Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

jeh_km 26/01/2024

É instigante, misterioso e incrivelmente aventureiro. Passamos por uma história de importantes mensagens e passagens de Jane que nos traz uma história real, sem ladainhas, sem romances de conto de fadas. É uma leitura extraordinária. Charlotte Brontë é EXTRAORDINÁRIA.

Larissa3663 26/01/2024

Quais elos te mantém ligados a seu eu? Sua ?essência?, seu próprio bem estar ou consciência, como diriam os mais céticos? O que te faz recuar, por mais que a oferta seja intrigante ou te faça relembrar alguns princípios que compartilha? Bartebly, o escrivão de Herman Meleville, tinha para si a ideia da negação pela negação. ?Preferia não fazê-lo?, dizia. Mas, por vezes, a recusa não é tão simples. Questões de imposição, punição, gênero, classe, violência, psíquica ou física, convivem lado a lado com imposição e a tomada de decisões. O ?filtro da razão?, no caso de Jane Eyre, preside em encontrar e valorizar seu próprio eu, seus vínculos, questões morais e sentimentais. Considerada restrita de beleza física, assim como sua amiga Helen Burns era ?insígnia de desordeira?, não se importou com tais insultos. Lembrava-se de como o mundo era real e vasto, da importância de sua independência, e de ser senhora de si, antes mesmo de considerar-se esposa de quem tanto amava. Jane me apresentou uma nova versão de mim mesma, que refletindo sobre questões tão profundas, nunca mais será a mesma.

pinkdiamondgirl 25/01/2024

é impressionante mesmo
Três coisas me impediram de ler esse livro anteriormente em minha vida. A primeira delas foi a minha idade. Agora com meus 21 anos me senti pronta para poder encarar essa história. A segunda, o medo básico que a maioria das pessoas tem de clássicos. (ah porque vai ser difícil de entender, é muito antigo, blá blá blá). A terceira foi o tamanho mesmo do livro. Existem edições menores mas eu comprei essa porque era linda. (acontece)
Não tenho palavras para descrever esse livro. É muito diferente do que eu achei que seria.
Aqui a gente acompanha a nossa protagonista que dá nome ao livro e sua trajetória de vida, como qualquer romance de formação.
Teve momentos durante a leitura que desejei que a infância dela passasse mais rápido, mas depois que acabou essa parte eu quis que tivesse muito mais hdjdjk
A Jane é, pensa e se comporta (por vezes) diferente do que é esperado (para a época).
Seu maior desejo é ser livre, firmar raízes e ser feliz. Esses são os meus maiores desejos.
Não sei expressar o quanto eu me identifiquei com ela, em vários aspectos.
É uma história triste, marcada pelo sofrimento em muitas de suas partes. Mas apesar disso, é uma história linda sobre se encontrar, amar, ser amada e ter esperança em todos os meus momentos, até mesmo naqueles em que o que mais desejamos é morrer.
De longe foi o melhor livro que eu li em toda a minha vida. Foi a história perfeita, no momento perfeito, com a mensagem perfeita.

Philipe14 24/01/2024

Saiba que esse livro vai te surpreender apesar de ser um clássico ele te prendo pois e cheio de suspense e plot Twister quando vc acha que já n a mais para onde ir lhe surpreende novamente

Juliane.Cristina 24/01/2024

Jane Eyre
Um romance de formação com personagem extremamente resiliente, cheia de camadas, que tem um profundo conhecimento de si, mesmo sendo tão jovem.
Eu simplesmente amei Jane Eyre, o jeito com que ela se posiciona, a fidelidade que tem aos seus princípios e a forma como ela não se coloca em segundo plano, o que para a época em que o romance foi escrito não era considerado ?normal?.
O livro aborda muitas questões importantes, trata de questões espirituais, valores, princípios, aborda o desejo, sexualidade (mesmo que de forma aparentemente sutil) e vemos a evolução de personagens de forma muito bem trabalhada, não somente da Jane, como é o caso por exemplo do Sr. Rochester, a quem ela ama profundamente mas ao qual não nega a si mesma em nome desse amor, a maneira como ele também se desenvolve é ótima de se ver.l, são mudanças significativas.

Enfim, só lendo para realmente entender o nível elevado que essa obra possui, e tudo isso em uma prosa fluida (ao meu ver), muito sincera e pé no chão.
Se tornou um dos meus favoritos da vida, sem dúvida!

Obs.: logo após a leitura eu assisti o filme de 2011 e achei que a escolha de personagens e cenários foi perfeita, alguns trechos ficaram extremamente parecidos com o livro, contudo é um filme fraco, com a história muito corrida e mudanças que por mais simples que pareçam tiram o peso da obra, além do final ficar super jogado de qualquer jeito, o que acaba por eliminar umas das principais mensagens de mudança e quebra de egoísmo que o livro aborda. Mas, é assistível rsrs, até porque ajuda a gente a assimilar melhor a história em vista de termos uma noção de como eram os ambientes e tudo o mais.

Jujucat71 24/01/2024

Jane, você merece o mundo todinho meudeus eu não vou te superar nunca (HELEN PRIMEIRO AMOR VOCÊ NUNCA SERA ESQUECIDA) ?

Marcela414 23/01/2024

Tenho uma certa resistência com clássicos por causa da linguagem difícil que geralmente é usada. Mas Jane Eyre surpreendeu tanto por ter uma linguagem simples quanto por não ser um romance convencional como eu imaginava.

Durante o livro temos muitos plots e consegui me sentir bastante conectada à história e aos personagens.

A personalidade da protagonista nos ensina muito e nos faz pensar sobre algumas questões ainda atuais.

Leticia2513 23/01/2024

História suave e contagiante, com mistério, romance e reviravoltas. Personagem cativante. Me prendeu de um jeito que eu não conseguia parar de ler, entrou para a lista dos meus livros favoritos.

Ray 23/01/2024

"Porventura acha que sou algum autómato? Uma máquina destituída de sentimentos? E que estou disposta a deixar que me arranquem o naco de pão da boca e me despejem da taça a gota de água que me é indispensável à vida? Porventura acha que, lá por eu ser pobre, feira, apagada e baixa, não tenho alma e coração? Pois olhe que está muito enganado... Tenho uma alma tão grande quanto a sua e um coração tão forte quanto o seu! E, tivesse-me Deus dotado dalguma beleza e de muito dinheiro, e pode ter a certeza de que o senhor teria tanta dificuldade em deixar-me como eu tenho em deixá-lo neste momento. Não lhe estou a falar com a linguagem dos costumes, das convenções nem sequer da carne mortal... É o meu espírito a dirigir-se ao seu espírito, como se ambos já tivéssemos pela sepultura e nos encontrássemos agora aos pés de Deus, como iguais que somos!"

Helô 22/01/2024

Jane Eyre surpreende de imediato, apesar de se tratar de um clássico, a escrita não é tão rebuscada, o que torna a leitura leve.

Charlotte apresenta a história de Jane Eyre, menina que fica órfã muito cedo e fica aos cuidados da tia, que a maltrata imensamente. Impetuosa e questionadora, não se conforma com seu destino e continua com seu ímpeto desbravador mesmo quando é enviada a uma escola para órfãs onde sofre privações, inclusive de alimentos.

Jane cresce e torna-se educadora em uma casa de família, do Sr Rochester, local onde encerra um segredo.

No desenrolar da história encontramos uma personagem forte, carismática, muito à frente de seu tempo, o que faz com que o leitor simpatize e conecte de imediato. A narrativa em primeira pessoa imprime uma proximidade com o leitor, como se estivéssemos entre amigos.

Me incomodou um pouco o detalhamento de cenários e não consegui gostar do então Sr Rochester.

Inevitável também comparar com o livro da irmã, Emily, em "O Morro dos Ventos Uivantes", que ao meu ver conseguiu trazer muito mais emoção a sua história do que conseguiu Charlotte.

Um livro bom, não consideraria como extraordinário, mas que vale a pena para os amantes de romance e/ou aqueles que tenham vontade de iniciar pelos clássicos mundiais.

suedmattos 22/01/2024

Narrativa bem construída
Jane Eyre, clássico escrito por Charlotte Brontë, foi publicado em 1987, em Londres. O livro é escrito em primeira pessoa e por este motivo, torna-se uma autobiografia da vida de Jane Eyre, personagem principal que nomeia o livro.
Jane é uma garota sofrida, que perde os pais ainda muito nova, é criada pelo tios e após a morte dele, passa a ser odiada e vista como um peso. A partir dali, a vida de Jane é só tristeza. Vai para Lowood, sofre. Vai para Thornhill, sofre.
É uma personagem forte, feminista (guardadas proporções), mas ainda assim aquele feminismo tímido que quer florecer na protagonista.
Charlotte Brontë consegue prender o leitor a cada capítulo em um livro completamente cheio de reviravoltas e profundidade a cerca dos personagens, principalmente o Sr. Rochester que é o mocinho da história.
Diferentemente de outros mocinhos, Charlotte nos apresenta uma pessoa real, com problemas, defeitos, caráter duvidoso e acaba encontrando em Jane a solução para seus problemas. Arrisco a dizer que ele não a amava, mas gostava da posse e da segurança em saber que poderia controlá-la.
Jane teve uma oportunidade de mudar sua vida, após riqueza, mas não a quis. Como uma espécie de karma, preferiu continuar submissa, do que ela chamava de amor, por Rochester.
Tentando não ser anacrônica, mas o relacionamento de Jane e Rochester tem muitas camadas e está longe de ser uma história de amor e com final feliz.

jessy :)) 22/01/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluida e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

Natalia.Tamaio 20/01/2024

Uma heroína admirável e que dá orgulho...
?Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens. Necessitam de exercício para suas faculdades e espaço para os seus esforços, assim como seus irmãos; sofrem com uma restrição rígida demais, com uma estagnação absoluta demais, exatamente como sofreriam os homens.? (Jane Eyre)
Ah Jane Eyre... que delícia foi te conhecer! Como é bom pegar um clássico que, só por ter esse título, você já pensa que vai ser mais chato, ter palavras rebuscadas, mas aí ser surpreendida completamente e positivamente! Foi assim Jane Eyre pra mim, e se tornou meu clássico favorito da vida (não que eu tenha lido muitos, mas, até agora ele é o dono do título! Hehe).
Podemos dizer que a história é um romance de formação ? ou seja, acompanha a protagonista Jane Eyre desde criança até seus 20 anos. Jane é órfã de pais e acaba sendo criada por seus tios, porém o tio (que é realmente o parente de sangue, irmão da mãe) faleceu e a tia a cria muito mal, quase sentindo-se obrigada a isso. Então acompanhamos Jane enquanto ela cresce em um lar sem amor e como vai formando sua personalidade, características e visão de mundo. E já adianto: Jane Eyre é INCRÍVEL. Impossível não admirá-la. Acredito que o que mais me chamou a atenção foi isso: como Jane conseguiu formar uma personalidade ilibada, com fortes valores e autoconfiança para se posicionar e não se diminuir diante do mundo, apesar de todos os percalços que ela passou. Há uma situação específica que ela vivencia por alguns anos que a ajuda nisso, nessa formação de seu caráter, mas não conto aqui por já ser spoiler de um acontecimento da história.
Eu AMEI a história de Jane, dei 5 estrelas e achei a escrita impecável... apesar de ter mais de 500 páginas, Charlotte Brontë soube escrever um livro fluído e fácil de ler, sem palavras rebuscadas como os clássicos de antigamente... parece até que o livro foi escrito ontem! A gente ?escorrega? pela história com muita facilidade e vai passando as páginas com rapidez. E, claro, surge uma paixão na vida de Jane, imersa em meio a mistérios e segredos estranhos, e a gente fica até a última página torcendo por ela... Simplesmente maravilhoso!

Ana Ceci 20/01/2024

Um clássico atemporal!
Para quem não sabe muito bem do que se trata essa história (assim como eu antes de começar a lê-la), digo que o mais importante é imaginar uma mocinha órfã no século XIX tentando sobreviver à crueldade do mundo à sua volta. Some a isso sua integridade, coragem e busca por um lugar no mundo e você terá a maravilhosa narrativa de Jane Eyre!

Confesso que demorei bastante para ler esse livro, mas não porque a história é chata, nem perto disso, apenas acredito que pela intensidade dos acontecimentos com Jane.

Desde o começo, quando acompanhamos Jane criança, já há momentos especialmente emocionantes e, conforme a garota cresce, amadurece e se desenvolve, muitas coisas mudam o rumo de sua vida. Enfim, fui absorvendo o máximo que consegui dessa leitura e lendo aos pouquinhos.

Por ser uma história com traços autobiográficos de Charlotte Brontë (sim, a irmã de Emily, de O Morro dos Ventos Uivantes!), considero a escrita e a leitura ainda mais tocantes! Sem contar que esse romance trabalha questões como desigualdade social e igualdade de gênero. Inclusive, adorei os inúmeros diálogos incríveis e falas de uma mocinha empoderada! Jane foi incrível!

Uma das partes que mais gostei envolve todo o drama com o Sr. Rochester, um senhor que mudará sua vida…mas aí é melhor ler para descobrir!

Por fim, o final não podia deixar de ser comovente e fechar com chave de ouro a história dessa personagem que não quero nunca esquecer!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/