras no título à parte, o interessante da aventura vivida por Jane Eyre é, justamente, uma trama muito envolvente, mas que mostra que o melhor caminho para a felicidade é seguindo a voz de Deus.

vamprismu 26/04/2024

Tinha tudo para ser aclamado, mas quase foi abandonado
“Sem graça” é um dos adjetivos mais usados pelos personagens para descrever a protagonista Jane, e infelizmente eu concordo. Quase tudo sobre a história dela é sem graça ou, como eu gosto de dizer, sem sal.

Jane Eyre, originalmente intitulado de “Uma Autobiografia”, foi publicado como uma trilogia. E talvez tenha sido esse o fator de sucesso do livro.

A primeira parte, que julgo ser parte do primeiro livro, foi muito, mas muito boa. Era divertido acompanhar a vida da nossa heroína, o que iria acontecer com ela, e com os outros personagens. Também encontramos muitas críticas, não só à sociedade, mas ao ser humano e suas inclinações questionáveis. O (des)valor que uma criança órfã e pobre tem para a sociedade, e assim como fez sua irmã em “O Morro dos Ventos Uivantes”, essa parte contém bastante ironia e acontecimentos engraçados.
Porém, tudo foi por água abaixo por causa de um homem.
E um homem descrito como feio, diga-se de passagem.
Eu não consegui gostar menos da segunda parte de Jane Eyre. A protagonista, agora com seus 18 anos, é preceptora na casa de um homem rico. Homem esse, o personagem mais irritante e imbecil (não de todo o livro, porque ainda fica pior) mas dessa parte específica. Não teria nenhum problema a Jane só narrar a vidinha simples que ela levou como professora da menina Adèle e suas conversas com a Sra. Fairfax; mas obviamente precisamos de um “romance” bizarro feito nas coxas. Eu detesto o Sr. Rochester, e detesto que a Jane o amava tanto, ou pelo menos achava que o amava já que o entendimento do sentimento é extremamente complexo para uma menina de 18 anos criada em um internato só para meninas.
E tudo isso foi insuportável por tirar a Jane de um lugar de “heroína vitoriana” para colocá-la no de uma “boy crazy”. Desculpe pelo uso do termo mas foi exatamente isso que aconteceu.
A nossa protagonista ao perceber seus sentimentos pelo Sr. Rochester não pensa mais em nada a não ser nesse homem. Ela acorda, dorme, almoça e janta pensando, única e exclusivamente, em seu patrão; e essa parte se estende por tempo demais.
Porém, na terceira parte, quando eu tinha esperança que as coisas ficariam melhores com a introdução de novos personagens mais interessantes, a autora fez questão de jogar um balde de água fria na minha cabeça.
Um homem ainda mais chato e pedante: St. John.
Sério! Pense tudo de ruim que um homem pode ser, inclusive crente/pastor.
Mais uma vez ficamos com as expectativas lá em cima e mais uma vez ela é quebrada por causa de um homem. E nessa parte ainda é mais revoltante porque as irmãs de St. John estavam bem ali, clamando para ter suas próprias histórias com a Jane expostas.

Para minhas considerações finais: diferentemente de Drácula, eu não recomendo a leitura de Jane Eyre. Procurar artigos ou cursos focados nesse clássico seriam melhores do que ter que passar pela leitura dele em si, eu queria que alguém tivesse me dado esse conselho.
Leia O Morro dos Ventos Uivantes, e sobre a outra irmã Brontë, ainda não posso dar minha opinião.

Maria Clara 24/04/2024

Adorei!!
"Se o mundo inteiro a detestasse, e a achasse má, enquanto a sua própria consciência a aprovasse e absorvesse, você não estaria sem amigos."

Já havia assistido o filme, porém me arrependo porque queria ter a experiência de tê-lo lido sem conhecer a história, mas nada se compara ao livro, e com Jane Eyre não poderia ser diferente. É um romance de formação que acompanha a personagem da infância até a vida adulta, Jane é uma órfã e após a morte dos seus pais vai morar com a sua tia, que a despreza, posteriormente é levada para um colégio interno, lá podemos observar a formação do seu caráter e amadurecimento. São tantas camadas que envolve essa narrativa, que mesmo após terminar, me deparo pensando.
A escrita da Charlotte é incrível, os personagens cativantes, me afeiçoei bastante. Outro ponto que adorei foi as referências bíblicas, o que reforça as características cristãs da obra.

No mais, se tornou um livro favoritado, recomendo!

Pâm 24/04/2024

Jane Eyre
Apesar da robustez do livro, a leitura é muito envolvente. Não é um livro dividido em fases, mas podemos observar nitidamente as fases da Jane Eyre, personagem emblemática e principal do enredo. Acompanhamos sua infância dolorosa e perseguida por 'familiares', sua ida para escola interna, seu auge profissional como preceptora e sua paixão, da qual sofre um abalo, e posteriormente quase encerrando, o conhecimento e contato com parentes. As camadas de cada momento são impressionantes e reveladoras de uma intensa vontade de continuar a leitura incansavelmente.

Clio0 24/04/2024

Jane Eyre é uma história de lealdade à promessas, ao amor, a si mesma.

Situada na Inglaterra rural nos idos do século XIX, Brontë nos expõe a educação de jovens orfãs feita pela Igreja Anglicana. A moral rígida e a disciplina física são grandemente enfatizadas no início do livro por um motivo simples - a ideia de mente sã, corpo são tinha sua própria configuração naquela época, quando pureza de corpo envolvia a pureza da alma.

É com essa mentalidade que Jane se torna a governanta de Rochester, um típico representante do romantismo gótico - também conhecido como moreno alto, bonito e sensual que talvez seja a solução de seus problemas.

A sedução, então, se dá em duas mãos: a de Jane pelo mundo sensual de seu patrão, e a de Rochester pela promessa de redenção. Na escrita, essa esperança toma forma de frases mais leves e ambientes iluminados, de um regozijo que difere dos capítulos iniciais onde tudo era escuro, triste, úmido.

Mais do que um romance, eu diria que Jane Eyre é um livro sobre como a opressão social molda vidas e as transforma em caricaturas do que deveriam, de fato, ser.

Recomendo.
Leonardo.Rodrigues 24/04/2024minha estante
Muito boa a resenha, vou colocar na minha lista.

ivy! 25/04/2024minha estante
Vivo prometendo ler esse e nunca leio kkkkkk mas um dia vou. Resenha muito boa!

Maya 23/04/2024

Uma experiência interessante
Para os meus gostos literários, essa leitura não foi a melhor escolha já feita. Gosto de romance slow burn, mas não tão slow assim.
O começo do livro é odioso - não odioso por ser uma leitura ruim, mas odioso pelas ações dos personagens de mal caráter que nos são apresentados. Depois, o sofrimento continua, até chegar num mar aberto e sem ventos.
A tranquilidade, porém, dura pouco, e é seguida por reviravoltas que fazem o slow burn virar praticamente uma lesma.
Apesar dos pontos que não me agradaram tanto, o desenvolvimento de Jane Eyre como personagem é de ser admirado. De uma criança órfã vista como selvagem, ela passou a ser uma mulher de princípios e forte opinião, e alcançou o objetivo de ser dona de si mesma.
Se você gosta de romances demorados, com longos diálogos e bastante drama, essa leitura é para você. Caso contrário, faça a leitura com a mente aberta para o estilo da narrativa.

amanda3587 21/04/2024

Meu deusss
Eu enrolei um pouco pra ler esse livro
1) pq eu me vi muito apegada a Jane 2) todo homem aqui é insuportável e só sabe dá pitaco na vida e decisões da Jane

o livro me surpreendeu pq eu esperava uma outra coisa mas ainda assim gostei bastante de acompanhar a vida da jane

?Mas agora eu me lembrava de que o mundo real era vasto e que uma quantidade enorme de esperanças e medos, de sensações e emoções, estava à espera daqueles que ousassem sair por ele afora, buscando, em meio a seus perigos, o verdadeiro conhecimento do que é a vida.?

Rebeca397 21/04/2024

Apaixonada
Charlotte me encantou com esse livro, me senti tão envolvida com a personagem que parecia que estava sofrendo junto a ela.

Com características góticas e românticas, a escritora nos leva a conhecer Jane Eyre, uma menina órfã e vista como um estorvo por sua tia e família, que, ao ser mandada embora de casa, inicia sua jornada de autodescobrimento.

Gosto de tudo que está presente no livro, gosto da escrita, muito leve e fluida, me perdia entre as páginas de tão imersa que ficava. Gosto muito da construção de cada personagem, muito rica. Adoro a forma poética e bucólica como a autora descreve as paisagens e as coisas, o excesso de descrição não fica enfadonho, pelo contrário, ajuda a compor toda a atmosfera do livro.

Única ressalva na história é que demorei até digerir o senhor Rochester, achava a diferença de idades somada com a inexperiência de Jane algo alarmante, mas o desenrolar me satisfez, acho que de fato era algo verdadeiro e cheio de sentimentos. Outro ponto, me incomoda um pouco pensar que a liberdade e independência de Jane quase que inexistiu, por vezes, a impressão que tive é que a Jane buscava ícones para venerar, pessoas para se ancorar emocionalmente, e nisso, muitas vezes, ela acabava se anulando, acho que foi um reflexo da falta de aprovação que experimentara na infância.

Por fim, é uma excelente história cheia de emoção e beleza, acredito que virou um favorito, me despertou a conhecer mais da autora.

Satisffied 20/04/2024

Uma história muito linda apesar de triste em alguns momentos, achei que a Jane nunca ia ter paz coitada kkk, mas finalmente veio o final feliz.

Aline221 20/04/2024

Que livro maravilhoso! Não conseguia parar de ler!
A história flui bem, não fica parada e massante. Cenários e personagens muito bem construídos e detalhados, me senti entre eles.
Incrível!

Ludhelena 18/04/2024

C. Brontë e sua escrita encantadora!
Confesso que nos primeiros capítulos não me prenderam muito, porém do meio pro final, simplesmente não conseguia parar de ler!

Jane Eyre é um romance, quase uma autobiografia da própria autora, com toques góticos! Charlotte nos encanta com esse clássico contando a história de Jane Eyre, desde a infância onde sofreu muito, até a vida adulta, onde encontrou o seu grande amor!

O final acho que poderia ser melhor, não gostei muito como o par romântico de Jane terminou...
Queria falar mais da história, porém irei dar muito spoiler.

Gostei muito da história e agora tbm quero ler as obras de suas irmãs!
@ludhelenak
?????

Kamyle6 17/04/2024

?O poder de criar nosso próprio destino...?
Jane Eyre é um tipo de clássico que te faz sentir vivo. Diante das emoções que os personagens passam, os cenários tão bem construídos e explicados a ponto de serem palpáveis.
Jane é uma personagem extraordinária, sem sombra de dúvidas. É uma mulher de grandiosa inteligência e compaixão, e isso só se torna mais admirável pela sua jovialidade e início de vida sofrido.
Assim como "Mulherzinhas" levo este livro a minha estante de favoritos com todo o prazer!

Clara Mezzacapa 16/04/2024

Classico atemporal mais que perfeito
Jane Eyre é uma romance de formação muito a frente do seu tempo.
Já ouvi pessoas dizendo que a história incomodava pelo fato de ?Jane eyre ser muito submissa ou antifeminista?

Não concordo, vejo ela como uma mulher que se valoriza, entende quem é e lutou pelos seus direitos, e mesmo em uma época que reprimia tanto as mulheres se mostrou uma referência.

Em diversas cenas podemos ver ela colocando seus valores e sua honra em primeiro lugar (algo que na época é até hoje é raríssimo de ver).
Achei um livro tão lindo e recomendo para todo mundo!!!

Amei amei amei e amei
100% crente friendly ??

juliabtfz 13/04/2024

Um clássico incomparável
Jane eyre é um livro que a muito tempo desejava ler porém tinha receio de acabar largando pela complexidade que é ler um clássico e absorve-lo, porém esse ano tive coragem e posso dizer que foi além das minhas expectativas
é um livro muito além do seu tempo, jane é uma mulher centrada e forte, que se mantém nas suas decisões, a história é envolvente e encantadora, a escrita da charlotte é simplesmente incrível