Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Eliza.Beth 21/03/2021

Jane: uma mulher independente
Cara, não sei nem o que dizer. Esse livro me fez um bem danado, li muito mais rápido do que eu pretendia.
A história me envolveu muito, gostei de quase todas as personagens.

E o que falar de Jane? Longe de ser um ser humano perfeito, ela precisou passar por muitos desafios para que desenvolvesse a si mesma e as pessoas ao ser redor.

O livro tem vários núcleos, por onde ela vai passando e cada um teve algo para ensiná-la e ela, ensinar a nós.

Cada resposta que ela dava fora do padrão esperado pela sociedade, eu morria de rir para depois morrer de admiração por ela.

Não foi nada fácil me despedir dessa história, de minha amiga Jane, meu amigo Rochester, mas aí está a beleza da literatura, eles sempre estarão a uma estante de distância ????????
Carolina.Gomes 21/03/2021minha estante
Esse livro tocou minha alma. É fácil entender como ele atravessou gerações sendo favorito de muita gente boa. Jane Eyre é pura inspiração!

Natália Carolina 21/03/2021minha estante
Esse livro é uma potência! Estou relendo pelo prazer de estar com Jane, uma ótima cia

Eliza.Beth 21/03/2021minha estante
????????
É muito bom compartilhar esse amor pelos livros

Thamiris.Treigher 23/03/2024

Apaixonada estou ??
Completamente arrebatada por Jane Eyre! (Essas irmãs Brontë são simplesmente geniais, fora da curva, ainda mais para a época em que - pouco - viveram!).

Esse é um romance de formação em que acompanhamos a vida da órfã Jane Eyre, que vive com uma tia e alguns primos. Uma criança que sofre abusos, maus-tratos e bullying de todas as formas já na infância.

Depois de ser expulsa de 'casa', vai para o Instituto Lowood, onde começa como aluna, termina como professora e conhece pela primeira vez o significado da amizade e do luto.

Após sair de Lowood, Jane consegue um emprego como governanta em Thornfield Hall, onde será responsável pela educação de Adele, uma criança francesa. Porém, seu excêntrico chefe, Sr. Rochester, vai mudar completamente sua vida.

Ambos se apaixonam, mas, como nada é fácil, muito menos na vida de Jane Eyre, os segredos que envolvem o passado de Sr. Rochester e as paredes de Thornfield Hall ameaçam esse amor.

E impossível resumir aqui todos os acontecimentos dessa história e, sobretudo, a magnitude dessa obra. Jane convive desde cedo com a solidão, a exclusão e a rejeição. Ela não sabe o que é ter um parente, um amigo. Não sabe o que é pertencer a uma família, a um lugar. Não sabe o que é ser importante e amada. E, apesar de todas as intempéries que vive, seus valores, seu bom coração e sua alma elevada são inabaláveis, e isso chega a emocionar! Ela se vê obrigada, em dado momento, a fazer uma dura jornada pela descoberta de si mesma - o que gera novas surpresas em sua vida!

Como alguém pode ser tão firmemente boa diante de tanta tristeza? Jane, mais do que ninguém, é uma mulher que merece ser feliz!

Ela não é uma heroína abençoada pela beleza, riqueza, boas vestes ou charme; mas pelas qualidades da inteligência, da sinceridade, do altruísmo, da razão, da sensibilidade e de uma moral inquebrantável - o que muitas vezes nos revolta como leitor! ?

Uma história completamente inesquecível, envolvente e apaixonante! O final agrada a uns e desagrada a outros. Eu, particularmente, amei! ??
Carolina.Gomes 24/03/2024minha estante
Tb amei o final. ??

Thamiris.Treigher 25/03/2024minha estante
É maravilhoso!

pl.tai 26/11/2022

Me surpreendi positivamente, porque faz alusões e referências de modo muito inteligente, principalmente à Bíblia (sabe-se que Charlotte era bastante religiosa).

O romance é narrado em primeira pessoa, então é aquela história: narrador não confiável. Mas eu acredito cegamente em Jane! A personagem é extremamente cativante, não por ser perfeita (porque ela está longe de ser), mas por gerar momentos de identificação com o leitor.

Só que eu criei uma expectativa muito grande em cima de personagens que não foram exploradas. Primeiro Helen, a amiga de Jane no reformatório, por ser extremamente centrada e chamar a atenção do leitor para refletir sobre si mesmo, sobre suas próprias atitudes; depois Bertha, que eu jurava que seria mais abordada, embora eu entenda que exista um paralelo entre as personalidades dela e de Jane, e que esse é o ponto a ser considerado no livro. MAS EU QUERIA MAIS DESSE SUSPENSE/TERROR GOSTOSO.

O final é uma das coisas mais desconfortáveis que eu já li, no bom sentido (sim, tem como).

"Jane Eyre" é mesmo sensacional, mas se eu tivesse que escolher (eu sempre comparo, não tem jeito), ainda ficaria com o INCRÍVEL "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily.

coffeandbook 24/01/2023

jane eyre que sofreu mais que a juliette.
"Ninguém sabe quantas rebeliões, além de políticas, fermentam no íntimo das pessoas que vivem nesse mundo."
livro GENIAL, escrita GENIAL, um verdadeiro clássico que quero levar pra vida toda.

Bia 15/12/2020

Jane Eyre, obrigada por tanto!
Jane, definitivamente não é uma mocinha esperando para ser salva, tão comum em muitos romances.
Jane é uma personagem forte e resiliente, que não se deixa abater por tantas injustiças e sofrimentos que permeiam seu caminho.
Jane nunca desiste. Ela não aceita menos do que acredita merecer. E isso é o grande triunfo dessa obra, que mesmo já tendo mais de um século e meio de sua primeira publicação, apresenta até hoje traços extremamente marcantes de feminismo e emancipação da mulher. Jane não deixa seus ideais de lado quando se apaixona. Ela mantém seus princípios e assim alcança seus objetivos e maiores sonhos. Um livro que é uma lição, com certeza.
Se tornou um dos favoritos da vida, Jane e Mr. Rochester estarão para sempre em meu coração.

psraissafreire 02/01/2022

Jane Eyre, Jane Eyre...
?? "Era minha vez de assumir o controle. Meus poderes estavam em ação, e preponderantes." ??

Oi, gente! Primeira resenha de 2022 do último livro de 2021. Eu disse que postaria no dia 31/12, mas é que realmente minha cabeça estava cheia de coisas e não tive o tempo e disposição para escrever e recomendar esse livro tão maravilhoso.

Jane Eyre é uma mulher que dispõe aos leitores sua autobiografia, uma história cheia de reviravoltas. Desde pequena sofredora de abusos da tia e sua família, é mandada para um internato e a partir dali começa a descobrir sua vocação. Após tudo isso, sua vida começa a ter mistérios e revelações cada vez mais interessantes, até à última página.

Ler esse livro foi uma ótima última experiência de 2021; na verdade eu pretendia lê-lo apenas este ano, mas a edição chegou em casa mais cedo (Zahar mais uma vez arrasando) e eu não consegui escapar da ansiedade. Foi só abrir o livro, desbravar o primeiro capítulo e eu já sabia... Não conseguiria largar até chegar ao final.

A jornada da Jane é IN-CRÍ-VEL! A cada parágrafo, página, capítulo mostrava-se ser um romance de formação especial e - além disso - de superação. A força da protagonista é super evidente; a maneira como ela se impõe às pressões da sociedade; sua visão futurista sobre o papel da mulher. Tudo isso forma "Jane Eyre".

Um ponto importante a ser discutido (e que eu me senti um pouco confusa ao ver outras opiniões) é o romance. Muitas pessoas acham ele totalmente problemático, e eu realmente achei o mesmo no começo. Os aspectos góticos da história trazem ações muito "???" para a trama, e eu realmente fiquei assustada no começo. Porém com o decorrer das decisões da própria Jane, eu percebi que tudo foi escolha dela; ela nunca foi forçada a nada, e os mistérios por trás de Thornfield só reforçam bastante a essência do romance vitoriano. Enfim, um misto de sentimentos!

Jane Eyre, você é um exemplo de força. Depois de tudo que passou, manteve-se forte e firme em todos os seus princípios. Cada palavra, ação, pensamento... Repreendeu tudo aquilo que você desejava pela suas ideologias. Queria ser que nem você.

E Charlotte... obrigada! ??

?? "? Jane não é uma jovem fraca como vocês pensam ? ele dizia. ? Pode suportar uma ventania na montanha, ou a chuva, ou alguns flocos de neve, tão bem quanto qualquer um de nós. Sua constituição é forte e flexível, mais adequada para tolerar o mau tempo do que muitas mais robustas." ??
mmonyeiro 02/01/2022minha estante
EU AMO!!!!?

psraissafreire 02/01/2022minha estante
AMAMOS ???

mariana458 03/01/2022minha estante
nossa, que resenha linda!!! descreveu tudo que faz o livro ser tão especial???

psraissafreire 03/01/2022minha estante
OBRIGADA, MARIII ???

Giovanna 22/10/2020

Maravilhoso.
Nem sei o que dizer sobre essa obra prima. Foi uma leitura que de início achei um pouco arrastada mas foi evoluindo conforme a vida da Jane Eyre foi tomando forma e mudando.

Fique impactada com a fibra da personagem, seus ideais, sua garra e resiliência, principalmente sua gana de querer ser uma mulher independente em um século em que isso era tão difícil, senão impossível. E olha que ela passou por poucas e boas.

Quando achei que o livro não poderia me surpreender mais, a história dava uma guinada brusca e me prendia novamente, rs. Lágrimas foram derramadas (coisa difícil de se conseguir em um livro de romance), indignações foram sentidas, raiva, descrença, mas também o amor, a razão, a perseverança, a fé é muitas surpresas.

Gostei muito dos personagens secundários, mesmo confessando que não fui muito com a cara do Sr. Rochester. Mas o importante é que no final ele conseguiu se redimir comigo, rs.

Jane Eyre e principalmente, Charlotte Brontë, obrigada pela lição e pela inspiração.
Dessa 28/10/2020minha estante
TB me senti assim. Custei a acostumar por causa do português rebuscado e muito descritivo, características da época, mas a Jane me surpreendeu. Ela foi uma personagem muito além do seu tempo, embora ela tenha vivido nos moldes da época. Sr Rochester me passou raiva TB, mas no fim, fiz as pazes com ele. Fico pensando na Charlotte, que escreveu essa história e com certeza, deve ter colocado um pouco de si na personagem. E só tenho a agradecer.

Evy 13/02/2021

Fantástico!
Jane Eyre é fantástico. Uma narrativa que cativa desde as primeiras páginas e que te engole ao longo da leitura a ponto de você não conseguir mais parar. Uma proeza que começo a achar, é de família, já que Emily Brönte teve o mesmo efeito sobre mim com o amado Morro dos Ventos Uivantes. Jane Eyre, é um romance de formação que acompanha a jornada da protagonista Jane ao longo de sua vida. Uma autobiografia, escrita em primeira pessoa e que traz vários elementos da literatura gótica na ambientação, nas construções e nos acontecimentos misteriosos que acompanham a trama do livro.

A história de Jane Eyre é certamente incomum, outra proeza de família pelo visto, e bastante revolucionária desde o início já que Jane contraria os costumes da época nos quais as mulheres tinham como propósito absoluto casar com um homem de bens para ter uma vida tranquila. Jane é órfã e desde criança, quando se vê maltratada pela tia e primos, se rebela exigindo ir para um orfanato onde também se vê controlada e passando por dificuldades relacionadas aos ditames da sociedade. Cansada de estar à mercê da vontade de todos, decide trabalhar e ser dona de seu próprio destino. Acaba sendo preceptora de uma garota numa propriedade chamada Thornfield Hall, onde é super bem recebida e sente que encontra um lar pela primeira vez em sua vida. Nesta propriedade conhece seu patrão, Sr. Rochester, com quem desenvolve uma amizade que enreda ao amor e testemunha acontecimentos estranhíssimos que culminarão na descoberta de um segredo que selará seu destino.

Jane se mostra ao longo das páginas uma personagem consciente de que merece mais do que é imposto às mulheres da época e que se opõe a desempenhar um papel preestabelecido pela sociedade. Ela passa por privações terríveis, é tratada como um ser sem valor, não é bonita, não é rica e não tem a quem recorrer além dela mesma e ainda assim se recusa a galgar um lugar na sociedade através do casamento. Esses pontos, por si só, foram suficientes pra que eu a admirasse, mas, além disso, a forma como Charlotte escreve o livro falando diretamente com o leitor em vários momentos, é um recurso literário fantástico que nos faz sentir como se estivéssemos próximo da protagonista e é impossível não se afeiçoar a ela e torcer para que tenha sucesso em suas aspirações.

E muito embora, no fim, depois de tantas reviravoltas e altos e baixos, ela tenha se casado, me decepcionando um certo tanto, isso foi feito por livre escolha e sem a menor necessidade de salvação, já que sua vida já estava estabelecida e tranquila por seus próprios esforços e méritos. Não há como negar a genialidade da autora ao conhecer essa narrativa poderosa e essa história incomum e tão bem delineada. São tantas passagens que deveriam ser destacadas que essa resenha ficaria gigantesca, mas não posso deixar ela terminar sem uma das citações que me fizeram colocar esse livro dentro dos meus favoritos da vida:

“Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens. Necessitam de exercício para suas faculdades e espaço para os seus esforços, assim como seus irmãos; sofrem com uma restrição rígida demais, com uma estagnação absoluta demais, exatamente como sofreriam os homens. E é uma estreiteza de visão por parte de seus companheiros mais privilegiados dizer que elas deveriam se confinar a preparar pudim e tricotar meias, a tocar piano e bordar bolsas. É insensato condená-las ou rir delas se buscam fazer mais ou aprender mais do que o costume determinou necessário ao seu sexo”.

Simplesmente sensacional. Recomendo muitíssimo a leitura!

Fernando 05/06/2020

Uma jornada emocionante
A escrita de Charlotte Brontë é tão cativante e carregada de emoção que rapidamente eu vi me apegado a Jane como se ela fosse de fato uma figura real e próxima a mim. O clima que o livro consegue passar é impressionante, os elementos góticos que os ambientes da história evocam, e a forma como a natureza é cuidadosamente descrita ajudaram a criar um quadro completo da história. E as críticas sociais genialmente aplicadas por Brontë em quase todo o livro impressionam pela sua contemporaneidade, evidenciando o quanto a obra era a frente do seu próprio tempo. Os capítulos finais são de tirar o folego, com um desfecho que fez meus olhos se encherem de lágrimas.
Leitura e . 05/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Idriane 12/04/2020

Simplesmente o melhor romance que já li. Devorei o livro em poucos dias. Fiquei surpresa com a história, porque nunca me senti atraída pelo título. A cada página me encantava mais e mais a história. A força, coragem e determinação da personagem me fazia vibrar a cada página. Após concluir a leitura, fui assistir a série da BBC que foi bem fiel ao livro, mas deixo claro a todos, que a excelente produção da BBC não conseguiu trazer toda a essência desse maravilhoso romance. Simplesmente lindo S2

MARYNHA 18/12/2022

EDIÇÃO BROCHURA DE COLEÇÃO
A RESENHA AQUI É RESUMIDA, A ORIGINAL ESTÁ NA EDIÇÃO COM CAPA LILÁS
ESTA EDIÇÃO É DE BROCHURA, LINDISSIMA, CAPA PARECE SEDA.

Bem, pra começar este livro se tornou um top 10 da minha lista de FAVORITOS DA VIDA e é o único que fez desejar tem uma coleção, sim, tenho uma mini coleção de edições dele. Todos lindíssimos claro kkk. MAS já chegou ao meu limite, estão todos os 10 aqui no skoob. E um gibi escrito em 1953.

VOU DAR UM RESUMO SEM SPOILERS
JANE EYRE É SOBRE SOBREVIVÊNCIA DE UMA CRIANÇA, MOÇA E MULHER: JANE EYRE É SOBRE RESILIENCIA. É SOBRE VALORES, TENTAÇÃO, NÃO IMPORTA O TAMANHO DO AMBIENTE OU QUANTIDADE DE PESSOAS, é revelado TUDO que é necessário sobre PESSOAS JUSTAS E INJUSTAS. JANE EYRE é sobre IMPOSIÇÃO DE FÉ , será QUE ELA ACEITA ? e termina com este questionamento; Sobre qual alicerce ( valores) você construiu sua casa ( VIDA) ?

LIDO EM LEITURA COLETIVA, É ÓTIMO DE LER, NÃO TENHAM RECEIO

site: @livroscit @miniarte21 @taisa.goi.f @fabriciaricarte

MARTA CARVALHO 26/06/2021

Meu primeiro contato com a escrita de Charlotte Brontë me deixou impactada. Que livro! Me envolvi totalmente com a história, o que me despertou várias emoções.

Quis o destino que, ficando órfã ainda pequena, Jane Eyre caísse nos "cuidados" da família do seu tio materno que, após falecer a deixa sob a tutela da esposa que a considera um fardo e ao convívio dos primos que a desprezam e maltratam. Aos 10 anos é mandada para o internato onde continua vivendo desventuras num ambiente insalubre, ainda assim, sobrevive até seus 18 anos e onde, por sua dedicação e inteligência, tornou-se professora, mas seu espírito jovem e inquieto a fazem procurar outros rumos para sua vida. Ela então consegue trabalho de preceptora na mansão Thornfield Hall, onde, inicialmente, trava amizade com seu patrão a quem, com o passar do tempo, dirige seu afeto e admiração. O Sr. Rochester, um homem frio, sério e enigmático se rende aos encantos de Jane e acaba lhe pedindo em casamento, mas seus segredos, ao virem à tona, afastam a pobre órfã que abre mão do amor em prol dos seus princípios e mais uma vez sai em busca de outros rumos para sua vida. A jovem passa por várias provações e dificuldades, mas sua fé inabalável a recompensa e ao ser incitada a mais um destino diferente do que já está se habituando, escuta um chamado do passado que a leva a um final emocionante.

A autora tem uma escrita envolvente e instigante, e mesmo com seu vocabulário não usual atualmente, em nada dificultam sua leitura e compreensão (no meu ponto de vista é enriquecedor). A obra é um clássico da literatura inglesa e nos presenteia com uma personagem de uma força descomunal, cheia de ensinamentos. Ao concluir, fiquei curiosa em conhecer outras obras da autora e com certeza entrou para o rol de livro preferido.
kleris aqui, @amocadotexto no ig 26/06/2021minha estante
Preferido da vida ?

Samara 28/06/2021minha estante
Li dela o Villette e amei, ansiosa por esse.

MARTA CARVALHO 28/06/2021minha estante
Esse foi meu primeiro contato com a escrita dela, mas quero ler outros, já comprei "O professor" ??

Paulinha 16/11/2022

Meu novo favorito!
Ah, que livro maravilhoso!
Charlotte Brontë é minha nova autora favorita!
A edição da Zahar deixa a leitura muita mais imersiva, é como estar lá com a Charlotte escrevendo cada página.
Jane Eyre é uma heroína forte, que conseguiu se tornar uma excelente pessoa, mesmo com tantas adversidades. Dá para perceber que tem muito da Charlotte nela, as notas de rodapé ajudam e muito a entender isso.
Tudo no livro é intrigante, até as notas às edições anteriores escritas pela própria Charlotte, que críticas à sociedade e à igreja esta mulher faz! Que infelizmente, ainda se encaixam atualmente.
Recomendo demais essa leitura.
Bender 16/11/2022minha estante
Parabéns! É um clássico. Recomendo agora, caso ainda não tenha lido, O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë

Paulinha 16/11/2022minha estante
Está na minha lista! Ainda não li. Obrigada pela dica.

Douglas.Bonin 15/11/2022

Protagonista forte, sociedade questionável e colonialismo
Em 2022 tenho diminuído o ritmo de leitura, é algo pessoal, mas sinceramente não vejo motivos para querer maratonar outros 50 livros em um ano.

Deixando este aspecto de lado, Jane Eyre é a melhor leitura deste ano. Um ótimo livro que nos leva a um período histórico tão distante.
Lola 15/11/2022minha estante
Considere com carinho ler Vasto Mar de Sargaços ??

Douglas.Bonin 15/11/2022minha estante
Anotado! Aparenta ser muito bom!

Anne (Taylor's Version) 19/09/2022

Confesso que tinha um pouco de receio de ler. Não sou acostumada com clássicos e esse livro foge muito da minha área de conforto, mas me agradei muito com a leitura!