Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Pêssego 23/11/2023

Eu amo este livro desde a adolescência e, agora, após relê-lo amo ainda mais! É uma história real em níveis que só aquele que lê poderá compreender o que digo, com personagens complexos, de pensamentos e vontades que se aproximam de uma realidade atemporal e críticas atemporais
É um amor real que valeu super a pena no final.

Vehalcantara 21/11/2023

1001 Livros Para Ler Antes de Morrer | Jane Eyre
Jane Eyre, ou romance entre feios kkkk
A leitura foi indiscutivelmente marcante. Charlotte Bronte tem uma característica trágica, mas Jane Eyre foi uma personagem tão forte, que mesmo a pior das situações não a abalava nem a deixava se abater. Aprendi muito com ela, especialmente sobre como ser fiel a quem somos.
Um clássico se torna clássico quando seus temas sempre estao em pauta, e aqui não foi diferente. As lições de Jane Eyre são válidas hoje e serão para sempre.
Alguns pontos me irritaram bastante, então não foi um favorito, mas com certeza foi um livro que valeu muito a pena!! Os personagens são cheios de camadas, capazes de despertar ódio e amor ao mesmo tempo.
Se você quer ler clássicos mas tem medo, Jane Eyre é uma excelente opção de escolha. A leitura é fluída e de fácil entendimento. Recomendo!

Esposadotaeil 21/11/2023

Emocionante
Uma história linda de verdade, por ser um livro relativamente grande houveram partes onde fiquei entendiada mas só aconteceram bem no comecinho e encaminhando pro final q eu achava q nunca vinha. Uma história que te surpreende a todo momento seja pelas atitudes dela ou pelos acontecimentos da história, a Jane em si uma mulher muito forte e decidida não houve momento em que não concordei com ela.
5 estrelas mt bom!

Pamela.Moreira 20/11/2023

Perfeito!!!
" estou medonho, jane!"

" muito, senhor. Sempre foi, o senhor sabe disso"

Eu amei esse livro, do mesmo jeito que eu amei o "morro do ventos uivantes" de Emily.

Para ler você tem que ter auto controle, porque é tanta raiva, tanta ansiedade ao longo do livro, muitas emoções misturas.
A força e a coragem de Jane, quebrando todos os tabus envolvendo mulheres daquela época.
Maravilhoso!

Neila Porto 18/11/2023

"Jane Eyre" é um romance escrito por Charlotte Brontë, publicado em 1847. A história gira em torno da vida da personagem principal, Jane Eyre, desde sua infância até a fase adulta. Jane é uma jovem órfã que enfrenta diversas adversidades ao longo de sua vida, incluindo a negligência e abuso na infância, a opressão na escola e os desafios de encontrar seu lugar no mundo como uma mulher independente.

A narrativa é marcada pela força e determinação da protagonista, que luta contra as convenções sociais e busca sua própria identidade. O romance aborda temas como amor, moralidade e a busca pela liberdade individual.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é o romance entre Jane Eyre e o enigmático Sr. Rochester. O relacionamento entre os dois é complexo e cheio de reviravoltas, envolvendo segredos obscuros e dilemas morais. A química entre Jane e Rochester é intensa e emocionante, tornando-se um dos pontos altos da trama.

Além disso, também aborda questões sociais importantes da época, como a condição das mulheres na sociedade vitoriana e a falta de oportunidades para aquelas que não se encaixavam nos padrões estabelecidos. Charlotte Brontë retrata com maestria as injustiças enfrentadas por Jane Eyre e sua determinação em superá-las.

Em resumo, "Jane Eyre" é um romance envolvente que combina elementos de romance, drama e crítica social. A história cativa o leitor com sua protagonista forte e resiliente, além de abordar temas relevantes que ainda ressoam nos dias de hoje. É uma leitura imperdível para os amantes da literatura clássica.

Ray.Cass 17/11/2023

Sombrio e adorável
É a segunda vez que leio Jane Eyre, e definitivamente deve ser meu livro favorito das irmãs Brontë, seguido de perto por Agnes Grey.
Jane Eyre é uma daquelas personagens que você se apega logo de cara porque tudo de ruim acontece com ela quando criança e você quer a colocá-la em um potinho e dar colo a ela. Nunca me conformo com o tratamento dado a ela, em como é feita uma distinção gigantesca entre ela e seus primos, e depois quando ela chega na escola e tudo o que acontece lá. A hipocrisia dos adultos ao redor dela na escola me dá um asco, mas creio que isso seja comum naquela época e certamente deve ter sido a ideia de Charlotte Brontë criar um contraste entre as pessoas com quem Jane Eyre convivia antes e depois de se mudar para Thornfield, onde ela finalmente encontra um lugar onde se sente bem vinda, amigos e amor, apesar de eventualmente se decepcionar muito e se ver obrigada a tomar uma atitude muito difícil, porém condizente com seu caráter que distingue muito bem o certo e o errado.

Mika 16/11/2023

Jane eyreeee
Ahhh, o que dizer de jane eyre que já não foi dito antes? Gente que leitura foi essa?
Esse livro é tão gostoso de ler, te levo lá pras cidadezinhas de Londres, te faz sentir tanto..
Essa personagem é tão cativante que eu me pegava pensando nela, querendo chegar em casa para ler. Eu não gosto de personagens ?boazinhas? mas a jane me fazia ver o lado bom das coisas, da simplicidade, do perdão (exceto da tia dela). Aí que romance perfeito, eles dois juntos s2 eu amei muito ler essa obra.

thamyres 14/11/2023

Esse livro esteve na minha estante durante meses, talvez até mesmo mais de um ano, mas eu acredito que todo livro vem no momento certo e jane eyre foi assim. esse era o momento de ler um livro onde a protagonista fosse tão diferente e, ao mesmo tempo, tão igual a mim.
desde séculos atrás até agora existiram várias jane eyre's por aí, belas fadas que sofrem, passam por provações na vida mas ainda sim possuem esperança. meninas que são fortes e diretas, que opinam sem medo, que tem segurança de sua inteligência e de seu direito de ser feliz e amada.
acho que charlotte brontë sabia sobre essas meninas, conhecia algumas ou então ela mesma fosse uma jane (acredito fortemente nisso) e então ela colocou nossas existências no papel no nome dessa pequena menina corajosa, agora uma mulher.
jane eyre's, reuni-vos!

Leticia Dourado 13/11/2023

FAVORITO DA VIDAAAAAA
Sinceramente, devo desculpas a todas as pessoas que já me indicaram esse livro, contudo sempre ignorei. Além disso, devo desculpas a mim mesma que o comprei há 04 anos e nunca comecei a ler hahaha!

Jane entenda, você é tudo.
Uma das melhores leituras do ano.
Fabio 13/11/2023minha estante
Aeeeeee???

Gabriela 14/11/2023minha estante
Eu também adoro esse ??

PatyLendo2023 14/11/2023minha estante
?????

Maria7229 13/11/2023

Minha pequena fada
Eu não sei muito bem por onde começar a organizar o amontoado de coisas que senti ao ler Jane Eyre.

Comecei a leitura refletindo sobre a infância e sobre a ideia de que as crianças são mini adultos, percebendo o mundo com a mesma opacidade que nós observamos.

Muitas vezes, falhamos com nossas crianças (como um dia falharam conosco) por simples falta de empatia com diferentes formas de sentir.

"As crianças têm sentimentos, mas não conseguem analisá-los; e se conseguem fazer uma análise parcial com o pensamento, não sabem como expressar o resultado do processo em palavras."

Uma angústia tomou conta de mim, e eu queria proteger a pequena Jane a todo custo, assim como um dia desejei ser protegida.

Tive o privilégio de vê-la crescer recusando os dogmas que lhe foram impostos sobre seu comportamento.

Nesse meio tempo, observei de perto uma história de amor (longe de ser livre de defeitos) entre duas pessoas que tinham um jeito tão esplêndido com as palavras que, quando percebi, também estava apaixonada.

Tudo o que posso dizer sobre Jane Eyre é que senti. Profundamente.

KelenDZ 13/11/2023

Que história linda e emocionante...que trás muitos sentimentos distintos no decorrer da leitura.
Acompanhamos aqui toda a trajetória da vida de Jane: sua infância cheia de injustiças e falta de amor e carinho; seu desabrochar durante os anos em que passou aprendendo e lecionando em Lowood; seu trabalho como preceptora para o Sr. Rochester e demais eventos que se sucederam... até chegar àquele final de deixar o coração da gente quentinho.

Milena Moncalvo 12/11/2023

A fortaleza brota do abandono confiante.
Esse livro me fez experimentar um verdadeiro deleite literário. Fui envolvida pela personagem tão viva e sinceramente humana que é Jane Eyre, uma heroína cheia de qualidades e sublimemente encantadora em seus defeitos.

A fortaleza brota do abandono à providência, não há outro caminho. Essa foi a principal lição que concluí em Jane Eyre.

A personalidade de cada personagem nos leva a aprender e refletir muito profundamente sobre nossas inquietações mais humanas. Exemplos de como não ser, e principalmente como agir para viver uma vida que valha a pena.

Esse é um dos poderes maravilhosos da literatura: nos ensinar a viver com o coração.

As referências constantes à Sagrada Escritura e a clássicos da literatura inglesa foram um grande diferencial para mim. Um verdadeiro deleite. Muitas referências ao Lorde Byron, histórias do Antigo e Novo Testamento. Uma formação humana verdadeira.

Esta é uma obra clássica e revolucionária. Sem dúvidas, entrou para minha lista de livros favoritos. Desejo que todos tenham a experiência maravilhosa de ler.