Star Wars: Herdeiro do Império

Star Wars: Herdeiro do Império Timothy Zahn

Resenhas - Herdeiros do Império

Clio0 14/06/2021

Um dos primeiros livros do universo expandido de Star Wars, feito na época em que o título ainda podia ser traduzido como Guerra nas Estrelas, antes da segunda (episódios 1 a 3) e da terceira (episódios 7 a 9) trilogia.

Ao ler esse volume fica óbvio de onde veio a inspiração para O Despertar da Força, mas infelizmente, os filmes tomaram outra guinada. Se tivessem continuado por essa via, provavelmente teriam produzido algo mais bem feito.

Não que a trilogia Thrawn de Timothy Zhan seja um primor de originalidade e escrita. De fato, ela é uma sequência direta dos filmes originais e, portanto, mantém o clima e a abordagem que conquistou fãs do mundo inteiro.

A história é simples: algum tempo após a derrota de Lorde Vader e do imperador Palpatine, a Nova República começa a reunir os planetas aliados, reconstruindo o aparato burocrático e as rotas comerciais. Porém, os remanescentes do Império, liderados pelo Grande Almirante Thrawn - um dos poucos alienígenas alçados para altos cargos pelo imperador - ressurge para impedir esses planos.

Thrawn difere da maioria dos vilões desse universo por ser um estrategista. Não sendo usuário da Força, é um personagem que a vê como um instrumento, não como uma doutrina.

Han, Leia, Luke, Lando e todos os outros estão presentes. Suas narrativas lembram muito O Império Contra-Ataca, com seus contrabandistas, traições, politicagem e reviravoltas.

O estilo de escrita de Zahn é suave, quase minimalista, semelhante a um roteiro de filme. É uma boa aventura, só que se apoia firmemente nos fãs mais antigos - um neófito talvez não consiga acompanhar a história.

Lunardi 11/12/2014

Algo que não pode faltar para os fãs
O livro conta o que se sucedeu ao último filme da série Star Wars, como a Rebelião militar está se desenvolvendo para chegar na Nova República. Ou seja, só quem viu os filmes da saga vai entender o contexto dos acontecimentos e dos conflitos no livro, não adianta comprar o livro de alegre sem ter visto a história original. Digo isso com ênfase pois além de ter continuidade cronológica (trazendo à tona os grandes acontecimentos dos longas metragens) a história está recheada de pequenos detalhes que dão a impressão de estarmos LENDO um filme da saga.
Isso realmente me surpreendeu, pois eu esperava um livro spin-off com enredo mediano em que os personagens só tivessem os nomes dos atores icônicos.
Qualquer fã de Star Wars precisa ler este livro. É quase uma leitura obrigatória devido à continuidade que ela traz ao universo da saga. É um filme no papel de tão perfeita que é a ambientação e o enredo, com o bônus de ter um novo 'vilão' que de longe é o mais fodão que eu já vi em narrativas do gênero (e que dá nome à trilogia).
Minhas outras observações vão em relação à edição: Um papel mais grosso que o normal, agradável para passar as páginas durante a leitura; Passagens de capítulos com motivos de espaço com uma nave; Uma capa esplêndida; e um prólogo muito legal.

Mari 18/01/2022

Eu lembro que quando a Disney comprou Star Wars, uma das reclamações de fãs que eu mais vi foi por eles terem feito essa trilogia deixar de ser canon. Se a qualidade desse livro for mantida nos outros, eu entendo agora o porquê.

Maciel 04/04/2021

O PRIMEIRO VOLUME DA CONSAGRADA TRILOGIA THRAWN. Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações.
Gabyz.z 04/04/2021minha estante
Tenho esse livro faz tempo, nunca tentei ler. É realmente bom? Medo de ser massante e contar história q eu já vi nos filmes

Vanessa.Mello 10/09/2021

Eu tentei
Esse foi um livro que tentei ler umas duas vezes, mas, ainda assim, não consegui passar dos primeiros capítulos logo no início. Não consegui me envolver com a história, a narrativa não me pegou, sabe? Sinceramente, achei bem chato, mas pelo menos eu tentei.

Kamis 21/07/2021

O livro tem potencial, acho muito difícil ter as magia completa dos filmes. Alguns diálogos são massante, personagens mal construído mas estou empolgada para a continuação.

Yngrid 11/01/2023

Ótimo
Herdeiro do império é tudo aqui que o Despertar da força deveria ter sido. Como o primeiro livro de uma trilogia, ele apresenta personagens já conhecidos pelo público geral, e os desenvolvem após o término do episódio Vl de Star Wars. Quem nunca leu nada da saga e tem interesse em lê, é imprescindível assistir pelo menos a trilogia clássica para iniciar a leitura desses livros. Ele faz o seu papel muito bem como a 1° história de uma trilogia, a única coisa que me incomodou foram as ideias e estratégias de certos personagens completamente patéticas devido as experiências que eles carregam em suas funções , mas fora isso é um ótimo livro principalmente para quem quer ler uma boa continuação de Star Wars.

Fabs 03/07/2021

Um bom início mas esperava mais
Comecei a leitura com expectativas muito altas (erro em grande parte meu) e pra ser sincero não foi nem um pouco como eu esperava.

O livro traz uma aventura muito divertida e grande parte dos elementos importantes da narrativa são muito bem construídos. A história começa bem parada e até um pouco chata, com interações que beiram (e muitas vezes chegam) ao brega, mas apesar disso ao chegar no meio do livro ele se torna mais divertido com muitos bons momentos. As transições entre os pontos se vista são muito boas e em grande parte das vezes passam a mesma energia dos filmes da trilogia original e da prequel.

O que mais me incomodou em alguns momentos foram as motivações um pouco não criveis dos personagens e algumas relações que pareceram forçadas, mecânicas demais e pouco realistas até mesmo dentro da história principalmente do Thrawn e do Joruus C'baoth.

Não foi exatamente o começo que eu esperava mas ainda estou com altas expectativas pros próximos livros.

Rafah 05/09/2020

A verdadeira continuação de Star Wars
A história se passa 5 anos após a Vitória dos Rebeldes contra o Império.
É bem interessante ver o Han e a Leia como um verdadeiro casal, como ambos cresceram, ela, inclusive, tendo treinamento Jedi.

Este livro EXALA Star Wars, tem basicamente todas as características dos filmes clássicos, o que não é totalmente bom, pois O ritmo continua o mesmo o que deixou a leitura um pouco massante, pelo menos pra mim. Mas todo o restante compensa.

O Vilão é bem diferente dos usuais, um militar de fato, sem envolvimento com os Siths, um estrategista inabalável. Ainda há um conflito na força, porém muito mais discrero e cheio de incertezas.

Não é canônico, mas só este primeiro livro me agradou mais que a nova trilogia de filmes.

Daironne 07/06/2020

Impressões sobre a leitura de Star Wars: Herdeiro do Império
5 anos após a morte do imperador, a Nova República ainda busca a consolidação e o Império tenta se erguer sob a batuta de um Grão Almirante remanescente. Retomamos então as histórias de Luke, Léia e Solo, em sequência aos eventos do Episódio VI dos filmes da saga Star Wars.

O autor consegue verdadeiramente capturar o espírito dos personagens dos filmes, lhes dando uma sequência fiel às suas personalidades e uma trama digna, com o mesmo sentimento da primeira trilogia. O vilão apresentado é ótimo e alguma forçação de barra em suas deduções não perturba o bom enredo.

Leitura obrigatória para fãs da franquia. Considero essa a verdadeira continuação dos primeiros filmes (e superior a eles, sem sua trama cheia de furos, mas ainda com muitas de suas falhas características, hehehe), bem melhor que os filmes da trilogia prequela e infinitamente superior a trilogia sequela. O suprassumo de Star Wars ainda é James Luceno e seu Darth Plagueis.

Vanildo 28/03/2021

Star Wars: Trilogia Thrawn vol. 1 (O Herdeiro do Império)
Pra quem é fã da saga Star Wars este é o primeiro livro escrito sobre o universo expandido. O Herdeiro do Império (livro 1 da trilogia Thrawn) se passa 5 anos após os acontecimentos finais do ?Episódio VI - O Retorno de Jedi? e mostra uma Nova República ainda frágil e um Império tentando retomar o poder.
Os personagens clássicos (Luke, Leia, Han Solo, Chewbacca, C-3PO e R2-D2) são jogados na nova aventura em meio a novos personagens e tramas que fazem o leitor mergulhar fundo no livro e até desejar que uma adaptação pro cinema tivesse sido feita.

Andy 02/11/2021

Meio sem palavras pra descrever o que eu sinto depois de ler esse livro, achei interessante, gostei do Thrawn como todo mundo, achei o final foi meio enrolado mas foi de boa, gostei mais de Kenobi por ter uma vibe mais suave que esse (sim eu sei que são autores diferentes), mas vamos ver o que vai ser do próximo, tenho altas expectativas.

Ruffo 30/06/2021

Nice !
O livro é otimo, bem escrito - lembrando que é o 1 da trilogia -, o final te deixa curioso, e com gás de ler os próximos volumes.

brina !! 26/04/2021

Herdeiro do Império responde a uma grande pergunta, como a nova república planejava se erguer e recuperar os danos causados pelo império? Como criar um novo governo praticamente do zero enquanto luta com simpatizantes do antigo? Detalhado e bem escrito, essencial para todo fã de SW.