A Casa do Penhasco

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Casa do Penhasco

Lane 03/09/2023

"Caçar um criminoso depois de cometido o crime é fácil, pelo menos para mim. O criminoso deixa sempre alguma pista. Mas neste caso ainda não houve crime! E nós não queremos que haja! Encontrar um criminoso antes que o crime seja cometido é uma dificuldade quase insuperável."

Nas histórias da Agatha sempre há pequenos detalhes (em diálogos, muitas vezes) que dão dicas sobre quem está por trás daquele crime, mas na maioria das vezes eu deixo elas passarem despercebidas.

Porém, dessa vez eu estava apostando na pessoa certa, só que aí aconteceu algo? E eu fui, mais uma vez, enganada direitinho.

A casa do penhasco foi bem diferente do que eu imaginei que seria, acho que eu esperava algo mais sobrenatural por causa do título do livro(sem sentido, sei), porém o livro entrega um enredo interessante, onde a Nick vai até o Poirot para dizer que acha que estão tentando matá-la, pois ela vem sofrendo atentados. E o desenrolar vai ser digno de um programa de tv policial, consigo visualizar uma manchete do cidade alerta sobre isso.

Eu não leio os livros da Agatha por ordem de publicação, o que, no caso do Poirot, me faria ver a evolução dele através dos livros. E, pela primeira vez, fiquei incomodada com a arrogância dele. Já conheço a personalidade do reizinho(e o amo demais), mas houveram momentos neste livro em que fiquei até com raiva.
Só que Hercule Poirot vai ter que quebrar muito a cabeça para tentar evitar esse crime!

Mais uma vez, as anotações que o Poirot faz para ajudar a si próprio a organizar a mente durante a investigação são tudo pra mim ??

Menção honrosa para o Capitão Hastings, pois ele muitas vezes representa os leitores que não conseguem acompanhar o raciocínio do Poirot!

SPOILERS:

Passei a maior parte do livro achando que era a Nick por trás de tudo, isso até o ocorrido dos bombons, onde eu pensei "ela está internada, não têm como ter algo a ver com isso". Só para no final descobrir que fui enganada mais uma vez!

E que final! Um dos meus preferidos no quesito revelações do Poirot, ainda mais com toda a participação da Nick. Desde ela finalmente podendo atuar em uma cena dramática na Casa do penhasco, até a decisão final que ela tomou.

Só o que achei estranho foi a reação morna do amigo da Nick, que se dizia ser apaixonado por ela, à tudo que aconteceu.

Sobre os bombons, enquanto eu lia essa parte, tive a sensação de já ter lido ou visto algo assim, onde a pessoa acha que foi o próprio detetive ou narrador(nesse caso o Poirot) quem os enviou, e por isso, os come. Não sei se pode ter sido alguma menção em outro livro, ou talvez alguma outra obra, um filme, talvez, onde eu já tenha visto isso, mas tive aquela sensação de "déjà vu".
Marina 05/09/2023minha estante
Nunca li esse! Mas adorei o comentário sobre o Hastings. Ícone que nos representa hahahaha

Lane 05/09/2023minha estante
Tenho ele como uma figura paterna ?

AnaPAssis 31/05/2021

Surpreendente!
Eu nunca entendi o fascínio das pessoas por livros da Agatha Christie, até ler essa história. Achei o suspense excelente! A história parece bem simples, mas ela deixa muitos suspeitos do crime para enganar o leitor. Com certeza esse foi o primeiro de muitos que vou ler da autora, recomendo para quem gosta de suspense.
Carlos Nunes 31/05/2021minha estante
Ih, agora não tem jeito.... foi fisgada, rsrs!

Carla 31/05/2021minha estante
Que bom que vc gostou! Não li esse ainda, mas amo vários! E como disse o Carlos ai: foi fisgada! ?

marixxb 06/02/2023minha estante
entendi a 2, ela viu o bilhete do ex-marido ameaçando ela na mesa do poirot

marixxb 06/02/2023minha estante
a 5 foi só pra alguém poder confirmar a história dela depois pro detetive? acho que deve ter sido isso

Bella221 22/06/2023minha estante
Ele era o traficante dela

Bella221 22/06/2023minha estante
O amor era só fachada pra não ser pego

jackseydon 29/08/2020

Mirabolante
Eu amo a Agatha, mas definitivamente não curto o Poirot. Ele é muito cheio de si e muitas vezes tudo parece conveniente pra ele, algo que difere as histórias dele para as da Miss Marple e do casal T&T. Ele é um detetive espetacular ou os fatos apenas aparecem de maneira conveniente pra ele? Foi isso que senti lendo esse livro.
kimaneira 10/09/2020minha estante
Concordo, isso me incomodou muito durante o livro. Ao invés de me concentrar nas evidências eu me pegava pensando "nossa que cara chato, arrogante meu deus" hahhhah

jackseydon 10/09/2020minha estante
Justamente! Ele se acha demais e não de uma maneira elegante, apenas irritante kkkkkkk

Rafa 21/09/2022

A Casa do Penhasco
Primeiro livro dela que eu realmente não tinha ideia de quem seria. Demorou um pouco pra ter alguma ação, mas assim que começou eu fiquei presa no livro. Não gostei de alguns acontecimentos no final do livro, mas gostei da resolução do caso.
Fernanda309 28/09/2022minha estante
o que vc não gostou amg? fiquei curiosa

Rafa 06/10/2022minha estante
vc já leu? pq é spoiler

Canteli Marcio 13/08/2022

Muito doidinha a dona dessa casa
Mais uma excelente história de Agatha Christie
Leitura fluída, gostosa e bem compreensível
Não fiquei confuso com os personagens
Como sempre tudo se encaixa muito bem, sem nenhuma ponta solta
10/10

Canteli Marcio 14/08/2022minha estante
#TamoJuntoDanilão

Rafaela 14/01/2023

Que plot twist!!!
Gostei muito ?? o final me fez sentir uma palhaça. Agatha nunca decepciona mas dessa vez ela realmente caprichou hein. A reviravolta foi tão grande que até hoje eu não entendo direito o que se passou ali.
Mell 15/01/2023minha estante
Siiiim, eu fiquei:??. Nem ferrando, nunca ia imaginar isso. Livro mto inteligente, começa chato, termina surpreendente!!

Rafaela 16/01/2023minha estante
exatamente!!! tava tão chato q só tive coragem de continuar lendo quando tava no carro fazendo uma viagem de 18 horas, mas em compensação quando terminei fiquei pelo menos uns 20 minutos parada encarando a parede e tentando processar o final. achei mt criativo, nunca tinha lido nenhum plot twist assim.

Gab 13/10/2022

Aí gente, foi mal. Sinto que decepciono a maioria da comunidade literária ao afirmar que eu não curto Ágatha Christie. E continuo sem curtir.
De fato A Casa do Penhasco teve um plot e sinto que essa autora gosta de trabalhar com plots twists, mas são plots meio sem nexo, sabe? Senti a narrativa confusa, não conseguia compreender as coisas direito, parecia que existiam diversos culpados para cada um dos crimes que ocorre. Talvez seja falha na minha interpretação, mas não finalizei o livro com uma sensação de investigação solucionada, tudo resolvido. Fiquei com a impressão de que algumas coisas permaneceram em aberto.
Como eu já tinha dito antes, peguei esse livro em uma biblioteca porque ando numa vibe criminal ultimamente, mas foi SÓ para passar a vontade.
Gabi 13/10/2022minha estante
Realmente, os plots dele parece q ela pensou só no final, pra surpreender msm. Mas eu continuo amando ela kakakak

Mell 15/01/2023minha estante
Leia novamente, se quiser entender o final, a resolução é complicada, mas se ler as cartas e a explicação do Poi logo em seguida, faz sentido. Mas é uma pena q ñ tenha gostado

Serrão 21/09/2023

Mistério à moda antiga
Esse é o primeiro livro que leio da Agatha Christie. E simplesmente, amei. É bem aquilo que eu esperava mesmo, aquela áurea de mistério antigo, onde tem várias coisas meio caricatas, mas que são muito bem colocadas nos contextos certos. O livro tem o Hercule Poirot como investigador, junto com o Hastings, e gostei muito do modo como ele lidava com a investigação. É muito interessante ver como eram as coisas na época e como as investigações criminais (pelo menos na ficção) eram baseadas muito mais no contexto (procurar os motivos e investigar as vidas dos suspeitos) do que nas provas concretas. Diferente de hoje em dia. Nesse caso, é muito mais interessante narrativamente, já que ficamos sabendo das fofocas de todos os personagens haha e ficamos pensando junto com eles quem poderia ter feito esse crime.
Aqui, eu vi o Hastings muito como a representação dos leitores, fazendo perguntas "bestas" e sendo até mesmo ingênuo em muitas horas, mas tendo pensamentos que eu, como leitor, também pensava. Por outro lado o Poirot está lá como o "gênio", que é melhor do que os outros, pensa mais rápido, deduz fácil e tudo mais. Na vida real, eu acharia o Poirot um metido e arrogante, que se acha demais, mas a narrativa te faz gostar dele mesmo assim, e acaba meio que só sendo o jeito dele mesmo. Até porque, como falei, as coisas são mesmo meio caricatas.
Enfim, não vejo a hora de continuar nos livros da Agatha Christie e me envolver mais nos mistérios da autora.
fontbooks 21/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Pollyana38 21/09/2023minha estante
? ansiosa pra terminar esse

Lis 28/05/2023

A casa do penhasco
Até às primeiras 50 páginas a leitura foi cansativa e monótona, porque ainda estava na fase da apresentação dos personagens, após isso foi só alegria, pois é quando começa a suspeitar e criar teorias além de que também a leitura flui bem mais rápido. A reviravolta me surpreendeu porque foi diferente de tudo que eu já li, foi o primeiro livro que li da autora pretendo ler outros.
Isabelle L. C. 28/05/2023minha estante
o mistério dos sete relógios da agatha é ótimo também, recomendo

Lis 28/05/2023minha estante
Adicionei a minha lista, obrigada

Thiago Barbosa Santos 07/06/2018

Vilão improvável
"A casa do penhasco" é um daqueles livros policiais em que a vítima se transforma em vilã e deixa o leitor perplexo com a reviravolta na trama. Não é dos melhores livros escritos por Agatha Christie, mas certamente tem muita qualidade e a leitura é altamente recomendada.

Na trama encontramos Poirot já aposentado, querendo distância das investigações criminais, negando convites para trabalho. Ele está passeando com um amigo, que é o narrador da história, uma espécie de Drº Watson. Eles conhecem a sra. Buckley, herdeira de um casarão encravado em um penhasco, um ambiente mórbido e de aspecto sombrio.

A moça sofre uma sequência de atentados e Poirot, encantado com a nova amiga, se dispõe a investigar o caso. Sra. Buckley chama uma prima do interior para lhe fazer companhia e assim se proteger. No primeiro dia, a prima é assassinada, aparentemente por engano. O alvo seria a proprietária da casa do penhasco.

Poirot se vê sem saída na investigação do crime. Ele começa a levantar pistas, mas todas elas parecem levá-lo para o caminho errado. Mas estamos falando de um exímio investigador, que fatalmente iria, cedo ou tarde, desvendar o caso. O desfecho, como já havia mencionado, foi surpreendente. A sra. Buckley, de vítima, foi descoberta como a grande vilã da história, que tramou tudo para eliminar a prima sem levantar suspeitas e ficar com a herança deixada pelo noivo da garota.
Nana 27/06/2018minha estante
Spoiler!

Jujuba 29/09/2019minha estante
Coloca o aviso de spoiler!!!

Sara Férrer 01/01/2023

Me tirou de uma ressaca literária
Confesso que eu estava sedenta por um bom suspense e por isso eu me encontrava de ressaca literária, porém assim que li esse livro me encantei mais uma vez com a simplicidade da trama e o desenvolvimento dos personagens da Agatha Christie.
Mais uma vez fui pega de surpresa pelo final ( apesar de não ter gostado tanto da explicação).
Recomendo demais esse livro
Mell 15/01/2023minha estante
Leia outra versão da explicação, uma mais atual, fará mais sentido para vc!

Sara Férrer 15/01/2023minha estante
Ah não é que eu não tenha entendido a explicação, é que na verdade eu achei meio forçado sabe? Preferiria se alguém estivesse realmente atrás da garota.

Tiago 03/05/2011

A pessoa k
Uma série de misteriosos ataques contra a bela Nick Buckley que pensava ser apenas coisa da cabeça dela, desencadeia uma trama repleta de mistérios. Ela, proprietária da casa do Penhasco, uma casa caindo de velha e um tanto fantasmagórica é o cenário principal do livro. Hercule Poirot estava de férias, decidido a se aposentar quando essa bela jovem topa-lhe o caminho e indiretamente o obriga a deixar a idéia de aposentadoria de lado - para nossa sorte - e entra em mais um caso tentando desvendar toda sua complexidade com sua massa cinzenta. Nada modesto, Poirot consegue com maestria deduzir direitinho o que de fato aconteceu. Personagens cativantes - principalmente a Nick Buckley - faz parte deste romance policial. Achei a trama bem complexa, a maior parte do livro ficamos no escuro, assim como Poirot que teve um certo laço sentimental com o caso. Eu deveria ter visto todos as pistas, pois com elas dava para desvendar o caso. Mas como sempre Agatha camufla as pistas tão bem que passa por despercebido por nós. Acertei apenas uma pequena parte do caso, e isso basta pra mim. Esse livro não é um dos mais famosos da Dama do Crime, mas é um livro que atiça a curiosidade para desvenda o mistério deixando assim muito divertido.
Mari 22/01/2012minha estante
Agatha Christie consegue "despistar" a gente. Lá pelo meio do livro, eu já suspeitava, tinha quase certeza de quem era o (a) assassino(a), mas um fato contado no meio da história me fez ter dúvidas. Porém, no final, confirmou-se minha primeira suspeita. Concordo com o Thiago aí em cima, na maior parte do livro ficamos no escuro, assim como em vários outros livros dessa mesma autora. Muito bom!

Marina 17/10/2012minha estante
eu nunca imaginei que o assassino fosse aquele...