Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Pamela.Pereira 02/09/2020

Melhor leitura da vida A charlotte me conquistou
Melhor leitura da vida, com certeza esse è um livro que me modificou como ser humano, pela narrativa sensível, pela personalidade autentica, espirituosa e pela coragem da Jane Eyre. A forma como ela enfrentou as intempéries da vida, me tocaram e me inspiraram a desejar ser uma pessoa melhro, mais parecida com ela, mais forte e decidida como ela. E considerar a època em que tudo se passou só faz com que eu admire e venere mais essa fada.

Tutucinha 16/01/2022

Sobre dependência e independência
Jane é o tipo de protagonista que me envolve muito: decidida e racional. Ela quer, ela faz, desde que acha que é o certo. Dados momentos, foi necessário força para que travasse batalhas entre razão e emoção, moral e sentimento. E assim eu me conectei com ela.

Jane desde cedo percebeu como o mundo pode ser cruel quando você não é favorecida de alguns atributos sociais como a fortuna, beleza ou títulos. Ela é como um pássaro dentro de uma gaiola com a trava solta. Sempre pôde voar revoltada e não olhar para trás, mas optou sabiamente por meditar, observar o entorno sem julgar, distinguindo sempre o certo do errado.

É uma mulher que desde a infância teve seus sentimentos negligenciados e que anseia por uma emoção maior. Acredito que por isso tenha, tão bem, se encaixado as exigências de Rochester. Ambos são opostos que se completaram se uma maneira que fez ambos crescerem. O karma e a recompensa, a dependência, e o amor incondicional são abundantes nessa relação. Eu, com meu entendimento de hoje, por vezes me revoltei com essa relação e por vezes me diverti muito. No entanto, já alerto àqueles que querem ler só por romance. Vale lembrar que é uma história sobre a formação da Jane.

Foi uma história que eu nem tenho muitas palavras pra descrever. Acho que ainda não processei, talvez? Ou então, porque eu demorei pra ler, não senti com tanto fervor as emoções avassaladoras desmoronar em sobre mim quando fechei a capa. Mas, o que eu posso dizer é que essa foi uma leitura muito boa. Jane, com sua história trágica e desenvolvimento recluso, porém com anseio de independência, fez com que eu me apaixonasse mais ainda por obras do século XIX. Essa é, com certeza, uma leitura que eu indico

Karol 29/05/2020

Memorável
Que leitura, meus amigos. Impossível não submergir ao mar de emoções que esta obra desperta. Charlotte Bronte, entrega-nos uma narrativa de imensa delicadeza e fortes agouros impetuosamente enfrentados pelo amor romântico de dois corações.
"tenho alguma coisa no coração e na mente, no sangue e nos nervos, que me liga espiritualmente a ele".
LuizaSH 30/05/2020minha estante
esse livro é maravilhoso!

maduxz 05/02/2023

Resisti durante todo o processo.
Não tenho palavras para falar dessa obra de arte. É um clássico atemporal.
quando vi, não conseguia mais largar, queria a companhia de Jane Eyre em todos os momentos.
Livro lindo.

?Em sua presença eu me sentia completamente viva, e ele vivia em mim.?

taisa r 17/01/2022

Sim, vale muito a pena!
Já fazia um bom tempo que desejava fazer essa leitura, mas confesso que dava um frio na barriga pensar que poderia não gostar de uma obra tão comentada e elogiada.
De início posso dizer que a escrita de Charlotte Brontë é fluida e cativante, nas primeiras páginas a gente já deseja acolher Jane Eyre e protege-la .
Conforme Jane Eyre vai crescendo e a historia vai enriquecendo, percebe-se muito dos costumes da época e a postura da própria Charlotte. Ela é uma nata defensora das mulheres, da educação, de valores morais e religiosos. Mas faz isso com uma maestria na escrita que deixa nossa mente " degustando" a história por um bom tempo.
Para as românticas, posso dizer que tem final feliz sim, mas acima de tudo tem experiência de auto conhecimento.

mundinfeysand 17/01/2021

Satisfatório.
Foi uma leitura mais leve e gostosa do que eu imaginava ser possível. Ouso dizer sem dúvidas que a respeito de escrita de época, Charlotte Brontë é agora minha escritora favorita. A narrativa em primeira e única pessoa foi o que mais me agradou, em determinados momentos eu não quis largar o livro pra ir dormir, de tão prazeroso que foi. Não tenho outros elogios além destes, gostei muito da história em si, e tô feliz demais por ter feito essa leitura.

ana 18/03/2022

Simplesmente perfeito!!! achei q não ia gostar muito pelo fato de ser uma bíblia, 600 páginas?, e que é um clássico, mas não!
Me apaixonei, acho q esse é o melhor clássico q eu ja li. Não achei enrolado, como muitos dizem, fiquei entretida do começo ao fim! E além de tudo a escrita é muito boa, e não achei complicada.

Jéssica 29/05/2020

Que livro! Amei cada página, leitura muito fácil e rápida, a cada capítulo lido mais eu queria ler! Com certeza meu favorito

JAQUEAMOLIVROS0 06/11/2020minha estante
Estou lendo no momento já estou em 70% do livro, e confesso que também não gostei do senhor Rochester kkkkkk

lorestairs 06/11/2020minha estante
Ufa! Ainda bem que não fui a única KKKKKKKKKKKKKKK

Bru 01/08/2021

"Eu sempre prefiro ser feliz do que digna".
Senhoras e senhores, QUE LIVRO! Charlotte Brontë traz na sua narrativa tudo que se pode desejar: um romance de tirar o fôlego, elementos de mistério e terror, personagens carismáticos e complexos; e uma protagonista extremamente icônica e a frente de seu tempo.

Jane Eyre é uma inspiração, e por muitas vezes senti como se fosse sua amiga íntima. As lições aprendidas com esse livro vão sempre me acompanhar.

Edu Carvalho 19/06/2020

Clássico perfeito!
Daqueles livros que você pode ler com a certeza de que não haverá arrependimentos. A construção da personagem Jane Eyre é feite com maestria, quando pensamos que a personagem irá se corromper, ela ressurge com mais força e nos mostra que ela não é simplesmente uma personagem, mas sim, um ser, que pensa, que sente e que vive.
Leitura arrebatadora do início ao fim. Super indico a leitura. Pode assustar pelo tamanho, porém, vale muito a pena!
rebeccavs 19/06/2020minha estante
Charlotte Brontë criou um livro inesquecível. Infelizmente, "Jane Eyre" não é tão conhecido como "O morro dos ventos uivantes", de Emily Brontë, irmã de Charlotte.

Edu Carvalho 19/06/2020minha estante
Eu pretendo ler esse da Emily logo rsrs Eu nunca tinha ouvido falar de Jane Eyre, e foi um dos melhores livros que já li!

rebeccavs 19/06/2020minha estante
Eu ouvi falar através de um spoiler (no final, era um equívoco, felizmente) e o li só depois de anos. Espero que a leitura de Emily seja proveitosa pra ti!

Edu Carvalho 20/06/2020minha estante
Obrigado??

andreza236 03/02/2022

Uma protagonista e tanto
Jane Eyre é uma moça muito inteligente, forte e bondosa. Sua narração é muito bonita, e me fez sentir muito carinho por ela, pois a considero muito querida. Não darei 5 estrelas ao livro por não ter gostado muito do romance. O Rochester não me inspirou muita simpatia. Entretanto, é uma boa história, que não fica parada em apenas um local. Um bom clássico, com uma escrita não maçante, apesar de muito detalhista.

Maria12511 22/04/2021

?É muito melhor suportar pacientemente uma dor que ninguém mais sente além de você do que cometer uma ação precipitada cujas consequências vão se estender para todos aqueles que estão ligados a você.?

Evaldo7 30/01/2021

"Não sou um pássaro e nem fui presa em uma armadilha. Sou um Ser humano livre, com minha vontade independente"
DLL21: CLÁSSICO.

Este é um livro que merece ser lido por todos para compreender certas nuances da vida.

Brontee nos apresenta nesse Calhamaço a vida e a história de Jane Eyre. Uma jovem órfã que conhecemos aos 09 anos e acompanhamos até a sua fase adulta.

Sendo um livro muito bem escrito, rico em detalhes e uma leitura que, no início fluía de uma maneira muito rápida e prazerosa. O que me incomodou, foi as longas falas do senhor Rochester, principalmente quando decidia explicar alguma coisa a Jane. Eram falam melosas, cheias de firulas e cansativas. Era preciso muita persistência para finalizar os momentos em que ele aparecia.

O livro é de 1837, e é preciso levar isso em conta ao analisar seu conteúdo, uma vez que nessa época as mulheres eram criadas com o destino de se casarem e constituírem uma família. E é aí que Jane Eyre se torna um livro tão interessante. Uma protagonista que, invariavelmente, acabava por encontrar outras formas de enfrentar os fatos que o destino lhe apresenta.

Trata-se de uma história de superação, determinação e de não aceitar menos daquilo que se acredita merecer. Ainda assim, o final da história nos revela traços da cultura e comportamento em relação às mulheres da sua época.