A Casa do Penhasco

Agatha Christie

Resenhas - A Casa do Penhasco

Aline Teodosio @leituras.da.aline 18/01/2019

Fui tapeada... De novo.
O famigerado detetive Hercule Poirot decide enfim curtir a sua aposentadoria, refugiando-se com seu fiel amigo, Hasting, no litoral. Seus planos, mais uma vez, vão por água abaixo ao se deparar com a jovem Nick Buckley e vários incidentes a envolvendo. E lá se vai Poirot desvendar mais um crime enigmático...

A narrativa, permeada de muito mistério, transcorre de forma fluida, envolta de um clima sombrio, criado pela atmosfera estranha da tal casa do penhasco. Agatha, muito sagaz, nos dá várias pistas em que tudo faz muito sentido e, ao mesmo tempo, não faz sentido nenhum.

Como sempre, quase todos são suspeitos, quase todos têm um certo ?rabo preso? e quase todos têm sua motivação para o crime. Mas Agatha não seria Agatha se não nos brindasse com uma reviravolta daquelas.

Só digo mais uma coisa: muita atenção aos mínimos detalhes. Eles são cruciais ao desfecho da história. Eu, tolinha, fui tapeada mais uma vez.
Flávia 18/01/2019minha estante
a primeira e última vez que li a.c. fiquei com uma enxaqueca pior que sto antonio. ñ consegui largar, traumei. e fui tapeada, tb.

Marcelo Caniato 18/01/2019minha estante
A melhor coisa dos livros dela é isso. E é justamente o que tem me desanimado de ler o "E Não Sobrou Nenhum", porque um conhecido meu sem querer me contou quem é o assassino, e eu não consigo esquecer o spoiler kkk

Aline Teodosio @leituras.da.aline 18/01/2019minha estante
Li em dois dias porque não conseguia largar, Flavia. A gente quer porque quer desvendar logo o mistério. Achamos que estamos abalando na investigação e quebramos a cara. Hahaha mas eu gosto.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 18/01/2019minha estante
Ai, não acredito, Marcelo. Como que você ganha spoiler de um dos melhores livros dela? No caso da Agatha, um spoiler desse acaba com a trama mesmo. =(

Flávia 18/01/2019minha estante
eu li em um dia e uma noite sem parar. assassinato no expresso oriente. mto viciante. gosto de ler mais devagar. eu gostei da gana em terminar a leitura. o que ñ gostei msm foi da dor de cabeça.

Kkkkkkkkkk imagino.

Marcelo Caniato 18/01/2019minha estante
Nem me fale, Aline, era o que eu mais queria ler :(. Foi uma postagem no Facebook. A postagem em si não tinha spoiler, mas nos comentários ele respondeu a uma pessoa que perguntou quem era o assassino. Como o Facebook destaca os comentários dos amigos, apareceu aquilo na minha cara, não deu nem tempo de fechar o olho kkkk

Kkkkkkk poxa, trágico! Kkkkk

Flávia 18/01/2019minha estante
gente (posso intrometer?), e qdo tu tá lendo um contemporâneo e ele te enfia spoiler de um clássico? fico pra morrer! não é pq o livro é um clássico que o enredo é de domínio público. bah! anna karienina é campeão. tem spoiler até no prefácio (dica: leiam como prólogo)!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 18/01/2019minha estante
Siiim.. Já tomei spoiler de Anna Karienina em um livro. Ai, que coisa triste. Mas como a obra é bem mais que esse spoiler, ainda pretendo lê-lo assim mesmo. Rsrs

Marcelo Caniato 18/01/2019minha estante
Também tomei spoiler de Anna Karienina kkkk. Foi num conto do Murakami. Eu cheguei a esquecer o spoiler, mas depois eu tomei o mesmo spoiler de novo em outro contexto kkkk.

No conto Sono, né? Foi o mesmo que eu.. Rsrs

Gustavo.Romero 18/01/2019minha estante
Esse spoiler do Murakami foi a maior mancado deste século. Pra mim, foi desnecessário, bastaria ele ter citado o livro.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 18/01/2019minha estante
Decerto achou que o mundo inteiro já leu.. Deu raiva. Só não rasguei o livro porque tava lendo no kindle. Kkkkk

line 06/06/2021

mais um livro maravilhoso da gata
o detetive poirot pretendia passar uma semana tranquila com seu amigo, capitão hastings, em uma cidade litorânea no sul da inglaterra, porém uma série de tentativas de assassinato contra a jovem nick buckley coloca seus planos por água abaixo.

adoro demais esse clima tenso de investigação, e mesmo tendo acertado o que estava acontecendo, é uma coisa maravilhosa ver como todos os pontos se encaixam e a agatha deixa o final fechadinho, mostrando o que acabamos deixando passar despercebido.
no início foi um pouco entediante, mas lá pela metade a leitura fica bem melhor e mais rápida.
ivy! 06/06/2021minha estante
Hercule Poirot nunca tem um minuto de paz KKKKKKK coitado

line 06/06/2021minha estante
sim KKKKKSKSKK

Clara.Oliv 13/07/2021minha estante
Ótima resenha amg, parabéns?

line 13/07/2021minha estante
obrigada mo ?

Simon 18/12/2021minha estante
Poirot... ? disse eu. ? Estive pensando. ? É um excelente exercício, meu amigo. Continue

Adoro o jeito dele falar kkkkk

Elcinhoo 30/12/2023minha estante
Exatamente isso!

Meira4 13/06/2021

Novamente Agatha não decepciona
Já vou logo avisando, boa sorte decorando o nome de todo mundo.

Como sempre Agatha não decepcionou, uma escrita bem gostosa e por mais q tenha dado muitas voltas na história, os detalhes q tem nessas voltas se encaixam completamente no final, como em um grande quebra cabeça.

Voltei a usar minha formulinha então acertei o assassino de novo. E é incrível q todo mundo q eu suspeitei fez algo de errado.

Meu livro preferido do Poirot (Não q eu tenha lido muitos kkkkk).
Leia "Depois do Funeral"

Meira4 13/06/2021minha estante
Se aparecer em algum canto da minha cidade pra eu comprar kkkk. Não gosto muito de ler no pdf

Com amor, Corvoraz... 13/06/2021minha estante
Ngm gosta, esse é o segredo

Meira4 13/06/2021minha estante
É por isso q tô enrolando pra ler Coração de Sangue, a letra no pdf é minúscula mesmo com um zoom, e se der zoom d+ me irrita ter q ficar mechendo na tela pra ler

Com amor, Corvoraz... 13/06/2021minha estante
Coração de Sangue kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri

Meira4 13/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tanto tempo sem ler que até erro o nome

Carla 04/12/2018

Não me surpreendeu, mas me deixou fascinada!
Nunca havia lido nenhum livro dessa escritora, agora quero conhecer outras de suas histórias além de A Casa do Penhasco, pois essa é simplesmente genial! Confesso que já sabia quem era o responsável pelos acontecimentos intrigantes logo no início - na verdade, achei muito na cara -, mas isso não afetou em nada o meu interesse em continuar a leitura. Até porque eu tinha muitas perguntas sobre alguns personagens. Apesar de existir todo aquele suspense sobre quem está querendo atingir a srta. Buckley, também há outras revelações interessantes... E eu gostei bastente disso. Enfim, eu realmente amei ler esse livrinho. Já é um dos meus favoritos!
Aninha 11/12/2018minha estante
Também foi a minha primeira leitura. Mas, como tu já sabia desde o começo quem foi o culpado?

Carla 11/12/2018minha estante
[SPOILER] Aninha, não me lembro se foi o Poirot ou o Hastings que falou uma vez sobre pessoas que inventam situações pra chamar atenção... Aí comecei a desconfiar e ler mais atentamente o que o personagem dizia. E tudo começou a fazer sentido... E quando Poirot achava que era tal pessoa, no fim não fazia sentir ser aquela. Muitas situações me levavam reforçaram minhas suspeitas... Principalmente quando os amigos começaram a desmentir as coisas

Aninha 14/12/2018minha estante
Ah, entendi. Você é esperta mesmo, eu nem parei para analisar ?

Carla 15/12/2018minha estante
Ah, que nada! Já li um livro parecido. A "vítima" tinha vários inimigos, daí todo mundo desconfia deles e nem imagina que possa ser a própria. E normalmente nesses livros mts comentários aparentemente inocentes fazem sentido dps... Por isso é bom prestar atenção a eles e desconfiar de todo mundo mesmo

Angie15 11/07/2020

Fui enganada
?Porque, meu amigo, a explicação mais prosaica é, quase sempre, a mais provável.?

Neste livro vamos conhecer a jovem Nick Buckley, que surge para acabar com as merecidas férias de Poirot- que estava a comemorar o fim de sua carreira como detetive. Poirot, acompanhado de seu fiel amigo Hastings, está decidido a desvendar quem está por trás dos atentados contra a vida da jovem Srta. Buckley, que - por sorte - havia escapado de três incidentes que quase a mataram.

Foi o meu primeiro contato com Agatha Christie, e devo dizer, ela faz jus ao título de Rainha do Crime, me enganou completamente, com o desfecho extraordinário. A história é completamente envolvente, os capítulos são curtinhos e temos aquela brilhante ideia de ler ?só mais um?, até que são quase três da manhã e você ainda está querendo mais.

Como foi meu primeiro contato com Poirot, não sei se é sempre assim, mas ele se mostra incrivelmente irônico neste livro, e achei Hastings um personagem muito passivo, e é ele quem faz a narrativa, não gostei muito disso. Além de ter alguns poucos diálogos que não me agradaram, no mais, a história é bastante dinâmica e com certeza, o final é incrível, realmente, não esperava, com certeza virei fã e quero ler mais livros da autora!
Sylanne 11/07/2020minha estante
Sou fã de carteirinha da autora e já devo ter lido mais de 10 livros dela e garanto que todos são sempre ótimos e com desfechos incríveis, alguns acertei uns palpites mas nunca o desfecho inteiro. Poirot é realmente sempre assim, ele é invasivo, gosta de cutucar, não tem muita paciência pra frescuras (apesar de ter as suas próprias). Recomendo tbm ler as histórias que contém Miss Marple, ao contrário de Poirot ela não é uma detetive, só uma mulher enxerida kkkk mas a personalidade dela é incrível e os dialogos são sempre engraçados, rende umas risadas.

Angie15 11/07/2020minha estante
Aahh, muito obrigada pela indicação, Sylanne! Com certeza vou procurar sobre a Miss Marple, tem algum título específico que vc indica?

Aahh, e eu dei umas boas risadas com o Poirot nesse livro kkkk

Sylanne 12/07/2020minha estante
Convite para um homicídio é um dos q a Miss Marple faz parte
Ele é hilário com suas manias e esquisitices kkkk

Angie15 12/07/2020minha estante
Aahh eu tenho ele!! Veio no mesmo box, vou ler, obrigada ?

Pamella.Criisttina 27/06/2022

Hercule Poirot
Bom , gostei bastante do livro , porém achei ele parecido com " convite para um homicídio" tbm da Agatha, mas achei esse aqui bem mais desenvolvido digamos assim, sem muitos personagens, e nomes parecidos .
É um bom livro , história bem inteligente.
Well.Machado 14/07/2022minha estante
Eu também achei "parecido" com Convite Para Um Homicídio pelo desfecho final, e o pior... Eu tinha acabado de ler Convite Para Um Homicídio quando comecei esse hahahah ou seja eu acabei desvendando o assasin* justamente por ter acabado de ler Convite Para Um Homicídio!!! Esse é o ruim de não seguir ordem cronológica na hora de ler Agatha hahahah

Pamella.Criisttina 15/07/2022minha estante
Então, aconteceu comigo exatamente assim ???

chaechae 15/07/2022minha estante
acredita que quando terminei de ler eu disse a mesma coisa pra minha irmã??? a revelação do assassino não me deixou em choque por causa disso mas é um bom livro

Well.Machado 16/07/2022minha estante
hahahahah pois é!!! eu achei o livro ótimo e muito bom de ler mas acabei não sentindo o impacto da revelação por já ter adivinhado o final hahahaha infelizmente acontece mesmo

Iasmin 29/03/2021

Bom, não sei se criei muita expectativa em relação a autora por conta do fato de conhecer muitos leitores dela apaixonados pelas suas obras, mas acho que por conta da auta expectativa me decepcionei com o livro. O livro não é ruim, é uma história super interessante mas, o livro só me prendeu nós últimos três capítulos o que me decepcionou um pouco.
Brenda 29/03/2021minha estante
Talvez tenha sido a escolha do livro. Alguns enredos da Agatha realmente não são muito engajados como outros, principalmente os livros de conto. Te recomendo muito E não Sobrou Nenhum, Assassinato no Expresso do Oriente, O Adversário Secreto e O Homem de Terno Marrom (este último tem uma pitada de romance!)

Iasmin 29/03/2021minha estante
Talvez tenha sido isso mesmo. Outra pessoa me recomendou o assassinato no expresso do oriente também, vou ler ele da próxima vez. Obrigada pelas indicações!!!

Brenda 29/03/2021minha estante
Imagina! :)

Maria Eduarda 25/11/2023

"Diabolicamente sagaz." The New York Times
A enigmática Agatha Christie sempre entregando tudo em seus romances policiais. Eu considero ?A casa do penhasco? um livro que entra na minha escala de melhores livros escrito pela autora. Extremamente engenhoso!

Em primeira análise, os acidentes são estudados por Hércules Poirot e seu braço direito Capitão Hastings, eles juntos investigam os enigmas da vida de Nick Burckey e os mistérios que circundam a Casa do Penhasco. Publicado em 1932, o livro se passa na Inglaterra e expõe sobre as casualidades que ameaçaram a vida da senhorita Burckey durante os últimos meses, mediante isso a dupla de detetives decidem abdicar da semana de férias e embarcar nesse emaranhado de coincidências.

Esse livro é esplêndido, não é novidade a destreza na escrita da Agata Christie, é repleta de mistérios, reviravoltas e ar de genialidade. O final desse livro me deixou completamente intrigada, esse livro conseguiu trazer, para não perder o costume, o final mais improvável de todos, um dos únicos livros que eu não abri suspeitas para a própria vítima. Algo tão óbvio, a autora deixou evidente desde o começo do livro, os acidentes realmente eram acidentes? Algo estava estranho, o xalé da morte abrigava uma assassina diabolicamente sagaz, mas não tão quanto Hércules Poirot, sua inteligência revira todos os meus pensamentos, ele é simplesmente o melhor detetive elaborado pela autora. Protagonista de 33 romances e mais de cinquenta contos da autora, o detetive belga foi o único personagem a ter o obituário publicado pro The New York Times, com muita razão!
Me sinto empolgada toda vez que compro um romance policial, esse gênero combina totalmente com dias chuvosos e silenciosos.

Os enigmas desse livro foram elaboradas com escrúpulo, onde em cada capítulo foram depostas pequenas pistas, como breves motivações, algumas verídicas, outras falsas, para deturpar as ideais do leitor, para no final do livro, você caia na armadilha estupenda que a rainha do crime articulou! Não é sem fundamento que a autora é reputada como a rainha do crime, ela se vislumbrou nesse livro, sem dúvidas um quebra-cabeça brilhante.
Indico essa narrativa para leitores que se interessam por livros inteligentes, que estimulam todos os seus neurônios para identificar o assassino mediante todos os suspeitos, que apreciam romances policiais bem escritos e enigmas geniais.
pietrarebeca 25/11/2023minha estante
Linda, amei a resenha! ?

Maria Eduarda 25/11/2023minha estante
Obrigada gatinha!

Warley Pablo 26/11/2023minha estante
Só a Ághata pra envolver tanto em uma leitura!

Max 11/04/2020

Intrigante
Agatha Christie mais uma vez consegue criar uma narrativa intrigante e envolvente, onde todos parecem ser culpados. Contudo, a autora surpreende o leitor, escondendo com maestria o assassino e nos dá um desfecho emocionante.
Rodriguinho @literario.rojo 15/04/2020minha estante
Quero reler esse, mais uma vez enganado com o desfecho do livro kkkkk

Max 15/04/2020minha estante
Agatha Christie tem um dom de nos enganar ?

eusoucazenrique 15/04/2020minha estante
Eu não li esse livro ainda, mas amo a escrita da Agatha

kimaneira 10/09/2020

Resta uma pergunta em aberto
Achei o livro de fácil leitura e bem corrida. Só me decepcionei (não sei se comigo ou com a própria autora) por ter imaginado o culpado o tempo todo, o que tornou o final e o plot repetitivo em minha cabeça.

O que salvou foi que, apesar de eu já saber o culpado, não sabia suas motivações, então ainda quis me esclarecer de tudo.

De todos os livros que já li da autora, esse foi um mediano, daqueles pra se ler no ônibus ou quando se está numa sala de espera. Soa como se a autora estivesse aprendendo a fazer bons mistérios ou como se ela estivesse sem criatividade. Ou talvez seja eu me "acostumando" com suas obras, o que as torna previsíveis a mim.

Por fim, ainda me restou uma dúvida em aberto:

Quem atirou em Nick?
Lorraine.Gomes 24/09/2020minha estante
Confesso que ao ler esse livro fiquei meio confusa

breno 06/11/2020minha estante
(alerta de spoiler)

o que eu entendi foi que ela não levou tiro nenhum. como ela já estava destinada a falar com o Poirot, ela mesma colocou a bala no chapéu e fez uma encenação.

kimaneira 03/08/2021minha estante
(alerta de spoiler)

ble, mas no livro eles não citam que viram uma movimentação como de um inseto? sendo depois revelado pelo detetive que era uma bala

Gabriel 27/09/2018

AS DEFINIÇÕES DE FALSIANE FORAM ATUALIZADAS COM SUCESSO
Caramba, fui passado pra trás de novo! hahahaha
Dessa vez eu não cheguei nem perto de descobrir o assassino, só quando Poirot jogou NA MINHA CARA. E olha que, olhando a história desde o começo é possível notar VÁRIAS pistas (só uma eu peguei perto do final), mas a Agatha tem aquele jeito de contar a história que te mostra as coisas sem contar nada.
Só não vou dar 5 estrelas porque eu achei que um personagem muito aleatório apareceu no final que não adicionou NADA de novo. Mas a história é muito boa, a dupla Poirot e Hastings é minha preferida
Deco 28/09/2018minha estante
hahahah... mesma coisa por aqui! hehe.. tapeado com sucesso! rsrs

louise 20/12/2018minha estante
Mas moço, você deu 5 estrelas haha.

Gabriel 29/12/2018minha estante
Helo eu dei 4,5 estrelas ;)

Cris Paiva 30/05/2017

Poirot e Hastings vão passar umas férias na praia, e conhecem uma mocinha que está sofrendo alguns atentados misteriosos. Poirot decide protegê-la e investigar o caso antes que o pior aconteça, mas não vai ser fácil. Tem alguém muito determinado a dar cabo da mocinha, mas aparentemente falta o motivo: a moça não é rica e não tem uma herança que valha a pena matar para conseguir. Então, qual seria o motivo?
Apesar da aparente falta de motivação, tem caroço no meio desse angu, e Poirot vai desconfiar de tudo e de todos (menos da pessoa certa) até o final para conseguir desvendar esse mistério.
Eu, é claro, desisti de tentar descobrir alguma coisa no meio do caminho. Impressionante como eu nunca consigo acertar nada, credo!
Geórgea 30/05/2017minha estante
Adoro esse! Já foi relido! :)

Monica Monte 30/05/2017minha estante
Também sou péssima nisso. Só quando é muito óbvio...

Thalita Morais 31/05/2017minha estante
Eu também nunca consigo acertar nada, sempre sou surpreendida pela Mrs. Agatha Christie. Mas é exatamente isso que mais gosto nos livros dela. Sempre uma surpresa!

Tiago 03/05/2011

A pessoa k
Uma série de misteriosos ataques contra a bela Nick Buckley que pensava ser apenas coisa da cabeça dela, desencadeia uma trama repleta de mistérios. Ela, proprietária da casa do Penhasco, uma casa caindo de velha e um tanto fantasmagórica é o cenário principal do livro. Hercule Poirot estava de férias, decidido a se aposentar quando essa bela jovem topa-lhe o caminho e indiretamente o obriga a deixar a idéia de aposentadoria de lado - para nossa sorte - e entra em mais um caso tentando desvendar toda sua complexidade com sua massa cinzenta. Nada modesto, Poirot consegue com maestria deduzir direitinho o que de fato aconteceu. Personagens cativantes - principalmente a Nick Buckley - faz parte deste romance policial. Achei a trama bem complexa, a maior parte do livro ficamos no escuro, assim como Poirot que teve um certo laço sentimental com o caso. Eu deveria ter visto todos as pistas, pois com elas dava para desvendar o caso. Mas como sempre Agatha camufla as pistas tão bem que passa por despercebido por nós. Acertei apenas uma pequena parte do caso, e isso basta pra mim. Esse livro não é um dos mais famosos da Dama do Crime, mas é um livro que atiça a curiosidade para desvenda o mistério deixando assim muito divertido.
Mari 22/01/2012minha estante
Agatha Christie consegue "despistar" a gente. Lá pelo meio do livro, eu já suspeitava, tinha quase certeza de quem era o (a) assassino(a), mas um fato contado no meio da história me fez ter dúvidas. Porém, no final, confirmou-se minha primeira suspeita. Concordo com o Thiago aí em cima, na maior parte do livro ficamos no escuro, assim como em vários outros livros dessa mesma autora. Muito bom!

Marina 17/10/2012minha estante
eu nunca imaginei que o assassino fosse aquele...

AnaPAssis 31/05/2021

Surpreendente!
Eu nunca entendi o fascínio das pessoas por livros da Agatha Christie, até ler essa história. Achei o suspense excelente! A história parece bem simples, mas ela deixa muitos suspeitos do crime para enganar o leitor. Com certeza esse foi o primeiro de muitos que vou ler da autora, recomendo para quem gosta de suspense.
Carlos Nunes 31/05/2021minha estante
Ih, agora não tem jeito.... foi fisgada, rsrs!

Carla 31/05/2021minha estante
Que bom que vc gostou! Não li esse ainda, mas amo vários! E como disse o Carlos ai: foi fisgada! ?