Star Wars: Herdeiro do Império

Star Wars: Herdeiro do Império Timothy Zahn

Resenhas - Herdeiros do Império

Dada 18/11/2020

Bom livro
Pena que é do universo Legends, seria uma ótima sequência, apesar de meio parado e confuso no início.

Andrezinn 10/11/2022

Thrawn é o Herdeiro do Império
Em ?Herdeiro do Império?, livro que se passa 5 anos após a destruição da estrela da morte do Episódio VI (O retorno de Jedi), acompanhamos a frágil República tentando se consolidar na galáxia enquanto combate os vestígios de um Império que Palpatine e Vader deixaram? e Thrawn herdou. A derrota do império não sinalizou seu fim, e a Aliança Rebelde, iludida pela vitória, esqueceu o quão terrível e ameaçadora as forças imperiais poderiam ser, principalmente se lideradas por um Grão-Almirante humanoide de pele azulada e olhos vermelhos vivos, conhecido como Thrawn.

Numa narrativa praticamente cinematográfica - muitas vezes, ao desenrolar da leitura, ouvimos as vozes emblemáticas de nossos atores e da épica trilha sonora de John Williams tocando -, Timothy Zahn consegue entregar tudo que um fã de Star Wars precisava numa continuação mais que digna para a trilogia original, mantendo a originalidade dos personagens já criados por George Lucas e trazendo novos personagens extremamente carismáticos e cativantes.

Luke tem uma herança de deveres e responsabilidades da extinta ordem jedi e um treinamento pela frente sem auxílio de outro mestre jedi; Leia têm gêmeos vindo, um enorme trabalho político na reconstrução de uma galáxia, e uma iniciação jedi que não começa nunca; e Han espera pela vinda de seus dois filhos, se envolvendo cada vez mais na política da República e ajudando sua esposa, Leia. Chewie e Lando também não são esquecidos, cumprindo papéis muito importantes ao longo da história. Quanto aos novos personagens, destacam-se Mara Jade, uma mulher que tem um passado misterioso e uma lealdade duvidosa, Talon Karrde, um contrabandista em ascensão, Joorus C?Baoth, um autoproclamado Mestre Jedi, os Noghri, uma nova espécie de guerreiros leais ao império, Capitão Palleon, comandante do destróier imperial Quimera, e o grão-almirante Thrawn, líder dos remanescentes do Império.

Como vilão, Thrawn acaba por ser o mais emblemático de todos os novos personagens. Um líder do império sem acesso a força, pode parecer nada intimidador, mas ele demonstra ser ainda mais perigoso que seu antigo soberano. Um estrategista nato, admirador de arte -de onde ele retira inspirações de seus planos mirabolantes contra outras espécies - e ambicioso. Diferente dos outros vilões de Star Wars, ele é movido pela lógica e pela razão, não pela raiva, ego, vingança ou orgulho. E isso o deixa como destaque em meio, não só dos livros, como de todo o Universo de Star Wars. Como o próprio Zahn disse: ?Um escritor precisa tornar seus vilões inteligentes e competentes. Não é divertido, e não é um desafio, para os heróis saírem de problemas sem suar a respeito primeiro.? Thrawn se preocupa com suas tropas, usando-as apenas quando necessário, evitando perdas desnecessárias, sendo uma verdadeira pedra no sapato da Nova República.

Porém, apesar de toda a genialidade do Timothy Zahn, introduzindo novas espécies fascinantes, planetas e expandindo ainda mais o Universo com sua genialidade, a trama acaba sendo um pouco rasa e cheia de coincidências; o que por um lado é justificável, já que o livro é o primeiro da trilogia e acaba servindo como uma introdução da mesma. Tem muito mais para falar do livro, mas entraria em spoilers dele. No mais, se você quer matar a saudade dos nossos queridos personagens da triologia original, sentir a nostalgia de vê-los juntos e enfrentando empecilhos, se deparar com incríveis novos personagens e adentrar cada vez mais nos planetas, espécies e na maravilhosa fábula espacial de Star Wars, ?Herdeiro do Império? é um prato cheio.

" Muitas vezes Palleon havia se perguntado como a Batalha de Endor teria terminado se Thrawn, e não Vader, estivesse no comando da Executor."

"Thrawn não era somente um soldado, como tantos outros com os quais Pellaeon havia servido. Ele era um verdadeiro guerreiro, que mantinha os olhos voltados para o objetivo final, e não para sua glória pessoal."

" É o padrão de toda a vida seguir em frente."

" Então estou sozinho, ele disse a si mesmo. Eu sou o último dos jedi. Ele pareceu ouvir a voz de Ben, fraca e indistinta, como se de uma grande distância: - Não o último dos antigos jedi, Luke. O primeiro dos novos..."

"Todos os homens querem poder. E quanto mais têm, mais querem."

Lices 18/01/2021

Um bom início
O Herdeiro do Império é o primeiro livro da trilogia Thrawn, porém não é o melhor, novamente o início começa pacato e só depois de uns dez ou quinze capítulos a coisa começa a ficar realmente interessante.
Não é o melhor da trilogia, porém entrega o que precisa e é uma leitura divertida.

Matheus Alves Carmo 19/08/2020

Sem palavras, obrigatório para os fãs de SW
Como todo amante da cultura pop, sempre tive contato com Star Wars, mesmo antes de assistir pra valer. Quando finalmente assisti, me apaixonei pelo universo e pelos personagens, mas uma coisa só consegui fazer esse ano (mais especificamente, no começo do isolamento): me aprofundar no universo expandido.
Eu sabia que existiam histórias e mais histórias dentro do Universo de SW, mas tudo me parecia tão confuso, que nunca realmente me aprofundei nele. Quando decidi começar, vi que a animação Clone Wars era uma das mais aclamadas e comecei por ela, me apaixonando ainda mais pelo universo Star Wars. Comecei a pesquisar, e encontrei conteúdos que ajudavam a compreender melhor o Universo expandido (um belo achado foi o canal Northon Domingues). Foi quando entendi o que era o selo 'Legends', presente em vários materiais.
Basicamente, Legends são as histórias do universo expandido antes da compra de SW pela Disney, sendo literalmente 'lendas' que poderiam, ou não, ser reais. E a partir de então, a Disney passou a criar um novo universo expandido, referido apenas como o 'Cânon oficial', que só admitia naquele momento os 6 primeiros filmes e a animação Clone Wars.
Nesse primeiro momento preferi focar em conhecer o Cânone, pois me pareceu mais fácil dese familiarizar, pois tem bem menos história se comparado ao Legends, que apesar de aclamado pelos fãs de longa data, tinha muito material, o que acabava por gerar algumas inconsistências, que são teoricamente menores no Cânone por estarem sobre um controle criativo mais centrado. Digo teoricamente, pois ainda assim a Disney conseguiu errar com SW.
De qualquer forma, me aprofundei bastante no Cânone, que tem histórias boas nos quadrinhos e nas novas séries, mas ainda vi um pouco do Legends através de vídeos, e sempre gostei bastante.

E, bom, depois de uma introdução estupidamente longa, vamos à resenha em si (que certamente será menor que a introdução).

Apesar de não ter odiado por completo a nova trilogia, ler esse livro me fez entender de vez os fãs. Essa é uma continuação incrível pra Star Wars.
Desde o clima da trilogia clássica que conseguimos sentir ao ler, até às referências, os personagens novos, tudo é magnífico. Claro, eles não poderiam adaptar fielmente, não com os mesmos atores, mas ver Leia Jedi, seus filhos (os quais já sei como serão, por conhecer um pouco do Legends), Mara Jade (que também sei quem se torna), Luke se aprofundando nos caminhos Jedi... Seria épico!
O vilão é um primor à parte, também sempre ouvia falarem bem, mas me pegou de surpresa. Sei que ele agora tem uma versão Cânone, e espero que faça jus a essa versão. Toda a sua aura emana conhecimento, ainda que o escritor acabe roubando as vezes, fazendo ele tirar conclusões rápidas demais com pistas de menos, apenas para mostrar como ele é muito superior. Mas no restante, é um ótimo personagem, e deve dar trabalho.
Mara Jade também é uma ótima personagem, realmente fiquei com vontade de me aprofundar em Legends e a conhecer melhor. Tem uma ótima evolução no livro, e deve se tornar uma personagem ainda melhor.
Luke parece realmente o Luke que conhecíamos, não o de Last Jedi. É inocente, angustiado, mas com um grande coração. É triste vê-lo sem rumo, tentando encontrar o caminho Jedi, ou alguém que o ajude, mas é um personagem extremamente amável.
Leia foi uma personagem que amei demais, foi muito bom ver ela se tornando uma Jedi, ao mesmo tempo que constrói a nova república, ao mesmo tempo que está grávida... Essas responsabilidades que a cercam, evoluem bastante a personagem e mostram bastante sua força, senti falta de mais capítulos com ela no livro.
Han é outro personagem amável, um coração mole que finge ser durão. É o Han que amamos, ainda mais desarmado por seu amor por Leia, um ex fora da lei que agora constrói a Nova República.
Lando tem uma participação ótima também, nos faz gostar mais ainda dele.
Chewie aparece pouco também, é um personagem ótimo que merecia mais atenção.
R2 e 3PO tem participações pontuais, como fã, claro que queria mais dos droids.
Temos outros ótimos personagens que não me lembrarei aqui, mas não lembro de nenhum que não funcionou.
Ver a Nova República se construir, enquanto o império é quem está por baixo agora é uma dinâmica muito legal também. Os jogos de poder dentro da própria república, possíveis traições, dificuldades diplomáticas, um clima que particularmente me lembrou bastante de Clone Wars.
Foi estranho ler a história e as vezes me confundir o que era Cânone e o que era Legends, Quando eles falavam do passado. Em relação à escrita, é uma escrita ótima e naquele estilo em que 50 páginas se passam voando.
Temos muitos conceitos interessantes no livro, como os Noghri e os ysalamiri, e muitas coisas a serem exploradas, o que me faz querer mergulhar de vez no Legends. Ou melhor, querer que de alguma forma, essa parte fosse Cânone. De qualquer forma, o livro é incrível, e um prato cheio pra qualquer fã de Star Wars.

Que a força esteja com você!

Marcos Pinto 26/01/2015

De tirar o fôlego
Não posso dizer que Herdeiro do Império foi uma surpresa para mim porque minhas expectativas sobre o livro eram altíssimas. Como fã dos filmes, só me restou devorar o livro freneticamente. E o resultado não poderia ser outro: amei. E tem mais: a obra ainda conseguiu superar minhas expectativas em todos os aspectos. Tem coisa melhor?

Para quem já assistiu aos filmes, o início do livro é bem familiar. A rebelião contra o Império está mais forte do que nunca e, cada vez mais, planetas se unem à Nova República. Essa tenta reavivar os ideais do passado, transformando a democracia novamente na base do sistema de poder.
Leia e Luke são peças importantíssimas na estruturação da Nova República, assim como Han. Eles fazem de tudo um pouco, trazendo o sucesso para a volta da democracia. Porém, é claro, isso não agrada nada ao Império que tentará, de todas as formas, subjugar os rebeldes revolucionários.

Governos e planetas inteiros são importantes, 3PO. Mas, no final das contas, eles são simplesmente compostos de pessoas (p. 35).

Thrawn é a principal peça do Império na tentativa de derrubar os rebeldes. A bordo do destroier estelar Quimera, ele usará o seu vasto conhecimento para surpreender e causar o pavor aos planetas aliados à República. Depois de um período de latência, a guerra parece que voltará ainda mais forte.

Como é possível perceber, o livro começa onde os filmes pararam, dando início a um universo expandido e uma possível realidade após o último filme. Essa sensação de continuidade, aliada ao reencontro de personagens marcantes, faz a leitura ser visionária e nostálgica, misturando o melhor dos dois.

Por falar em personagens marcantes, Zahn conseguiu capturar com perfeição a essência dos participantes do filme e também criar novos personagens que tinham a cara da série. O autor fez do livro algo como continuar uma velha e forte amizade, dando um tempero a mais. E isso, sem dúvidas, foi incrível.

Luke não esperou para ver o que exatamente o borrifo fazia. A manobra lhe havia concedido talvez meio segundo de confusão, e ele não podia se dar ao luxo de desperdiçar nenhum segundo (p. 101).

Eu poderia escrever por diversos parágrafos como cada personagem foi descrito bem e como são convincentes, porém, não o farei. Não de todos, pelo menos, até por questão de espaço. Mas darei as devidas honras ao autor por reproduzir de maneira tão perfeita dois dos integrantes mais incríveis desse universo: C-3PO e R2-D2. Esses dois robozinhos queridos me ganharam novamente com suas loucuras e aventuras. Confesso que foi bom até mesmo ouvir novamente as besteiras do 3PO.

Todo esse clima especial não para no conteúdo do livro, mas alcança também a sua diagramação. Ela está bela e confortável, proporcionando uma excelente leitura. As páginas são grossas e amareladas; sem contar que algumas são negras e repletas de pontos brancos, representando o universo. Um verdadeiro espetáculo à parte.

Diante desse clima de nostalgia e novidade, é impossível não adorar Herdeiro do Império. Os fãs vão amar, sem dúvida. Quem ainda não conhece a saga vai se render. Esse livro é mais do que uma aposta, é a certeza de uma boa leitura. Você não pode deixar de conferir.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/04/herdeiro-do-imperio.html

crazyviruss 27/02/2024

Hm
é um livro bem político e me irritou um pouco kkk
mas sei que vai melhorar no próximo pq esse foi só uma introdução.

Acervo do Leitor 18/08/2016

Uma aventura digna de Star Wars!
Um dos grandes trunfos do Herdeiro do Império é a manutenção das características de seus personagens, os fãs de Star Wars irão se deliciar com a retomada dos seus heróis exatamente como eles são apresentados nos filmes. Timothy Zahn absorveu muito bem a personalidade de Luke, Leia, Han, Chewbacca, 3PO, R2, entre outros para a construção desta nova trama.

Outro ponto muito positivo é a apresentação do grande antagonista do livro. O Grão-almirante Thrawn é um gênio militar que estava trabalhando em outras frentes no momento da queda do Imperador, e agora retorna a vanguarda do Império liderando seus militares visando a queda e destruição da Nova República. Frio e extremamente calculista, Thrawn não apenas planeja suas ações, mas tem como característica antecipar os movimentos dos adversários.

Além destes personagens ainda temos outros que ganham destaque ao decorrer do livro, o enigmático Cbaoth, o contrabandista Talon Kardee e sua misteriosa parceira Mara Jade são os destaques neste ponto, Jade inclusive tem uma obsessão feroz por um dos heróis da Nova República.

Com um início um pouco lento, usado peremptoriamente para situar novos e antigos personagens no cenário atual da Galáxia. Timothy Zahn vai desenvolvendo uma trama com muita qualidade ao longo de todo o Livro, sua escrita é por deveras acessível e muita tranquila, fisgando o leitor a cada virada de página. E o final atende muito bem a todas as expectativas com batalhas a nível Star Wars.

Para os fãs de Star Wars este é um livro mais que obrigatório, para todos aqueles que nunca assistiram os filmes, recomendo que assistam primeiro a trilogia clássica antes de iniciar a leitura.

Lembrando que este livro possui o selo Legends, ou seja, suas histórias podem ou não fazer parte do Universo cânone de Star Wars, porém afirmo que isto não diminui em absolutamente nada a qualidade da obra.

site: www.acervodoleitor.blogspot.com.br

Cosmonauta 07/03/2022

Todos os homens querem poder
"Muitas vezes Pellaeon havia se perguntado como a Batalha de Endor teria terminado se Thrawn, e não Vader, estivesse no comando do Executor."

"Todos os homens querem poder. E quanto mais têm, mais querem."

Tradução de Fábio Fernandes

Um problema: como as raças alienígenas não são descritas com detalhes, é de ajuda ter o Google Imagens aberto.

Bru 17/07/2020

Continuando Star Wars
Herdeiro do Império cumpre bem o seu papel que na minha cabeça seria dar ao fã aquele gostinho de quero mais.
A história é interessante e ter vários pontos de vista distribuídos melhora ainda mais a experiência.
Os personagens novos são carismáticos e cativantes, o que me atiçou a curiosidade para saber mais sobre eles.
O livro é recheado de ação e pra mim, nos momentos certos. Não achei exagerado, achei na medida. Não só as batalhas e perseguições, mas também as intrigas políticas que me lembraram muito os episódios I, II, III.
O único ponto negativo pra mim é o grão almirante Thrawn. O seu papel como vilão é bem explorado, porém ele é torna um gênio e simplesmente descobre todos os passos dos protagonistas sem ao menos ter pistas ! Parece que ele tira todas as informações das vozes da própria cabeça. E isso me irritou demais! Ele não é onisciente, ele está na maior parte do livro a bordo de sua nave , longe dos principais acontecimentos mas mesmo assim sabe exatamente os passos e planos que foram executados por seus inimigos.
Tirando isso o livro é ótimo! Acho que os fãs de Star Wars vão se divertir bastante com essa leitura, recomendo.

Luke 02/10/2021

Esperava mais!
Pontos negativos:

-Uma trama que muitas vezes facilita acontecimentos, coincidências, deduções e estratégias militares equivocadas para destacar à genialidade do almirante Thrawn e do nosso trio (Luke, Leia e Han).

-Não conseguir reconhecer Luke e Han da trilogia original. Não sentir a personalidade e nem a maturidade (ou falta dela) de ambos.

-Diálogos um pouco robóticos, quase mecânicos, palavras e formas de falar que quase se repetem por toda trama, e isso causa outro problema, personagens secundários, e as vezes até os principais, que se parecem.

-Difícil construção mental dos ambientes e das cenas de conflito pela descrição, que não são o forte do escritor.

-Alguns momentos e capítulos que só prolongam a trama, deixando a leitura um pouco cansativa nessas partes.

-Final decepcionante: (ZONA DE SPOILER) a trama toda Thrawn diz elaborar e realizar um ataque, que pelas palavras dele é "o início da vitória contra a Nova República", aí o capítulo final é desse grande ataque, que na realidade não é tão grande assim, mas a estratégia finalmente é lógico, boa e empolgante, mas aí nossos heróis, literalmente com simples dígitos, acabam com toda a ameaça e Thrawn recua dizendo que tudo bem perder aquela oportunidade... Tomar [*****].

-Thrawn as vezes é mt soberbo com umas deduções tiradas do [*****] e Mara Jade, é uma ótima personagem, mas tem momentos que ela é tão birrenta e infantil que você pega abuso.

-Toda a explicação do passado da Mara é forçada pra cacete, vou nem entrar em detalhes...

-Joruus C'baoth é uma idéia ruim em vários sentidos e o personagem é um saco, ainda bem q ele some na metade do livro.

Incrivelmente tem pontos positivos:

-Leia aprendendo e usando a força e o sabre de luz, é bom dms, é uma das poucas personagens que eu reconheço dos filmes originais e noto uma evolução, já que se passam 5 anos desde o fim do episódio 6... As melhores partes do livro são com ela! Obs: ela está grávida de gêmeos ?.

-Thrawn e Mara, mesmo com seus pontos negativos, são bons personagens.

-Kashyyyk é foda, melhor planeta e espécie que lá habita.

-A leitura é fluido, boa parte das vezes.

-Os Noghri são bons inimigos, espero que certas coisas pontuadas no final do primeiro livro não se concretizem ao longo da trilogia.

-Os acontecimentos em Myrkr poderiam ser melhores, mas ainda sim são bons, principalmente a parte da floresta, os Ysalamiri's e os Vornskr'as.

-Toda a trama de Nkllon é boa e inventiva.

Considerações: até a metade do livro eu tava gostando, mas dps disso começou a ficar difícil aceitar certas coisas, porém a fácil leitura, alguns momentos legais e ideias inventivas ajudaram com que eu não abandonasse o livro de vez, e claro, se não fosse star wars, eu já teria abandonado. O pessoal que já leu diz q o segundo e o terceiro são os melhores. Não sei quando vou voltar a ler essa trilogia, mas voltarei, darei uma nova chance...

LucasLira 12/11/2015

Você sente que é a continuação dos filmes mesmo
Bom, longe de mim tentar resumir o livro, tendo em vista as inúmeras resenhas e sinopses presentes na internet. O que vou deixar aqui é minha opinião como leitor assíduo e fã, desde criança, de Star Wars.

O livro é fantástico. Timothy consegue capturar a essência dos filmes da clássica trilogia, assim como as peculiaridades dos personagens da saga. Isso quer dizer que para quem viu os filmes, vai ler as paginas pensando: "Nossa, realmente Luke, Han ou Leia fariam isso!". E mais, irão ler as falas pensando em suas vozes, imaginarão as cenas de batalha e ficarão ansiosos pelo desenrolar da história.
Outra coisa que chama a atenção tanto nos fãs da saga como nos jovens "padawan's" que começarem a ler e embarcar nesse esplendido universo é: O gênio militar, Grão Almirante Thrawn. Um líder imperial frio, audacioso, calculista e misterioso, que nos prende a atenção ao mesmo tempo em que nos fascina pela sua inteligencia.
A história é muito bem construída, apesar do inicio um pouco devagar. Com o desenrolar, nos prende cada vez mais.
Apesar de a Disney não considerar tais obras primas como a de Timothy parte do cânone oficial, não é por isso que ela deixará de ter um lugar muito especial na história de Star Wars para mim. Essa resenha reflete o que eu, como fã, penso. Espero que gostem assim como eu...

Rafa Castro 29/06/2020

Universo expandido!
"Quando você entende a arte de uma espécie, você entende toda a espécie".

/ /

Para quem, assim como eu, ama o universo de Star Wars e seus icônicos personagens, esse livro é um prato cheio. Nele, acompanhamos Luke, Léia, Han Solo e Chewie, em mais uma aventura pelo espaço. Os acontecimentos desse livro se passam após o filme "O Retorno de Jedi" e foram considerados parte oficial do Cânone de Star Wars, fazendo parte do universo criado por George Lucas.

/ /

Com os já conhecidos personagens de sempre e mais um vilão excepcional, a resistência da nova república se vê em mais uma série de jogadas políticas contra o Império. Darth Vader se foi, mas deixou seu legado e surge um novo vilão ardiloso, inteligente e um exímio estrategista: Thrawn. Com Han e Léia no meio de uma série de missões diplomáticas e Luke em busca de algum outro jedi remanescente, as aventuras presentes nesse livro nos empolgam, apesar de seu conteúdo altamente político (sem jamais deixar a ação de lado).

/ /

Um livro para ser devorado na velocidade da luz e que nos deixa ansiosos pelo próximo volume dessa trilogia.

Thay @incentivando_a_leitura 12/02/2020

Se engana quem acha que o império acabou com o imperador ou até mesmo com Darth Vader. Em Star Wars- Herdeiro do império, o primeiro livro da trilogia Thrawn se passa cinco anos após a destruição da estrela da morte. Han, Leia, Luke e os droides enfrentam uma nova ameaça.
Thrawn, gênio militar, meticuloso, forte e inteligente, parece sempre estar um passo a frente deles.
Leia, a nova aprendiz Jedi é perseguida e o grupo toma uma decisão de que por hora ela teria que se esconder.