Por que Não Pediram a Evans?

Por que Não Pediram a Evans? Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Por que Não Pediram a Evans?

Diego.Moreira 09/07/2017

Não gostei do livro. Fiquei entediado durante a história, bastante forçada. Muito abaixo de outros livros da autora.

Bia Morais 20/04/2016

Por que não pediram a Evans? Opinião
Um dos melhores livros da Agatha que eu já li. Surpreendeu-me bastante pela fluidez e ação da história. Li "Por que não pediram a Evans?" logo depois de ler "Passageiro para Frankfurt" e talvez isso explique eu ter ficado tão contente da história ser dinâmica e jovial, tornando a leitura fácil e agradável.

Daniela 08/09/2015

Porqueee ?
Este é mais um delicioso mistério da queridinha agatha christie, que nos deixa sempre com aquele ar de querendo mais, e querendo desmascaram o assassino logo de cara.
Eu gostei muito deste livro e recomendo tanto pela trama como pelo misterio, mas quando terminamos de ler ficamos pensando que tudo podia ter se resolvido mais rápido se perguntassem a EVANS,

Felipe 16/06/2015

o q salvou foi o final...

Coruja 19/02/2015

Não posso afirmar que Por que não pediram a Evans? seja um dos melhores mistérios criados por Agatha Christie, mas é certamente um dos mais divertidos, num espírito parecido com o de O Segredo de Chimneys.

Tudo começa quando o simpático Bobby Jones, por culpa de uma bola ruim num jogo de golfe, acaba por encontrar um homem prestes a dar seu último suspiro. As palavras finais do homem – “Por que não pediram a Evans?” – terminam por levar Bobby, com a ajuda da amiga de infância e nobre local Lady Frances Derwent, a investigar o ocorrido mesmo após as investigações oficiais declararem que tudo não passou de um acidente.

Bobby e Frances (ou Frankie, como é apelidada) são um tanto inverossímeis em suas motivações: ele sofre um atentado logo após as investigações começarem, mas não parece levar a situação muito a série e é óbvio desde o início que Frankie só entrou nessa enrascada por puro tédio,

Nada disso, nem mesmo o bizarro vilão e sua carta final de intenções, tira o divertimento do livro. É estranho afirmar isso, considerando que se trata de uma história repleta de assassinatos, traições e potenciais psicopatas, mas Por que não pediram a Evans? é um livro leve, de leitura rápida e despretensiosa.

Vale muito a leitura, nem que seja só para rir da franca inabilidade do par protagonista de enxergar o que literalmente estava o tempo todo debaixo de seus narizes.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/02/para-ler-por-que-nao-pediram-evans.html

Brino 17/01/2015

Um dos meus favoritos da autora.
"Por que não pediram a Evans?" se assemelha um pouco a "O Homem do Terno Marrom", por, assim como ele, fugir um pouco à fórmula normalmente usada pela Agatha Christie em seus livros.

Apesar de tratar de um caso policial, ambos os livros tem uma pegada mais aventureira, com mais ação e menos suspense. Nesse, o suspense e ação são mais equilibrados que no outro, sendo um livro bem intenso, mas com uma atmosfera menos sombria que o normal.

A história começa quando um adolescente chamado Bobby Jones está jogando golfe e perde a bola. Ao procurá-la, se depara com um homem agonizando, que recupera a consciência brevemente, faz a pergunta "Por que não pediram a Evans?" e morre em seguida.

Intrigado pelas circunstâncias estranhas da morte e a pergunta misteriosa, Bobby e sua amiga da alta sociedade, Frances(Frankie) Derwent(que toma o controle da trama durante boa parte do livro) passam a investigar o caso por conta própria, colocando suas próprias vidas em risco.

A solução do caso acaba acontecendo de forma inusitada e repentina, o que pode ter desagradado muitos leitores que esperavam algo mais elaborado. Não foi o que aconteceu comigo: achei o final do livro bem legal.

Recomendo. De 0 a 10, minha nota é 9.

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Quem conhece o trabalho da Agatha Christie, sabe que os livros dela são normalmente baseados em dois personagens - Hercule Poirot, o detetive belga com um bigode muito peculiar, e Miss Marple, uma velhinha enxerida que resolve todos os casos apenas com uma boa conversa, chá e uma mente muito perspicaz para uma senhora que vive no interior da Inglaterra.
Poucos são os livros em que a autora utiliza outros personagens.

Nesse livro teremos Lady Frances e Bobby, dois amigos de infância que se reencontram na pequena cidade de Marchbolt.
Frances, como o título sugere, é filha de um conde, e Bobby é o quarto filho do vigário da cidade. Eles brincavam juntos quando criança, e dessa convivência acabou nascendo uma amizade.

Um dia, Bobby esta jogando golfe com o médico da cidade, um senhor já meio idoso, quando eles escutam um grito. Como Bobby havia acabado de errar feio a tacada, isolando a bola de golfe longe, ele imaginou que a bolinha pudesse ter atingido alguém e correu para o local onde ouviu o grito à procura da pessoa que gritou e de sua bola.

Porém, quando ele chega, se depara com um corpo no fundo de um barranco bem acentuado. Como havia nevoeiro naquela localidade, o médico e ele acreditam que o pobre homem não tenha visto o barranco e tenha despencado para a morte.
Eles descem até onde o corpo se encontra e o médico afirma que apesar de ainda estar vivo, não há nada que eles possam fazer pelo homem. O médico sai para procurar ajuda, deixando Bobby ao lado do moribundo.
Só que o homem de repente abre os olhos e fala: "Por que não pediram a Evans?", dando seu último suspiro e morrendo em seguida.

Bobby fica assustado com a cena, mas não entende nada. É lógico, que um inquérito policial é instaurado para eclarecer as causas da morte, mas todos estão convencidos de que não passou de um acidente.
Os parentes do morto perguntam a Bobby se o homem disse algo antes de morrer, e Bobby à principio não se lembra da frase dita poucos segundos antes da morte dele, mas posteriormente escreve uma carta aos parentes informando-os.

E pouco tempo depois, Bobby sofre uma tentativa de homicídio.
Para Lady Frances esta claro que Bobby sabe de alguma coisa muito importante, mas nem ele mesmo tem ciência disso. E, é claro, eles precisam investigar.
Afinal... quem é Evans? Por que essa frase é tão importante?
Caberá a Frances e a Bobby descobrirem as peças desse quebra-cabeça.

Eu sou fã declarada da escritora, e sempre me surpreendo em como ela consegue montar uma história intrigante e no final fazer com que a gente fique com cara de palhaço, pois todas as conjecturas que você vinha formando ao longo da narrativa se provam erradas no final do livro.
É... Agatha é assim...

Eu particularmente gosto muito dos livros que ela escreve com personagens diferentes, pois acredito que isso dá uma liberdade maior a autora, pois ela não fica presa aos trejeitos e a personalidade de apenas um personagem.
Frances é uma nobre muito decidida e uma mulher de personalidade muito forte. Já Bobby, apesar de ser um ex integrante da marinha britânica, não é lá muito perspicaz, mas tem um coração enorme e é um cavalheiro.

Juntos eles fazem uma bela dupla: ela o cérebro e ele os músculos. E como são amigos de longa data, podemos encontrar no texto várias "picuinhas" entre eles, tão típicas do relacionamento entre amigos.
Ou vai me dizer que você não implica de vez em quando com algo que a sua amiga (o) faz/fala?

A história é bem intrigante, pois percebemos que, na verdade, a história não começa com Evans, mas sim termina. Antes de chegarmos a conclusão de quem é Evans e por que essa pessoa é tão importante, teremos que desvendar vários mistérios secundários que farão toda a importância para chegarmos a conclusão correta.
E sabe o que eu mais gosto dos livros da Agatha?
É que mesmo depois que o vilão é revelado e ela descortina toda a história para você, se você repassar tudo que leu na cabeça, perceberá que todas as dicas para chegar ao assassino estavam ali; você é que não prestou atenção. Agatha se prende nos mínimos detalhes para ludibriar a sua mente e te enganar.
Por isso ela é genial.

Se você ficou interessado em acompanhar essa maravilhosa aventura de Frances e Bobby, aqui esta o filme produzido a partir desse livro. É muito bom! Recomendo! Infelizmente, só achei na internet a versão em inglês... mas se procurar direitinho em locadoras de filmes antigos ou em site da internet dos filmes da Agatha, você deve encontrar alguma versão com legendas em português.

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/06/por-que-nao-pediram-evans-por-agatha.html

et 23/02/2012

Um livro diferente
Eu sou um fã de Agatha Christie mas não me entusiasmei com este livro. A história é confusa e sem grandes atrativos. Não o colocaria como primeira leitura da autora.

Gilvan 25/08/2011

Por que não pediram a Evans? é um dos melhores livros de Agatha Chritie. Mas essa é uma opinião isolada, porque muitos leitores da Agatha não iriam gostar desse livro dela. O que me levou a gostar da história foi, primeiro, o título; depois de lida, a "pouca" importância que o título tinha para o decurso da história, mas que ainda assim era surpreendente. Vale a pena ler, como todos os livros de Agatha.

Renan 15/07/2010

O segundo livro de Agatha Christie que li. Muito bom. Achei ele no início muito enrolado, contando detalhes que não atraem (ao menos a mim).
Mas a partir do Capítulo 7 o livro começa a fica interessante.
As perguntas que ficam no ar, a "troca" de suspeitos, as reviravoltas e a revelação do verdadeiro culpado são magníficas.
Apesar do início parado, com certeza vale a leitura. Livro maravilhoso.

Tarcila 04/01/2010

Apesar de Sherlock Holmes ser o detetive mais “famoso” no mundo, a minha paixão é mesmo pelos mistérios de Agatha Cristhie.

Lembro cada detalhe do priemeiro livro que li e depois desse, não consegui resistir a qualquer outro que me passou pelas mãos. Hercule Poirot para mim, é muito mais detetive do que Sherlock.

Mas, deixemos essa discussão para outro momento.

Em “Por que não pediram a Evans”, Agatha não usa Poirot como investigador. O mistério se desenrola tendo como protagonistas duas pessoas comuns, o que dá um toque mais fascinante (eu diria) ao livro.

Bobby Jones, rapaz simples e humilde do interior se vê envolvido em uma grande teia de mistérios, ao lado da sua amiga de infância (rica e madame) Frankie, ou Lady Frances Derwent.

A sinopse da LP&M é legal:
“Bobby Jones perde sua bola de golfe numa tacada de cima de um penhasco, mas o que ele encontra lá embaixo é um homem que aparentemente sofreu uma queda e cujas últimas palavras são “Por que não pediram a Evans?”. A única pista é a foto de uma carteira. Bobby, juntamente com sua amiga socialite Frances Derwent, vai interessar-se pelo mistério. E quando tentam envenenar sua cerveja, ele começa a suspeitar de que alguém acha que ele tem informações demais- embora o próprio não saiba que informações são essas.”

O livro é ótimo!

Tenho que destacar também as brilhantes “sacadas” de Agatha ao fazer citação à Conan Doyle (através de fala de Sherlock) e Shakespeare com Macbeth.

Tiago 03/02/2010minha estante
Tbm gostei bastante desse livro. Conheço Sherlock Holmes, mas tbm acho que Poirot é muito mais detetive. Ele é brilhante. Nesse livro gostei por que teve muita ação e esse livro não é muito discutido entre os fãs como "Assassinato no Expresso do Oriente", "O Caso dos 10 Negrinhos..." mas esse "me pegou de jeito". Adorei :)

Anne 16/05/2024

Ameii
Fazem dias que terminei e ainda nao vim resenhar kkkkkk maravilhoso como qualquer outro da Agatha, mas fugindo do padrão de detetives famosos, preferi esse do que o de Tommy e Tupence

Anne 11/12/2009

Muito bom!!
Quem vê o titulo desse livro da agatha christie nao da muito por ele, como quase aconteceu comigo, e por nao ter a querida miss marple nem o genial hercule poirot como os detetives da historia, mas o livro é muito bom, vale a pena.

Luísa Zardo 20/09/2009

Primeiro livro da Agatha que li, MUITO bom, recomendadíssimo.