Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Rafa 11/11/2023

Um livro para ler antes do fim da humanidade
Jane Eyre foi o livro que me apresentou a essa escritora talentosa chamada Charlotte bronte. E o que dizer desse livro? A trama de Jane Eyre consegue te prender ? confesso que demorei um pouco para engatilhar essa leitura, mas depois que entrei na vibe do livro não pude mais parar ? do início ao fim. Quando cheguei na última página, meu sentimento foi o de retornar ao início. Curiosamente, o mesmo aconteceu com outro livro: O morro dos ventos uivantes, da irmã de Charlotte, Emma Bronte. Que irmãs geniais!

Jane Eyre entrega tudo e um pouco mais! Protagonistas com várias camadas, mistério, um romance que nasce de uma relação construída a base de diálogo, convívio e observação do outro. Além de tudo isso, a ambientação desse livro é impecável. Que escrita bela tem as irmãs Bronte!

Rafaela.Zaltron 11/11/2023

Jane Eyre é revigorante, motivador!
Jane Eyre foi, com certeza, uma das melhores leituras que eu fiz esse ano. Um romance que te prende e instiga do início ao fim. Uma história incrível, com personagens cativantes, fora do padrão, como Jane, que é descrita como baixa e feia, e o Sr. Rochester, descrito como - muito - feio kkkkkkk.
O meio da história me desmotivou um pouco porque parecia que a Jane estava obcecada DEMAIS pelo romance e não tinha mais interesse nenhum na vida, mas logo depois quando ela começa a ter outras coisas com as quais se interessar, o amor que ela sentia pelo Edward só ficou mais bonito.
Um final perfeito, exatamente como tinha que ser. Fiquei extremamente apaixonada.

Marta 10/11/2023

Amei cada páginas deste livro ,se tornou um queridinho da vida ...esta leitura nos traz o crescimento de Jane e como ela se posiciona diante da vida,diante os desafios com a moral do acredita ser o certo ....

maarcelamacedo 09/11/2023

Apaixonada
Jane Eyre, especialmente essa tradução, é um livro perfeito. Romance, drama, feminismo na dose certa. Reflexões. Altos e baixos.
Questiono-me pq nunca li antes!
A leitura é perfeita ?

Dai Solyom 09/11/2023

Jornada da heróina
A família Brontë é um absurdo de talentosa, é uma pena todas terem a vida ceifada tão cedo.

Como relatado também em O Morro dos Ventos Uivantes, sofrer não é para qualquer um, é para todos.

Jane desde o princípio de sua infância vivência as desventuras da pobreza e a falta de afeto.

Mesmo com todas as adversidades a resiliência dela é mais forte, e dentro das possibilidades ela todos os dias tenta ser melhor.

A verdadeira jornada do herói.

Loanfi 08/11/2023

Amei
Não tenho palavras para descrever o quanto gostei desse livro. Confesso que estava muito receosa, pois não gosto muito de morro dos ventos uivantes, porém Jane me surpreendeu.

O início é muito deprimente haha e quase desisti ali, mas depois as coisas vão melhorando e você cresce com a Jane, sente suas angústias e fica revoltada.

O livro pode assustar pelo tamanho, principalmente por ser um clássico, porém a escrita é tão bonita e envolvente que é impossível largar.

Foi um livro que me fez refletir sobre algumas coisas e que amei ler. Recomendo a todos.

"Não acho, senhor, que tenha o direito de mandar em mim simplesmente por ser mais velho do que eu, ou porque conhece mais sobre o mundo do que eu; sua pretensão de superioridade depende de como usou seu tempo e sua experiência."

laynepsilveira 05/11/2023

Amei esse livro, muito mais rico de sentimentos do que muitos nesse estilo "de época"
me prendeu demais, eu só queria ficar lendo como se eu n tivesse mais nd pra fzr

lschifelbein 04/11/2023

"ele entrara entre mim e qualquer ideia de religião, assim como um eclipse intervém entre o homem e o vasto sol."

Rute.Severo 03/11/2023

Perfeito, favoritei!!
Este livro é uma obra-prima da literatura inglesa que transcende seu tempo e capta de forma profunda e poética as complexidades da era vitoriana.

A narrativa é dividida em três partes que oferece uma visão perspicaz da sociedade da época e conduz o leitor através da jornada de crescimento emocional e auto descoberta da protagonista.

?A primeira parte mergulha em um ambiente sombrio e opressivo, onde a jovem órfã Jane Eyre sofre maus-tratos em sua casa adotiva. É uma introdução à dura realidade da vida de crianças desfavorecidas na era vitoriana, enfatizando a importância da independência e educação para Jane. Sua resiliência, autodeterminação e sede de conhecimento começam a brilhar neste estágio inicial.

?A segunda parte da história nos leva a Thornfield Hall, onde Jane aceita uma posição como educadora na casa de um senhor muito rico. Ali ela se apaixona, desafiando as normas sociais e de classe da época. Esta parte da narrativa explora questões de amor, igualdade, segredos e redenção, com destaque para o desenvolvimento emocional de Jane à medida que ela lida com as reviravoltas do enredo.

?Na terceira parte, a protagonista se despede da mansão, é acolhida em Moor House e conhece o clérigo St. John Rivers e suas irmãs. É nesta fase que a luta interior de Jane entre o dever e o amor atinge o auge. Jane é desafiada a confrontar suas próprias crenças, fé e desejo por independência.

O crescimento emocional de Jane é claro em sua busca por independência, amor e identidade, desafiando as normas da época. Ela se transforma em uma mulher independente, determinada e compassiva, encontrando sua voz e lugar em uma sociedade que frequentemente marginalizava as mulheres.

Este romance de formação é uma obra literária que continua a ser apreciada e estudada, não apenas por sua representação da era vitoriana, mas também por sua exploração profunda do desenvolvimento emocional da protagonista, que transcende as limitações de sua época e ressoa com leitores de todas as gerações.

Juliane 30/10/2023

Amei essa leitura, os diálogos da Jane com o Mr. Rochester. Achei lindo como o romance entre eles foi se desenvolvimento. Só o fim que foi meio trágico.

Thais Gonçalves 29/10/2023

Jane Eyre é a autobiografia ficcional da personagem principal. A narrativa acompanha a personagem Jane Eyre da infância à vida adulta. Durante sua trajetória, ela mora em diversas casas que foram importantes para o desenvolvimento de sua personalidade e de seus valores morais. Em um primeiro momento, Jane é apresentada enquanto uma menina de dez anos, selvagem e desobediente, que vive na mansão de Gateshead Hall sob a tutela de sua tia[7]. Após um confronto com esta, Jane é enviada para uma escola, Lowood, onde conhece os primeiros momentos de felicidade[8]. Sua educação é rigorosa e ela passa por diversas transformações durante os oito anos que vive na instituição. Formada e depois de ter trabalhado dois anos como professora da mesma escola[9], Jane resolve seguir outros caminhos, aceitando trabalhar como preceptora da jovem Adèle, na casa de Thornfield Hall, pertencente ao sr. Edward Rochester. É em Thornfield Hall que a história encontra seu clímax. Jane será confrontada por dilemas éticos e morais e deverá tomar decisões a partir de tudo o que viveu e amadureceu nos anos anteriores.

Meu mundo literário 29/10/2023

Uma obra prima! Perfeição em forma de livro ?
Nesta obra prima de Charlotte Brönte, somos convidados a observar e acompanhar de perto e com detalhes a jornada de vida da jovem Jane Eyre.

Logo no início a leitura já nos prende, porque nos sensibilizamos com os sofrimentos e injustiças sofridas pela pequena Jane. Queremos ser sua amiga, entrar no livro e protegê-la, abraçá-la, dizer que vai ficar tudo bem.

Jane é uma mulher incrivelmente forte e independente que mesmo querendo muito algo, vai contra a emoção e sempre escolhe fazer o que é certo segundo seus princípios.

Eu ficaria aqui o dia todo se fosse falar de cada coisa que eu amei nesse livro e mesmo assim não seria possível abordar tudo. Os personagens são muito bem escritos e desenvolvidos, não há brecha nem buraco na estória. Tem um começo, meio e fim completo. O final me fez chorar como há tempos eu não chorava lendo um livro. Eu li pelo Kindle e já
vou comprar o físico pra reler e marcá-lo todinho!

O livro também aborda questões e princípios cristãos, como pecado, perdão e morte de uma forte maravilhosamente linda. E a estória que já tinha todo o meu coração, no fim me ganhou ainda mais, pois a última palavra do livro é JESUS! ?

florence28 28/10/2023

"Sou dona de mim." pág 516
Livro excepcional. Nunca havia sentido tantas emoções lendo um livro. Raramente choro ou se quer sinto vontade de chorar lendo. Ao ler Jane Eyre eu não só chorei como dei risada, me senti muito feliz, triste e até senti incômodo. Esse livro me incomodou, algumas coisas ditas tocavam em feridas, em vivências pouco deglutidas.

Jane Eyre mostra ser uma jovem mulher independente e com auto estima quando, mesmo desejando algo de todo coração, ela não nega seus ideais do que considera certo e errado. Jane não abandona seus princípios, e isso acontece mais de uma vez. Ela simplesmente não pode ceder às vontades dos outros se elas forem contra sua própria visão moral pois seria como abandonar uma parte de si mesma. Havia momentos em que eu gostava muito da Jane e outros em que não gostava, especialmente perto das páginas finais. Independente disso, é uma personagem interessantíssima. O livro também toca muito no tema religioso e filosófico. Sobre Deus, sobre perdão, pecado, moral, vida e morte.

Digo que nunca na minha vida li um livro tão bom. Um livro que me despertasse tantas emoções, como se eu fosse um personagem. Que fizesse meu coração acelerar enquanto eu lia e virava as páginas com avidez pois estava sempre ansiosa para saber o que aconteceria no próximo capítulo. Que fizesse com que eu pensasse sobre o livro e seus personagens em momentos que eu nem estava lendo. Como se eu estivesse lá com a Jane e sentisse suas dores, felicidades, medos e vontades. Essa foi a segunda irmã Brontë que li, a primeira foi a Emily, e ambas escrevem maravilhosamente bem, mas admito que não há como comparar a minha afeição gigantesca à esse livro da Charlotte com o de sua irmã, " O morro dos ventos uivantes".

Ademais, eu poderia ficar escrevendo e escrevendo sobre todos os tão bem feitos personagens, como o Sr. Rochester pelo qual também me apaixonei junto com a Jane ou como a querida Helen Burns, mas não quero. Se tornou meu livro favorito. Terei que ler novamente daqui um tempo e então talvez eu atualize essa resenha e escreva algo mais embaixo. Não há defeitos nesse livro! Agora tenho receio de achar qualquer outro livro chato depois de ter lido esse livro excepcional. 28/10/2023