O Natal de Poirot

Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Ana.Jaeger 18/02/2022

Uauu
Minha primeira leitura da autora Agatha Christie e simplesmente foi incrível. Que livro gostoso de ler. Simples, direto, cheio de mistérios e suspense. Um livro que me prendeu e me fez entrar na história, me fez imaginar cada detalhe.

Obs: eu poderia ter concluído a leitura muito antes, mas com os afazeres do dia a dia, minha meta é ler um pouco cada dia.
Suh 18/02/2022minha estante
Aaaah, se gostou, bem vinda ao mundo da Agatha ? Ela tem vários outros nessa mesma vibe, você vai amar. Boas leituras! ??

Toshiko.Pri 23/12/2023

Segundo da melhor!
Segundo livro que leio da Agatha, e só posso dizer que tem grandes chances de se tornar uma das minhas autoras favoritas.
Eu já tenho um carinho por ela só de lembrar que minha mãe tinha livros dela em casa.
Então acaba sendo uma nostalgia pra mim, apesar de nunca ter lido na época. Ahaha

Hercule Poirot em visita a um amigo, se vê no meio de uma investigação, o assassinato de um homem muito rico e os suspeitos são de sua própria família. O idoso já debilitado pela idade avnaçada se divertia criando contendas entre os próprios filhos, os provocando um contra o outro.

Fico admirada como todos os personagens possam parecer suspeitos e ela tem uma explicação plausível para cada um deles, até chegar no verdadeiro assassino no final que nos deixa surpreso de certa forma.

E gostei como ela finalizou a relação dos irmãos.

Foi uma ótima experiência.
Um livro na minha casa por Ariane 29/12/2023minha estante
Agatha é tudo de bom, né? Quando quiser ler um livro junto é só dar um toque. Boas leituras em 2024.

Maria Eduarda 18/12/2023

E o próprio sangue de Simeon Lee que se ergue contra ele...
Espetacular.
Não tenho nem palavras para descrever esse desenrolar metódico que a Rainha do Crime me proporcionou. Sem dúvidas a minha melhor leitura do ano, e meu segundo livro favorito da autora, sendo o primeiro ?A morte no Nilo?.

A história foi extremamente magnética, mergulhei por completo no livro, participei das investigações, das confissões, do estudo psicológico dos suspeitos, e melhor, dos não suspeitos! Acredito que de tanto ler romances policiais, desenvolvi uma aptidão incrível para desvendar enigmas literários, e nesse livro, para não perder o costume, eu adivinhei o assassino, e de maneira surpreendente, foi o mesmo suspeito desde as primeiras páginas. Comprei o ?Natal de Poirot? para ser um livro temático desse natal, e inesperadamente foi um dos livros que mais me envolvi mentalmente, repleto de enigmas, pistas falsas, situações, assassinatos, roubo e a minha parte favorita são as suposições ao decorrer da leitura, por que ele faria isso? Motivações? Ele possui álibi? É verídico? Enfim, eu amo romances policiais, poderia passar horas falando disso.

Em ?O natal de Poirot?, acompanhamos a história do patriarca Simeon Lee, que em uma noite de natal resolveu reunir toda a sua família para uma ceia e a celebração do amor, podemos afirmar que os familiares não se davam bem, entretanto faziam para satisfazer o idoso. A preparação natalina que deveria ser um momento de reconciliação e paz torna-se algo sádico e obscuro, como se fosse um jogo para vingativo e amargurado Simeon Lee.
Portanto, um cenário propício para um crime está montado. Porém, não contavam que encontrariam o senhor assassinado brutalmente na manhã seguinte, um crime metodicamente calculado e com muito muito sangue.

Hércules Poirot protagonizou sendo o detetive do enigma regente, sempre tendo calculado que a personalidade da vítima sempre tem a ver com a sua morte, o caráter do morto rege, afinal Simeon Lee era perverso, ardiloso, e não se importava em ser cruel com as pessoas, logo, todos no jantar teriam motivos suficientes para matá-lo. ?E ele era orgulhoso, também, orgulhoso como Lúcifer.?

No entanto, eu tenho o forte sentimento de que não há nada de absurdo a respeito desse crime, que ele é, ao contrário, um crime muito bem-planejado e executado de maneira admirável. Que ele, na realidade, foi bem-sucedido. Como poderia a Hilda Lee ter ouvido cenas de lutas e gritos no quarto do crime, e quando ela e as demais pessoas arrombaram a porta não havia ninguém dentro? Apenas o corpo de Simmeon Lee jazia no chão do quarto. Como isso poderia acontecer? Todos os outros familiares estavam do lado de fora, viram o corpo no mesmo momento, como isso poderia acontecer? Quem foi o assassino?

O desenrolar desse mistério é surpreendente, não é à toa que a Agatha Christie é a minha literata preferida, essa mulher é engenhosa, inteligente, e metódica, indico muito!
Warley Pablo 19/12/2023minha estante
Livro impressionante!! Incrível como muitas das suas novas leituras da Aghata sempre entram pros seus favoritos!! Conhecendo seus níveis de exigência, sei que é um feito praticamente milagroso dessa autora!!!

Felipe Mendes 22/04/2012

Quando a pista é dada, já era!
» Essa singular obra de Agatha Cristie é aquele que vai se eternizar não apenas na memória daqueles que tanto gostam de suas histórias, mas também àqueles que traduziram, editaram e décadas depois, releram e formataram para vários idiomas da America Latina.

As festas do fim de ano costumam ser sinônimo de paz e tranqüilidade. Mas nem todos pensam assim. Na véspera de Natal, o velho milionário Simeon Lee é brutalmente assassinado em seu quarto. E o mais estranho é que todas as saídas do aposento estavam trancadas por dentro. Intrigado com o crime aparentemente insolúvel, o chefe da polícia local pede ajuda ao detetive Hercule Poirot. Mais uma vez, Agatha Christie engendra uma trama que fascina pelo inusitado, pelas situações originais e pela elaborada construção do perfil psicológico do rol dos personagens, criando uma obra prima do gênero.

A luz das minhas observações, nunca houve uma mente tão brilhante para chegar a uma verdade, triste.
De qualquer forma, durante as mais de 72 horas que estive lendo, páginas por página, não pude deixar o intenso desejo de terminá-lo logo, era como se eu fosse da Scontland Yard.
Por fim, a verdade veio a tona. Lenta? Talvez; mas ela veio, veio para espantar!

Ashafe 17/10/2013minha estante
Extraordinário!
Eu nem passei perto de descobrir quem era o assassino(a). Essa obra prima da Agatha, mais do que qualquer outra, me prendeu do começo ao fim.Uma trama bem desenvolvida, com personagens cativantes e no final uma revelação surpreendente. Fiquei boquiaberto com o desfecho. Agatha Christie mais uma vez se superou.

luizadespindola 20/05/2023

Que livro, senhores!
Sinceramente, desisto de tentar adivinhar os culpados nos livros de Agatha Cristie. Minhas suspeitas são incapazes de chegar a um terço do que Poirot descobre. É surreal! Quando eu acreditava já estar desconfiada de todos, me vem este final. São tantas reviravoltas! Sem dúvida, me tornarei uma leitora assídua dos livros de Agatha.
Luis1010 03/06/2023minha estante
Simmm, eu tbm desisto

SasaWene 24/04/2022

Eu achei que tinha ficado surpresa com o final do livro hora zero mas esse, Ágata se superou.
Passei todo o livro tentando encontrar e descobrir quem havia cometido o crime para no final uma pessoa que nesse quer passou pela minha cabeça faz isso.
O enredo, os personagens, tudo nesse livro é incrível e cativante.
A escrita dela é perfeita.
E não é atoa que ela é a rainha do crime, pois os livros dela são PERFEITOOS
Ellen Buback 24/04/2022minha estante
Eu sou apaixonada!!!

Alehandro 28/08/2020

Bosta
A Agatha só me decepciona depois de eu ler 3 livros incríveis, mais nenhum superou

(Resenha só pra validar a meta de leitura).
Junior.Stornelli 02/06/2021minha estante
Se manca, garoto!!!

Stella138 09/02/2018

Gostei bastante do livro, o Poirot como sempre Top, achei esse caso mais simples do q os outros q eu já li apesar de todo aql enigma e a tensão q fica no ar.....
Eu consegui adivinhar quem era o assassino (a) e fiquei satisfeita pois eu nunca adivinhava.
Gostei da trama, gostei dos personagens, achei eles bem construidos.
Eu recomendo bastante q leiam e descubram outro livro maravilhoso da Dama do Crime.
Vivi 03/04/2018minha estante
undefined

_navalles 24/12/2020

O Natal de Poirot

O livro foi escrito em 1939, durante a segunda guerra, durante leitura nos deparamos com algumas menções aos acontecimento durante a guerra, uma das personagens irá contar que o motorista do carro onde estava morreu com uma bomba.
Vamos conhecer a família Lee, eles não se veem a muitos anos, mas neste natal o patriarca Simeon Lee solicita a presença de todos os familiares. O objetivo desta ceia de natal na verdade era fazer um jogo com a familia, pois Simeon via graça na desavença deles.
Após essa ceia Simeon é encontrado morto em seu quarto, todos os filhos o encontram caído e a sangue para todos os cantos.
Coincidentemente Poirot está na cidade para passar o natal com seu amigo coronel Johnson quando são avisados do crime pelo superintendente da policia Sugden. Eles então irão investigar esse assassinato juntos.

--- Depoimento Pessoal ---

Esse livro foi o ÚNICO que eu consegui pegar as referencias de Agatha e descobri o culpado desde o meio do livro. Poirot em diversos livro mostra a sua obsessão pelos bigodes e nesse ele não deixa de mostrar ( e isso acaba sendo um Spoiler).
Livro incrível, um clima de natal nada fofinho.
Clara 31/12/2020minha estante
Eu deveria ter prestado mais atenção na parte do bigode kkkk, "quase acertei".

Marcelo.Oliveira 14/06/2021

"O mundo é a concepção que se tem dele"

Crime violento, elucidado por Hercule Poirot através da clássica ciranda de suspeitos da autora, de final imprevisível e surpreendente.
Edu Santtos 14/06/2021minha estante
maravilhoso

Jaqueline.Sayumi 25/12/2021

Agatha maravilhosa como sempre. Leitura rápida, desfecho surpreendente, e sigo desconfiando de todos e ainda assim não acertando quem é o assassino.
A.Paula.Sz 25/12/2021minha estante
Agatha é mestre em fazer a gente de trouxa né kkkk
Estou em um grupo onde estamos lendo todos os livros dela pela sequência de lançamento, vc gostaria de ler com a gente?

LeiturandoSC 04/08/2018

Ótimo livro !
O final surpreendente, não acertei de novo o culpado ....como sempre.kkkkkkk super recomendo. Um dos melhores livros de Pairot .
Suellen vieira 20/12/2018minha estante
somos dois também não acertei

milena 26/12/2021

meu primeiro livro dela e eu adorei
ai gente, gostei muito. Tinha medo de ser uma leitura difícil, mas não, a linguagem é super fácil e a escrita muito fluida. Adorei a construção da mistério e eu jamais cogitei esse final, fui realmente muito surpreendida. Com certeza lerei todos os livros possíveis da Agatha pq são histórias muito instigantes, não dá vontade de parar de ler.
Paula1882 27/12/2021minha estante
também foi o primeiro que li dela

Maria.Eduarda 09/02/2022

Cativante do início ao fim!
Recomendo bastante o livro pra quem busca uma leitura fluida, rápida e que te deixa com vontade de ler.
Você realmente se envolve e fica muito curioso pelo final! Os personagens são muitos e cada um tem seu quê de suspeito, o que deixa mais interessante ainda!!

Também amei a escrita, acho que a Agatha entregou tudo e mais um pouco, é tudo bem construído e os diálogos envolventes.

Para quem assistiu ao filme Knives Out, ele passa uma sensação parecida, no quesito de você cada hora ter certeza que sabe quem é o assassino mas surgirem uma reviravolta atrás da outra!!

O motivo que dei apenas 3,5 estrelas foi que eu não gostei do final!!
Achei que foi meio mirabolante (taí por ninguém acerta quem é o assassino, é algo bem fora da caixa!), virou um pouco novela mexicana!

Em suma, foi uma leitura que vale a pena!!
Mari 09/02/2022minha estante
Hahahaha o final desse é meio mirabolante mesmo! Mas amo tanto os livros dela kkkkkk

Bruna.Duailibe 03/09/2022

A genialidade nunca perde a forma
A genialidade de Agatha nunca foi algo necessário de se pôr em dúvida no mundo da literatura. E a cada livro essa afirmação é reconfirmada.

Indubitavelmente, a autora consegue nos prender do início ao fim. Costumo ler esses romances sempre com um papel ao lado para ligar personalidades e pistas de cada personagem. É algo que recomendo a todos, principalmente nesse livro. No início, me pareceu muito com a história "e não sobrou nenhum", afinal, era um assassinato em portas trancadas com várias pessoas suspeitas. Porém ao longo da trama, percebi que Agatha consegue ir além do esperado e escrever uma história completamente diferente e nova....quem gosta da sua escrita não pode deixar de ler esse romance policial.
Daniel 03/09/2022minha estante
Valeu pela dica, Bruna!