Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Elifas 27/10/2020

Fantástico
Qud obra maravilhosa. A construção das personagens foi feita de forma primorosa. Vou escrever uma análise mais detalhada em breve.

Micaasantos 16/01/2021

Encatada
Primeiro livro com mais de 600 páginas que leio. Pelo menos para mim o ritmo de leitura foi rápido por mais que em um momento da história eu tenha dado uma pausa. Nas primeiras 200 páginas foca-se na infância e adolescência de Jane onde já podemos perceber que desde pequena não tinha muitas pessoas em quem confiar e mesmo sendo manipulada encontrava uma força interior para enfrentar seus medos e expressar seus sentimentos, essa força cresce junto com a personagem e ela aproveita isso para descobrir o que quer e quem realmente é. Após a metade do livro vemos ela já adulta e se tornando professora na escola interna onde estudava, logo se muda para uma casa para exercer a tarefa de governanta da pequena Adèle e onde conhece o Sr. Rochester, proprietário da casa, responsável pela criança, homem sério e orgulhoso que por algum tempo não revelou sua real personalidade mas se encantava cada vez mais pela protagonista. Quando Jane acha que está encontrando rumo em sua vida se vê mais desolada do que nunca e situações desesperadas exigem medidas desesperadas. Ela encontra um próprio rumo para seguir e é surpreendida várias vezes depois com muitas revelações. Ao fim do livro tudo encontra seu rumo de uma forma maravilhosa.
Thais.Sermoud 16/01/2021minha estante
Quando o livro é bom lê que nem sente

Paty 23/01/2022

Jane Austen com um toque gótico!!
Sinceramente não achei que fosse gostar tanto desse livro!! Mas além da leitura ser fluída, a personagem principal - nossa querida Jane Eyre - é maravilhosa em sua personalidade e princípios.
Apesar de faltar o toque de ironia que dá o tom dos livros de Austen, temos aqui uma mistura ideal de romance de época com uma pitada do gótico característico das irmãs Brontë!! Perfeito ??

Vinder 03/10/2022

Um clássico que fica por alguns dias na nossa cabeça. Escrito de forma brilhante, durante a era vitoriana, conhecemos a história de Jane Eyre; mulher forte, insubmissa e determinada.

Paula A. C. 27/08/2020

Uma protagonista poderosa
De órfã maltratada pela tia a mulher independente e segura de si. Essa é a jornada de Jane Eyre, uma jovem determinada que não se deixa abater pelas dificuldades e muito menos pelos costumes de seu tempo. Jane valoriza a independência acima de tudo, motivo pelo qual rejeita propostas, recusa romances e só se permite amar quando sente que a relação será estabelecida em termos de igualdade. Recomendo muitíssimo a leitura, principalmente para quem estiver em busca de uma protagonista poderosa e empoderada.

Jeane Tertuliano 06/02/2023

Que pérola!
Jane Eyre é, certamente, um dos melhores romances que li! A personagem principal, que nomeia essa obra, nos apresenta sua autobiografia emocionante, cheia de altos e baixos, nos agraciando com sua personalidade genuinamente peculiar. Aqui, podemos ver a condição da mulher de sua época (Charlotte Brontë), e o quanto já era visada a igualdade entre os gêneros. Recomendo a leitura!

@michelleoalmeida 29/06/2020

Jane nós mostra que independente do que as pessoas nos desejam e passe o tempo que passar aquela vontade do início sempre prevalece e que devemos seguir esse destino independentemente das circunstâncias.

Rebecca.Lucena 16/07/2021

Quase desisti...
Clássico é clássico, né? Mas quase desisti do livro. É tanto sofrimento que quase larguei no início da história. Porém, recomendo a leitura pelo menos uma vez na vida. Um romance de formação, um clássico da era vitoriana e com um pezinho no gótico, é uma narrativa que influencia até hoje os romances que vemos por aí. Mas saiba: talvez você desista de lê-lo até o fim, é um livro que não foi feito para todos os gostos e tem muitas reviravoltas. Mereceu 4 estrelas por ser MUITO bem escrito e tem descrições impressionantes.

Danilo646 09/11/2020

E? realmente uma obra digna dos elogios que recebe
Esse foi o primeiro romance publicado pela autora em 1847, ainda que ja? tivesse escrito ?O Professor? que foi rejeitado pelas editoras e viria a ser publicado postumamente em 1857.

Jane Eyre conta a histo?ria de uma jovem o?rfa? que na sua infa?ncia e? cuidada com desprezo por parentes, e durante sua jornada precisa lutar pela sua sobrevive?ncia sem o respaldo de dinheiro, fami?lia ou privile?gio de classe.

Quando crianc?a, Jane Eyre sofre sob a guarda de sua tia rica, a Sra. Reed, e seus primos que a desprezam e a agridem. Depois passa pelo regime opressivo da escola Lowood, para onde e? enviada por sua tia.

Ja? um pouco mais velha e sendo uma jovem governanta em Thornfield Hall, lida com as barreiras sociais que atravessam o seu amor pelo Sr. Rochester, um personagem tipicamente byroniano com quem forjou uma profunda ligac?a?o enquanto cuidava de sua filha ilegi?tima.

Mas ainda que fosse uma questa?o para e?poca, a classe social na?o e? uma preocupac?a?o para esses dois personagens, e sim, a principal barreira a? essa unia?o e? fato do Sr. Rochester ja? ter uma esposa, ainda que a mesma seja uma figura obscura aos olhos do leitor.

Jane Eyre e? uma personagem de espi?rito independente, cri?tica em suas questo?es e sendo assim considerada rebelde com suas opinio?es frente as injustic?as e hipocrisias de sua e?poca.

Diferente de muitos romances deste peri?odo, a heroi?na na?o possui uma beleza fi?sica nota?vel, e segundo as palavras da pro?pria Charlotte Bronte?: ?Vou criar uma heroi?na ta?o obscura quanto eu mesma?.
O romance levanta diversas questo?es sobre a sufocante posic?a?o das mulheres do se?culo XIX.

E? realmente uma obra digna dos elogios que recebe. Um cla?ssico romance de formac?a?o, com elementos go?ticos e uma poderosa protagonista.
Jane Eyre foi minha primeira leitura de 2020, um livro espetacular.
Recomendadi?ssimo!
Aline Moura 09/11/2020minha estante
Eu amo esse livro! Das melhores leituras que fiz na vida. Comprei a edição da Editora Martin Claret e qd chegou eu até chorei.

Nathy 04/05/2022

Favoritado pra vida!!
Um livro que me surpreendeu e me arrebatou como nenhum outro! Fiquei chocada com a atualidade e modernidade de um livro de 1847.

Jane Eyre ficou órfã logo cedo em sua vida, sendo colocada aos maus cuidados de sua tia, até que ela não aguentasse mais e a mandasse para uma escola bem longe dali. Em Lowood Jane começa a entender o que quer pra si mesma, a criar vínculos e a pensar no futuro. Ao sair de lá já adulta, consegue um trabalho como governanta em Thornfield Hall. Em sua nova casa, começa a experienciar novos sentimentos e sensações, até mesmo o amor. Mas segredos, suspenses e mistérios rodam a casa e a vida de seus moradores, podendo destruir tudo aquilo que Jane Eyre quer e deseja.

Gente. QUE! LIVRO! Desde o começo fiquei muito presa na história e a narrativa se desenrola rapidamente, mostrando o crescimento de Jane, seus desafios e vivências. Jane Eyre é aquela personagem que você consegue se conectar em vários níveis. Uma das melhores protagonistas já escritas no universo!

O livro inteiro tem uma pegada super atual, a autora traz assuntos como o lugar das mulheres, questões de gênero e muita crítica social. Tudo isso mascarado com tons góticos e humorísticos. Fiquei supresa de mais com a genialidade da Charlotte Brontë!

Não parando por aí, a autora traz várias cenas que te arrancam gargalhadas, que você nunca pensaria que veria num livro clássico! E até momentos de lágrimas e sofrimento junto com nossa protagonista. Mesmo tendo muitas páginas, em nenhum momento eu me cansei da narrativa.

Indico de mais pra qualquer pessoa (hahahahahahaha) já que se tornou um dos meus favoritos da vida!!!
É uma leitura ótima pra quem gosta de clássicos, de romances e de protagonistas fortes!

Marcia @belaspaginas 30/04/2021

"Eu não sou nenhum pássaro; e nenhuma rede me aprisiona: eu sou um ser humano livre, com uma vontade independente."

Jane Eyre é uma personagem bem a frente do seu tempo, persistente e corajosa para defender seus princípios, em uma época em que todas as mulheres são sustentadas por homens ela desde cedo busca sua independência, uma história cheia de reviravoltas, um romance forte e profundo, com lindas lições de perdão, amor e respeito ao próximo, sentimento que se não tiver cuidado vai se perdendo durante as dificuldades que encontramos no meio dessa loucura chamada vida.
Jane é tão consciente, tão sincera e obeservadora a tudo a sua volta, encantadora de menina a mulher. Eu amepre vou terminar esse livro com lágrimas nos olhos. ?

"Eu me importo comigo mesma. E quanto mais solitária, sem amigos e sem sustento, mais eu me respeito."

"Pensa que só porque sou pobre, obscura, sem atrativos e pequena, não tenho alma nem coração? Eu tenho tanta alma e tanto coração quanto você.?

taisa r 17/01/2022

Sim, vale muito a pena!
Já fazia um bom tempo que desejava fazer essa leitura, mas confesso que dava um frio na barriga pensar que poderia não gostar de uma obra tão comentada e elogiada.
De início posso dizer que a escrita de Charlotte Brontë é fluida e cativante, nas primeiras páginas a gente já deseja acolher Jane Eyre e protege-la .
Conforme Jane Eyre vai crescendo e a historia vai enriquecendo, percebe-se muito dos costumes da época e a postura da própria Charlotte. Ela é uma nata defensora das mulheres, da educação, de valores morais e religiosos. Mas faz isso com uma maestria na escrita que deixa nossa mente " degustando" a história por um bom tempo.
Para as românticas, posso dizer que tem final feliz sim, mas acima de tudo tem experiência de auto conhecimento.

Raissa 01/07/2021

Amei desde o primeiro capítulo
Antes de ler estava bem receosa achando que seria uma leitura dificil por ser um livro de 1840, mas nossa, como me surpreendi. É daquelas histórias que te cativa, que faz imaginar tudo aquilo acontecendo com você. O que falar da Jane? Que mulher! Que inspiração! É uma história que nos mostra como a vida é difícil, mas sempre há calmaria em meio ao caos.

JAQUEAMOLIVROS0 06/11/2020minha estante
Estou lendo no momento já estou em 70% do livro, e confesso que também não gostei do senhor Rochester kkkkkk

lorestairs 06/11/2020minha estante
Ufa! Ainda bem que não fui a única KKKKKKKKKKKKKKK